O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Carol 12/07/2021

Eu amei demais esse livro e essa história. Ano passado comecei a ver a série uma semana antes dela ser cancelada e por isso não havia conseguido terminar. Quando descobri que era baseada em um livro fixei em minha mente que precisava ler urgentemente, e que decisão incrível. A série é bem fiel ao livro, mas a leitura é mil vezes melhor, cheia de detalhes e descrições que são incríveis. Enfim, acompanhar o crescimento da Sira ao longo da história é maravilhoso também. Livro incrível!!
"... Ninguém havia sido claro comigo nem havia me mostrado abertamente suas intenções. Já era hora de exigir ver a luz. De assumir as rédeas de minha vida, escolher meu caminho como e com quem queria transita-los. (...) Sem ser proprietária, afinal de contas, do rumo da minha vida..."

Wilza.Mary 02/02/2022

Não sei se foi meu momento mas achei a leitura um pouco arrastada no começo. A Sira me deu tanta raiva no começo? que nem sei o que faria com ela se a encontrasse. Porém, no decorrer da leitura tudo acontece. A mulher vira espiã. Amei isso!!!!

verdanvitoria 17/05/2020

O tempo entre costuras, loucuras e muito mais!
Esse foi o meu primeiro contato com a autora María Dueñas. Nas primeiras páginas a leitura talvez fique um pouco lenta, porque esse livro exige uma certa bagagem cultural e com relação à história da Espanha. Por isso, por várias vezes me vi pesquisando conceitos, termos, dados históricos pra poder entender melhor a narrativa e, de fato, depois que me familiarizei com alguns conceitos e informações a leitura fluiu de uma forma muito melhor!

O livro nos faz viajar por lugares tão maravilhosos, muitos que nunca pensamos em visitar ou soubemos existir e, de repente, se torna um sonho visitar o Marrocos e conhecer todo o branco que cobre Tetuán, as ruas de Madri e o litoral de Portugal.

A narrativa percorre vários momentos da vida da protagonista, entre eles muitos acontecimentos triste, trágicos e desafortunados, mas também mostra a coragem, resiliência e persistência de uma mulher forte e determinada, que mesmo nem sempre tendo a força necessária, consegue se reinventar e seguir em frente diante de muitos percalços que a vida coloca em seu caminho.

Além da brilhante protagonista, temos outros personagens tão cativantes quanto, como a otimista e sempre sorridente Rosalinda Fox, uma personagem tão singular e querida e seu amado Juan Luís, com todo o seu amor e admiração pelo povo do Marrocos e seus ideais políticos pela paz e amizade entre os povos. Enfim, são tantos personagens completos e bem escritos nesse romance que não dá pra citar todos com detalhes, melhor descobrir suas qualidades através da leitura do livro.

Por fim, vale muito mencionar toda a estrutura e pesquisa histórica que embasam esse romance. O trabalho intenso da autora na busca de relatos, informações e dados históricos verdadeiros foi fundamental para o desenvolvimento dessa história.

Com certeza uma leitura muito enriquecedora, literatura de qualidade e um achado pra quem, assim como eu, se interessa por romances históricos que envolvem as grandes guerras. Um olhar mais detalhado sobre o papel da Espanha na Segunda Guerra Mundial e sobre o sofrimento do povo espanhol durante sua Guerra Civil.

Um dos melhores já lido, recomendo muito!
Lili 27/05/2020minha estante
??????

verdanvitoria 27/05/2020minha estante

Bia 13/05/2022

Recomendo
De início admito, achei a Sira irritante - e até burra. Cheguei até a parar um pouco pra preferenciar minha outra leitura, mas qndo resolvi voltar pra ele, só deslanchou. A Sira amadurece, o livro é cheio de história (particularmente amo). Eu não sabia nada sobre conflitos internos da Espanha e foi muito interessante mesmo saber mais. O livro é bastante descritivo (principalmente em relação ao contexto histórico) mas honestamente não achei que isso o deixou enfadonho. Gostei bastante, recomendo ?

Marcelha.Leone 01/09/2022

Cheguei a esse livro por indicação de uma amiga. Achei o começo meio "arrastado", mas ainda assim insisti. Pouco depois do meio a leitura ficou fluída. No geral gostei. Agora quero assistir a série.

Duda Bañolas 07/10/2020

O tempo entre costuras
Reflito sobre este livro, naturalmente, baseada em opiniões relativas àquilo que conheço, tendo peso os últimos livros que li. O penúltimo deles foi “Norwegian Wood”, de Murakami. Se aquele tratava de uma história sem grandes acontecimentos de forma irrealmente sóbria, este tem como foco uma história extraordinariamente romântica, tecida por um texto que de forma mágica descreve as incríveis aventuras de Sira.

A forma como a história se desenvolve, ao meu ver, foge demais da realidade e se insinua aos clássicos romances. Suas primeiras páginas mostram a menina desafortunada, por quem se apaixona um homem mais velho e rico, que descobre, ao fim, ter uma enorme herança ao seu dispor. Passando por Jane Eyre em poucas páginas, o livro traz voltas e reviravoltas.

