A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

i.maryy 09/04/2023

Diferente
Sem exagero, os livros da clarice são completamente fora do comum. Tom exato de melancolia e pensamentos, gosto da sua escrita porque necessita de muita atenção.
Me fez pensar e repensar nas minhas escolhas e atos.

Sabrina N. Justino 08/04/2023

Essa coisa sobrenatural que é viver!
Peguei A Paixão Segundo G.H. na biblioteca da faculdade e fiquei horrorizada. Não conseguia entender nada do que estava escrito ali. Hoje, tantos anos depois, termino a leitura completamente apaixonada. Vai entender! Será que tenho a “alma já formada” como ela disse ali na primeira página? Mudei minha opinião (ou melhor, medo) de Clarice depois de ler Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres. Acho que só na leitura deste (A Hora da Estrela não conta) é que finalmente entendi um pouco de Clarice.
Clarice quer entrar na coisa em si, chegar na verdade anterior às palavras, tocar na identidade real, naquilo que quase não pode ser dito. Olha esse trechinho: “Vou agora te contar como entrei no inexpressivo que sempre foi a minha busca cega e secreta. De como entrei naquilo que existe entre o número um e o número dois, de como vi a linha de mistério e fogo (...). Entre duas notas de música existe uma nota, entre dois fatos existe um fato, entre dois grãos de areia por mais juntos que estejam existe um intervalo de espaço, existe um sentir que é entre o sentir - nos interstícios da matéria primordial está a linha de mistério e fogo que é a respiração do mundo, e a respiração contínua do mundo é aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio”.
Quem nunca se pegou olhando com espanto para a própria imagem no espelho ou um objeto, que iluminado pelo sol, ganha uma aura de mistério? Ela vê e escreve sobre isso, sobre o mistério da vida, do mundo que independe dela. Como ela mesma diz, “o divino para mim é o real”. É uma experiência de leitura ritualística dessa coisa sobrenatural que é viver. Muitos verão sem precisar mais que ver (palavras dela), infelizmente. Agora, aqueles que cruzam a linha invisível… Wow! Que fascinante e assustador o mundo… E a mente dessa mulher!
“Se a pessoa tiver coragem de largar os sentimentos, descobre a ampla vida de um silêncio extremamente ocupado, o mesmo que existe na barata, o mesmo nos astros, o mesmo em si próprio (...). E se a pessoa vê essa atualidade, ela se queima como se visse o Deus. A vida pré-humana divina é de uma atualidade que queima.”

Vee 02/04/2023

E solidão é não precisar...
É um livro profundamente envolvente e desafiador, que oferece uma visão única e ousada da existência humana. Por meio de uma narrativa intensa e altamente metafórica, Lispector explora a complexidade da consciência, da identidade e da relação entre o ser humano e o mundo ao seu redor.

A história começa quando a protagonista, GH, entra em um quarto de empregada abandonado e encontra uma barata morta. A partir daí, ela inicia uma jornada existencial que a leva a questionar a própria vida e a sua relação com o mundo. O livro é uma meditação filosófica sobre temas como a existência, a morte, a identidade, a linguagem e a percepção.

A escrita de Clarice Lispector é incrivelmente poética e lírica, mas também altamente densa e complexa. Ela utiliza uma linguagem altamente simbólica e metafórica para explorar questões existenciais profundas, tornando a leitura uma experiência intensa e profundamente transformadora.

“A Paixão Segundo G.H.” é um livro que desafia os limites da narrativa tradicional e oferece uma visão altamente original e inovadora da condição humana. É um livro que deve ser lido com atenção e paciência, mas que oferece recompensas incríveis para aqueles que se aventuram em suas páginas. Sem dúvida, uma obra-prima da literatura brasileira e mundial, que merece ser celebrada e apreciada por gerações.

Gustav.freire 02/04/2023

Mergulho profundo
Como mergulhar em um rio, aos poucos você descobre que o rio é você, e quem esta nadando? A vida? Quem sabe?

gio 31/03/2023

Te amo clarice
Maçante em vezes e eu jamais poderia entender a obra como um todo, mas sou eterna fã do modo da clarice de pensar e ver a vida :)

ana 30/03/2023

Acabei de terminar a leitura da mh primeira obra de Clarice Lispector, é um livro complexo, eu já sabia disso e estava preparada para tal, confesso que não são todos que estão prontos para ler a forma de sua escrita mas, é um livro que vale muito a pena ler, se identificar e entender a expansão de todos os seus sentimentos e pensamentos. A forma como esse livro é tocante é surreal, com certeza um dos meus livros favoritos da vida por se aprofundar em coisas que nem eu imaginava que sentia.

