O Deus das Moscas

O Deus das Moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Fabi 21/05/2024

Várias camadas
Gostei muito do tema central em si. Se é que tem um tema central, pois esse livro tem muitas questões para refletir. Mas a leitura foi um pouco arrastada para mim. Até uns 60% do livro eu fui na motivação coletiva, depois ficou interessante e no fim tudo se encaixou dentro da complexidade que foi criada nessa história. Um acidente de avião durante uma guerra deixa algumas crianças isoladas em uma ilha. Sem a presença de adultos e lutando para sobreviver, os meninos se envolvem em situações que vão ganhando contornos desesperadores com o passar do tempo. Muito interessante, principalmente por ver uma pequena sociedade de crianças sendo estabelecida e as implicações disso. Observar o aflorar das emoções, a perda da razão, o despertar de alguns instintos (talvez). Gostei da experiência, a sensação é que o livro tem várias camadas. Até o incômodo inicial que senti na leitura ganhou um certo sentido no fim. Gostei especialmente do simbolismo do monstro, do Senhor das Moscas, daquele desfecho e das reflexões despertadas sobre o que aconteceu após aquele final.

Paulo, o Vitor 19/05/2024

Pesadíssimo
William Golding definitivamente esclarece sua visão acerca da natureza humana no Estado de Natureza.
Muitos filósofos contratualistas como Hobbes, Locke e Rousseau expressaram há muito tempo, partindo de diferentes perspectivas, seus entendimentos acerca da natureza humana. Em O Senhor das Moscas, Golding perpassa da inocência humana infantil até falta de recursos, ausência de organização e de propósito comum e principalmente o medo para elucidar como um grupo previamente civilizado pode se entregar em poucas páginas para a completa anarquia e selvageria animalesca que desde o início os ronda flertando com a visão Hobbesiana de mundo.
Paulatinamente, Golding vai nos entregar a perda da razão e sentimentos expressos em personagens como Simon e Porquinho. O último fio de esperança encontra-se em Ralph, que permanece firme no propósito de sair da ilha, mantendo a chama acesa. Em contrapartida ao seu antagonista Jack, que encarna a selvageria humana.
O livro nos traz diversas interpretações políticas, filosóficas e sociológicas como o exercício de poder, a organização social e fundamentalmente os princípios da natureza humana que o segmentam.

Amanda.Ramos 18/05/2024

O livro retrata de uma maneira sutil o que o ser humano é capaz de fazer quando não está submetido à regras e convenções sociais.

Felipe Rocha 18/05/2024

Senhores...
"Ralph chorava o fim da inocência, as trevas do coração humano, e a queda no abismo do amigo sincero e ajuizado chamado Porquinho."

A leitura flui de forma gostosa e rapida, entretanto não sei que por se tratar de talvez uma metáfora ou analogia da sociedade, apresenta elementos que torna a história menos crivel mas que não tiram o peso da mesma.

Cássio 18/05/2024

Como a selvageria pode tomar conta de nossos corações
O senhor das moscas de William Golding, é um livro onde um grupo de meninos, separados em pré adolescentes e crianças, sem nenhum adulto, caem em uma ilha desabitada de outros seres humanos, ele mostra como sem supervisão ou como em uma extremo, podemos mostrar nossa selvageria interior e nos tornarmos algo diferente do que já fomos, dito isso.

É um livro clássico, ou seja, lento, e as vezes arrastado, ele só foi clicar comigo no 2/3 do livro, não me arrependo de ler, porém as vezes sentia que não estava entendo o que estava lendo e lia o mesmo paragrafo umas 3 vezes, o que era 200 páginas ?se tornou 400?, mas quando tudo começa a se desenrolar, definitivamente irá prender sua atenção.

Dani.Odete 16/05/2024

Necessário!
Essa leitura me trouxe uma mistura de reflexões, fiquei chocada em algumas cenas e pensativa em muitas outras. Me perguntei se realmente nos conhecemos e sabemos de tudo que somos capazes quando uma nova perspectiva nos é apresentada. Até onde somos bons? Qual o nosso limite antes da barbárie? Leitura mais que necessária para quem se interessa por esse mistério chamado ser humano.
Michela Wakami 17/05/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso!

Dani.Odete 17/05/2024minha estante
Eu amei também Mi,me impactou!

Michela Wakami 17/05/2024minha estante
Ele é inesquecível, Dani.

Cristiane 14/05/2024

Um bando de crianças estão numa ilha deserta lutando pela sobrevivência e enfrentando desafios e amadurecendo no processo.

