Nosso Último Verão

Nosso Último Verão Thais Bergmann

Resenhas - Nosso Último Verão

Thais 19/08/2021

Nosso último verão
Esse livro foi uma surpresa para mim. Achei ele por acaso e comecei a ler sem dar nada e me apaixonei. Primeiro livro brasileiro que eu leio.

A leitura flui de um jeito muito bom que não conseguimos parar de ler. Os capítulos são curtos e recomendo muito a leitura.
Belleð 19/08/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso!!!!!!!

Mariana 14/08/2021

Um livro para fazer seu dia feliz
Eu normalmente nem leio romances. Mas esse aqui começou bem, ótima ambientação, personagens bem desenvolvidos e uma vontade de saber o que vai acontecer. Só que SÓ melhora. A escrita da Thais é impecável ao ponto de que a imersão é completa e quando você vê, o livro já terminou. A química entre os dois personagens é muito bem elaborada e é interessante como a história consegue abordar temas muito sérios, como problemas familiares e homofobia, de uma forma reflexiva sem ser pesada ou problemática. Indico que você dê uma chance a esse livro porque, no mínimo, ele vai fazer seu dia feliz.

Gabriela 13/08/2021

É uma leitura muito leve e boa para passar o tempo. O que mais me encantou foi saber que é escrita por uma brasileira.

Lucy é aquela protagonista que ao mesmo tempo que encanta, também faz raiva ao leitor. Gostei que a história fala sobre homofobia e o luto, mostrando como uma família inteira é afetada por um fato.

O que não gostei: aconteceu muita coisa nos últimos capítulos e de forma bem rápida foram resolvidas. Coisas que desde o início eram um problema e no final foram superadas de forma mágica. Além disso, outros fatos citados durante a história não tiveram desenvolvimento algum.

Por fim, é um bom livro. Acho que é o livro certo pra ler quando se quer algo leve.

gabis 13/08/2021

Romance muitoo bom, super levinho e que aborda vários assuntos de forma responsável!
Amei ler sobre a história da Lucy e todos os seus conflitos internos e externos.
Recomendo muitooo, não achei aqueles livros super clichês e a leitura me prendeu muito!

gabiih 09/08/2021

Nosso Último Verão
Eu achei o livro maravilhosoo e ótimo pra ler de fim de semana ?
Ele me encantou demaiss, e me prendeu superr.
Ele é incrível traz uma história que te deixasse coração quentinho, é personagens incríveis, não mudaria nada.
No começo não achei que poderia me encantar tanto por ele, mas quanto mais eu lia, mais eu queria continuar lendo e por trazer um pouco de "enemies to lovers" ele já ganhou meu coração.
Thais ganhou meu coração?

Maria1691 09/08/2021

Nosso Último Verão!
Sem dúvidas esse livro é tudo. Livro nacional, Lucy com 18 anos, vestibulanda surtando para passar em medicina em uma federal, perdeu um dos pais. Um livro enemies to lovers, onde Arthur e Lucy se odeiam, mas possuem o mesmo círculo de amigos durante o verão e são vizinhos de muro, ela acaba pedindo para ele lhe dar aulas, ele acaba aceitando e, como já é de se imaginar, as coisas vão acontecendo e tudo se encaixando.

Eu me apaixonei pela escrita, pelo jeito que os assuntos são tratados, é bem leve a leitura e é muito boa. Lucy como uma jovem de 18 anos comete muitos erros, acertos, é talentosa, está sempre querendo ajudar quem ama.

Juleah 08/08/2021

3,5 estrelas
Esse foi um livro cheio de reviravoltas e MUITO emocionante. Perdi a conta de quantos momentos chorei, ri e até mesmo fiquei irritada.

A escrita da autora é muito boa e flui muito. Desde o momento que comecei o livro eu só conseguia pensar em continuar lendo e foi o que fiz.

Minha nota para o livro só nao foi maior pois senti que faltou um pouco mais de descrição e ambientação de quem era a Lucy, ou Lucélia, na cidade dela e o que a tornava tão diferente da Lucy na Lagoa. E eu também não me identifiquei muito com a personagem e alguns momentos não curto algumas ações e falas dela, mas é uma personagem que boa e que não te irrita ao ponto de querer largar o livro.

