O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Edméia 25/02/2022

Como ser o que não se é de verdade !!!
*Minhas impressões :

Este livro fala sobre Sira, uma moça boa, ingênua, aprendiz de costureira, pobre que se apaixona por Ramiro Bastos e acaba se mudando para um outro país (Marrocos) com ele !

Ramiro a abandona e ela se vê totalmente sozinha, sem dinheiro e com muitos problemas que ele deixou !!!

O Tempo entre costuras é uma leitura muito agradável, interessante e dinâmica ! Fala sobre ser o que não queremos ser, amar errado, se adaptar a uma cultura diferente da sua; sobre espionagem e os perigos que esta representa e em como a pessoa se vê obrigada a ser quem não é ; fala , claro ! , sobre costuras , tecidos, moda ...

Dentre as principais personagens a que eu mais gostei foi a da Candelaria, a muambeira ! Diverti-me muito com o jeito sincero, despachado dela ! Senti como se tratava de uma mulher corajosa, forte, esperta, inteligente e determinada diante de certas situações da vida !!!

Eu ia favoritar com cinco estrelas este e-book na minha página no Skoob ! Todavia, não gostei do final ! Parece que María Duenas,subitamente, se viu obrigada a terminar o livro e deu um final idiota para o mesmo !!! (Dei quatro estrelas para ele ! ).

Houve momentos em que a autora nos deixa irritados com tantas narrações históricas ! Tive a impressão de que ela pegou trechos de um livro sobre história e transcreveu dentro do livro dela ! Fiquei entediada com isso !!!

Achei sensacional toda a estratégia armada para Sira mandar suas mensagens para o seu chefe do Serviço Secreto Britânico ! Tudo muito bem pensado !

De 1 a 5 , dou nota 4 para este livro. Recomendo. Não pretendo relê-lo.

*Guaratinguetá , 25 de Fevereiro de 2022.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Natani2 09/02/2024

Presa entre as costuras.
O Tempo entre as Costuras é um livro delicioso de saborear. Você fica tão preso no enredo que começa a procrastinar o fim.
Pior, fica extremamente confuso e chateado com o fim.
María Dueñas narra a vida de Sira Quiroga, uma simples costureira espanhola, em meio à Guerra Espanhola e à Segunda Guerra Mundial.
Entre história, linhas, ficção e agulhas, o livro acontece.
O destino de Sira é inesperado pelo leitor. Muitas vezes a respiração cessou e o coração acelerou com o porvir das peripécias dela.
Os horrores da guerra e o luxo, tudo detalhadamente escancarado em cada página, fez os pelos do corpo arrepiarem.
Eu amei o enredo, a forma de escrita de María e os personagens.
Suspense e drama com pitadas da vida real.
Recomendo.

Nice 20/07/2021

Gostei, mas queria ter amado!
Um livro bem escrito e com muitos detalhes históricos interessantes. Entre costuras começa bem , com uma narrativa que te prende nas primeiras páginas, porém a protagonista não cativa muito e segue sem causar grandes emoções. Sira tinha tudo para ser apaixonante mas para mim faltou profundidade e emoção na sua história. O livro também perde em muitas cenas com pouca importância para a trama o que o torna cansativo as vezes. E outro ponto que na minha opinião deixou muito a desejar foi o final , tão linear e tão morno que fiquei me perguntando se era só isso mesmo. Senti falta de um bom desfecho para os personagens principais, contudo é uma boa história e vale a leitura , se você tiver curiosidade e paciência.

migaindicaumlivro 15/04/2020

Entre Costuras e Aventuras
Um livro com várias reviravoltas, em que você com certeza nunca vai imaginar o final de tão surpreendente que ele é. Acho que esta frase resume bem "O tempo entre costuras", de Maria Dueñas.

A obra começa de uma forma até boba, você acha que está embarcando em mais um romance açucarado, em que a mocinha se vê dividida entre seu namorado sério e um galante rapaz, mas o enredo passa bem longe disso, não se engane pelas primeiras páginas, o que está por vir vai te deixar bem surpreso.

A história narra a vida de Sira, uma jovem costureira espanhola que nasceu e cresceu em Madri e vivia de forma simples com sua mãe Dolores e seu avô.

Ja adulta e noiva de Ignácio, ela decide abandonar tudo e viver com o encantador Ramiro.

Algum tempo depois, Sira ganha uma fortuna em jóias e dinheiro de seu pai, e vai para o Marrocos com Ramiro para abrir uma filial da escola Pitman. Mas tudo não passa de um golpe e Sira é abandonada grávida e sem dinheiro. Ela acaba perdendo o bebê e sendo presa ao tentar fugir, pois Ramiro deixou várias dívidas em seu nome.

