Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

Pillar1 03/03/2023

Ponto de vista vista de um ponto
Perspectiva não centrada na visão branca e capitalista da vida mais do que necessária nesse nosso tempo de constantes apocalipses. Um exercício de abertura de cabeça e coração para uma ?nova? concepção da relação do humano com o mundo, com a natureza, com a política e com outros humanos, pra quem nasceu dentro dessas narrativas ocidentais. Possibilidades de algo novo (ancestral), através da simplicidade profunda, real da conexão.

glwrix 26/02/2023

Sucinto e potente
Apesar de ser um livro pequeno - resultado de transcrições de palestras do autor - os ensinamentos são inúmeros.
os questionamentos de Ailton ecoam as vozes de diversas populações que tem resistido, com muita sabedoria, o fim do mundo que nós encomendamos.
uma oportunidade para refletirmos sobre nossa relação com o mundo, com o outro e com nós mesmos.
é tocante, inspirador e emocionante.
te deixa com um gostinho de quero mais - e é ótimo por isso!

Thayane28 23/02/2023

Ideias para adiar o fim do mundo
Um livro curtinho, conseguimos ler em 2 horinhas. Ele traz trechos de palestras e ideias do autor sobre a humanidade, natureza e o que desejamos para o futuro das próximas gerações.

Embora sejam lançadas ideias ?soltas? do seu entendimento particular, ele nos lança à reflexão sobre nossas ações e consequências delas.

Uma leitura válida para abertura de mente ao pensar em uma verdadeira mudança e sem, claro, afetar aqueles que já estavam aqui quando os europeus chegaram.

Clara :) 11/02/2023

Achei esse livro muito interessante e útil principalmente nos dias de hoje. Porém, achei que algumas coisas ficaram meio vagas, provavelmente pq é a transcrição de uma palestra dele. Esperava um pouco mais.

Mateus 05/02/2023

Ideias para sonhar um mundo melhor
Livro curtinho e de fácil leitura, mas lotado de ensinamentos, o Ailton Krenak tem em seu nome Kre que significa Cabeça, Nak que significa Terra, isso introduz muito de seu pensamento, afinal o conceito de terra não como uma propriedade mas sim como algo compartilhado por todos nós, devemos amá-la e protegê-la como uma grande Pacha Mama ou melhor dizendo Mãe terra.

Indico essa leitura para os curiosos pelo mundo, e por todas as coisas que permeiam a vida humana, que possamos sonhar um mundo melhor.

LetAcia1104 30/01/2023

interessante
é o tipo de livros que te deixa pensando nas mudanças que já ocorreram no mundo e nas que podem ocorrer. O livro também traz assuntos reais, atuais que poucas vezes são discutidos. E também gosto da maneira que o autor introduz como a sociedade já está aceitando as coisas de maneira automática.

as vezes a opinião do autor era meio vaga e o mesmo não aprofundava no seu pensamento, porém gostei do modo que ele pensa e concordo com muita coisa que ele diz

maria 11/01/2023

na minha opinião esse livro é, não só extremamente interessante, como muito importante e muito lindo em alguns momentos. é toda uma reflexão sobre a ancestralidade, a relação dos humanos com a natureza, o que a gente chama de ?humanidade? sobre política e história; te faz pensar muito e pode mudar seu jeito de ver o mundo.
eu saí um pouco realizada dessa leitura, me fez enxergar muita coisa que eu pensei que já sabia sobre de um jeito diferente e, nem muito não mude nada em você, ainda é uma leitura mto linda de se fazer e que eu recomendo demais.
eu com toda certeza vou reler esse livro em algum momento. 2023 já começou bem.

Gabriela 11/01/2023

Ideias para adiar o fim do mundo
Ailton Krenak, o autor do livro, é uma pessoa incrível, admiro demais o seu trabalho e conquistas; uma pessoa que realmente merece muito. Espero conhecer ainda mais das suas ações.
Vamos ao livro, eu gostei bastante da pegada de escrita apesar de ser a adaptação de duas palestras e uma entrevista.
Acredito que, pela escrita clara, é uma leitura necessária e deveria ser classificada como uma das leituras clássicas brasileiras.
Também demonstra um ponto de vista muito interessante do autor sobre a "estabilidade" global atual.
Enfim, único defeito (para mim) é que acabou rápido demais, afinal, é um livro curto.

MarcosQz 11/01/2023

Krenak diz em seu livro que existe uma ideia na mentalidade do brasileiro de que os índios deveriam estar colaborando para o sucesso de um projeto de exaustão da natureza, quando tudo, segundo ele, é natureza, nada está fora ou além dela, "o mundo acredita que tudo é mercadoria", o rio não é um ser vivo, é produto a ser explorado, é mercadoria a ser consumida, para citar um pequeno exemplo.

"A modernização jogou essa gente do campo e da floresta para viver em favelas e em periferias, para virar mão de obra em centros urbanos. Essas pessoas foram arrancadas de seus coletivos, de seus lugares de origem, e jogadas nesse liquidificador chamado humanidade. Se as pessoas não tiverem vínculos profundos com sua memória ancestral, com as referências que dão sustentação a uma identidade, vão ficar loucas neste mundo maluco que compartilhamos."

Wenddy 09/01/2023

Interessante
É uma transcrição de uma palestra do Ailton Krenak muito interessante, onde podemos reavaliar a forma de ver o mundo, ampliar os horizontes, levar em consideração outras óticas, os diversos saberes e culturas que existem e resistem, sair do formato padrão ocidentalizado hegemônico

Daniela 05/01/2023

Uma provocação necessária
Em poucas páginas, uma leitura tão importante!
Ailton Krenak nos leva à reflexão de ancestralidade, pertencimento, consumismo e alienação, a sobrevivência através e pela diversidade.
Vale muito a leitura.

Messias 03/01/2023

Achei um bom livro para começar o ano. Embora seja a transcrição de palestras, a gente acaba sentindo a falta de um aprofundamento maior em algumas questões que Krenak pontua embora fique nítido o potencial de muitas delas. O posfácio eu achei fraco, não está a altura do livro. Vale a pena a leitura, especialmente por ser um livro pequeno, fácil de ler. E dá vontade de ler mais dele.

Marisa.Camargos 02/01/2023

Reflexão de sentidos e significados
Não tem como se deparar com as ideias de Ailton Krenak e não sair com um pensamento diferente.

Nesse livro o filósofo aborda vários pontos de vista, nos fazendo questionar sobre como se dão as relações com a natureza e sobre o sentido de humanidade. É um livro que eu recomendo muito para sair da nossa bolha e olhar o mundo como um todo com uma visão externa.

Lu 30/12/2022

Convite para repensar
Andamos tão imersos em nossos afazeres e responsabilidades do dia a dia que muitas vezes esquecemos de nos perguntar porque?

Porque estamos fazendo isso? Para quem estamos fazendo?

Ler esse livro, resgatou em mim a consciência de que não é porque uma coisa já está sendo feita de uma determinada forma a muito tempo, que seja a única forma de fazê-la.

Nos convida a repensar atitudes e causas que muitas vezes nem nos damos conta de que estamos apoiando e faz a gente se perguntar principalmente, o que realmente é o progresso?