Gabriel Belo 29/03/2023

O paixão é uma barata!
É preciso despir-se de nossos credos para entender que é a paixão segundo G.H. Foi minha primeira leitura de Clarice e, particularmente, achei intrigante. Não sei se é marca dela ou se é apenas este livro, mas nunca chega-se objetivamente à uma conclusão, mass reflete-se sobre o que é de fato as coisas em si. Mas a final, como é a paixão segundo G.H.? A paixão é uma barata, um pecado, uma orgia, o doce, o salgado, o neutro. O tédio.

Carla566 29/03/2023

Um pouco entediante.
Como Luis Fernando Carvalho diz no posfácio: "A narrativa se desnuda, se procura e retorna de mãos vazias", são muitas idas, vindas e contradições, que a narradora se perde e faz o leitor se perder. Embora raras as vezes, consegui me envolver com a leitura e com a personagem, afinal quem não tem pequenas crises existenciais sobre o que somos e o que realmente é a vida e Deus? Apesar de confuso, é um livro que acrescenta, não seria o primeiro ou o segundo livro que indicaria a alguém, mas nao desencorajaria ninguém de le-lo.

29/03/2023

"A vida se me é, e eu não entendo o que digo. E então adoro."

Acho que esse foi um dos livros mais complicados que li? Parece que perdi um pouco o fio da meada por não ler ele todo de seguida mas ele era tão complicado que não conseguia ler nem 10 páginas seguidas. Gostei do que entendi, acho que vou voltar a ler esse em alguns anos pra ver se entendo mais.

Charleees 28/03/2023

Comigo foram quatro tentativas mal sucedidas de embarcar nesse livro tão cheio de mistérios. Conseguir engolir (não digerir) cada capítulo, cada fluxo das quase 180 páginas é um sentimento único que eu trago hoje. O entender da vida no conceito de G.H. o entender de si mesma como pessoa, o livro todo é uma grande reflexão da nossa condição humana. Ele fala sobre o atual sistema de vida contemporânea; "somos o que temos" e para termos passamos a viver a vida para o sistema, trabalhando para o sistema e esquecendo da parte mais importante o conhecer a nós mesmos e termos conhecimento de nossas potencialidades.
Ele fala ali nas entrelinhas (no meu entender, porque o entender aqui é tudo muito único) sobre o sistema que nos oprime a vivermos como máquinas de produção e por meio de G.H. Clarice nos mostra que é necessário "entrar no deserto para saber com horror que o deserto é vivo, para saber que uma barata é vida" a barata é a metáfora da vida. É necessário conhecermos a nós mesmos e ter conhecimento das nossas potencialidades "no fundo somos tão, tão felizes! pois não há uma forma única de entrar em contato com a vida"
G.H. precisou que Janair (sua empregada) se demitisse, precisou saber que era julgada por Janair para assim entrar em contato com a vida, mas deixou claro que não há uma única forma para isso.

* Resenha editada em Dezembro de 2017

Terra 26/03/2023

A paixão segundo GH
Eu lembro de "viajar" na aula, e derrepente só escutar a professora falando "GH, o hormônio do crescimento", e tudo fez sentido.
A GH fez sentido na minha cabeça, a barata fez sentido nesse momento.
Acho que vou sentir saudades

Wania Cris 25/03/2023

Entendi foi nada...
Céus, Clarice... Você às vezes é muito estranha...

Faltou trabalho de tradução pois tava em outra língua, tenho certeza.

Gustavinho 25/03/2023

G.H. precisa de terapia
Uma construção infantil. Pensamentos, ideias, reflexões todas batidas, repetidas, infantilizados. Isso não é uma crítica negativa, é apenas a construção humana do Ser, ou no caso, do não Ser. Cada assimilação nova lhe torna um novo mundo a ser explorado pela G.H.
Repete palavras derivadas desses pensamentos de forma tão ativa e efetiva, mas formula cada uma delas tão amplamente que no final nem vc entende o que está ocorrendo, talvez, possa entender o que está sentindo, mas nada que ultrapasse um deserto lotado de vida invisível à seu limite conhecido.
Ela distorceu sentidos, um completo senso universal, se podemos dizer assim, e trouxe para si uma verdade, a raiz neutra.
Acho contraditório tantas ideias, mas em cápsulas chega sempre em um ponto em comum, desmantelado em achismos de uma mulher que só está escrevendo por conta da luta antimanicomial.
É uma leitura construída em fases infantis, percebam a hierarquia de suas ideias (se conseguirem encaixa-las) e apenas sinta. Não vejo ordem de leitura, e sim potencialidades recuperadas, estratificadas; Leiam e percebam que o mundo independe de você.

Lacerda 24/03/2023

Eu acho tão belo a forma poética em que a Clarice desenvolve em todos os seus trabalhos, realmente fiquei contente e fixada em seus versos. Me senti apaixonada novamente pela escrita dela, e sinceramente ter me aprofundado nela só me faz feliz.