E quando você pensa que tudo vai virar um melodrama temos a primeira reviravolta. Sira faz um acordo com o delegado, passando a viver uma liberdade vigiada em Tetuán, na pensão de Candelária, uma muambeira divertida e amorosa.

Após tentar arrumar vários empregos para sua protegida, Candelária arma um plano para obter dinheiro para Sira abrir um ateliê de costuras.

Sira vira um fenômeno na região, obtendo várias clientes importantes, tal como Rosalinda Fox, amante de Juan Luis Beigbeder, braço direito do General Franco, e passa a frequentar reuniões e festas importantes do Protetorado. A partir destes contatos, Sira vai viver outra grande reviravolta na sua vida, a mais emocionante do livro, que eu não vou contar, claro.

O livro é emocionante e retrata fatos reais como a Guerra Civil Espanhola, a tomada de poder por Franco e a ascensão do nazismo.

Além disso, personagens como Beigbeder, Rosalinda Fox, entre outros, são reais. Eu amei.

Renata Almeida 13/11/2020

"Simplesmente Sira."
Sira, jovem espanhola de origem humilde, vive com a mãe, costureira, que trabalha num atelier, e assim nasce uma futura costureira de prestígio, que vai ajudar a moldar a história da sua vida e das pessoas à sua volta.
Após romper o noivado, entra de cabeça em um relacionamento com um homem de origens duvidosas, embarca para Marrocos, mas depois de um tempo é abandonada e, apesar de todos os contratempos, ainda consegue encontrar amigos que a ajudarão a se reerguer. A segunda guerra explode, e com seus contatos e amizades entra em um mundo que jamais poderia imaginar, com seu talento na arte da costura consegue ajudar e fornecer informações para derrotar os inimigos que estão no poder.

Carol 29/01/2022

Adorei!
Adorei o livro, no início estava meio sem graça e a personagem sofre bastante, mas depois ela se reergue e vale muito a pena! Livro tem momentos difíceis que nos transporta para a tensão que a personagem passa. Super recomendo a leitura e no final adorei a determinação da personagem!

memarinap 21/08/2023

Costuras dos retalhos da vida
O tempo entre costuras demorou para funcionar para mim.. se não me engano já estou lendo ele há dois meses, contando com o tempo em que o abandonei e depois decidi voltar por dó de não terminar a história.
o livro só começou a funcionar pra mim depois dos 60% mais ou menos, onde a história finalmente fica interessante e com emoção realista.
antes disso, gostei muito da parte da história no Marrocos e as cenas que tinham interação com o delegado, Candelaria e Rosalinda Fox.
achei a escrita um pouco arrastada e detalhista demais, porém nos capítulos finais eu ansiava pelo desfecho da história de Siri (ou melhor, Arish).
torci pelo reencontro com Marcus Logan e para um final feliz.
desse modo, um dos maiores pecados desse livro é não dar um fim real para os personagens criados ao longo da trama.
não soubemos com certeza se Sira e Logan ficaram juntos, se Candelaria encontrou paz e sossego, ou para onde Sira foi depois da guerra terminar.
foi tanto trabalho para trazer sua mãe para junto de si no Marrocos para depois não contar como elas terminaram? isso me incomodou.
alheio a isso, o livro traz relatos interessantes e cria um background sobre como a guerra afeta politicamente não só aqueles que estão envolvidos diretamente.
bom livro.

Letty Rosse Ga 28/11/2023

Me apaixonei pela série alguns anos atrás e voltar para esse universo novamente me deixou de coração quentinho. Super recomendado pois a trajetória de Siri né encantou muito ??

D. Inocêncio 06/03/2024

"O tempo entre costuras" é um dos meus livros preferidos. A história de Sira é interessantíssima sob todos os aspectos, impossível não se apaixonar.

Nivia.Oliveira 29/09/2022

Lembra o filme Casablaca: Sira é uma mulher espanhola que encontra refúgio em Tanger, no Marrocos e passa a administrar um atelier de costura. Calejada de seus fracassos amorosos, ela se transforma numa espiã internacional que envolve a Espanha e os Nazistas.

Dessa forma o livro fala mais da Espanha do que do Marrocos. Mas Sira passa pelas cidades de Tanger e Tetouan citando vários atrativos como teatro Cervantes, mercado Chicoa, Grande Mesquita, Cassino Espanhol, Porta da Rainha, Pico das Monas e outros.
Outro fato interessante é a mistura de culturas do país devido às diversas influências deixadas pelos povos que ali passaram. Tenho a impressão de que o Marrocos era a “casa da mãe joana” da Europa: todo mundo querendo um pedaço devido à proximidade. Tanto que Tetuán foi o Protetorado Espanhol 1912; ânger em 1923 foi declarada zona internacional se transformando num refúgio para quem fugia da II Guerra Mundial e a Guerra Civil Espanhol ( 1936-39) e Casablaca refúgio Protetorado Francês em 1940.

