Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

Lucas990 30/04/2023

O que é a humanidade na prática? Ao ser desassociada da natureza e relativizada no suposto avanço social, cultural e econômico, ainda é humanidade?
Essas e diversas outras questões são levantadas pelo autor que em poucas páginas nos oferece um olhar sobre temas que muitos de nós, que já naturalizamos inconscientemente um único modo de ?pensar? assumindo como verdade, não consideraríamos nem sequer questionar.
Afinal, a humanidade vai acabar? Quantas já não acabaram?

Marcos Toledo 29/04/2023

Não que eu não tenha gostado. Mas achei tudo muito superficial. E nada de muito novo.

Isso não tira a importância da obra e do debate.

Mas é um livro de opinião, pelo que eu entendi deve ter sido transcrição de uma palestra, provavelmente.

Então, senti falta de referências, de estudo mais aprofundado, de robustez do argumento também.

De qualquer forma, senti falta de um cuidado maior com o livro. Não precisava ser uma pura transcrição.

Mas gostei, achei necessário e grifei várias partes.

nalaura 22/04/2023

Olha, eu reconheço a importância desse livro e etc etc, mas ele parece mais uma escrita de fluxo de consciência do autor do que propriamente a transcrição de palestras, então várias horas eu fiquei meio perdida. eu até concordo com as ideias dele, mas acho que a execução do livro em sí ficou meio confusa

Isa 19/04/2023

Achei a ideia do livro em si mt boa, mas n gostei mt da forma como ele transcreveu isso, parece que ele falou o obv e começou realmente a se aprofundar no assunto nas últimas páginas.

Japam Martins 14/04/2023

Somos mesmo uma humanidade ?
Minha experiência com essa obra foi completamente o famoso "cai de paraquedas", pois comecei a ler sem saber nada sobre o livro, nem mesmo virei o livro pra ler a sinopse, só tinha uma indicação da Flávia Oliveira do "Angu de Grilo" e um título perfeito.
Tive muita expectativas sobre esse livro e no geral foram bem atendidas, tomei uma verdadeira aula de coisas que nem sabia que eram tão exenciais eu saber, de uma forma muito fluida.
Porém não vou mentir que me perdi diversas vezes e achei um tanto confuso em outras. Mesmo assim, eu não consigo nem dimensionar o quanto indico esse livro...

Áquila 14/04/2023

Um outro olhar possível
O autor provoca, fala sem medo e sem vergonha de quanto nossa visão de mundo é egoísta e como é possivel um outro jeito de viver.

Karen 13/04/2023

Reconhecimento da natureza como parte do "eu": adiando o fim
Nesse livro, Krenak fala sobre alguns problemas contemporâneos voltados para a exploração da natureza e dissociação humanidade-natureza para apontar que o fim do mundo se adia ao reconhecermos o pertencimento e unidade, na pluralidade e diversidade. Altamente reflexivo, material para discussões profundas. Uma leitura urgente e necessária.

Tabita.Maier 02/04/2023

Somos uma humanidade?
Esse livro não vai te dar uma lista de coisas para serem feitas ou não para "salvar o mundo". Pelo contrário, vai te dizer que o mundo (ao menos como o conhecemos hoje) chegará mesmo num fim.

Krenak provoca e te faz pensar na errônea ideia de humanidade imposta pelo homem branco colonizador. Somos 1 humanidade?

O livro traz inúmeras questões e problemáticas desde a colonização, a ascenção do capitalismo e a era digital e consumista na qual vivemos.

Krenak não te dá uma lista de faça isso e não faça aquilo "para adiar o fim do mundo" pois enquanto não aceitarmos que o mundo é plural e diverso, que tudo é natureza e é também humano, não temos muito pra onde correr.

Leiam literatura indígena. É sabedoria milenar!

Geovanna.Holanda 01/04/2023

Quando li o título do livro, imaginei algo grandioso ou pelo menos algumas formas ou soluções que envolvam a preservação da natureza. Mas quando percebi que eram transcrições de palestras e um texto de entrevista, percebi que iria ser superficial e realmente foi. Muito rápido de ler, mas a expectativa com relação a leitura era outra. As indagações e argumentos seriam ótimos para um desenvolvimento mais aprofundado e que trouxessem, como sugere o título, ideias para adiar o fim do mundo.

Lerica 29/03/2023

Fim do mundo, como assim? Nesta obra, Ailton Krenak nos trará uma série de reflexões a respeito da ganância do homem branco e como isso tem levado à destruição da terra, tida para os Povos Originários como uma divindade.

Os tempos têm sido difíceis desde a chegada dos portugueses nessas terras, de lá pra cá eles têm resistido, sofrido e chorado. Mas nunca desistem de lutar pelo bem de suas terras, rios e florestas.

Pri 26/03/2023

Uma visão de mundo completamente necessária
Eu sempre tive uma pontada de ideia sobre o que fala esse livro, mas ele abriu ainda mais a minha perspectiva. Nosso mundo é vasto demais, ele vai muito além do que nós enxergamos para que possamos resumir apenas entre Terra e humanidade. Como se o ser humano resumisse o mundo, mas na verdade o universo nos resume a apenas poeira. Sendo poeira, não temos direito de dominar o mundo como se fôssemos uma tempestade de areia. E ainda por cima trazendo consequências irreversíveis para o planeta.
Eu amei esse livro e pretendo ver a palestra também.

Mimyst 21/03/2023

Ideias para adiar o fim do mundo
Krenak é middddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

Sabrina 17/03/2023

Ideias para adiar o fim do mundo é uma provocação sobre o nosso comportamento e o futuro que queremos pro nosso planeta, com reflexões acerca da catástrofe socioambiental para onde estamos caminhando. São transcrições de palestras do Krenak, voz indígena potente e muito respeitada. Leitura rápida e necessária.

Caio 14/03/2023

Bom livro para enxergar um outro lado
O livro é bom quando te questiona e te faz repensar alguns pontos, trazendo uma visão de um tema que é abordado de forma muito superficial pela sociedade.

Achei um pouco incompleto, a hora que começa a te fazer refletir, acaba!