O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Gabi 25/04/2021

Apaixonante
Acho que já fazem umas 3 semanas que terminei esse livro, mas só hoje tirei um tempinho pra tentar descrever um pouco o que eu senti com ele.

Para mim, a palavra que pode descrever essa leitura é surpresa. Comecei a ler sem expectativa nenhuma e me vi completamente envolvida pelo enredo e maravilhada com as personagens.

De cara me senti atraída pelo contexto histórico e cultural em que se passa a trama; a guerra civil espanhola com todas suas repercussões, a ascensão franquismo e do nazismo e, o mais incrível na minha opinião , o mundo e a cultura moura no Marrocos da época.

Ao mesmo tempo, confesso que no começo do livro fiquei um pouco incomodada, achando a leitura lenta e descritiva demais. De fato, acredito que seja um pouco, demora muito até algum grande acontecimento ocorrer, o que faz você ter a impressão que a narrativa não caminha muito, mas isso está muito longe de ser a verdade e tudo o que acontece é extremamente importante para o desenvolvimento da personagem principal e para o desenrolar da história.

Então, em alguns momentos a narrativa é realmente ?lenta?, mas em nenhum momento é entediante, porque você simplesmente se vê preso ao livro, a uma escrita completamente envolvente e extremamente bem construída e, principalmente, você se vê encantada com personagens bem desenvolvidos e que apresentam um amadurecimento fenomenal.

Por sinal, isso se tornou o melhor do livro para mim. É nítido o desenvolvimento e a transformação que a personagem principal passa, de maneira gradativa e minuciosamente construída. Ao longo do livro senti muitos sentimentos pela Sira, bons e ruins também, confesso! Mas o que realmente fica é admiração e orgulho, por todos seus avanços e sua coragem.

Uma forte e bem desenvolvida protagonista, que reconhece seus erros e assume suas fraquezas, mas que, ainda assim, não se deixa levar pelos seus temores, enfrentando o que vier pela frente e lutando pelas sua autonomia e seus sentimentos.

O destaque maior é para a principal Sira, claro. Mas é impossível, e quase um pecado, ignorar o quão incríveis e bem trabalhos também são os outros personagens; deixo aqui o meu total respeito e carinho principalmente a Marcus Logan e Rosalinda Fox.

No mais, além de uma história super envolvente, uma ambientação interessante e um desenvolvimento de personagem incrível de acompanhar, ainda contamos com outras questões incríveis e surpreendentes: espionagem e serviço secreto numa Espanha pós-guerra e emergida em questões políticas! A partir da 3° parte do livro a leitura é simplesmente perfeita, não tem nada o que apontar, é só se deixar levar por essa trama incrível; ler um capítulo só não é suficiente, você fica sempre com um gostinho de ?quero mais?.

Por fim, tem-se que parabenizar também a autora no incrível detalhamento histórico e na pesquisa e bibliografia minuciosa em que o livro se embasa. Um romance histórico das melhores qualidades!

Terminei a leitura completamente apaixonada pelo livro (se tornou meu xodó!) e extremamente surpresa e agradecida com a sua qualidade, seja em relação à escrita, ao enredo, ao contexto, à construção dos personagens, enfim, a tudo.
Giovanna1242 25/04/2021minha estante
Marcus e rosalinda reis demais ???

Gabi 26/04/2021minha estante
os maiores vei ??

Giulia Benício 12/02/2023

Se tornou um dos meus livros preferidos! A leitura flui de maneira que faz com apetecemos por mais (apesar de ser uma história grande). É muito bom ver o amadurecimento da Sira ao longo da história, depois dela ter passado por tanta coisa. Realmente amei este livro, mas tem dois pontos pelos quais não gostei:
1- O final. Achei que poderia ser mais trabalhado, em razão dos "suspense" ao longo do livro, me deixou a desejar.
2- A "enrolação" em algumas partes do livro me irritou um pouquinho, confesso. Partes onde poderiam ir direto ao ponto e acabavam "perdendo o foco" um pouco do que realmente me interessava.

