O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Paulinha 03/09/2011

Este livro é realmente maravilhoso! Nele estão entrelaçados literatura bem feita, estória e ficção fantástica e ensinamentos de hitsória, além de um final surpreendente. Impressionante como a guerra influencia na vida de todas as pessoas, inclusive, na de uma simples costureira. A leitura é envolvente!

Simone 18/04/2021

O livro narra a história de Sira Quiroga, uma moça espanhola que acompanhamos desde pequena, quando sua mãe, Dona Dolores, a apresenta o universo da costura. Ela tem uma vida muito tranquila com um noivo a quem não morre de amores, até realmente se apaixonar e mudar seu destino.

Letty Rosse Ga 28/11/2023

Me apaixonei pela série alguns anos atrás e voltar para esse universo novamente me deixou de coração quentinho. Super recomendado pois a trajetória de Siri né encantou muito ??

Pamzita 23/09/2021

Simplesmente apaixonante
Eu já tinha me apaixonado pela série, mas o livro deixou uma marca especial no meu coração? uma história incrível, bem escrita, de leitura fácil, aquelas que você começa e não consegue parar. A autora consegue costurar muito bem a vida da personagem, uma costureira que larga tudo e vai para o Marrocos ao lado de um grande de amor e a partir daí sua vida sofre grandes reviravoltas, durante a guerra civil espanhola. A medida que você vai lendo, Sira vai se tornando uma amiga, daquelas que sempre tem histórias incríveis e ao final você fala que história. Super recomendo a leitura.

memarinap 21/08/2023

Costuras dos retalhos da vida
O tempo entre costuras demorou para funcionar para mim.. se não me engano já estou lendo ele há dois meses, contando com o tempo em que o abandonei e depois decidi voltar por dó de não terminar a história.
o livro só começou a funcionar pra mim depois dos 60% mais ou menos, onde a história finalmente fica interessante e com emoção realista.
antes disso, gostei muito da parte da história no Marrocos e as cenas que tinham interação com o delegado, Candelaria e Rosalinda Fox.
achei a escrita um pouco arrastada e detalhista demais, porém nos capítulos finais eu ansiava pelo desfecho da história de Siri (ou melhor, Arish).
torci pelo reencontro com Marcus Logan e para um final feliz.
desse modo, um dos maiores pecados desse livro é não dar um fim real para os personagens criados ao longo da trama.
não soubemos com certeza se Sira e Logan ficaram juntos, se Candelaria encontrou paz e sossego, ou para onde Sira foi depois da guerra terminar.
foi tanto trabalho para trazer sua mãe para junto de si no Marrocos para depois não contar como elas terminaram? isso me incomodou.
alheio a isso, o livro traz relatos interessantes e cria um background sobre como a guerra afeta politicamente não só aqueles que estão envolvidos diretamente.
bom livro.

Mila 25/02/2020

Mehhh!
Começou muito bom! Do meio para o fim foi razoável, mas o desfecho foi morno. Esperava mais detalhes sobre o fim dos principais personagens.

migaindicaumlivro 15/04/2020

Entre Costuras e Aventuras
Um livro com várias reviravoltas, em que você com certeza nunca vai imaginar o final de tão surpreendente que ele é. Acho que esta frase resume bem "O tempo entre costuras", de Maria Dueñas.

A obra começa de uma forma até boba, você acha que está embarcando em mais um romance açucarado, em que a mocinha se vê dividida entre seu namorado sério e um galante rapaz, mas o enredo passa bem longe disso, não se engane pelas primeiras páginas, o que está por vir vai te deixar bem surpreso.

A história narra a vida de Sira, uma jovem costureira espanhola que nasceu e cresceu em Madri e vivia de forma simples com sua mãe Dolores e seu avô.

Ja adulta e noiva de Ignácio, ela decide abandonar tudo e viver com o encantador Ramiro.

Algum tempo depois, Sira ganha uma fortuna em jóias e dinheiro de seu pai, e vai para o Marrocos com Ramiro para abrir uma filial da escola Pitman. Mas tudo não passa de um golpe e Sira é abandonada grávida e sem dinheiro. Ela acaba perdendo o bebê e sendo presa ao tentar fugir, pois Ramiro deixou várias dívidas em seu nome.

E quando você pensa que tudo vai virar um melodrama temos a primeira reviravolta. Sira faz um acordo com o delegado, passando a viver uma liberdade vigiada em Tetuán, na pensão de Candelária, uma muambeira divertida e amorosa.

Após tentar arrumar vários empregos para sua protegida, Candelária arma um plano para obter dinheiro para Sira abrir um ateliê de costuras.

Sira vira um fenômeno na região, obtendo várias clientes importantes, tal como Rosalinda Fox, amante de Juan Luis Beigbeder, braço direito do General Franco, e passa a frequentar reuniões e festas importantes do Protetorado. A partir destes contatos, Sira vai viver outra grande reviravolta na sua vida, a mais emocionante do livro, que eu não vou contar, claro.

O livro é emocionante e retrata fatos reais como a Guerra Civil Espanhola, a tomada de poder por Franco e a ascensão do nazismo.

Além disso, personagens como Beigbeder, Rosalinda Fox, entre outros, são reais. Eu amei.