Enquanto lia O tempo entre costuras, li também “Homens imprudentemente poéticos”, de Valter Hugo Mãe - que, como uma grande surpresa, se tornou meu livro favorito. Em seu prefácio, Laurentino Gomes compara: “é uma surpreendente e poderosa exceção em um ambiente literário em que tudo se tornou previsível e confortavelmente repetitivo”. Ao meu ver, na literatura, o “previsível” e “repetitivo” fazem alusão paradoxalmente ao mirabolante, e é aí que se encaixa O tempo entre costuras.

Acho que se eu tivesse lido este livro há uns 7, 8 anos, provavelmente teria gostado muito mais do que de fato fiz. Para aqueles que gostam de livros cujo tema central é deveras o desenrolar da história (talvez isso não pareça fazer sentido, mas posso explicar), recomendo este. Para aqueles amigos em que identifico um gosto literário semelhante ao meu, já não recomendaria.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 23/09/2020

Não foi pra mim...
Admito que me interessei por esse livro logo de cara, primeiramente porque adoro um livro de época, independente de ser século XV ou XX, e que se passa na Espanha?! Tenho uma admiração muito grande pela Espanha, um desejo enorme de conhecê-la, então um livro que se passa lá já entrou na minha wish list de imediato.

Quando eu consegui comprar e ele chegou aqui em casa, também me apaixonei pela edição. Na verdade, eu ia comprar o de brochura, mas por desatenção comprei o de capa dura, me arrependi assim que percebi, mas o sentimento logo foi deixado de lado.

A edição é linda demais, não tenho muitos livros dessa editora e, falando por esse, achei um primor. Não encontrei erros de português, as primeiras e últimas páginas são marrons. Maravilhoso mesmo, vale cada centavo.

Agora, vamos passar para a parte que importa, sim? O enredo.

Bom, eu não amei, na verdade, estava em uma fase bem complexa quando comecei a ler. Envolvida com um processo seletivo, prova, entrevista… Enfim, consegui o estágio, mas até chegar nisso foi bastante nervosismo e a leitura desse livro pegou justo essa fase. Ele não é dos mais leves, por isso não tive facilidade.

No quesito ambientação O Tempo entre Costuras é realmente muito rico, você se sente dentro da Espanha da década de 1930, mas a narrativa me incomodou em diversos pontos. No início, achei que seria aquela narrativa rápida, que conta acontecimentos de meses em alguns parágrafos, mas passando as páginas, há várias situações que se alongam, sendo descritivas ao extremo. Achei isso bastante instável, o que não me causou uma boa impressão, para ser sincera.
[...]
CONTINUA NO LINK

site: https://meowbookblog.com/2020/09/23/resenha-o-tempo-entre-costuras-de-maria-duenas/

Gabs 22/06/2020

Um dos meus favoritos
Que livro maravilhoso, a História me prendeu do começo ao fim. Não consegui parar de ler. Indico muito a série também.

Nanda 04/11/2023

Que. Livro!
Romance histórico maravilhoso, cheíssimo de reviravoltas!
Um lado de duas guerras que ainda não tinha lido sobre!
Recomendo super pra quem gosta desse gênero!

Levi.Kesley 25/01/2023

A forma como a autora inseriu os personagens fictícios dentro de uma história que todos temos conhecimento dos livros de história é realmente envolvente. É admirável a criatividade de inserir os novos personagens e envolvê-los com os personagens que realmente viveram na época em que a história foi contada, como Rosalinda Fox, Juan Luis Beigbeder e Allan Hillgarth. Sem contar também com os eventos que ocorreram que são realmente confirmados. Me faz até a querer duvidar se Sira Quiroga realmente não existiu!!
Super recomendo esse livro maravilhoso...
aartemesalva-nat 25/01/2023minha estante
Ameii, vou incluir na minha lista de desejos.?

Levi.Kesley 25/01/2023minha estante
????

Jaque - @indicandoleituras 22/11/2023

Um romance histórico com muitas camadas.
Esse romance me agarrou desde do primeiro momento e não me soltou. Eu nem lembro qual foi a última vez que eu li um romance histórico e eu nem sabia que gostava tanto desse gênero, pra falar a verdade. rsrs A Sira é aquela personagem que evolui de forma maravilhosa. Os personagens são inesquecíveis e todo o espaço onde se passa a narrativa Marrocos, Espanha, Lisboa, deixou tudo mais interessante. Achei um pouco longo demais, mas a autora soube amarrar todas as tramas e deixar o final muito agradável. Recomendadíssimo!

Gabi 25/04/2021

Apaixonante
Acho que já fazem umas 3 semanas que terminei esse livro, mas só hoje tirei um tempinho pra tentar descrever um pouco o que eu senti com ele.

Para mim, a palavra que pode descrever essa leitura é surpresa. Comecei a ler sem expectativa nenhuma e me vi completamente envolvida pelo enredo e maravilhada com as personagens.

De cara me senti atraída pelo contexto histórico e cultural em que se passa a trama; a guerra civil espanhola com todas suas repercussões, a ascensão franquismo e do nazismo e, o mais incrível na minha opinião , o mundo e a cultura moura no Marrocos da época.

