Árvore dos Desejos

Gênero: Romance/ficção
Páginas: 224.
Nota: 5/5 ??+??

#resenhadaidleitora

Que livro encantador! Confesso que essa leitura me fez voltar ao passado, quando era apenas uma criança e já era apaixonada por livros e fábulas. A sensação conforme avançava em cada página foi uma das mais gostosas que senti esse ano.

A história de Red, um Carvalho com duzentos e tantos anéis de idade, que abriga fofíssimos animais; é repleta de mensagens positivas, ensinamentos e reflexões.

Red é uma árvore dos desejos, e além de passar a vida toda observando os humanos, ainda tenta compreender suas ânsias mais íntimas.

Quando conhece Samar, e seu futuro já é tão incerto, Red decide se manifestar para ajudar a pequena garotinha a realizar seu pedido, mesmo sem entender muito bem o motivo dela se sentir tão solitária.

Essa e muitas outras histórias da longa vida de Red, são contadas de forma fluída e especial. Os capítulos são curtinhos e instigantes! Fazendo com que o livro seja devorado rapidinho.

É uma fábula encantadora que fala sobre empatia e amizade, com frases marcantes e personagens incríveis. Como Bongô, uma corva que adora a banda dos meninos da vizinhança.

Além disso, as páginas são cheias de ilustrações incríveis. O que torna a leitura ainda mais especial.

Cheguei a conclusão que esse livro é capaz de deixar o coração quentinho!

Estou simplesmente apaixonada por Kate e sua forma delicada de enxergar a vida e colocá-la no papel.

Quotes:

?Nem sempre a natureza é bela, justa ou gentil. Mas, ás vezes, somos surpreendidos.?

?Os bichos não costumam sair dos seus ninhos e tocas por livre e espontânea vontade. Têm medo de gente, e com toda razão.?

Amanda 16/03/2022

"Sou mais falante que a maioria das árvores.
Mesmo assim, se algum dia você parar do lado de uma árvore com uma cara bem amigável e quiser arriscar, tente prestar atenção. Mal não vai fazer.
Árvores não sabem contar piadas.
Mas contamos ótimas histórias."

Eu me emocionei com uma história sobre uma velha e sábia árvore falante chamada Red, uma árvore que "realiza desejos" e que ainda é lar de vários animaizinhos (também falantes). Sério! Haha, que amor de livro.
Foi como LER uma animação da Pixar. A gente ri, reflete com os ensinamentos e ainda chora com o final; acho que não há exemplo melhor para definir.
Fabiana.JucA 16/03/2022minha estante
É mto fofo esse livro, e tu falando agora e comparando com um filme da Pixar realmente faz sentido, esse livro trás tantos ensinamentos. ??

alinetiemi 14/03/2022

Super fofo! Começamos que a edição é toda linda, capa e ilustrações impecáveis,
Agora sobre a história, um livro com muitos ensinamentos, emoção e momentos fofinhos, vale super a pena. Incrível para todas as idades. só leiam, sério

Clara 11/03/2022

Árvore dos desejos ??
um conto de fadas sobre uma árvore (q fala kkkkkkk) e os desejos das pessoas, e ajudando a formar uma amizade entre uma garotinha e um garotinho
lembre-se árvore não sabem contar piadas, mas são ótimas contando uma história

Rosita Lima 11/03/2022

ÁRVORE DOS DESEJOS, de Katherine Applegate: Um livro delicado e necessário 🦝🌳🐇
Árvore dos desejos foi escrito pela Katherine Applegate e publicado pela Editora Intrínseca aqui no Brasil em 2020.

Aqui nós teremos Red, que é um carvalho e também será nosso narrador. Uma árvore que já está há muitos anos em um determinado bairro e que em algum momento as pessoas começaram a amarrar fitas com desejos nos seus galhos.

O leitor sente que com o passar dos anos esse carvalho criou uma afeição com os humanos daquele lugar. Sendo assim, ele se sente muito preocupado quando uma nova família chega e as pessoas parecem incomodadas com a simples presença delas. Red fica confuso do porque somente aquela família sofreu rejeição já que aquele lugar já havia recebido pessoas de tantos lugares diferentes e fica ainda mais comovido quando Samar, a menininha da família, faz o desejo de finalmente ter um amigo. Daí em diante veremos Red fazendo pequenas interferências para que esse desejo se realize.

Essa é o tipo de história que é infantil, isso é bem perceptível pela sua linguagem narrativa, mas que deveria ser lida por todos. Porque aqui falaremos sobre o quanto o preconceito religioso e cultural pode ferir as pessoas.
É interessante acompanhar a história pela perspectiva de uma árvore e suas pequenas interferências porque isso deixa a história delicada e, em alguns momentos, engraçada, mas sem perder a seriedade para tratar sobre o problema vivido pelos personagens.

Sim, seres humanos são complexos e as vezes se prendem a ideia ruins que são geradas por causa do medo e transmitidas por gerações, mas é aí que temos um ponto muito importante apresentado no livro: a empatia. Ela é essencial para destruir essas barreiras e realmente acolher e proteger quem mais precisa.

