Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

Giu 16/08/2020

Eu, particularmente, gosto bastante desse tipo de livro que te coloca na pele de outra pessoa, te faz exercer ?à força? a empatia.

Apesar de ter uma leitura tranquila e no estilo ?vira-páginas?, cada linha é carregada de emoções. É difícil saber como você reagiria na situação de Edward, mas o que é possível é entender sua dor e estranhamento.

Não sei se gostei tanto do final, acho que esperava algo a mais. Mas adorei a leitura, no geral.

Conça 02/09/2020

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
ANN NAPOLITANO é editora da revista literária One Story e autora dos romances A Good Hard Look e Within Arm's Reach. Já deu aulas de escrita criativa em programas da Universidade de Nova York, da Brooklyn College e da escola Gotham Writers Workshop. Atualmente, vive no Brooklyn, em Nova York, com o marido e os dois filhos. Querido Edward é seu primeiro livro publicado no Brasil.

O livro define uma história baseado em fatos reais e me causou uma primeira impressão impactante ao tomar conhecimento de como vencer um trauma/luto e suas consequências.

Apesar do enredo, o livro não foi tão profundo como imaginava ao iniciar a leitura. Confesso que criei expectativas ao ler a revista e isso pode ter sido um fator que contribuiu para chegar a esse sentimento.

Numa manhã de verão, Edward Adler, os pais e o irmão mais velho embarcam em um voo de Nova York a Los Angeles, junto com outros 183 passageiros. Entre eles há um prodígio de Wall Street, um veterano ferido voltando do Afeganistão e uma mulher de espírito livre fugindo de um marido controlador. Algumas horas depois, no entanto, essas histórias são interrompidas bruscamente pela queda do avião. Todas, menos uma: Edward foi o único que sobreviveu. Enquanto o país se comove com a história, o menino tenta se adaptar a um novo mundo.

Quanto a narrativa sob o olhar do narrador onipresente deixou uma sensação que tinha pouco conhecimento dos sentimentos, emoções e pensamentos dos personagens, parecia que os conheciam vagamente ou resolveu tratar de forma superficial. Ao contrário de Edward, personagem principal, ele sim foi bem explorado em seu processo de formação e evolução para vencer o trauma até chegar a idade adulta. O leitor é conduzido a torcer, sofrer e chorar pela sua vitória, mesmo sabendo que tudo que ele viveu e sobreviveu jamais irá desaparecer. Mas com a certeza que irá aprender a conviver com essa dor em formatos diferentes com o passar do tempo.

Enfim, o livro não é tão envolvente quanto poderia ser. Achei o processo de leitura acelerada com nós dado em momentos inoportunos e nada desafiador. Obviamente, o livro não deixa de ser bom devido às minhas impressões. Pelo contrário, toda leitura é plausível de registar uma mensagem de lição de vida no nosso cotidiano.

Recomendo a obra pelos motivos citados acima.

hell 19/08/2020

Fiquei pensando em que nota daria para esse livro, uma vez que ele não supriu minhas expectativas, a leitura foi extremamente lenta e densa e em alguns momentos até chata mas ainda assim a premissa e o contexto é bom.

Acredito que o livro não funcionou para mim no momento atual, como disse achei lento, chato e não é aquele tipo de livro palpável, real.
Tudo demora demais para acontecer e quando acontece é algo irreal.

Mas é um dos poucos livros que eu não gostei muito mas que darei outra chance em um futuro.

Acredito que o livro funcionária muito melhor como um filme melhor do que com o livro.

Alessandra.Adams 13/03/2021

Que história tocante e emocionante. Apesar de triste, deixa uma mensagem de esperança e superação.

Maira 15/01/2021

Tocante
Edward é o único sobrevivente de uma tragédia onde perdeu os pais e o irmão mais velho. Após ter alta do hospital, ele passa a morar com os tios maternos e tenta retomar a sua vida a medida que vai aprendendo, aos poucos, a lidar com a dor da perda e com o fato de ter sido o único sobrevivente e, consequentemente, com as implicações que isso gera, principalmente as psicológicas. Dividido em três partes, o livro narra os momentos no avião que antecedem a queda e os acontecimentos após a tragédia, acompanhando durante alguns anos a vida de Edward. No começo, a leitura me pareceu ser um pouco devagar, mas com o decorrer dos capítulos, nem percebi as páginas passando de tão envolvida que fiquei na história. Adorei a construção dos personagens e o vínculo entre Edward e seu irmão.
Querido Edward é um livro tocante que nos deixa com várias reflexões, seja sobre seguir em frente, seja sobre a forma como vivemos nossas relações. Acho que uma das frases da sinopse resume bem a história: "um retrato sensível e inspirador de um coração partido aprendendo a amar de novo."

"O que aconteceu está impresso em seus ossos, Edward. Vive sob sua pele. Nunca vai desaparecer. É parte sua e será parte sua em todos os momentos até sua morte. O que você tem feito, desde a primeira vez que o vi, é aprender a conviver com isso."

