Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito & Persuasão

Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito & Persuasão Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Persuasão

Shay 11/07/2022

Coletânea bonita, coletânea bem feita
Os três livros apresentados nessa coletânea foram livros que trazem uma montanha de sentimentos, é inegável que eles tem grandes propostas e foram meus primeiros romances de época, amei demais

studygaabss 23/05/2020

Perfeito
A Jane Austen é uma grande escrito e não me choca que sempre que termino um livro dela eu me sinta tão apaixonada. Realmente vale a pena fazer a leitura!
lalinh_a 01/06/2020minha estante
Vale muito a pena mesmo! Acabei de terminar Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito, me surpreendi bastante - e amei! -.

dragonrider 17/08/2023

Jane Austen
Essa coletânea é linda e super bem feita. A tradução é impecável também.
Dos livros, Orgulho e Preconceito continua sendo o favorito. Gostei bastante de persuasão também, principalmente a parte da "segunda chance".
Razão e sensibilidade não foi muito minha praia, mas continua um ótimo livro de romance.
É isso ;)

Thais Nasci 20/05/2020

Nada mais a declarar!
Simplesmente perfeito. Sem palavras para descrever a edição... Histórias que valem e não decepcionam. Jane Austen, você tem o meu amor.

Cinthia 25/09/2022

Jane Austen é perfeita!
Sou completamente apaixonada por Orgulho e Preconceito. Reli após adquirir essa coletânea da Jane Austen. Mas na verdade comprei por causa de Persuasão, nunca tinha lido e fiquei curiosa. Queria ler antes de assistir a adaptação da Netflix com a Dakota Johnson. O livro achei primoroso, já a adaptação: mediana!

Ester 16/06/2022

Razão e sensibilidade: achei meio chato, o interesse amoroso da Elinor quase não aparecia e quando aparecia mal tinha diálogo

Orgulho e preconceito: muito booom, faz sentido ser famoso

Persuasão: incrível maravilhoso perfeito meu favorito não aceito críticas ????????

Carous 20/08/2020

Resenha de Razão e Sensibilidade
Estou feliz de ter lido esse livro por dois motivos: o mais óbvio que é se aventurar nas deliciosas histórias de Jane Austen e o segundo porque agora posso marcar mais uma leitura da minha meta literária de 2018 concluída. Yay

A edição rosa da Martin Claret traz três obras da escritora. Eu li na seguinte ordem: Orgulho e Preconceito, Persuasão e Razão & Sensibilidade. E meu ranking coincidentemente ficou na mesma ordem.

Eu não queria dar a mesma nota de Persuasão, pois enquanto esse eu me empolguei desde a primeira página e não pensei em abandonar, tive problemas com Razão & Sensibilidade. Para mim só começou a me dar prazer em ler depois da página 100.

Antes disso tudo parecia meio confuso, eu não conseguia detectar com tanta clareza a sensibilidade de Mariane, nem a racionalidade de Elinor, nem as outras características marcantes dos demais personagens. Não captava a ironia da Jane ou dos personagens, o sarcasmo com que um personagem mencionava outro, nem sabia de quem a família Dashwood (Elinor, Mariane, Margaret e a mãe delas) gostava de todo coração e de quem tolerava por parentesco ou amizade (tirando a cunhada porque era óbvio que ela não gostava da família do marido e a recíproca era verdadeira). Acho que a causa foi ter visto (milhares de vezes) a adaptação pro cinema ( de que gostei muito, aliás) em que lá tudo era preto no branco e mastigado pro espectador.
E aí após a metade do livro, eu consegui entender (e guardar) a personalidade de cada personagem, gravar os nomes e as ligações e tudo ficou mais fácil. Inclusive, apesar de preferir o filme, gostei muito mais da Mariane apresentada aqui. A da adaptação era tão chatinha e infantil... enquanto que a do livro, apesar dos seus 16 anos e de ser mais sensível, impulsiva e sentir mais as coisas - como todo/a adolescente - era mais amadurecida. O que significa que as características da personagem só combinam com uma certa fase da vida e uma certa idade, eu acho.

Apesar de me considerar diferentona no aspecto literário, aqui eu segui o bonde de gostar dos personagens de bom caráter e detestar os mesquinhos, cretinos e ardilosos.

Um último comentário: tem gente que reclama da falta de beijo entre Lizzie e Darcy, mas deviam conhecer as outras obras da Jane em que o casal mal interage apesar da química e da construção da relação deixando o leitor com aquele gosto de "EU PRECISO DE MAIS DO QUE ISSO, JANE, TENHA DÓ" no leitor. Adivinha só? Com os casais deste livro não foi diferente.

E embora não tenha amado e favoritado o livro, nossa, Jane Austen é uma diva, merece toda a fama, todo o elogio, toda a glória porque ela escreve tão bem, criou personagens tão marcantes e enredos tão envolventes que é de chorar.

Resenha de Orgulho e Preconceito
Faz jus à toda fama que este clássico tem há anos!
Eu nunca imaginei que fosse concordar tanto com a opinião dos especialistas sobre essa obra, mas eis-me aqui afirmando que Orgulho e Preconceito não é daqueles clássicos que ganham elogios e fama à toa. É simplesmente soberbo!!

Nem sei o que dizer de Jane Austen que nunca conheci, mas considero pacas! Simplesmente que ela elaborou uma história maravilhosa, com personagens icônicos, uma heroína foda e um casal que não tem como não shippar! E o melhor: mostrando que não precisa escrever cenas de sexo constrangedoramente detalhadas para provar que duas pessoas se amam muito.

