Ideias para adiar o fim do mundo

Ideias para adiar o fim do mundo Ailton Krenak

Resenhas -

Beatriz 30/12/2022

Ideias sensacionais
Um livro que te leva a refletir sobre diversos pontos da sua vida. Super indico a leitura desta obra !

Lorena 26/12/2022

Por um pensamento ancestral
Ailton Krenak é um estado de espírito. Suas obras são breves e ressonantes, fazem a gente pensar por gerações. Inserir no nosso pensamento cotidiano a consciência da comunhão dos povos com a natureza (que para ele são uma coisa só) é uma tarefa urgente e que realmente pode adiar o temido "fim do mundo". Spoiler: nós vamos acabar, o mundo, nem tanto...

custodiovitoria 22/12/2022

As reflexões trazidas pelo autor são muito interessantes.

Ter contato com a obra de Ailton Krenak me apresenta uma nova abordagem crítica ao modelo de desenvolvimento adotado.

Isto se pudermos dizer que temos um "modelo de desenvolvimento", talvez a palavra mais correta seja um "modelo de subdesenvolvimento e exploração importado pelo imperialismo".

Enfim, a crítica de Krenak é interessante ao passo que questiona o próprio modo do homem de se enxergar.

É muito interessante por trazer uma visão que não vê uma separação entre o homem e natureza, adotando uma perspectiva diferente e que não enxerga a natureza como algo a disposição para ser explorada.

Nesse sentido, o livro é ótimo. Apenas faço as mesmas considerações que outras resenhas, acredito que faltou uma melhor organização para que a leitura fluísse melhor.

Isabellecavalcanti 12/12/2022

Ideias para adiar o fim do mundo é um copilado de apresentações do ativista indígena Ailton Krenak sobre como os povos originários e os brancos lidam com a terra, como isso está fazendo que o fim do mundo esteja cada vez mais perto e como alguns coletivos resistem a esse fim.

duda 09/12/2022

O livro é bom, mas é meio bagunçado. embora eu entenda a subjetividade de Ailton, a forma como as falas de palestras dele foram postas aqui não ficou muito objetiva. Quanto a ideia principal, não tenho crítica alguma, concordo super com os posicionamentos dele. Só mesmo a organização do livro que me incomodou um pouco.

Giullia.Almeida 18/11/2022

urgente: precisamos adiar o fim do mundo!!
a cura de uma ressaca literária com um livro extremamente importante. ailton krenak gigantesco ao escrever tudo que já deveríamos saber, ou ao menos, ter consciência de maneira efetiva. uma leitura rápida, com reflexões longas, precisamos repensar o que está sendo chamado de humanidade, como iremos combater esse fim de mundo que nos cerca, a natureza está morrendo, e nós somos a natureza, não como mercadoria, mas como pertencentes de um tipo de vida anterior a ideia de "humanidade".

Foxback 10/11/2022

Pequeno Grande Livro
Ailton Krenak é a voz dos rios, das matas, das montanhas, dos animais. Representa a ancestralidade brasileira, a diversidade, os excluidos. Baseado em 2 palestras e 1 entrevista, Ideias Para Adiar o Fim do Mundo, é uma pequena joia de pensamentos que apontam para um futuro nao muito promissor diante dos acontecimentos atuais. Suas palavras sao necessarias e urgentes. Pena ser tao curto. Alias o livro é pequeno ( deveria ser Companhia de Bolso ) e mesmo sendo bonito e do conteudo valioso, o valor pago ( pela ediçao ) nao compensa. Aconselho a leitura no digital caso o valor seja inferior. Enfim, virei fã do autor e recomendo.

Ana 07/11/2022

Não é meu tipo de livro favorito, confesso KKKK
Mas, até que gostei do livro e dos temas que ele foi desenrolando ao longo da história. Talvez minha experiência tivesse sido melhor se sua leitura não tivesse sido solicitado pra trabalho acadêmico

Beatryz 29/10/2022

interessante
é mais uma palestra do que um livro mas o conteúdo em si é prazeroso de ler e conhecer do ponto de vista de outro indígena. me senti acolhida em muitos momentos e tô louca para ler outro livro do autor. muita gente diz que é mais do mesmo, mas enquanto não mudar nós ainda vamos falar ?mais do mesmo?. até o mundo entender e nos ouvir. livro sensacional!!!!

njd_angelo 21/10/2022

Ideais para adiar o fim do mundo (Nova edição)
O livro "Ideais para adiar o fim do mundo" é uma adaptação de duas palestras de Ailton Krenak, um dos mais destacados líderes do movimento indígena no Brasil, que foram realizadas em 2017 e 2019.
No livro ele faz "Uma parábola sobre os tempos atuais, por um de nossos maiores pensadores indígenas", ele traz ideias interessantes e temas pertinentes, mas eu tive um pouco de dificuldade de compreender o livro por completo, talvez seja pelo meu desconhecimento do autor e suas ideias, não sei. É um livro rápido de ler que no futuro pretendo reler para ver se tenho uma nova visão sobre ele.

Joao366 09/10/2022

Como adiar o fim do mundo?
O brilhante autor indígena Ailton Krenak nos traz brevemente ideias totalmente diversas de como pensarmos uma ?humanidade?. A visão diferente da branca, eurocêntrica e capitalista que parece ser a única que pensamos poder existir se mostra falha e ps povos originários tem muito a nos ensinar se nós pararmos de cala-los e massacra-los! Como adiar o fim do mundo é uma ótima leitura para quem nunca leu um autor indígena

giu 01/10/2022

ideias para adiar o fim do mundo
não gostei muito, não era o que eu esperava, pensei que ia ser uma história, mas li rápido e rendeu boas discussões

helena 22/09/2022

ideias para adiar o fim do mundo.
gosto demais dos livros do ailton! esse livro é um lindo " tapa na cara ", todos deveriam tirar um tempo para ler, a leitura também é super rápida e fluída.

Pablo Marcelo 21/09/2022

Uma história necessária
Acredito que temos um débito histórico gigantesco com o povo indígena e suas culturas e tradições - algo que, infelizmente, está bem longe das nossas escolas e até da cultura.

Krenak busca reparar esse déficit através deste livro, ainda que seja uma gota no oceano do que ainda precisamos ouvir e aprender deles.

Leitura rápida e leve, e bem introdutória e convidativa a este mundo inexplorado (ainda que explorado) dos índios.
Marcia 26/09/2022minha estante
Eu também gostei muito desse livro

DouReichert 20/09/2022

acho que eu criei uma expectativa muito alta sobre esse livro. não é ruim, definitivamente tem discussões pertinentes, mas estava esperando mais...