Helooo__Costa 07/08/2021

Surpreendente bom!
Comecei o livro sem muitas expectativas de gostar, mas conforme os fatos foram acontecendo eu gostei de conhecer cada uma das personagens e seus relacionamentos.
Esse livro possui muita representatividade, além de os pais da Lucy serem da comunidade LGBTQIA+, a história se passa no Sul sendo que normalmente as histórias são no RJ ou SP.
Obs.: Li No Amazon prime, caso alguém se interesse?

Cami 06/08/2021

Lucy está prestes a perder o lugar que mais ama: sua casa na lagoa, lugar onde vem passando os melhores verões de sua vida, agora que finalmente vai ir para faculdade e seu pai quer superar os fantasmas do passado, a casa vai estar a venda. Agora vai ter que aproveitar seu último verão ao máximo antes de partir para uma nova experiência.

Muito bom mesmo.
A escrita da autora é sensacional, cheia de representatividade, muito responsável no que escreve, temas super importantes tratados de uma forma leve e maravilhosa, fora as referências à cultura brasileira que são incríveis.
A protagonista é legalzinha, meio irritante até, mas em compensação o Arthur é maravilhoso,  zero defeitos. E a relação da Lucy com o pai dela é tão linda, foi um ponto super positivo do livro. Eu achei alguns pequenos plots do livro bem nada haver sabe, tipo aquele do pai do Arthur e o acidente, não era necessário para história. Mas até que eu gostei, é uma história bem leve e divertida, foi uma experiência muito boa.

gio 05/08/2021

mt gostosinho de ler! me prendeu bastante desde do começo. gostei bastante do romance e dos personagens, msm tento raiva da lucy em alguns momentoskkkkkk super recomendo pra quem ta de ressaca literária

Ariel 03/08/2021

amo amo
o livro é super gostosinho, trata de alguns assuntos sérios como homofobia de uma maneira mais leve, gostei bastante do desenvolvimento dos personagens. É aquele tipo de livro perfeito pra ler de ressaca literária e que você lê em uma sentada, bom demaisss!!

Ariel 20/08/2021minha estante
poxa amg nn sei

Pace 20/08/2021minha estante
td bem, já consegui ;))

Camilli.Silva 03/08/2021

Ameeei
Não sosseguei até terminar a leitura. O desenvolvimento do casal fez o meu coração ficar quentinho. O livro é fluído e bem rápido de ler, eu simplesmente estou apaixonada. Um romance leve e muito gostoso de acompanhar.

Laura 31/07/2021

Devorei em menos de 24h
Iniciei imaginando que seria um romance pra intercalar com outras leituras, mas não consegui soltar até terminar, a escrita da Thais é incrível, atual, com referências brasileiras, cheia de representatividade e com temas sérios tratados de uma forma mt responsável e natural, se tornou meu novo xodó e minha missão é panfletá-lo até alguma editora fazer a versão física. Além de ser aquele enemies to lovers que a gente ama, traz adolescentes com problemas reais, que erram, brigam, se resolvem, se apaixonam e têm medo do futuro (me senti representada kkkkkkkkkkk). Amei as camadas dos personagens que fui descobrindo durante a leitura e agora só quero um piquenique com bolacha e suco de caixinha!

Ps: a Thais faz lives na Twitch e senti que tava lendo algo escrito por uma amiga, ela é um amor e merece mttt reconhecimento ?

Laura 06/01/2022minha estante
é livre (perdão, n tinha visto o comentário antes)

Criss 31/07/2021

Recomendo muitoo!
Quer sair de uma ressaca? Leia. Muito bom msm e a autora desenvolveu bem o romance e os assuntos sérios de uma uma forma bem leve. Amei a Lucy e o Arthur também.

Dani de Assis 31/07/2021

É um romance gostosinho de ler, super indicado pra te tirar de uma ressaca. Mas se prepare para passar raiva com a protagonista, sério...passei nervoso viu?!! Mas no fim gostei, me deu uma sensação de estar em casa e ao msm tempo sentir saudade da minha vida, é tudo muito louco mas ao ler o livro vão conseguir entender!