Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

Dyas 17/08/2020

Ameei
Eu não esperava gostar tanto desse livro, até porque foi algo que me tirou da zona de conforto. Mas fazia muito tempo que um livro não mexia comigo emocionalmente assim, é uma história triste e linda, onde vemos como o Edward lida com a superação. Super recomendo!

@leituralari 27/10/2020

Instagram @leituralari
Querido Edward foi o livro que recebi em agosto pela assinatura da TAG inéditos. Quando li a resenha da obra, achei que seria uma daquelas leituras que eu adoro, mas, me deixam pouco para baixo. À medida que fui lendo, descobri que a narrativa não era apenas a história da tragédia de Edward, mas também da sua superação.

Com 12 anos Eddie deixa de ser apenas uma criança e se torna o único sobrevivente do acidente com o voo 2977. A queda do avião com destino a Los Angeles, interrompe a história de centenas de pessoas, incluindo seus pais e seu irmão.

Após o acidente Edward vai morar em outra cidade com seus tios e vive uma rotina completamente diferente da qual estava acostumado. É através dessa mudança que surge a amizade com Shay, uma garota que conquistou sua confiança apenas relatando uma lembrança do irmão que Eddie tanto amava.

Os capítulos do livro intercalam entre os momentos anteriores a queda do avião e a vida do protagonista após o acidente. A experiência dessa alternância é incrível, pois permite ao leitor conhecer a vida de outros passageiros e entender quantas histórias são cessadas com a tragédia, ao mesmo tempo em que se “vive” a readaptação e superação de Edward.

Uma obra maravilhosa que me encantou principalmente por retratar o amor de dois irmãos e a pureza do coração de uma criança que se sente culpada pela surpreendente sobrevivência. Recomendadíssimo!

site: https://www.instagram.com/leituralari/

Duda 12/09/2020

Engraçado como a vida pode mudar em meros segundos, a história é interessante

Frank 21/08/2020

A temática é interessante e a escrita é fluída. O início do livro foi chato. Muitos personagens, o que me fez me arrastar na leitura e não entender muito quem era quem. O recurso de a cada capítulo alternar passado e presente, comum nos livros americanos atuais, acabiu prejudicando mais o meu entendimento. Quando se inicia o foco no Edward, a história fica mais interessante e prende mais. Porém os muitos personagens são pouco aprofundados e chega um ponto em que parece que todos vivem em função do Edward. E o que foi aquela crítica ao movimento negro? Quem em sã consciência iria levantar esse debate de que o Edward só recebeu atenção pq era branco, após uma catástrofe? Achei desnecessário demais, como se o movimento negro questionasse tudo de forma indiscriminada e sem sentido. Aff.
O final fica mais emocionante, mas não explica a melhora de alguns personagens.
Livro bom, mas tem suas falhas.

Uly 08/11/2020

Sensível
Romance baseado em fatos reais relata o drama de um menino na condição de um único sobrevivente da queda de um avião. A leitura prende a atenção,leitura humana onde há momentos que torna se impossível não se emocionar.
Então meu bem, após essa leitura aproveita e segue meu IG literário no Instagran. Confere as publicações, você vai gostar e vai ser de grande icentivo para min: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

Any 22/08/2020

Querido Edward
“Você é especial. Seu destino é sobreviver, seguir em frente e fazer coisas incríveis.”
O livro conta a história de Edward, um menino de 12 anos que sobreviveu a um grave acidente de avião. No acidente entre as vítimas estavam o pai, a mãe e o irmão dele. Edward, não entende como as pessoas podem afirmar que ele teve sorte, uma vez que, ele perdeu os que ele mais amava. A forma como a autora intercala os capítulos entre o passado e o presente nos ajuda a entender as causas do acidente e o processo de cura de Edward. Achei muito delicada e essencial, a descrição que a autora fez dos demais passageiros nos levando a conhecer com profundidade as diferenças, os sonhos, medos e cicatrizes de cada um que teve sua vida interrompida no acidente.
Após alguns anos do acidente, Edward encontra cartas enviadas por familiares das vítimas dos passageiros e, tenta da melhor maneira amenizar a dor delas e o seu próprio luto. A parti daí, ele se liberta da culpa de ser o único sobrevivente e se permite recomeçar. Também podemos acompanhar o início e o amadurecimento da amizade entre Edward e Shay, uma menina que foi muito importante na readaptação dele a sua nova vida. Essa amizade entre os dois também ajudou Shay a superar os seus próprios problemas. Gostei do final do livro, mas penso que a autora poderia ter explorado um pouco mais a relação deles dois. No geral, o livro nos apresenta uma leitura encantadora.

titanoshouse 23/02/2021

Leia com garrafa de água e lencinhos ao lado
Esse livro é o clássico: me fez sofrer, MAS AMEI!!
A forma como a autora conseguiu fazer um "romance" bem levinho sem tirar nem um pouco o foco principal da estória (o eddie) foi incrível, esse final eu realmente gostei. Fiquei ainda mais feliz pelo Eddie estar bem, ter entendido as cicatrizes do passado e conciliado com o futuro. Se tivesse uma continuação acredito q ele seria um excelente professor de matemática super atencioso com seus alunos.
LEIAM ESSE LIVRO, CHOREM, RIAM, AMEM E INDIQUEM!