O que não gostei: uma inglesa, Rosalinda, que tem um relacionamento com um político importante, tira o brio da protagonista. Isso no meio do livro o que refreou a leitura.

O que eu mais gostei foi a forma nada usual para escrever as mensagens secretas. Que tem a ver com o fato dela ser costureira. A necessidade é a mãe da criatividade!

Duda Bañolas 07/10/2020

O tempo entre costuras
Reflito sobre este livro, naturalmente, baseada em opiniões relativas àquilo que conheço, tendo peso os últimos livros que li. O penúltimo deles foi “Norwegian Wood”, de Murakami. Se aquele tratava de uma história sem grandes acontecimentos de forma irrealmente sóbria, este tem como foco uma história extraordinariamente romântica, tecida por um texto que de forma mágica descreve as incríveis aventuras de Sira.

A forma como a história se desenvolve, ao meu ver, foge demais da realidade e se insinua aos clássicos romances. Suas primeiras páginas mostram a menina desafortunada, por quem se apaixona um homem mais velho e rico, que descobre, ao fim, ter uma enorme herança ao seu dispor. Passando por Jane Eyre em poucas páginas, o livro traz voltas e reviravoltas.

Enquanto lia O tempo entre costuras, li também “Homens imprudentemente poéticos”, de Valter Hugo Mãe - que, como uma grande surpresa, se tornou meu livro favorito. Em seu prefácio, Laurentino Gomes compara: “é uma surpreendente e poderosa exceção em um ambiente literário em que tudo se tornou previsível e confortavelmente repetitivo”. Ao meu ver, na literatura, o “previsível” e “repetitivo” fazem alusão paradoxalmente ao mirabolante, e é aí que se encaixa O tempo entre costuras.

Acho que se eu tivesse lido este livro há uns 7, 8 anos, provavelmente teria gostado muito mais do que de fato fiz. Para aqueles que gostam de livros cujo tema central é deveras o desenrolar da história (talvez isso não pareça fazer sentido, mas posso explicar), recomendo este. Para aqueles amigos em que identifico um gosto literário semelhante ao meu, já não recomendaria.

Rosamaria.Guedes 22/04/2024

Enredo que melhora com o andar da leitura
O livro começa bom, mas vai melhorando. Tiveram umas duas situações surpreendentes o que deu velocidade pro livro. E o fato de ter se baseou em história me chamou muito mais a atenção. Resumindo: muito bom.

Bia 13/05/2022

Recomendo
De início admito, achei a Sira irritante - e até burra. Cheguei até a parar um pouco pra preferenciar minha outra leitura, mas qndo resolvi voltar pra ele, só deslanchou. A Sira amadurece, o livro é cheio de história (particularmente amo). Eu não sabia nada sobre conflitos internos da Espanha e foi muito interessante mesmo saber mais. O livro é bastante descritivo (principalmente em relação ao contexto histórico) mas honestamente não achei que isso o deixou enfadonho. Gostei bastante, recomendo ?

Wilza.Mary 02/02/2022

Não sei se foi meu momento mas achei a leitura um pouco arrastada no começo. A Sira me deu tanta raiva no começo? que nem sei o que faria com ela se a encontrasse. Porém, no decorrer da leitura tudo acontece. A mulher vira espiã. Amei isso!!!!

tathy 29/11/2011

Definitivamente o melhor romance que li esse ano e um dos melhores que li na vida!
O livro é dividido em quatro partes. Retrata a história de uma humilde costureira que no início tem uma vida modesta, mas acaba perdendo tudo e consegue, aos poucos, reconstruir sua vida com muito trabalho e, posteriormente, com uma nova identidade. Não só o enredo é muito interessante como também as descrições dos personagens, do ambiente e da época são muito bem feitas, transformando o livro numa viagem à Europa de 1940, permitindo ao leitor sentir, ouvir e ver os meios de transporte da época, os cafés e bares de Madrid e Lisboa. No fim, cheguei a me questionar se Sira Quiroga realmente existiu ou se foi apenas um romance envolvente com um toque de suspense e um pouco da história da época em que transcorreu. Livro que merece ser lido e relido!
Peppa 22/05/2012minha estante
Queridos amigos "skoobianos", amei esse livro! Tanto, que queria ler algo nessa linha, um livro envolvente, viciante, daqueles que não conseguimos largar. Alguém tem uma indicação?