O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Lulu 03/11/2021

Uma delícia de livro
Esse livro é uma delícia de ler. Você se envolve com a personagem e sua história cheia de reviravoltas. Um dos meus livros preferidos.

Wilza.Mary 02/02/2022

Não sei se foi meu momento mas achei a leitura um pouco arrastada no começo. A Sira me deu tanta raiva no começo? que nem sei o que faria com ela se a encontrasse. Porém, no decorrer da leitura tudo acontece. A mulher vira espiã. Amei isso!!!!

Santana 22/04/2021

Nossa li esse libro fácilmente ha uns 10anos atrás.

Amei a leitura.
Guerra sivil em Espanha
Conta a história de uma jovem modista Sira.
Escrita: Está em primeira pessoa.
Sira é uma personagem muito sonhadora com uma mãe muito trabalhado e bem sofrida.
Ela vai passando por situações bem ruins na vida dela. Onde ela vai crescendo e se indenpedizando.
Para uma época em que as mulheres só tinha 1 caminho: casar-se melhor possível. Mais estachou a guerra em Espanha.

Por amor a um personagem Sira se vai do país e lá acontece muitas coisas ruins com ela. Mesmo assim ela sabe aproveitar as oportunidades que vai aparecendo e no caminho ela se vê envolta entre os dois bandos da guerra. Espionagem dentro da moda.

Personagem muito bem creados e muito carismáticos. História cativante. A moda sempre presente. Não vou dizer mais nada. Tem série na netflix. Acho até que eles respeitaram o livro amem!

Mais o livro é... excelente! Super hiper e recomendado. pra quem gosta de : espionagem. Moda. História de superação, e um bom trailer mais com cara de livro independente. E não trailer de Hollywood!

Dayana 16/04/2020

Resenha - Livro: O tempo entre costuras
?Sira Quiroga é uma jovem costureira que um dia se apaixona perdidamente e vai morar no Marrocos, deixando para trás Madri, mãe e trabalho. Sua vida em Marrocos se transforma e ela mergulha em um novo mundo, cercada de espionagens, fugitivos e impostores?.

É o melhor livro que eu ja li da autora, a história de Sira é delicinha e faz com que nos apaixonemos e torcemos pelo personagem. É uma leitura leve e fácil.

Vanessinha 27/04/2020

Cativante
A Sira é uma das personagens mais cativantes que já conheci. Não sei absolutamente nada sobre as costuras e me deparei adorandos as descrições. Tudo é muito vivo, a cidade, os amigos, os fatos históricos. Você acaba a leitura se sentindo amiga da família. Gostei muito.

Sheila.Balesteros 26/05/2020

O tempo entre costuras, primeiro livro que leio da autora espanhola Maria Duenas.
Livro narrado pela protagonista, Sira Quiroga, e a história flutua ora em Madri, ora em Tânger/Tetun- pretetorado espanhol em Marrocos, ora na Espanha arrasada pela Guerra Civil, e também durante o período da Segunda Guerra mundial (uma bela aula de história).
Sira Quiroga que desde pequena fora criada, somente por sua mãe, que era uma costureira, e de tanto acompanhar sua mãe no atelier em que esta trabalhava, aprendeu a costurar.
Sira, menina humilde, e com certa ingenuidade se apaixona por um rapaz, e se encanta com a nova vida de restaurantes, bares, hotéis, no entanto aquele que seria seu grande amor, se torna seu algoz, cravando na alma de Sirá machucados que levaram anos para cicatrizar. Foi dolorido.
??
Sira que abandonou tudo, para viver um grande amor, e acabou sozinha e grávida, sem eira nem beira, num país desconhecido, esbarrou com pessoas que a ajudaram. Podemos ver na história como às vezes o destino vai nos levando, como um tornado, tirando tudo do lugar, e quando pensamos que não vamos dar conta, tudo se ajeita. Ao longo da narrativa, por diversas vezes me questionei - e agora o quê será de Sira?- autora me surpreendia com desfecho maravilhoso.
???
??
Nessa maravilhosa história, você verá como Sira, uma costureira, consegue dar a volta por cima, montar seu ateliê de alta costura e torna-se uma peça importante para os Aliados durante 2GM, para lutar contra o fascismo europeu.
??
Temos como plano de fundo também, resgates, redenções, e por que não uma nova oportunidade para o coração?! Magnífico!

verdanvitoria 17/05/2020

O tempo entre costuras, loucuras e muito mais!
Esse foi o meu primeiro contato com a autora María Dueñas. Nas primeiras páginas a leitura talvez fique um pouco lenta, porque esse livro exige uma certa bagagem cultural e com relação à história da Espanha. Por isso, por várias vezes me vi pesquisando conceitos, termos, dados históricos pra poder entender melhor a narrativa e, de fato, depois que me familiarizei com alguns conceitos e informações a leitura fluiu de uma forma muito melhor!