Bom, vou resumir o que achei dos personagens. Tenho muitos elogios à Elizabeth, Jane, Darcy, Bingley, o casal Gardiner

Resenha de Persuasão
Eu gostei mais de Orgulho e Preconceito do que deste livro, apesar de ter lido e ouvido elogios a ele de pessoas que confio e esperar me deliciar tanto quanto o livro anterior que li.

Mas ainda assim gostei da história, dos personagens - principalmente da Anne - e shippei o casal principal com força SIM. Também sofri com ele. Li o livro relativamente rápido e, honestamente, não conseguia largá-lo.

Achei esse livro mais leve que Orgulho e Preconceito pela praticamente inexistência de personagens empatando a vida dos demais. Enquanto que em Orgulho e Preconceito eu senti que os personagens brincavam com o destino alheio por má fé, preconceito e mesquinhez, em Persuasão parecia não ser por maldade, mas por terem sido criados naquela cultura e apenas obedecerem a ela sem pensar muito no caso. E isso foi um personagem ou outro.

Sem tramoias, sem muita ação... parecia que esse livro seria um marasmo sem fim. Até porque Anne não tinha a mesma personalidade forte de Elizabeth Bennet. Ela é mais sensível, jamais é irônica com ninguém e sofre calada - aliás, sofre demais, tadinha! - Mas o livro passa longe de ser entendiante.

Eu tirei uma estrela apenas porque achei muita escassa as interações entre Anne e o capitão Wentworth. Fiquei com gosto de quero mais e acho que Jane Austen poderia ter sido mais generosa com o leitor e com os personagens principais. Ainda mais depois de tudo o que eles tiveram que passar.

Esta edição da Martin Claret ainda trouxe um desfecho que Austen tinha escrito, mas não gostou muito. Achei legal da parte da editora e respirei aliviada com o bom senso da escritora porque o capítulo final deixaria o leitor ainda mais frustrado.

(ps.: acho que não ficou claro na resenha o quanto eu AMEI a Anne, AMEI seu jeito de lidar com a ansiedade e demais situações - me identifiquei MUITO com ela aí -. Amei que ela era tão querida pela família do cunhado e queria dar um murro na cara do sir Walter e de Elizabeth por menosprezarem tanto a melhor Elliot da família)

Natalia.Garcia 06/01/2021

Razão e sensibilidade/ Orgulho e Preconceito/ Persuasão.
Analisando os contos separadamente, tive as seguintes impressões:
Razão e sensibilidade - dos 3, foi o que eu menos gostei. Não gostei dos casais e achei as descrições dos personagens superficial e a história em si não é muito envolvente.
Orgulho e preconceito - até o presente momento, é de longe o meu favorito da autora. A história é dinâmica, envolvente e a leitura é leve e prazerosa. Os personagens são melhores desenvolvidos, principalmente os secundários e as reviravoltas aguçam nossa curiosidade pela história.
Persuasão - logo de cara, veio a dúvida: por que essa história tem esse título? Normalmente Austin expõe os títulos logo no início ou no meio, mas neste nós só compreendemos o título mais para o final. A história também é envolvente e sentimos a ânsia por concluir logo, fora que as descrições de sentimentos está tão bem feita que conseguimos sentir as sensações dos personagens.

karulinaah 27/02/2020

Orgulho e preconceito Um clássico
Um livro onde o amor mostra que pode surgir dos locais mais improváveis.

bebelle 26/10/2022

Jane Austen é simplesmente maravilhosa amores
só digo que os melhores clássicos na minha opinião são os dela , e a nota só é 4 porque achei razão e sensibilidade e persuasão chatinhos. Vou fazer uma resenha separado de orgulho e preconceito .
Lay 28/10/2022minha estante
Também levei um bom tempo pra ler esses 2,acho que no futuro irei reler

le.se.caliope 24/04/2022

Jane sempre irresistível
Um romance de rescrita e trajetória mais madura. Persuasão é encantador e impossível de parar de ler do início ao fim. Anne e Frederick, o casal de quem a história gira ao redor, são um misto de sensatez e delicadeza. O perfeito equilíbrio! Foi uma experiência incrível e só me deixou ainda mais apaixonada pelo trabalho de Jane Austen!

livya 23/09/2022

Depois de 5 anos enrolando, finalmente tomei a decisão de terminar esse volume. Dentre os três livros, Orgulho e Preconceito é de longe o melhor: a personagem principal é forte e determinada, os personagens são interessantes, a dinâmica familiar é muito divertida, ótimos diálogos, a história tem ritmo do começo ao fim, enfim um romance daqueles de saltar o coração!
Razão e Sensibilidade começa meio devagar, mas depois a história engata. Um dos pontos fortes desse livro é a dinâmica entre as duas irmãs, mostrando as diferenças de personalidade e de formas de enfrentar os acontecimentos da vida. E vou ser sincera, não shippei os casais e não gostei do desfecho.
Já Persuasão é arrastado demais, só acontece um evento relevante nos capítulos finais e os personagens são maçantes, foi um desafio terminar esse.
Conclusão: talvez nem todos os romances sejam para mim.
Lay 28/10/2022minha estante
Foi exatamente assim que me senti ao terminar kkkkkkkk

Vanu 14/08/2021

3 em 1
Essa edição é excelente custo - beneficio, pois alem de linda contem 3 obras de Jane Austen (pelo preço de uma) e tras também algumas das melhores obras da autora