Dominique 17/10/2020

Leitura boazinha
Esse é o tipo de livro que costumo ler quando tenho ressaca literária. É um livro (ao meu ver) de rápida leitura, linguagem fácil (até demais) e os personagens são cativantes. Gostei particularmente do modo em que a autora intercala o passado e o presente.

Tamara 20/09/2020

Em geral, escolho os livros que quero ler tendo em vista os títulos ou sinopses que me chamam atenção logo de cara, mas, quando vi pela primeira vez o nome Querido Edward esse título não me despertou nenhuma curiosidade, e por isso sequer fui em busca de saber sobre o que ele falaria.
Porém, quando visitava as leituras de uma amiga no Skoob e vi que ela estava lendo esse livro, observei melhor a sinopse e na hora senti que era o tipo de história que eu precisava ler, tanto é que passei ele na frente de qualquer outro que eu pretendesse ler naquele momento e logo o iniciei. Querido Edward foi para mim uma grata e grande surpresa, e foi uma história que iniciei sem qualquer expectativa e acabou me emocionando, impactando e tocando de várias maneiras, além de ter quebrado várias das concepções que criei quando vi o título desse livro que me fez imaginar no mínimo uma história de amor adolescente ou qualquer outra coisa, mas nunca o que realmente encontrei aqui, sendo que logo nas primeiras páginas me deparei com um livro de drama, com a história de uma criança que teve de crescer muito depressa, e também a história da queda de um voo, sendo que esse tema da aviação sempre me chama atenção.
Querido Edward traz, em resumo, a história da queda de um voo, onde os quase 190 passageiros morreram, e somente Edward, um menino de 12 anos sobreviveu. Edward estava nesse dia viajando com sua mãe, pai e irmão mais velho, e eles estavam se mudando de Nova York para Los Angeles.
Na trama, acompanhamos o passo a passo do início da viagem de Edward e da família, e acompanhamos também a vida de outros passageiros, uma mulher que fugia do marido para iniciar outra vida, uma outra que ia ao encontro de seu grande amor com a esperança de ser pedida em casamento, um homem que estava no fim da vida, outro que acabara de sair do exército e assim segue, e como já no início sabemos que Edward foi o único sobrevivente, obviamente sabemos também que todos aqueles outros passageiros cujas histórias acompanhamos vão morrer, e por isso em vários momentos me senti com um nó na garganta e com aquela vontade de gritar para eles a fim de alertá-los do que estaria por vir.
Dessa maneira, acompanhamos o passado e o presente, sendo que o passado se refere a viagem de avião, os momentos do voo e os últimos momentos de cada pessoa que morreu, e no presente acompanhamos como está Edward, sua dor e luto pela perda da família e por ser o único sobrevivente de uma tragédia de dimensão tão grande.
Apesar de ter uma temática pesada, o livro é conduzido com uma delicadeza imensa, o que nos faz ter uma imensa vontade de abraçar o querido Edward e consolá-lo, mas não foi o livro típico para deixar o leitor em prantos, embora eu raramente choro com livros então talvez eu não seja um bom parâmetro, e embora como eu relatei não foi o livro que causa um mar de lágrimas, mas trouxe nós em minha garganta em vários momentos, e para aqueles que possuem dolorosas histórias de luto, pode vir a ser uma leitura um pouco mais difícil e com gatilhos. Além disso, a condução dos temas presentes na história é muito bem feita, e passamos por nuances da adolescência, a questão da depressão, do luto e da dor, e achei que a autora soube apresentar tudo de forma bem realista, de maneira que o luto de Edward não passou em um piscar de olhos, pelo contrário, durou anos e ao final do livro esse luto nem havia passado por completo, afinal ele perdeu toda a família, mas acompanhamos o modo como ele aprende a lutar com isso e como vai evoluindo para conseguir voltar a viver, ou seja, nos deparamos aqui o tempo todo com a história de um recomeço, ainda que lento.
Outra questão que me chamou bastante atenção foi a inocência de Edward e o como ele era ainda uma criança que teve de crescer rapidamente, e confesso que senti luto pelos passageiros do avião e também pela parte de Edward que ficou junto com todos os corpos naquele voo. Também, é interessante demais o modo como em certo momento Edward tem contato com a história dos familiares dos outros sobreviventes, e aquilo de alguma forma o ajuda a superar parte da sua dor. Posso acrescentar que são lindas as diversas reflexões sobre as relações familiares, o amor entre irmãos, a relação com os pais, e a partir das descrições consegui imaginar claramente como eram aquelas pessoas e seu dia a dia.
Confesso que para mim esse foi um livro incrível, e pessoalmente não encontro falhas a serem apontadas. Mas, por outro lado, sei que outros leitores podem achar em algumas partes as descrições do voo entediantes e até mesmo cansativas, porque em partes a autora narra questões monótonas das ações das pessoas, além de o livro ser mais do tipo reflexivo ao invés de ter muita ação.
Por fim, posso dizer que Querido Edward é uma história que vale a pena ser lida pelos adeptos do gênero drama, e é um enredo que nos marca, comove e foi também um livro único e envolvente.