O livro nos faz viajar por lugares tão maravilhosos, muitos que nunca pensamos em visitar ou soubemos existir e, de repente, se torna um sonho visitar o Marrocos e conhecer todo o branco que cobre Tetuán, as ruas de Madri e o litoral de Portugal.

A narrativa percorre vários momentos da vida da protagonista, entre eles muitos acontecimentos triste, trágicos e desafortunados, mas também mostra a coragem, resiliência e persistência de uma mulher forte e determinada, que mesmo nem sempre tendo a força necessária, consegue se reinventar e seguir em frente diante de muitos percalços que a vida coloca em seu caminho.

Além da brilhante protagonista, temos outros personagens tão cativantes quanto, como a otimista e sempre sorridente Rosalinda Fox, uma personagem tão singular e querida e seu amado Juan Luís, com todo o seu amor e admiração pelo povo do Marrocos e seus ideais políticos pela paz e amizade entre os povos. Enfim, são tantos personagens completos e bem escritos nesse romance que não dá pra citar todos com detalhes, melhor descobrir suas qualidades através da leitura do livro.

Por fim, vale muito mencionar toda a estrutura e pesquisa histórica que embasam esse romance. O trabalho intenso da autora na busca de relatos, informações e dados históricos verdadeiros foi fundamental para o desenvolvimento dessa história.

Com certeza uma leitura muito enriquecedora, literatura de qualidade e um achado pra quem, assim como eu, se interessa por romances históricos que envolvem as grandes guerras. Um olhar mais detalhado sobre o papel da Espanha na Segunda Guerra Mundial e sobre o sofrimento do povo espanhol durante sua Guerra Civil.

Um dos melhores já lido, recomendo muito!
Lili 27/05/2020minha estante
??????

verdanvitoria 27/05/2020minha estante

Fer Kaczynski 08/10/2012

Apesar de não ser um livro ruim, eu esperava bem mais dessa estória, foi um pouco decepcionante pq achei lento em várias partes e parecia não ter fim, um pouco confuso e com várias reviravoltas e muitos personagens, acabou me cansando...uma pena!
Erika 18/12/2012minha estante
Fer, eu concordo contigo. Iniciei o livro com muitas expectativas, motivada pelas resenhas do Skoob. Mas, também achei chato em vários capítulos e aquele "final" foi simplesmente vergonhoso! Parece que a autora ficou com preguiça de finalizar a história!

Silvia 25/02/2022

Vale a pena!!
Muito bom... além da narrativa simples e envolvente, viajamos numa Espanha passada, com momentos de incredibilidade pelo sofrimento da época e nos contagiamos pela grandeza da personagem principal, com muita garra, amor

Naiara 06/04/2013

A cada esquina, uma nova - boa ou não - surpresa
Eu não poderia imaginar que o fruto de densos estudos históricos poderia dar um livro tão encantador. 'O Tempo Entre Costuras' é uma leitura deliciosa, do começo ao fim.

A trama aborda um tema que nos soa complexo de primeira mão: as entranhas da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial. Suas personagens secundárias, seus pormenores, tão importantes embora mascarados de inocente insignificância para os que dominam somente a superfície do assunto, como eu. Contudo, avançamos pelo livro com uma facilidade incrível que só se mostra possível devido à escrita leve da autora.

A personagem principal, Sira, arrebata o nosso coração cada vez mais um pouquinho ao longo do livro narrado em primeira pessoa. A fragilidade e a força são características conflitantes, mas na personagem ambas atuam como complementares, e em um mesmo momento do livro eu consigo ver ambas, a incrível força e a fragilidade próprias da natureza delicada de Sira.

O livro nos relembra quão pouco sabemos do que a vida nos reserva, e como uma decisão tomada aqui e outra deixada para depois acolá podem reverter em uma guinada agradável ou não na nossa história. Diante de tropeços, colhendo os frutos de um erro do passado, e por mais caóticas que as coisas possam parecer no presente, que não deixemos a esperança de uma vida melhor de lado.