Mas de qualquer forma foi um livro maravilhoso!! O melhor que li esse ano até agora.
Outra razão por eu ter gostado TANTO desse livro e ter se tornado um dos meus favoritos é o fato de eu ser costureira assim como ela e eu amei a forma como o livro descrevia o trabalho dela e a forma como a Sira descreve detalhadamente a roupa das outras pessoas em sua volta.

Vii 19/04/2021minha estante
foi escrito por Maria Dueñas é uma escritora espanhola. Ficou famosa em 2009 com O Tempo Entre Costuras, seu primeiro livro, que se converteu numa das obras mais vendidas da literatura espanhola nos últimos anos e foi traduzida para mais de vinte e cinco idiomas.

Rosana Miyata 30/07/2020

A história é muito boa, mas pela quantidade de detalhes e dados históricos a leitura para mim se tornou lenta, eu demorei bastante para ler. Mas pode ser porque eu não estou acostumada a ler livros desse gênero.

@jaliagoraesuavez 10/03/2015

Falaram tanto desse livro que comecei a ler cheia de expectativa... e é isso que dá.
Não é um livro ruim, mas também não tem nada de mais. É um livro ok.
E, de romance, passa longe.
No final, achei que algumas pontas ficaram perdidas e isso também me decepcionou.
Mas vai uma nota 3, pois quis ler até o final e não pensei em abandonar em momento nenhum.

Levi.Kesley 25/01/2023

A forma como a autora inseriu os personagens fictícios dentro de uma história que todos temos conhecimento dos livros de história é realmente envolvente. É admirável a criatividade de inserir os novos personagens e envolvê-los com os personagens que realmente viveram na época em que a história foi contada, como Rosalinda Fox, Juan Luis Beigbeder e Allan Hillgarth. Sem contar também com os eventos que ocorreram que são realmente confirmados. Me faz até a querer duvidar se Sira Quiroga realmente não existiu!!
Super recomendo esse livro maravilhoso...
aartemesalva-nat 25/01/2023minha estante
Ameii, vou incluir na minha lista de desejos.?

Levi.Kesley 25/01/2023minha estante
????

Cheiro de Livro 06/09/2015

Tempo entre Costuras
O ótimo livro de estréia de Maria Dueñas retrata o protetorado espanhol no Marrocos durante a guerra civil espanhola e a segunda guerra mundial. A escrita envolvente narra a trajetória de Sira através dos anos.
“Tempo entre Costuras” além de um romance de formação é também uma novela de espionagem. Posso até dizer que é um romance de formação de espiã. Sira, nossa heroína, é uma jovem aprendiz de costureira no inicio da trama e por uma serie de circunstancias acaba no Marrocos com um grande divida. A necessidade de limpar seu nome e de sobreviver faz com que Sira se envolva em alguns esquemas ilegais para criar seu Chez Sira, m ateliê de costura para a elite do protetorado.
É quando Sira ganha um h ao final do nome que os personagens fictícios passam a cruzar com importantes personagens históricos. É nesse momento também que somos lembrados do papel da península Ibérica durante a Segunda Guerra. Portugal e Espanha ficaram infestados de espiões tanto Aliados quanto do Eixo, uma situação que poderia gerar muitas histórias. Aqui Dueñas explora a situação de Portugal com uma ida de Sira a Lisboa. Essa passagem me fez lembrar de outro bom livro que fala sobre o mesmo período, o muito bom “Enquanto o Ditador Dormia”.
Voltando as costura de Sira, o livro ganha outro ritmo depois que o ateliê se muda para Madri e a trama de espionagem se intensifica. É verdade que muitas historias e ainda mais personagens secundários são simplesmente esquecidos, isso deixa o leitor com um gostinho de quero mais. Isso é um problema, mas acho que mais grave é o fato de que o livro acaba em um momento quente da historia. Entendo que Dueñas termina o livro em um momento em que Sira toma as rédias de sua vida, mas ela escreveu algo mais do que simplesmente um romance de formação e ela parece não perceber isso.
“Tempo Entre Costuras” é um ótimo livro, envolvente mesmo, mas ao deixar algumas histórias incompletas e não desenvolver mais a trama de espionagem tira um pouco o brilho do livro.

