O Deus das Moscas

O Deus das Moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Mine 14/06/2024

Com certeza interessante
Um livro realmente digno do seu prêmio, ele mexe com você durante toda a leitura, te deixa num suspense realmente vívido.
Pra quem não está acostumado(a) com uma leitura intensa e detalhada (como eu) de início pode sentir dificuldade na leitura, mas o pequeno esforço de continuar vale a pena, porque quando chega no ápice do plot quando todas as peças começam a se encaixar é incrível.
Ele promete e entrega o que promete, mas não vou dar 5 estrelas porque sinto que o final poderia ter sido um pouquinho mais completo.
Roger Braga 14/06/2024minha estante
Tenho esse livro mas ainda não li.

Geovana 12/06/2024

Acredito que, quando publicado, o livro tenha sido muito inovador, mas lendo no presente já é algo batido - justamente por servir de inspiração para tantas obras. O último capítulo foi o mais empolgante, era possível sentir a adrenalina junto com os personagens.
Ótima leitura.

Rodolfo Baldassi 11/06/2024

Boa leitura
O livro apesar de curto e ter vários acontecimentos é mais lento do que parece. Mas isso não pé ruim.
Gostei bastante da leitura e realmente foi interessante observar a dinâmica entre os personagens alem do amadurecimento ou falta dele.

Luca.Matheu 10/06/2024

Humano, a descrição da sociedade em duas formas distintas.
O Senhor das Moscas de William Golding, livro publicado em 1954 na Inglaterra, uma alegoria sobre a verdadeira natureza humana (pelo menos na visão do autor), a história se passa durante a segunda guerra mundial, onde um grupo de crianças (todos meninos), sofre um acidente aéreo e cai numa ilha deserta, desse acidente só sobrevivem as crianças, de início elas se organizam de forma democrática, mas com o passar do tempo começam a agir de forma selvagem e desordeira contrária ao jeito inglês que os próprios meninos se vangloriavam no início. Com o desenrolar da história vemos a verdadeira metamorfose que os garotos vão sofrendo, e acabam saindo da racionalidade, personificada pelo personagem Ralph e caminhando para a selvageria animalesca, também personificada pela liderança de outro garoto, Jack. Diante do embate que ocorre dessas diferentes visões de como sobreviver ao ambiente em que foram postos, diversas tragédias ocorrem, e ainda à uma figura mítica e sombria do chamado ?senhor das moscas?, nome esse atribuído pelos antigos a entidade Belzebu, sendo esse demônio pra mim nada mais sendo que uma forma com que o autor achou de demonstrar a vileza presente em nós em uma figura física e mística, que ao mesmo tempo que não faz nada por si só, influencia os outros a cometerem atrocidades.

O livro me fez refletir muito sobre como é importante uma estrutura social que segue princípios básicos, para não retrocedermos a nossos estado animalesco, e como no presente caso a frase de Thomas Hobbes faz total sentido "o homem é o lobo do homem" em um exemplo prático. O misticismo que cerca o senhor das moscas e o desenrolar da história são envolventes, junto disso acontecimentos chocantes em uma perspectiva que nos faz se aproximar dos personagens, acabam por gerar o sucesso desse livro que recebeu até então 2 adaptações para o cinema.

Nota 9,1
Alex.Monteiro 10/06/2024minha estante
Nossa parei no início desse livro e ainda não voltei a ler, não por ser ruim mas por preguiça mesmo

Luca.Matheu 10/06/2024minha estante
O livro é muito bom, vale a pena você voltar e terminar ele

Alex.Monteiro 10/06/2024minha estante
Tá na lista, se possível esse mês mesmo

brunivey 09/06/2024

Leitura lenta e narrativa intrinsecamente racista
Uma leitura que chegou até mim como uma reflexão acerca da ordem e da barbárie, com o passar do tempo, mostrou sua verdadeira face, transparecendo, antes de qualquer outra característica, uma perspectiva colonialista e explicitamente racista para com a população negra e "selvagem", marcada também pela exaltação nacionalista do homem britânico. Essa, pra mim, é uma das obras na qual a própria narrativa se sustenta sobre perspectivas racistas, sendo impossível desvencilhá-lo ou relativizá-lo frente à obra geral. Me surpreende ainda que uma característica tão explicitamente intrínseca ao conteúdo do livro não é ao menos citado pela maior parte das resenhas que encontrei sobre esse livro, mas acho que isso é pauta para uma outra discussão.
Em termos de escrita, é uma leitura maçante nos primeiros 60% do livro, marco que simboliza o avanço da história para momentos mais interessantes, violentos e até mesmo sanguinolentos. Pode ser uma leitura chata ou ainda repulsiva para alguns, mas para mim foi uma leitura tranquila, apesar de frequentemente gerar confusões em relação às falas, uma vez que por vezes era difícil captar quem estava dizendo o quê.

