Ana Terra

Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

Clara.Duarte 05/03/2024

Ana terra, de érico veríssimo
Não consigo explicar em palavras o quão sentimental, profundo e lindo é esse livro. a protagonista é sensacional, uma mulher muito real. tenho certeza que todos conhecemos uma ana terra.

João Gabriel 16/03/2024

Parece mais uma biografia
Acho que o livro n tem nada muito interessante que me fez continuar lendo pra ver onde ia chegar. A escrita bonita do erico ta ai, mas a história é meio sem sal.

Ana 28/08/2018

Tesouro Nacional
Ana Terra é uma linda história sobre a resistência feminina em meio a um ambiente hostil no Sul do Brasil de meados do século 18.
Enredo: A protagonista mora na estância do pai, onde todos só fazem trabalhar de sol a sol para garantir o sustento do lar. Um dia, aparece por lá um índio, Pedro Missioneiro, e Ana se apaixona por ele, gerando posteriormente um filho ilegítimo do rapaz.
Sofre muito, mas as adversidades da vida lhe dão a resistência necessária para encarar o mundo que a cerca.
Eu havia lido esse livro ainda na infância, há quase vinte anos. Reli há pouco tempo, e com a mesma emoção dos meus nove anos de idade. Uma obra linda de um de nossos maiores escritores, e de fácil leitura. Recomendo.

Leide.Madalena 23/02/2020

Ana Terra
Ana Terra ganhou meu coração, mulher forte e guerreira mesmo para sua epoca...

Clube Tripas 01/04/2020

Páginas: 142
Avaliação: Gostei (4/5)
Mês: Março/2020
Bibliotecária: Iandra Cartaxo | Franca-SP
Neste livro somos apresentados a Ana Terra, jovem que trabalha de sol a sol ao lado da família numa estância isolada nos confins do Rio Grande.
A vida de Ana se resume a cumprir suas tarefas, numa sucessão de dias que nada trazem de novo. O pai, Maneco Terra, acredita que lugar de moça direita é dentro de casa. Conforme vai amadurecendo, a solidão de Ana cresce junto com o desejo de conviver com pessoas de sua idade e se casar.
Mas a rotina dessa família muda em um dia que o vento traz consigo um forasteiro machucado. A família Terra vê sua dinâmica alterada por Pedro, 'hóspede' de traços indígenas e que fala uma mistura e português com castelhano.
Em meados do séc. XVIII, lutas sangrentas por território acontecem no Rio Grande. E, é nesse cenário de violência que acompanhamos a transformação da jovem Ana Terra em uma mulher determinada.

Brenda | Literatura Difusa 12/07/2020

Terra
Ana Terra é uma mulher pé no chão. Viveu sua aventura romântica, mas soube lidar quando acabou. Ela é o exemplo da mulher guerreira, apesar de todo sofrimento se reergueu e superou.

Soso 14/04/2022

Não vou mentir que quase que abandono esse livro, depois do cap 22 de tanta enrolação.
É um livro realmente muito bom, não imaginei que ia gostar tanto assim. Indico muitoo, a leitura é super fluída e não é grande o livro.
Pretendo inclusive ler sua sequência.
Ana Terra é uma baita de uma sofredora. E é muito interessante a ligação de Ana com o vento
?Noite de vento, noite dos mortos...?.

maryelli0 31/01/2023

Magnífico
Uma escrita impecável, um livro histórico muito bom, super imersivo e chocante!!Amei ler e recomendo.

lukascione 19/06/2021

Não dava nada e fui pego de surpresa!
Comecei desconfiado com a história, parecia lenta, me lembrava romances comuns, de época, mas do nada engrenou, rolaram muitos plots e não consegui parar de ler. Um romance brasileiro que merece atenção, ajuda a retratar a história do país, assim como coloca atenção em alguns detalhes não tão bonitos da nossa história. Vale até para uma reflexão sobre alguns assuntos muito atuais. Além disso, Ana Terra surpreende pelos elementos poéticos, por sua crudeza, e pelos acontecimentos que seguem a vida de Ana e a família Terra.
Recomendo a leitura tanto para os sulistas que vão identificar elementos tradicionais, quando para aqueles do restante do país que podem aprender um pouco mais, e também pra aqueles que buscam boas histórias de autores nacionais.
Como primeira leitura da obra de Érico Veríssimo foi suficiente para me fazer ler outras obras, especialmente O Tempo e o Vento, para ver o restante da história da família Terra e dessa narrativa interessante.
Não recomendaria a leitura nesta edição, pois a diagramação não é das melhores (o texto está espremido nas páginas), e o livro é bem simples, mas se tratando de um trecho de O Continente, talvez seja suficiente.

Cristian Fontoura 12/07/2021

Ana Terra é um excerto do livro O tempo e o vento que, mesmo curto, nos mostra o desalento da personagem-título num Rio Grande do Sul ainda pouco povoado e longe de ser civilizado. A história de Ana Terra, vinda de Sorocaba com a família, é capaz de comover a cada capítulo com a escrita do mestre Verissimo. A visão da vida num lugar aonde o tempo não parece passar e os dias longos são todos iguais traz encrustada em si um vazio e um passado de mágoas por aqueles com quem Ana Terra divide um lar. A triste, por vezes enfadonha, história de Ana Terra tem como pano de fundo um território gaúcho vasto, pouco explorado e crivado de guerras e conflitos, os quais certamente afetam os Terra e àqueles ao seu redor.

Gabryely2 25/08/2021

História que mostra uma mulher forte e que mesmo depois de muitos acontecimentos difíceis ela conseguiu se reerguer e tomar as rédeas da vida.
Estava meio receosa de começar esse livro mas me surpreendeu bastante a fluidez que ele se tornou.
Indico muito.

bee 29/08/2021

achei que seria pior até
como era leitura obrigatória obviamente não seria uma escolha minha, mas o conto foi razoável até. imagino que pra quem não é gaúcho seja mais difícil por conta da grande quantidade de gírias que são usadas

Xaaaa 31/08/2021

hum?
Nem estou com paciência de escrever uma resenha pra esse livro. Eu estava gostando muito da história! As coisas desenrolaram muito rapidamente, e isso me incomodou um pouco; E quando chegou o final, algo aconteceu e não goi resolvido.

Frustrante não ter um bom final essa boa obra? Não recomendo.

Carol1349 06/01/2022

"sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando"
Ana Terra é um livro curto, fluído que narra a vivência dos Terra, tendo como personagem principal Ana Terra, mulher forte, da mente muito evoluída para a sua vivência e tempo. Uma leitura dolorosa e precisa. Impossível não terminar o livro sem fazer de Ana uma de nossas personagens favoritas.

Andressa 03/02/2022

Uma vida simples e sofrida ,rodeada por medo e uma paixão q foi consumida e arrancada tão precocemente ...
Apesar de ser um livro pequeno é muito completo e envolvente