Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

amy 21/03/2022

Como já estava ciente das causas sociais que o livro aborda, ele não me deu muitas novas informações, mas é legal para quem queira começar a aprender algumas coisas (pois o livro não se aprofunda).

Primeira leitura: 19/03/2022

Na releitura:
Desta vez, pude aproveitar um pouco mais o livro. Gostei do jeito que ele aborda e suas reflexões são interessantíssimas, entretanto não é um livro que se aprofunda nos temas, mas diria que é uma boa porta de entrada para pesquisar mais a respeito dos povos indígenas, ecologia entre outros temas abordados.

Mandy 15/03/2022

Simplesmente sem palavra
Que livro....

Tive que ler ele para um trabalho da faculdade, e caramba....
Krenak é simplesmente maravilhoso, o jeito que ele escreve sobre o caos que é nossa humanidade me ganhou.

Ja estou louca para ler mais obras dele

Daniel Alberto 15/03/2022

Livro que retrata bem o papel que estamos assumindo
Com uma leveza o autor consegue repassar para nós leitores muitas informações sobre o papel da sociedade, a importância de preservar os recursos naturais. Um leitura rápida e bem didática!

Sofista 14/03/2022

? O mundo começou sem o homem e terminará sem ele. ?
?????????????????????????????????????????????.

Wes 13/03/2022

Não que o livro seja muito ruim, mas achei meio... meh? Nada muito novo e achei meio superficial. O autor só saiu metralhando suas opiniões sem dar muitas referências. Sei que os capítulos são transcrições de palestras, mas poderiam ter feito um... trabalho melhor no livro? Concordo com algumas coisas que o Krenak diz, mas creio que faltou um pouco de convencimento...

Quero ler "A vida não é útil" do mesmo autor, porém, espero que não seja nessa mesma pegada...
Eduardo Vitins 13/03/2022minha estante
Concordo 1000%
É EXATAMENTE isso!

professorananias 16/03/2022minha estante
Quando eu li, pensei a mesma coisa

Iago.Messias 28/02/2022

Os filhos deserdados da Terra-mãe
Com uma linguagem clara e acessível, o livro, dividido em três capítulos, procura elucidar mais do que uma solução para o problema apresentado no título, mas toda uma visão de mundo. Ele nos convida a pensar em nosso lugar no mundo como seres integrados à natureza, coloca em questão a ideia de humanidade que tanto prejuízo trouxe para os povos originários e que não que não tem interesse em concepções diferentes da própria. Com certeza vale a pena lê-lo.

V_______ 27/02/2022

Ideias para adiar o fim do mundo
Ailton Krenak é uma dos mais importantes ativistas e lideranças indígenas no Brasil, palestras por todo país e no exterior em defesa do meio-ambiente e dos povos originários.
Em Ideias Para Adiar o Fim do Mundo temos transcrição de palestras e entrevistas que ele concedeu, não são propriamente propostas para adiar a destruição ambiental que anda mais desenfreada do que nunca, mas que nos façam refletir sobre nosso papel e como devemos nos ver diante disso. Um conceito muito interessante abordado é o fato de que nós seres humanos costumamos nos vê como algo a parte da natureza, sendo que fazemos parte dela, somos ela, tudo é natureza, é devemos ter a noção disso, nem sempre estivemos na Terra, e muito provavelmente a Terra permanecerá aqui muito depois de partiremos, então precisamos repensar em como vemos a natureza, antes que sejamos excluídos dela.
Gostei muito das ideias aqui expostas e da forma simples que é apresentada, uma leitura rápida, mas essencial.

Hugo 18/02/2022

Exposição de uma teoria pessoal
Em uma análise superficial o autor traz uma visão pessoal contrária à globalização. Com o uso de antropomorfismo, crítica o sistema capitalista global e as instituições globais das quais ele próprio participa de uma de suas comissões. Um pouco contraditório. É mais fácil entender o texto pela leitura do posfácio. De uma forma geral, prega-se o respeito à cultura de crenças, normas e valores característicos de cada povo que compõe (ou não, segundo o autor) a humanidade.

Bianca 03/02/2022

Comentário de leitura:
Excelentes reflexões e uma forma muito simples e não rebuscada de abordá-las. Vale super a pena essa leitura.

Akathaisa 27/01/2022

Revolução
Realmente, revolucionário. Ailton Krenak é um pensador incrível. Terminei o livro com vontade de bater em latifundiários e me juntar ao MST. É isso.
Mesa torta 27/01/2022minha estante
Eita que delicia vou ler

Lucas Leite 24/01/2022

Para desassociar o conceito kantiano de humanidade
Ailton Krenak é cirúrgico ao discutir a possibilidade de existência de UMA humanidade e o que esta seria na prática. Afinal, quando olhamos para essa ?evolução? capitalista-tecnológico-industrial, estamos avançando ou simplesmente naturalizando uma narrativa de homogeneidade cultural, social e econômica? Seu livro deveria fazer parte das indicações bibliográficas de cursos como Economia e Relações Internacionais, tão imersos em suas bolhas universalizantes.

Ana.Barbosa 24/01/2022

Ótimo livro
Ideias para adiar o fim do mundo não é um livro que traz a resposta para essa questão que nos assusta. É um livro que nos faz questionar o tanto que nos afastamos da natureza (ao invés de nos considerarmos parte dela) e como a enxergamos somente como mercadoria. Também questiona a falta da perspectiva dos povos originários nos livros de história. Contam como o Brasil foi "descoberto" por Portugal, sendo que já era habitado. Fiquei com ideias a mil e quanto mais pensava, mas perguntas me fazia. Recomendo este livro!

Rafael 22/01/2022

Humanidade
Ailton Krenak nos ambienta e faz refletirmos sobre nosso papel como humanidade com a natureza, nossa ligação ou a falta de ligação com a mãe natureza e a Terra.

Recomendo a leitura!

Isabela 21/01/2022

Para refletir
Li este livro para a escola, com finalidade de realizar um trabalho para a escola. Mas gostei tanto do que o autor fala e de como fala que lerei outras obras dele. Já li outro dele para a escola também, ?O amanhã não está a venda". Gostei mais desse.

Helô 17/01/2022

Gostei. É um livro bem curtinho, por isso não tem muita profundidade, não entra muito em detalhe. Mas mesmo assim é muito interessante.