A paixão segundo G.H.

A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

Erick 13/03/2024

Ah! A Clarice?
Como comentar qualquer coisa escrita por essa mulher? Ela consegue transformar situações simples em grandes reflexões. ?A Paixão Segundo G.H.? foi meu primeiro livro dela. Estou ansioso pelo que me aguarda em suas outras obras!

Hegon Tavares 13/03/2024

Body Horror
Se um dia os extraterrestres vierem à Terra e perguntarem o que é a palavra "sentimento", que nós seres humanos falamos tanto; esse livro deve ser dado.
Esse livro deve ser lido quase que como um monólogo por dia. Pois você passa por ele e sua mente tenta filosofar junto com o que foi dito. Mas se você passar, você entrará na outra viagem.

Incrível, nós não sabemos nada sobre nós mesmos. E meu sentimento ao término é de tristeza. Pois eu jamais absorverei o que esse livro tem para me dar.

Ringdingdong 12/03/2024

Tava chapadona
Não sei o que Clarice tomou para escrever esse livro, só sei que foi forte. Cheguei a conclusão que minha alma já não deve ser formada pois não cheguei a verdadeiramente compreender certas partes do livro. Talvez um dia eu releeia e perceba o que hoje não consegui.

hemily 11/03/2024

? A vida se me é, e eu não entendo o que digo. E então adoro
Clarice não é resenhável.
Clarice não é resenhável, o sentimento em carne-nua exposto em 'a paixão segundo G.H' se torna algo amplo e comprimido ao mesmo minuto.
Nessa obra, G.H, (alguns teorizam como siglas para um conceito generalizado de 'Gênero Humano')é uma socialite que, após a demissão de sua empregada, é mergulhada em um nó sem fins da percepção de sua própria existência e lugar no universo.
Toda a questão envolvida na insignificância humana e todos os seus meios de insignificância são talvez os pontos altos do livro, afinal, quem nos deu o direito a sentirmos nojo de baratas? Quando as reais pragas somos nós.
Com um ótimo repertório cultural-científico, Clarice não é humilde em metáforas, concepções e percepções que moldam nossa leitura ao longo do romance.

É um livro arrastado, porém inteligentíssimo.
Leiam Clarice Lispector!

Geovana.Menossi 10/03/2024

Tô de cara que praticamente o livro inteiro aconteceu por causa de uma reflexão sobre uma barata e no final ela teve que COMER ela pra conseguir se sentir em paz

Carolina Corrêa 10/03/2024

O fluxo de consciência jorrado sem qualquer sentido tira o prazer da leitura. Independentemente do fato propulsor - acareação com a barata -, as palavras são despejadas sem nexo.
Respeito Clarice, admiro outras obras, mas esta para mim não deu. Odiei.

Jessica1248 10/03/2024

Tudo que é tende a desaparecer
Tentei ler o livro pensando, quando deveria ter lido sentindo. Dito isso, a sinopse diz pouco sobre os significados por trás das tantas figuras de linguagem. A empregada, a parede, o carvão, a barata. Como bem disse Clarice ?É preciso coragem para me aventurar numa tentativa de concretização do que sinto.? Já que tudo que é tende a desaparecer.

Kari 10/03/2024

Quem diria que uma barata ia servir de tanta inspiração
"E solidão é não precisar. Não precisar deixa um homem muito só, todo só."

Aí Clarice, Clarice ???

Acho que sempre vou ter essa sensação de incapacidade de fazer uma resenha decente sobre algum livro de uma das melhores representações de nós mulheres sozinhas, transtornadas, complexas e peculiares.

Uma barata levou Clarice a uma viagem mental única e com um potencial lindo de causar uma crise existencial memorável. Ela fala sobre a paixão X amor e principalmente sobre se perder diante desses sentimentos intensos e tão comuns.

Ler Clarice é um convite para se redescobrir a cada uma página virada, é como se você tivesse conversando com uma amiga, aquela que lhe diz todas as verdades que você não estava pronta para ouvir mas precisava. E agora, é impossível você continuar sendo a mesma pessoa depois disso.

Leticia.Ayumi 10/03/2024

?A vida se nos é, e se me é, tão radicalmente agora, que voltei a andar com teu livro colado em mim. Livro que é registro desse tempo eterno onde fracassamos e vamos de novo, com o fracasso das nossas existéncias e palavras. Das milhares de apresentações possíveis que eu poderia fazer, eu escolho dizer sim: sim, leia este livro como experiência que se vive. Entrar pelo corpo, e ir com as palavras mais "pelo que elas fazem do que pelo que elas falam", ir com G.H., atravessando esses portais e ir se perdendo nas paredes, nos hieróglifos da casa, nas marcas deixadas pelo outro, e ir indo, parando e recuperando o folego até mergulhar completamente nesta obra extraordinária que nunca mais vai parar de acontecer.? (Mariana Lima)

Caetano.Fernandes 09/03/2024

Acredito que existem níveis diferentes de conhecimento. pode ser que se saiba algo apenas por sentir sua explicação, sem que se saiba traduzí-lo em palavras.

e foi isso que experimentei nesse livro. muitas coisas me foram apresentadas com delicadeza e crueza também. mas pouco significaria colocar em palavras.

uma obra que gostarei de reler e de estudar sobre.

Camila.Gonda 08/03/2024

Lindíssimo, Clarice como sempre disserta brilhantemente sobre questões humanas universais e ainda nos faz sentir e refletir sobre toda a nossa vida.

Tharcila.Fernandes 08/03/2024

O que dizer sendo que é o 5° livro da clarice que devoro e ela mais uma vez descrevendo cada detalhe de minha alma. acho que umas 6 ou 7 páginas que escaparam das minhas marcações porque de resto ela me leu inteira e também me aconselhou mas o grande debate aqui é o sobre o amor/paixão e como uma paixão é algo momentâneo/passageiro mas o amor ele fica ele é enraizado em nós ele se transforma até quando a gente não prestava atenção antes mas chega um momento que sentimos essa grandiosidade essa fome do amor.

paula1735 07/03/2024

Belíssima Clarice
Sou uma menina de 17 anos e não tenho apenas esse livro na cabeceira, esse livro se tornou parte de mim

Larissa.Queiroz 05/03/2024

Mulher doida atormentada que ficou em transtorno e quis comer barata morta e ficou bem introspectiva