site: http://cheirodelivro.com/tempo-entre-costuras/
Fran 12/05/2018minha estante
Concordo contigo. Quando terminei a leitura fiquei com aquela sensação "agora que estava bom acabou" ?

Santana 22/04/2021

Nossa li esse libro fácilmente ha uns 10anos atrás.

Amei a leitura.
Guerra sivil em Espanha
Conta a história de uma jovem modista Sira.
Escrita: Está em primeira pessoa.
Sira é uma personagem muito sonhadora com uma mãe muito trabalhado e bem sofrida.
Ela vai passando por situações bem ruins na vida dela. Onde ela vai crescendo e se indenpedizando.
Para uma época em que as mulheres só tinha 1 caminho: casar-se melhor possível. Mais estachou a guerra em Espanha.

Por amor a um personagem Sira se vai do país e lá acontece muitas coisas ruins com ela. Mesmo assim ela sabe aproveitar as oportunidades que vai aparecendo e no caminho ela se vê envolta entre os dois bandos da guerra. Espionagem dentro da moda.

Personagem muito bem creados e muito carismáticos. História cativante. A moda sempre presente. Não vou dizer mais nada. Tem série na netflix. Acho até que eles respeitaram o livro amem!

Mais o livro é... excelente! Super hiper e recomendado. pra quem gosta de : espionagem. Moda. História de superação, e um bom trailer mais com cara de livro independente. E não trailer de Hollywood!

Karen Gabrieli 27/02/2021

Mais do que uma história gostosa de ler
Uma leitura gostosa, que te prende e você quer acompanhar cada capítulo como se fosse uma novela da tv só que melhor. Sempre tem muita coisa acontecendo na vida da protagonista que te surpreende.

Mais do que história sobre uma costureira espanhola, temos um grande pedaço sobre a história da Espanha e também Marrocos.

É apresentado dados políticos, mas todos são importantes pro enredo e são forças que movem a história, às vezes de maneira secundária às vezes de maneira explícita.

Mesmo falando de história e política é um livro que acho que facilmente envolveria qualquer um que gosta de uma boa história.

MellNavarro 12/07/2020

Eu vi a série sem saber que era baseada em um livro e depois que soube fiquei louca para ler e não me decepcionei em nada. Eu amo essa mistura entre ficção e história, misturado com espionagem então... Esse livro é recheado de personagens fortes e acontecimentos complexos, muito bom!!

Rosamaria.Guedes 22/04/2024

Enredo que melhora com o andar da leitura
O livro começa bom, mas vai melhorando. Tiveram umas duas situações surpreendentes o que deu velocidade pro livro. E o fato de ter se baseou em história me chamou muito mais a atenção. Resumindo: muito bom.

Bia 13/05/2022

Recomendo
De início admito, achei a Sira irritante - e até burra. Cheguei até a parar um pouco pra preferenciar minha outra leitura, mas qndo resolvi voltar pra ele, só deslanchou. A Sira amadurece, o livro é cheio de história (particularmente amo). Eu não sabia nada sobre conflitos internos da Espanha e foi muito interessante mesmo saber mais. O livro é bastante descritivo (principalmente em relação ao contexto histórico) mas honestamente não achei que isso o deixou enfadonho. Gostei bastante, recomendo ?

Ivanice Ribeiro 27/01/2021

A história é um romance envolvente, de leitura fácil. Uma obra de ficção que se mistura com alguns personagens reais e tem como pano de fundo a guerra civil espanhola, em meados da década de 30.