Paola66 14/05/2024

Sinissstro
Como mais uma distopia do sec XX, é um livro sombrio, cru e ao mesmo tempo altamente descritivo no começo, tornando-se um pouco enfadonho, mas a história vale muito a pena, é bem a sociedade mesmo, sinistro

Edu Coelho 13/05/2024

Finalmente li!
Este livro entrou na minha lista há uns 20 anos quando vi referências a ele na série LOST (em que o motivo ficou evidente após a leitura). Esse é um daqueles romances que você fica um tempão pensando nele e tentando digerir tudo que se passou.

Totalmente compreensível a fama e a relevância construída em torna da obra.

Gui Scheffer 13/05/2024

Breve comentário sobre Senhor das Moscas, de William Golding.
O lobo do homem, essa foi a sentença de Hobbes quando se debruçou sobre a humanidade e sua essência; e em Senhor das Moscas vemos isso, uma “sociedade” baseada na violência, na lei do mais forte, é um purgatório, um lugar devastado que existe dentro de cada um de nós.
Vitor922 13/05/2024minha estante
Aaaaaa queroo

VinAcius.Paulo 12/05/2024

Passa uma boa mensagem, que vai se construindo indiretamente durante a leitura, e principalmente no final deixa a mensagem mais visível ao leitor, tem uma excelente crítica principal, mas acompanhada de uma boa história, intrigante, fazendo o leitor odiar, amar, e amar odiar alguns personagens.

Ingrid 11/05/2024

Olha eu de novo dando três estrelas e meia pra clássico internacional premiado kkkkkk que ridicula. Mas enfim, demorei muito pra engatar nessa leitura, o começo tem uma velocidade muito lenta e são momentos bem descritivos. Sei que tem gente que acha esse tipo de texto lindo, mas não funcionou muito pra mim. Juro que até o momento eu ainda nao consegui entender a geografia da ilha, muito confuso. Achei que o livro só começou mesmo na metade dele. Tirando tudo isso, foi uma leitura bem válida. O pano de fundo da vida real por trás desse livro é foda, sobre ter sido escrito por quem foi e no contexto que foi. Acabei pensando muito em temas como polaridade na sociedade e se o homem precisa de leis e instituições pra viver em grupo. Se for retirado o que "regula" o homem, nesse caso do livro, os adultos, a escola...o que sobra? A barbárie total? Mesmo depois que acabei ainda me pego refletindo bastante sobre isso. Enfim, o final foi algo que me agradou bastante e achei que fez sentido. Foi essa minha experiência resumida, longe de ser um dos meus livros favoritos mas valeu muito a leitura.

juddy1 08/05/2024

?Mata o porco, corta a goela, espalha o sangue, cai de pau!?
Comecei esse livro sem saber muito do que se tratava e talvez não saber a sinopse me deixou mais impactada sobre toda a história, então se você ainda não leu, recomendo que caia de paraquedas mesmo.

Aqui a gente vai encontrar um grupo de meninos que acabaram por cair em uma ilha isolada no oceano e vão começar a tentar, com muito esforço, viver em sociedade, sem a presença de adultos pra lembra-los o que é certo e o que é errado. Temos dois personagens principais que curiosamente mostram ações que se parecem com uma democracia (Ralph) e uma ditadura (Jack).

De um lado temos uma pessoa que escuta o que todos tem a dizer, que se preocupa a todo custo em manter uma fogueira acesa para serem salvos caso um navio passe por perto e que está preocupado em construir abrigos e de outro temos outra que só pensa em caçar, que usa a violência nos mais fracos e que até passa a gostar dessa natureza selvagem que são obrigados a viver.

Esse livro me fez questionar se o ?homem? é bom e o meio/as condições o corrompe ou somos todos ruins por natureza, quando colocados em um estado sem regras e sem leis. Qual a real força que o medo tem? aqui, por se tratar de um medo irracional (a criação de um monstro irreal) a violência passa a ser justificada e isso culmina no fim das regras estabelecidas por Ralph, no fim do diálogo e na instauração do caos entre os meninos, que é justamente um propósito que Jack queria pra justificar sua tirania.

Um ponto negativo pra mim foi que o autor se estende muito em descrições dos ambientes de maneira bem poética e talvez isso tenha tornado a leitura arrastada pra mim no início, eu demorei a me conectar com a história. Tirando esse ponto, eu simplesmente não larguei mais o livro até finalizar.

Inúmeras interpretações podem ser tiradas daqui, e confesso que ainda vou passar uns bons dias pensando no que é o ?Senhor das Moscas? e no diálogo dele com o Simon.

ps.: uma curiosidade que descobri em uma resenha, senhor das moscas = belzebu, e durante todo o livro temos alegorias que se parecem ((não sei se propositalmente)) a referências bíblicas
Iris.Kawane 08/05/2024minha estante
Cara, esse livro é incrível. Fiquei obcecada quando li e mandei minhas amigas lerem kkkkkkk