O final do livro é daqueles que você realmente fica feliz com o desenrolar das coisas e dá o sentimento de esperança, mas um detalhe muito importante é que em poucas palavras a autora mostra a realidade onde essa quebra de preconceitos não acontece da noite para o dia, mas sim com um passo de cada vez. Inclusive esse é um ponto forte da autora, para mim, em suas obras. Porque tanto nesse livro como Crenshaw (que inclusive tem resenha aqui blog), ela consegue contar histórias delicadas, com final feliz, mas sem menosprezar a capacidade das crianças entenderem os problemas do mundo.

site: https://www.rositalima.com/2022/03/resenha-arvore-dos-desejos-de-katherine.html

Isabellla 10/03/2022

"Meus galhos nunca tinham ficado tão cheio de esperança"
Esse livro se trata de um conto de fadas do nosso tempo, em que a árvore é a protagonista e narradora da história. É um livro sobre esperança, amizade e compaixão, que tem ilustração magnificas e uma história que te faz cair uma lágrima de alegria.
Recomendo pra todo mundo

HoneyBookss 09/03/2022

Quero um carvalho pra mim...
Que história mais perfeita e de deixar o coração quentinho...
Esse livro conta a história de um carvalho, que faz parte de uma tradição, onde todos os anos, em um dia específico, as pessoas amarram seus desejos nele, para que sejam atendidos e assim ganhou o nome de árvore dos desejos. Porém com a mudança de uma nova família, coisas começam a acontecer e um desejo pedido faz com que a árvore, pela primeira vez, deseje interferir.

Que história mais linda, eu chorei mesmo. Um livro contato pelo ponto de vista de uma árvore, achei isso incrível, aliás... Divertido, engraçado e emocionante. É um livro que fala sobre desejos, sobre xenofobia, sobre sentimentos. Eu amei, super recomendo.

Kamonmila 09/03/2022

Fofo e leve.
Apesar dos temas sensíveis que a obra aborda, a autora conseguiu desenvolver tudo com muita leveza e sutileza. Li em menos de duas horas, a leitura é muito tranquila e as ilustrações dessa edição são incríveis de lindas! ?

Leiturando Livros Paula 07/03/2022

Emocionante
" Queria dizer que amizade não tem que ser complicada. Que às vezes nós é que permitimos que o mundo a transforme em uma coisa difícil."

🍁Red é um carvalho-vermelho-americano com duzentos e dezesseis anéis de idade, como muitas histórias para contar ao longo de sua vida. Ela se tornou a Árvore dos desejos do bairro e todos os anos no dia 1° de maio recebe visitas de pessoas com o coração repleto de desejos. Alguns profundos e outros bem engraçados e inusitados.

🍃 Ficava perto de 2 casas, uma delas uma mulher que de geração em geração se manteve ali e outra que era alugada, mas que pertencia à ela.
Samar veio morar nessa casa, ela era uma jovem menina filha de um casal de "refugiados" em meio a vizinhança. Samar se sentia muito sozinha e um dia fez um pedido à Árvore dos desejos.

🍃 Diante de seu pedido a Àrvore pela primeira vez viu que precisava fazer algo, algo que pudesse ajudar à menina.

🍂 Red tinha vários inquilinos em seus galhos e trocos e tenta a todo modo realizar o desejo de Samar.

🍂 Mas como nem tudo são flores, a Dona das casas decidiu que estava na hora de arrancar Árvore dali, suas raizes estavam estragando seu encanamento e sempre deixava uma sujeira danada no dia 1° de maio depois de tantas pessoas pendurando fitas, panos e coisas na árvore.

🍂 E como Red vai ajudar Samar se seus dias estão contatos?

🌳 Árvore dos Desejos é um livro para todas as idades, repleto de mensagens de amizade e empatia. É de aquecer o coração.

site: https://www.instagram.com/p/CZ9jQHvrEcz/?utm_source=ig_web_copy_link

Daiana59 05/03/2022

Livro fofo
Esse livro me surpreendeu muito, esperava algo fofo, mas não tão maravilhoso assim.
O livro além de ter ilustrações lindas, vai contar muito sobre empatia, esperança e amizade. Adorei demais conhecer Red e seus habitantes lindos.

Dafne10 05/03/2022

Muito lindo
É muito incrível, é engraçado pensar que uma árvore tem mais senso humanitário que os humanos, a forma como a narrativa explora a diversidade da vida e do pensamento é tão maravilhoso, além do livro ser lindo não apenas pelo conteúdo como pela aparência

Mari 04/03/2022

Um livro gostoso
Leitura fluída. História agradável e leve.
Indico à todos, uma história de carinho, amizade e cumplicidade.
Gostei

gepaes 03/03/2022

Um calorzinho no coração ??
Comprei esse sem saber que era infantil, mas como todo bom roteiro Disney, é uma história para crianças feita para adultos chorarem ?

Li em um dia, a história é super curta e o grande número de páginas é devido ao monte de imagens que fazem o livro ser LINDO ?

A história de uma árvore dos desejos de 286 anéis de vida, em sua jornada pra fazer um deles virar realidade. Você vai chorar, vai se encantar e sentir saudades de uma infância onde tudo era beleza ?

Já vou guardar esse aqui para meus futuros filhos ??

Isah Conti 02/03/2022

Sensível e delicado!
Uma história tão fluída e que carrega uma mensagem tão importante. Árvore dos Desejos é aquele livro que dá vontade de espalhar por aí, uma fábula que fala sobre amizade e empatia, tem seu lado engraçadinho e profundo ao mesmo tempo. Infanto juvenil para aquecer o coração!

Yas 28/02/2022

Recomendo
?Árvores não sabem contar piadas. Mas contamos ótimas histórias?

Adorei esse livro, uma leitura fácil e leve, trazendo ensinamentos e esperança.
Eh uma gracinha!