Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

danda 28/03/2021

Livro curto e objetivo, reúne a fala do autor de 3 momentos de palestras e entrevista. Traz bastantes reflexões com nossas decisões e atitudes quando pensamos e atuamos sobre nosso futuro em relação a humanidade.

giu 27/03/2021

O humano para ser humanidade tem que estar em sintonia com a mãe terra em toda a sua profundidade.

mariaf.skumagai 24/03/2021

A mensagem é direta! O ser humano precisa aprender a cuidar do meio ambiente, pois ele não vai deixar de existir.
O conhecimento transmitido por Ailton, independente de trazer um lirismo, é clara e dura.

Wyllian Torres 25/02/2021

LEITURA INDISPENSÁVEL
Esse livro é, na verdade, uma palestra do krenak. A linguagem leve de se ler nos induz a uma releitura sobre o que entendemos, ou o que fomos submetidos a compreender como "humanidade". Vivemos em uma sociedade consumista, que se separa da Terra, ou Gaia, e transforma tudo o que for possível em recursos. Se queremos adiantar o fim do mundo como já ouvimos falar há tempos - aquecimento global, lixos poluindo tudo - precisamos inaugurar em nós uma nova cosmovisão.

Dan 24/02/2021

Precisa ser lido por todos
Segundo livro do Krenak que leio e a cada palavra lida é como um tapa na cara de uma realidade nunca ou pouco antes pensada por boa parte das pessoas. Ele consegue ser direto, claro, objetivo é essencialmente didático ao nos levar para refletir sobre aspectos tão necessários das sociedade.

Leitura necessária!

Stefani.Barros 17/02/2021

Sem muitas novidades de como adiar o fim do mundo
Criei grandes expectativas com a leitura desse livro, mas as expectativas não foram alcançadas, achei que o livro fez comentários rasos e repetitivos. E a ideia principal do livro de "como adiar o fim do mundo" basicamente é ver a natureza ao nosso redor como entes queridos e não como mercadoria, e eu particularmente já tinha noção dessa ideologia, por isso não achei nada muito inovador ou que me acrescentasse de alguma forma.

Clara 20/01/2021

Uma leitura mais que necessária.
Logo nas primeiras páginas desse livro já fiquei impressionada com a quantidade de informações. É uma aula de responsabilidade coletiva e amor ao planeta que nos abriga. Precisamos urgentemente olhar para a natureza com mais carinho e, principalmente, usufruir dela com muito mais responsabilidade.

Priscila.Bittencourt 17/01/2021

a grandeza não está na quantidade
o livro é pequeno e repleto de conteúdo e questionamento que nos levam a refletir sobre o que é a humanidade, nosso papel nela e nossa relação com a natureza e com os outros. os indígenas lutam e resistem há centenas de anos, Krenak levanta uma questão interessante a respeito disso, nós brancos sobreviremos a nós mesmo? tenho certeza que nesse ritmo de produção proporcionado pela cultura neoliberal não! que acordemos a tempo e de fato adiemos o fim do mundo [que está bem próximo]. livros que nos inspiram a continuar lutando.

Eder Ribeiro 16/01/2021

Deixou de ser rio e não soube ser mar
Muito antes de saber a existência desse livro, abateu em mim um sentimento de não pertencimento à cidade que hábito, então escrevi isso: "O sentimento de ter deixado a minha Bahia é o mesmo do rio ao se encontrar com o mar, deixa de ser grande no seu pequeno leito para se tornar menor na imensidão oceânica". E cada um de nós, independente de onde vivemos, aos poucos, deixamos de ser rio.
Carolina 16/01/2021minha estante
que legal meu professor indicou como leitura na nossa materia de antropologia :)

Eder Ribeiro 16/01/2021minha estante
Carol, somos educados para sermos consumidores e vivemos em prol do ter. Em consequência deixamos perdemos toda nossa raiz com filho da terra.

Allisson 03/10/2020

Irmãos: ?Ideias Para Adiar o Fim do Mundo? do Ailton Krenak
Airton é um líder indígena da etnia Krenak, com longa luta em prol dos povos originários e pelo ambientalismo. Em 2020 foi eleito o intelectual do ano.
O livro é derivado de palestras proferidas entre os anos de 2017 e 2019 pelo autor e trata de nos apresentar o fim do mundo e o como protelar ele em mais um dia.
A essência do livro é o conceito de humanidade e o desgraçamento que estamos causando à terra por nos deslocarmos dela, por vontade ou obrigados. Ela deixa de ser a ?pachamama?, nossa mãe, e passa a ser mercadoria, insumo, geradora de royalties.
Para mim, a leitura desta obra foi tranquila, mas um pouco quebrada devido a existência de rupturas de sequência que surgem dentro dos capítulos, mas nada que influa severamente na dinâmica.
A leitura é mais que indicada pra todos, àqueles que não tem o costume de leitura e também aos ?livrofágicos?.
Li a 2ª edição (2020), publicada pela Companhia das Letras. São 102 páginas pequenas, tamanho A6. Paguei R$ 25,00. Esse é o preço médio da obra
Leiam Foucault. Leiam Krenak. Leiam Camus.
Boa leitura!