Em todo tempo eu torci para a personagem principal, e tamanha era a sua força de vontade que ao mesmo tempo que eu sofria suas dores tinha a convicção de que tudo daria certo ao final - que é como agimos na maioria das vezes na vida real.

Bato palmas para a criatividade da autoria em criar tantas situações impensáveis na caminhada de Sira na trama. Pode-se dizer tudo do livro, menos que ele é previsível, o que já lhe garante facilmente uma estrelinha fixa na classificação da obra. Até mesmo falando da faceta romântica do livro. Tive uma feliz surpresa ao ver como a autora finalizou a estória, sempre fugindo do previsível.

Estou encantada! Recomendo a leitura sem pestanejar. Não é um clássico e a escrita não é brilhante, mas é leve e ágil, e a estória profunda é relatada com sutilidade - assim como Sira, forte e frágil.
Acho lindo o último parágrafo do epílogo. Nele, María Dueñas escreveu com um punho poético palavras belas que não vão sair de minha cabeça por um longo tempo.

Amanda 31/01/2016

O Tempo Entre Costuras
Eu não tenho costume de escrever resenhas, exceto quando eu gosto realmente do livro ou tenho algo a debater com os comentários anteriores, rs. Nesse caso são as duas coisas, rs. Primeiro, amei a escrita da autora, algo leve, com nuances de romance, mistério, cultura e algumas lições de vida. Personagens como a Sira cativam justamente por serem como eu e você, pessoas com sentimentos confusos, que muitas vezes tomam decisões precipitadas que mudam toda uma vida (ou várias). Foi perceptível o amadurecimento da Sira de uma menina bobinha, fútil e influenciável para uma mulher forte, decidida e independente, além de inteligente e corajosa. Ela me surpreendeu em vários pontos -ao deixar o Ignácio, ao vender as armas, ao topar ser espiã e ao se apaixonar pelo Marcus - mas não tanto quanto ao "enfrentar" o Hillgrath no final, demonstrou o quão confiante ela se tornou, achei a cena divertidíssima.
E falando do final, não achei ruim se considerarmos o epílogo como uma informação extra dos personagens que realmente existiram, na verdade ele serve mais como um adendo a história da Espanha - o que não comentei antes, mas achei muito bem descrita - e não como um final de fato.
Mas enfim, eu AMEI o livro e a autora. Super recomendo!!!! =D

Vivi Cruz 11/02/2016

Todas as mulheres deveriam ler esse livro!
Li esse livro no começo de 2015 e fiquei completamente apaixonada pela história e a narrativa que nos envolve do começo ao fim. É incrível a trajetória da personagem Sira Quiroga e o quanto ela evoluiu no decorrer da história. O amadurecimento e a forma como ela lida com as dificuldades que surgem no seu caminho faz como seja impossível não se comover com essa obra.

É uma história de amores, guerra e muitas reviravoltas. Entrou para a minha lista de favoritos da vida e acho que todas as mulheres deveriam ler. Confiram na integra a resenha que fiz no blog:

Vladia Castro 06/11/2019

O tempo entre costuras (Maria Dueñas) 🌟🌟🌟🌟
Sira Quiroga é uma moça simples que aprendeu a costurar com a mãe e foi trabalhar em um ateliê, na Espanha. Apaixona-se e muda para Tânger. Lá sofre uma decepção amorosa, e sua vida vira pelo avesso. Em Tetuán, ela faz novos amigos e refaz sua vida. Com a Segunda Grande Guerra, Sira torna-se espiã do lado dos ingleses. Uma costureira chique para espionar os nazistas e os colaboradores do ditador Franco. Como não cair de encantos?! Vale a pena ver a série na Netflix também!!! #mariadueñas #editoraplanetadobrasil

Valerya insta @leslivres_ 31/12/2021

Dueñas....
Sou suspeita para falar das obras dessa autora pq amo de paixão a maneira como ela mesma o romance com a história.
E achei a adaptação bem fiel ao livro.
Agora iremos para sua continuação: Sira

Marina 25/02/2020

Caramba!!! Que livro sensacional!!! É bem merecida a comparação que é feita de Maria Dueñas à Carlos Ruiz Zafon!! Uma leitura empolgante do primeiro ao último capítulo, ou melhor, ao epílogo. A narrativa do Narrador Personagem, Sira Quiroga, é rica em detalhes e emoções, nos remetendo ao mundo da estória. Vale muito à pena a leitura... é meu primeiro livro dessa escritora e já adquiri mais uma obra sua, As Filhas do Capitão.