Ao mesmo tempo, confesso que no começo do livro fiquei um pouco incomodada, achando a leitura lenta e descritiva demais. De fato, acredito que seja um pouco, demora muito até algum grande acontecimento ocorrer, o que faz você ter a impressão que a narrativa não caminha muito, mas isso está muito longe de ser a verdade e tudo o que acontece é extremamente importante para o desenvolvimento da personagem principal e para o desenrolar da história.

Então, em alguns momentos a narrativa é realmente ?lenta?, mas em nenhum momento é entediante, porque você simplesmente se vê preso ao livro, a uma escrita completamente envolvente e extremamente bem construída e, principalmente, você se vê encantada com personagens bem desenvolvidos e que apresentam um amadurecimento fenomenal.

Por sinal, isso se tornou o melhor do livro para mim. É nítido o desenvolvimento e a transformação que a personagem principal passa, de maneira gradativa e minuciosamente construída. Ao longo do livro senti muitos sentimentos pela Sira, bons e ruins também, confesso! Mas o que realmente fica é admiração e orgulho, por todos seus avanços e sua coragem.

Uma forte e bem desenvolvida protagonista, que reconhece seus erros e assume suas fraquezas, mas que, ainda assim, não se deixa levar pelos seus temores, enfrentando o que vier pela frente e lutando pelas sua autonomia e seus sentimentos.

O destaque maior é para a principal Sira, claro. Mas é impossível, e quase um pecado, ignorar o quão incríveis e bem trabalhos também são os outros personagens; deixo aqui o meu total respeito e carinho principalmente a Marcus Logan e Rosalinda Fox.

No mais, além de uma história super envolvente, uma ambientação interessante e um desenvolvimento de personagem incrível de acompanhar, ainda contamos com outras questões incríveis e surpreendentes: espionagem e serviço secreto numa Espanha pós-guerra e emergida em questões políticas! A partir da 3° parte do livro a leitura é simplesmente perfeita, não tem nada o que apontar, é só se deixar levar por essa trama incrível; ler um capítulo só não é suficiente, você fica sempre com um gostinho de ?quero mais?.

Por fim, tem-se que parabenizar também a autora no incrível detalhamento histórico e na pesquisa e bibliografia minuciosa em que o livro se embasa. Um romance histórico das melhores qualidades!

Terminei a leitura completamente apaixonada pelo livro (se tornou meu xodó!) e extremamente surpresa e agradecida com a sua qualidade, seja em relação à escrita, ao enredo, ao contexto, à construção dos personagens, enfim, a tudo.
Giovanna1242 25/04/2021minha estante
Marcus e rosalinda reis demais ???

Gabi 26/04/2021minha estante
os maiores vei ??

Karen Gabrieli 27/02/2021

Mais do que uma história gostosa de ler
Uma leitura gostosa, que te prende e você quer acompanhar cada capítulo como se fosse uma novela da tv só que melhor. Sempre tem muita coisa acontecendo na vida da protagonista que te surpreende.

Mais do que história sobre uma costureira espanhola, temos um grande pedaço sobre a história da Espanha e também Marrocos.

É apresentado dados políticos, mas todos são importantes pro enredo e são forças que movem a história, às vezes de maneira secundária às vezes de maneira explícita.

Mesmo falando de história e política é um livro que acho que facilmente envolveria qualquer um que gosta de uma boa história.

Nanda 14/12/2023

Muita expectativa pra pouco impacto
É um livro interessante, porém muito descritivo, só começou a ficar emocionante a partir da página 200 pra frente.

Liliane 11/08/2021

Romance ficcional espanhol narrado por Sira Quiroga, uma mulher com o talento nato para a costura.
Ela narra sua trajetória desde a infância quando aprendeu o ofício com sua mãe (a solitária Dolores), no ateliê de Dona Manuela, ainda na Espanha. Na juventude torna-se também costureira no mesmo ateliê e conhece Inácio, que virá a ser seu primeiro namorado. O rapaz tem aspirações por um cargo de funcionário público no governo e tenta incentivar Sira, agora sua noiva, a seguir o mesmo caminho.
Os planos de ambos são frustrados quando têm seus caminhos cruzados pelo ambiciosa e astucioso Ramiro, que causa uma grande reviravolta na vida do casal.
A partir daí Sira muda-se para o Marrocos e vive, por golpe do destino, situações nunca imaginadas que corroboram para que ela se envolva em situações políticas e tenha conhecimento, do que virá a ser narrado no livro como fatos históricos do governo Franco, a revolução espanhola e as alianças políticas do governo espanhol com os nazistas.
Durante toda a trama Sira vai apresentando alguns personagens ficcionais (Rosalinda, Logan, Candelaria, etc.) e reais (como Serrano Süner e Beigebder) e deixando o leitor a par dos lugares pelos quais ela passa (Madri, Tetúan, Tânger e Portugal), ao passo que mostra seu crescimento pessoal, profissional e intelectual.
Um romance com linguagem leve e envolvente que prende o leitor por ser um misto de história, política, aventura, suspense e estilo.