Nina 09/09/2020

Puro
O personagem principal é complexo e inocente ao mesmo tempo. Todos os personagens são muito reais. É possível se imaginar na pele de casa um deles e sentir a dor de cada um.
É um livro que nos muda de dentro pra fora.

Narry 23/08/2020

Um livro sobre o vazio do luto
Querido Edward fala sobre o luto de um adolescente após ser o único sobrevivente de um acidente de avião. Ele precisa encarar toda uma nova realidade depois de perder sua família, e a pessoa mais importante no mundo para ele, seu irmão Jordan.

O livro nos trás esse processo de luto do protagonista, intercalado com acontecimentos do dia do acidente. Assim, conhecemos um pouco mais das vítimas, que vão ser lembradas por Edward para o resto da vida.

As primeiras 2 partes do livro são de fato meio arrastadas e repetitivas, o que pode desencorajar o leitor a continuar, já que os sentimentos de Edward não são explorados tão profundamente. Contudo, há de se entender que justamente esse é o ponto do livro, pelo menos a partir da minha perspectiva. A autora quer mostrar o vazio que fica na vida do jovem a partir do acidente, e como aquele trauma repercute durante os próximos dois anos da sua vida.

"...e se força a não se lembrar de nada, a não pensar em nada, até que tudo o que existe seja insipidez - uma insipidez que Edward agora identifica como si mesmo."

Mais pra metade do livro, Edward encontra cartas recebidas desde o acidente. Algumas o ajudam a ressignificar o acontecido, entender o trauma e abraçar ele como parte de sua vida. Essa transição é bem interessante. Feita com apoio da amiga Shai, que por vezes se mostra bem insensível, mas que com certeza é parte fundamental da vida do protagonista.

No geral, eu gostei do livro, te faz pensar sobre como as coisas podem mudar de repente e ver a vida de forma diferente. Nota 4 por se estender mais do que deveria, um livro que facilmente caberia em 200 páginas.

Cristiane Ribeiro Cazes 22/08/2020

Maravilhoso. Perfeito
Comecei a ler hoje de manhã e terminei agora, a noite. Livro que voce devora. Sensivel, triste e ao mesmo tempo passa uma linda mensagem. Se estamos aqui é porque nossa historia não acabou. Devemos viver e honrar a vida de melhor maneira. Cada minuto.

@claudinha_csilva 18/09/2020

Reaprendendo a viver
Acho a história de Edward tocante. A forma delicada como a autora coloca os sentimentos, reações e ações do personagem nos faz estar no lugar dele.
O crescimento, amadurecimento e autoaprendizado de Edward após a perda de sua família e o peso da sobrevivência é notável e transformado.
Apesar da leitura ser lenta, acredito que não haveria outra forma de mostrar a história das personagens.
Shay me irritou bastante em alguns momentos, mas deu pra notar a sua importância na transformação de Edward.
Enfim, gostei do livro, me tirou da ressaca literária mesmo sendo uma história um pouco dolorosa, mas sensível e delicada.

Carolina 17/08/2020

Emocionante
Esse livro foi uma grande surpresa para mim, fiquei emocionada do começo ao fim. Não tem como não torcer pelo Edward e não ficar querendo saber como ele vai passar por esse momento tão difícil. Indico a leitura a todos.

Duda @pagesofduda 19/08/2020

Uma história de superação.
Gostei do livro, a temática é muito interessante, pena algumas partes terem sido muito lentas, o meio do livro teve partes que poderiam terem sido abreviadas, a parte inicial de alguns personagens do voo me deixou sem interesse, só compreendi precisar saber de suas histórias mais para o final, o que veio como grata surpresa.
A terceira parte do livro é a melhor, e salvou todo o restante. Li rápido, achei que seria mais arrastado pelo tema ser dramático, mas evolui e inspirei a história como uma superação.

Alcio 26/08/2020

Um oásis de empatia
Como de costume, não coloquei muita expectativa no livro enviado pela TAG Inéditos, mas a leitura da revista apresentou o livro de uma forma interessante.
Iniciei a leitura e posso afirmar que este é um dos melhores livros enviados pelo clube.
Edward, o protagonista, nos mostra de forma emocionante como somos relapsos em nossas relações pessoais, mesmo que de forma involuntária. Sua história de superação, fibra e empatia, deixa explícito o quão efêmeros somos, e que de uma hora para outra, podemos ter de nós submeter a recomeços dolorosos.
Querido Edward é um oásis de empatia em meio à nossa realidade atual: insensível, violenta e superficial no apodrecido deserto da hipocrisia.

Alih 21/03/2021minha estante
Muito boa sua resenha sucinta, e me fez ter vontade de saber mais...

Suely.Fernandes 21/03/2021minha estante
Vale à pena a leitura Alih! ?

Alih 21/03/2021minha estante
Ja coloquei na minha lista ???

Suely.Fernandes 21/03/2021minha estante