Isa 06/09/2021

O tempo entre costuras
Sira Quiroga é uma jovem espanhola que mora em Madri com sua mãe em um bairro humilde na década de 1930. Tem um namorado gentil, é aprendiz de costureira e batalha diariamente com sua mãe para sobreviverem. Sua vida vira de pernas pro ar quando conhece Ramiro, por que se apaixona louca e cegamente. Seu pai, até então desconhecido, reaparece e lhe deixa uma boa quantia de sua herança e ela e Ramiro vão embora para o Marrocos. Lá, Sira sofre os piores dos golpes: Ramiro rouba todo seu dinheiro e jóias e lhe abandona com um filho na barriga. A partir daí, senhoras e senhores, a frágil Sira entra em uma nova fase de sua vida: a guerreira. Com amizades improváveis, como a trambiqueira Candelária e a poderosa e bem relacionada Rosalinda Fox, Sira inicia seu ateliê de alta costura e da uma guinada em sua vida. Mas as mudanças não param por aí. Com a ameaça da Guerra e os alemães vindo para a Espanha, Sira recebe um convite inesperado: trabalhar como espiã para o serviço secreto britânico enquanto costura as mais sofisticadas roupas para as esposas dos oficiais alemães, ouvindo suas histórias e repassando ao comandante inglês. Assim, outra fase dá início em sua vida: a de espiã. Ela retorna para Madri onde abre uma filial de seu ateliê na cidade enquanto sua mãe fica tomando conta da loja de Marrocos. Ela incorpora incrivelmente bem o papel de costureira renomada e logo é solicitado seus serviços em Portugal para descobrir a respeito de Manoel da Silva, que até então era aliado dos ingleses, mas, passou a fazer jogo duplo quando começou a negociar com os nazistas. E no meio tudo isso ela ainda tem tempo para o amor.
Para que gosta de romance, ação, tramas política, jogos de poder, história e cultura esse livro é repleto de tudo isso e muito mais. Maria Duenas é uma grande escritora!

Nice 20/07/2021

Gostei, mas queria ter amado!
Um livro bem escrito e com muitos detalhes históricos interessantes. Entre costuras começa bem , com uma narrativa que te prende nas primeiras páginas, porém a protagonista não cativa muito e segue sem causar grandes emoções. Sira tinha tudo para ser apaixonante mas para mim faltou profundidade e emoção na sua história. O livro também perde em muitas cenas com pouca importância para a trama o que o torna cansativo as vezes. E outro ponto que na minha opinião deixou muito a desejar foi o final , tão linear e tão morno que fiquei me perguntando se era só isso mesmo. Senti falta de um bom desfecho para os personagens principais, contudo é uma boa história e vale a leitura , se você tiver curiosidade e paciência.

Erica 03/09/2023

Uma história de ficção no meio de muita história da Espanha tão bem contada que me senti participando da história e torcendo pela Sira.

Mapa de personagens importantes:

dom Ramón Serrano Suñer
Johannes Bernhardt

fefashelf 23/08/2021

a novela que me acompanhou por 1 mês
o início e o final desse livro são eletrizantes mas todo o meio dele é de um marasmo que me fez demorar vários dias pra que eu terminasse a leitura. mas no fim, valeu muito a pena ??

Ale 06/12/2023

Esse livro conta a história de uma moça inexperiente que se apaixona um pouco antes de ter início a Guerra Civil Espanhola. Sua ingenuidade a trai e ela se vê só em um país desconhecido, mas que lhe traz diversas oportunidades.
Gostei muito desse livro, em que a ficção é enriquecida com personagens e fatos históricos. Todos os capítulos terminam com um gancho para o próximo e em cada capítulo algo novo acontece. Os personagens vão passando pela vida da protagonista. Eles deixam suas marcas, mas são dinâmicos. A personagem principal constrói armadilhas para si mesma ao se deixar levar pela vida e pelas possibilidades e pessoas que surgem no caminho.

Maro.Paula 28/11/2014

Não resenha, apenas opinião...
Entre um e outro livro mais denso, uma boa parada pra relaxar! Bem escrito, "bem costurado" e envolvente, mas sem grandes pretensões de reflexão ou afins. Uma boa história apenas!

Amanda 27/07/2021

Eu confesso q demorei um pouco para engrenar na leitura, mas mesmo enquanto não estava totalmente imersa foi gostoso de ler pq a escrita é detalhista, misteriosa e até meio poética. A autora consegue tornar coisas simples em uma super descrição, juro as vezes eu me pegava no meio de uma frase pensando meu isso aqui nem deveria ser interessante mas ela escreve como se fosse uma coisa fantasiosa. Enfim, amei como a história se transforma e Sira se tranforma com ela, se envolvendo na história mundial, na política e romances que te cativam pelos personagens e pela escrita. Apesar de esperar um pouco mais de ação e o fato de n receber isso me decepcionar um pouco, eu acho q consigo entender q esse é um livro diferente, uma leitura mais profunda e com outros objetivos. Assim, acredito q quem entende isso consegue apreciar o livro pela leitura leve e envolvente e emoções tranquilas que te despertam.

Sah 13/03/2022

Costureira persuasiva essa pow?!
História de uma mulher sem perspectiva de vida, sem planos. Apenas foi vivendo e encarando os desafios impostos com muita luta e trabalho. Porém quando menos se espera é proposto um desafio enorme em meio a guerras, onde utilizou de seu talento com costuras para encarar perigos e missões.
Enredo bem escrito apesar de ter prendido minha atenção do meio para o fim.