Aria 27/08/2020

Profundo - Não tenho outro título
Meu Deus!
Eu acabei de sair desse livro e... Estou dissolvida. Não sei como descrever sem dizer que esse livro me fez sentir empatia pelo Edward num grau que eu não tinha ideia que poderia ter por um personagem.
Foi difícil ler algumas partes sem chorar. Chorei e ainda estou lacrimejando por me lembrar delas.
A história desse menino, ver como ele foi crescendo e lidando com tudo o que aconteceu mais a somatória da adolescência com um novo lar, praticamente uma nova vida foi algo que mexeu muito comigo.
A amizade dele com a Shay... Meu Senhor, que amizade necessária!!! Não só para o Edward, mas para a Shay também!!! E ver como a menina era o tipo de criança sincera me fez dar risadas gostosas.
Só tirei 1 estrela por conta das partes alternadas com o que aconteceu no avião. Para mim, essa alternância quebrou o ritmo que eu estava na leitura. Mas de restante, é um livro que eu abracei logo depois de ler com a sensação de abraçar ao Edward. E ver o agradecimento da autora me fez entender mais ainda o porquê Edward é quem é!

Carolina 28/01/2021

Livro doce.
Achei o livro incrível, doce e doloroso, claro que no final eu chorei.
Vale a pena cada página lida, recomendo de coração aquecido.

Manu 05/11/2020

Demorei a conseguir terminar a leitura, não porque é um livro ruim, mas porque é uma leitura forte, complexa, que te traz sentimentos complicados, de perda, de fragilidade.
Não sei se esperava mais do livro, porque não sei se tem como ter mais do que a autora conseguiu passar, mas acho que tenho um grande problema com quem não consegue conversar, se explicar. Sei que foi um jeito que o Edward utilizou para se fechar do mundo, se reconstruir, mas talvez se ele tivesse conversado desde o início com os familiares talvez conseguisse "melhorar" antes.
Lembrei muito da tragédia com o voo da Chapecoense, e imagino como deve ser difícil para quem sobreviveu como para quem perdeu alguém.
Por isso acho que livro consegue atingir o que pretende - mostrar o sentimento de quem sobrevive.

Matheus Torezani 06/10/2020

Emocionante
Estou apaixonado por este livro, simplesmente maravilhoso!
A autora soube dar um carisma e tanto para o pequeno Eddie e a história fluiu de uma maneira tão aconchegante que ganhou meu coração. Recomendo!!

Ariska 27/10/2020

Querida autora Ann Napolitano
Este livro é o primeiro da autora Ann Napolitano publicado no Brasil. A TAG agradeço a oportunidade de conhecer essa autora e sua obra. Um livro com uma tragédia que aquece o coração. E que inspira as pessoas, pelo menos me inspirou. Incrível história rica em detalhes, momentos e fatos. Ver o Edward renascer foi fantástico. Recomendo muito esta leitura.

Vivi 14/09/2020

Logo de início demorou um pouco a engatar esse livro. Mas depois foi criando formas para mim. É um livro forte. Como se vicemos todos morrendo duas vezes. O capitulos vão se alternando entre o que ocorreu no avião, conhecemos alguns personagens e suas histórias em paralelo com o que veio depois na vida de Edward ( " O menino Milagroso ") Vemos uma criança que não morreu no avião mas de certa forma morreu para si. Um luto pelos que amava e por ele mesmo. Como começar tudo do zero ? Como se reecontrar? Acompanhamos ele se reconstruindo? Se descobrindo e aceitando um todo que era impossível mudar. Não é fácil se reencontrar no mundo. E aprendemos aqui que por mais que amamos uma criança não podemos mentir, devemos sempre fazer com que essa criança evolua com os pés bem no chão. Por proteger demais acabamos mais complicando do que ajudando.
É um livro forte e quando sabemos que foi baseado em fatos reais acredito que dói mais . Mas não houve sensacionalismo a autora soube trabalhar com delicadeza os momento de desesperos, das angústias e todo. Impossível não se envolver . Ela nos mostra principalmente que não tem medo de confrontar as realidades da dor e da perda, mas também nos mostra que temos mais força e amor dentro de nós do que poderíamos imaginar.

Giovanna P L Agelune 31/08/2020

Maravilhoso!!!!
Amei o livro! Encantador, leve e muito reflexivo! Uma linda história de transformação, no que conseguimos extrair de uma considerável grande tragédia na vida!!!!