luisa 09/06/2024

Não foi exatamente o que eu esperei
Esse livro tinha tudo pra ser perfeito e favoritado, mas senti que deixaram muitas pontas soltas em relação ao enredo.

eu amei a perspectiva da formação de uma comunidade e sua hierarquia, mas em relação aos personagens eu me senti distante e alheia aos fatos que ocorriam com eles, principalmente pela falta de descrição no livro.

mesmo assim, acho que foi uma boa leitura pela reflexão filosófica interessante, mas nada que o thomas hobbes já não tenha defendidokkkk

Andre 08/06/2024

Valeu pelo final!
Boa leitura, não chegou a envolver-me tanto, mas o livro vale pelos dois últimos capítulos, porque tem algo de Thriller e certo aspecto filosófico que leva o leitor a refletir. O que me levou a fazer esta pequena e modesta resenha foi que me veio à mente se um enredo como este ainda é possível de ser feito neste mundo tecnológico ao extremo do século XXI quando, tenho quase certeza, qualquer lugar do mundo, por mais isolado que ele seja, é alcançado por uma internet como a Starling ou por um GPS.

Ciço 06/06/2024

Ótimo livro, mostra o estado de natureza em sua essência e tem um ótimo embate entre a representação da civilização e a bestialização do estado de natureza, além disso mostra de forma belíssima a personificação do poder, contudo em alguns momentos achei a leitura difícil por falta de descrição em certos momentos, como por exemplo a parte do avião q ficou na ilha(a qual o livro não fala) como os seres bioluminescêntes de olhos avermelhados q aparecem pouco dps da aparição do "senhor das moscas,"

Amanda2041 06/06/2024

Não são apenas crianças?
Confesso que não conhecia o autor, mas o livro me pegou do começo ao fim. O que mais ficou na minha cabeça foi a relação de poder.

Quem decide ter poder? Como uma sociedade começa? De onde vem as regras e hierarquias? Na minha opinião, o ponto não é ter uma civilização criada ?do zero?. Mas se a cabeça dos seres tiverem um mínimo de vivência do mundo como é, o ?do zero? vai a 100 rapidamente para termos uma réplica
das várias faces da sociedade atual. E aqui me refiro a política, interesses e liberdade.

Achei a leitura um pouco desafiadora porque não tem tantos detalhes de ambientação e falas são seguidas umas da a outras de forma mais direta e sem tanto contexto. De qualquer forma, recomendo!

Guilherme.Medeiros 04/06/2024

Dramático e viciante
Repleto de idas e vindas, relações e pessoas, me prendeu do início ao fim. Bastante forte o final com ?Ralph chorava o fim da inocência, as trevas do coração humano.?

Marianaa 04/06/2024

O senhor das moscas
Essa é a história de um grupo de crianças que, após a queda do avião em que estavam, ficam presos numa ilha. Assim, eles vão aprendendo a conviver e criando um tipo de organização pra manter a civilidade, mas ao longo da história isso vai se perdendo. Achei um livro tranquilo de ler, de linguagem simples, bem descritivo, é muito interessante e vale a pena a leitura, fora que é bem curto.

Mari 03/06/2024

Até onde a civilização segura as rédeas da barbárie?
O romance ?O Senhor das Moscas? narra a história de um grupo de meninos que ficam presos em uma ilha deserta após um acidente de avião. Não é especificada a localização da ilha, mas sabemos que há uma guerra iminente e que esse grupo de meninos foram colocados no avião para serem salvos.

Três personagens se destacam: Porquinho representa a racionalidade e intelecto, Ralph representa a civilidade e liderança, e Jack representa a brutalidade e a barbárie.

Eles tentam estabelecer uma sociedade organizada, mas aos poucos sucumbem à natureza selvagem de sua própria humanidade.

O autor, William Golding, quis alertar sobre a capacidade inerente do ser humano de ceder à violência e à brutalidade quando desprovido das restrições da sociedade.

Imagino que Golding escolheu personagens crianças para destacar a natureza inata da humanidade, sugerindo que mesmo as crianças, sem a influência da civilização e sociedade, podem sucumbir à selvageria.

Em muitos momentos me senti perturbada durante a leitura. É o sentimento que esse livro desperta.

Indico esse clássico com toda a certeza de que ele irá trazer conhecimento e reflexão à sua vida.

Importante dizer que o romance engrena nas últimas cem páginas, aí você não consegue mais parar.