Dez dias em um hospício

Dez dias em um hospício Nellie Bly

Resenhas - Dez Dias em Um Hospício

@90semy 02/10/2021

Nellie merece o mundo.
Gostei bastante da história, e sinceramente, não me vejo em posição de classificar a história, isso fez parte da história, vida dela, e não posso dizer que ela deveria ter feito x coisa ou algo relacionado.
Motivo de 3.5: Erros ortográficos, e também pq no final a autora simples jogou o f* e resolveu se apressar com a história.
Nellie, obrigada por mostrar a realidade de diversos hospitais. Fico super feliz que a escutaram e tomaram as devidas providências. ?

Laura Hempfling 30/09/2021

Inacreditável
Inacreditável como os maus tratos ultrapassam séculos e se mantém iguais. O livro é incrível narrando como Nellie foi parar no hospício e como foi sua estadia, mas é muito chocante fazer a relação dos maus tratos com os que ocorreram relatados no Holocausto Brasileiro da Daniela Arbex. Chocante!

Samara 07/09/2021

É um bom livro mas poderia ter ficado melhor.
Olhando outras resenhas, vi que não foi só eu que senti que as coisas estavam sendo relatado com certa pressa, acho que se essa questão fosse melhorada ia ficar ótimo.
Chegando perto do fim as coisas ficaram tipo "perai, informação de mais pra mim ao mesmo tempo", foi oque senti, realmente é um livro com relatos importantes - que me choca em certas parte por causa dos tratamentos que as pacientes recebiam - e também pela coragem de Nellie, porque né.
Enfim, é isso.

Polly76 31/08/2021

Agradeço não ter comprado a edição física kk
Só não curtir ler por essa edição, contém alguns erros ortográficos chatos e as fotos podiam ser maiores como uma página inteira *(fotos minúsculas, nem metade de uma folha) já quê o livro pra pareçer grande não sei se foi a intenção, enrola um pouco, não me arrependi da leitura, principalmente por se tratar de um assunto quê para a pessoa que vos fala, é INSTIGANTE e muito INTERESSANTE mais não me vejo relendo ou lembrando desse livro

Fabi Fernandes 30/08/2021

Triste
Sou grata pela coragem dessa mulher, de usar de si para trazer a superfície esse tratamento tenebroso que os pacientes de hospício recebem/receberam. É deplorável e de tamanha tristeza, ver pessoas serem tratadas de tal forma.

Jenn 25/08/2021

Finalmente o livro favorito do ano veio
Nesse livro tem tudo que mais admiro : uma personagem feminina forte e a frente de sua época. Um período histórico interessante. Um tema principal necessário e uma leitura fluida.
O melhor disso tudo é que é uma história real !
Sempre me interessei sobre a história da psiquiatria e as épocas negras que antecedem o que hoje conhecemos.
Aqui vemos todos os mals-tratos e os diagnósticos deficientes que se utilizavam naquela época e o como era fácil mulheres serem reduzidas a loucas .
Nellie é sem dúvida uma mulher inspiradora e fico muito feliz de saber que seu relato proporcionou uma gestão melhor para os hospitais psiquiátricos e para os pacientes que lá habitam.
Recomendo demais !

Cybelle.Saffa 22/08/2021

Mais do que sofrimento
10 dias em um hospício é mais do que um relato sobre a experiência de uma jornalista em uma casa para mulheres com a saúde mental fragilizada. Este é um livro sobre a luta constante das mulheres por condições dignas de trabalho ao longo da história recente da humanidade.

Nelly é uma mulher forte que escreveu seu nome na história através de ações ousadas e muitas vezes perigosas.

A leitura de livros escritos por mulheres deve ser incentivada sempre e desde muito cedo.

A edição da Editora Wish é primorosa. Uma tradução cuidadosa acompanhada de textos de apoio que são meticulosamente escritos. O projeto gráfico é lindo e proporciona uma leitura agradável.

wilzauu 17/08/2021

Uma mulher à frente do tempo
A Nelly foi uma mulher extremamente inspiradora e revolucionário para sua época, porém a escrita do livro se tornou monótona e com os últimos relatos no final, um pouco desconexa.

maju 12/08/2021

Livro incrível, relatos impactantes, Nellie com certeza é a jornalista mais corajosa que eu já conheci, fiquei extremamente aflita durante a leitura e acho que essa era a intenção. Uma leitura cativante, li o livro em uma tarde, fiquei chocada com as condições precárias que as "loucas" eram submetidas. Enfim recomendo muito esse livro para quem gosta de histórias de suspense e terror verídicas.

Isa 10/08/2021

Triste dms ver a realidade das pessoas submetidas a tratamentos psicológicos nos chamados ?hospícios?. A negligência por parte dos médicos e o despreparo dos enfermeiros, aí Deus, bem triste.

Greice21 08/08/2021

Revoltante!
Nunca um livro me revoltou tanto.Os relatos que a escritora contou ficaram marcados. Como pode haver tamanha crueldade?
???????

Natalia Oliveira 05/08/2021

Um livro de não ficção com um tema bem delicado...
Parecido com o livro Holocausto Brasileiro...porém diria que "mais leve"

Um livro para refletir... Para começar a enxergar as pessoas com deficiência mental... Olhar com mais carinho para elas...

Espero que os absurdos relatados nesse livro não aconteçam nos dias de hoje!!!

Agatha Correa 29/07/2021

Nellie, uma inspiração
Resolvi ler pois descobri que a personagem Lana de American Horror Story: Asylum foi inspirada na Nellie. Já conhecia a história dela mas ler esses relatos e suas opiniões foi uma experiência totalmente diferente.
Nellie se tornou uma grande inspiração pra mim. Acredito que todos que gostariam de cursar jornalismo (meu caso), psicologia ou psiquiatria deveriam ler esse livro. A bravura e coragem que a Nellie teve é indescritível. Sem dúvidas ela virou uma das mulheres que eu mais admiro.
É de se chocar como as pessoas com doenças mentais eram tratadas naquela época (mesmo já sabendo como era e o contexto histórico). Pra mim, ler esses relatos de uma pessoa que viveu na pele todas as atrocidades cometidas contra pessoas doentes foi uma experiência extremamente diferente de apenas saber como era.
É muito gratificante saber que a Nellie, uma mulher, conseguiu fazer uma grande diferença em uma época em que mulheres não eram ouvidas. Sua história, sem dúvidas, será uma que eu nunca vou esquecer.