Conta a vida de Sira, a personagem principal,  e traz na trama muitas reviravoltas, emoção, aventuras e perigos.

Sira é uma moça simples, costureira, ofício que aprendeu com a mãe, com a qual vive na periferia de Madri. Ao se apaixonar loucamente por um homem sedutor, larga o noivo e aventura-se indo com sua paixão para o Marrocos atrás de uma grande oportunidade de emprego. Eles vivem dias de farra e glamour, até que inesperadamente sua vida se transforma outra vez, quando o seu amado rouba tudo que ela tem, a abandona grávida e a deixa cheia de dívidas. Ela perde a criança e precisa aprender a se virar sozinha num país estranho, já que não pode voltar à Espanha por causa da guerra.

Entre idas e vindas, ela consegue montar um ateliê de alta costura e passa a atender mulheres da alta sociedade. E assim ela fica amiga de uma inglesa que é amante do alto comissário espanhol no Marrocos. Através dessa amizade, ela conhece um jornalista inglês, que a ajuda a tirar sua mãe da zona de guerra na Espanha e levar para o Marrocos.
Os dois se apaixonam mas o romance não vai adiante porque ela não sente-se pronta pra se arriscar novamente no amor. Ele está só de passagem pelo Marrocos e ao terminar seu trabalho, vai embora.

Algum tempo depois da guerra civil acabar, Sira volta à Madri, como costureira internacional, de alta classe, com outra identidade. Seu trabalho na verdade é um disfarce para espionar os alemães através das conversas de suas esposas no ateliê.
Ela torna-se espiã, trabalhando para o serviço secreto britânico, com o intuito de impedir que a Espanha entre na segunda guerra apoiando os alemães.

E essa é mais uma reviravolta na vida dela, que de simples costureira, vê-se então envolvida num mundo completamente diferente do que está acostumada. Ela se torna uma mulher forte, corajosa, determinada, corre riscos, reencontra o amor.

É uma história apaixonante que nos faz vivenciar junto com a personagem cada sentimento, anseio, dúvida medo, incerteza e as aventuras dela.

Duda Bañolas 07/10/2020

O tempo entre costuras
Reflito sobre este livro, naturalmente, baseada em opiniões relativas àquilo que conheço, tendo peso os últimos livros que li. O penúltimo deles foi “Norwegian Wood”, de Murakami. Se aquele tratava de uma história sem grandes acontecimentos de forma irrealmente sóbria, este tem como foco uma história extraordinariamente romântica, tecida por um texto que de forma mágica descreve as incríveis aventuras de Sira.

A forma como a história se desenvolve, ao meu ver, foge demais da realidade e se insinua aos clássicos romances. Suas primeiras páginas mostram a menina desafortunada, por quem se apaixona um homem mais velho e rico, que descobre, ao fim, ter uma enorme herança ao seu dispor. Passando por Jane Eyre em poucas páginas, o livro traz voltas e reviravoltas.

Enquanto lia O tempo entre costuras, li também “Homens imprudentemente poéticos”, de Valter Hugo Mãe - que, como uma grande surpresa, se tornou meu livro favorito. Em seu prefácio, Laurentino Gomes compara: “é uma surpreendente e poderosa exceção em um ambiente literário em que tudo se tornou previsível e confortavelmente repetitivo”. Ao meu ver, na literatura, o “previsível” e “repetitivo” fazem alusão paradoxalmente ao mirabolante, e é aí que se encaixa O tempo entre costuras.

Acho que se eu tivesse lido este livro há uns 7, 8 anos, provavelmente teria gostado muito mais do que de fato fiz. Para aqueles que gostam de livros cujo tema central é deveras o desenrolar da história (talvez isso não pareça fazer sentido, mas posso explicar), recomendo este. Para aqueles amigos em que identifico um gosto literário semelhante ao meu, já não recomendaria.