O Senhor das Moscas

O Senhor das Moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Nicolas 25/03/2024

Acho que eu esperava outra coisa lendo a sinopse. Sinceramente eu achei o desenvolvimento meio tosco e fraco, não acho que funcionou muito bem, pelo menos comigo. Todos os personagens e relações nesse livro são bem chatas e não cheguei a gostar de nenhum personagem. As situações não me parecem criveis e como alguém que não quis matar um porco em um capítulo estava desesperado pra matar alguns depois? Não consegui gostar. (Porquinho insuportável, morreu tarde).
JubsAraujo 25/04/2024minha estante
Faltou marcar essa resenha como spoiler

laisla8 25/03/2024

O senhor das moscas, uma obra inconfundível.
"O Senhor das Moscas", uma obra clássica da literatura mundial escrita por William Golding e publicada pela editora Alfaguara, é uma narrativa envolvente que mergulha nas profundezas da psicologia humana. Com suas 224 páginas divididas em 12 capítulos, o livro apresenta um grupo de garotos que, após um acidente aéreo, se veem isolados em uma ilha deserta.

Os personagens principais, como Ralph, o líder carismático, e Jack, o antagonista que representa a selvageria desenfreada, cativam o leitor com suas personalidades complexas e suas jornadas de autodescoberta. Ao longo da história, Golding explora temas como a natureza humana, a civilização versus a barbárie e o poder.

Desde o momento em que Ralph, Piggy e os outros garotos se veem presos na ilha, a tensão cresce gradualmente. Os pequenos atritos iniciais entre os personagens dão lugar a conflitos mais intensos, refletindo a luta pelo poder e pela sobrevivência. Uma passagem emblemática ocorre no Capítulo 4, quando os garotos tentam acender um fogo para sinalizar um possível resgate, mas acabam incendiando parte da floresta, simbolizando a fragilidade da ordem social em meio ao caos.

À medida que a civilização se deteriora e a selvageria toma conta, o leitor é confrontado com questões profundas sobre a natureza humana e os limites da moralidade. O ponto culminante da narrativa ocorre no Capítulo 11, quando a violência atinge seu ápice e o confronto entre Ralph e Jack se torna inevitável, culminando em um desfecho surpreendente e impactante.

O Senhor das Moscas
é uma leitura obrigatória para aqueles que buscam uma reflexão profunda sobre a essência do ser humano. Golding nos lembra, através dessa obra atemporal, que em meio à civilização há sempre uma sombra da barbárie, e que a luta entre o bem e o mal está sempre presente, seja dentro de nós ou em nosso ambiente.

Gabriel 24/03/2024

Muito bom e impactante! Pra quem não viu aos filmes, recomendo começar pelo livro! A experiência será muito melhor! Muito bommmm!

Gabi 24/03/2024

Um livro meio pesado, acho que por isso demorei um pouco para terminar. Faz pensar muito e incomoda demais também.

andre.nns 22/03/2024

"Talvez tenha um monstro, o talvez seja só a gente."
Me sinto na obrigação de agradecer William Golding por ter retomado meu hábito da leitura que há tanto estava vagando por aí, porque Senhor das Moscas acima de tudo é uma obra extremamente viciante de acompanhar e interessantíssima de sentir, a pauta da violência natural humana e a necessidade de aplicá-la para manter a ordem é extremamente bem desenvolvida com o decorrer da trama.
Pesado, mas em alguns momentos, sensível, ler este livro foi uma atividade extremamente prazerosa e espero encontrar mais como essa!

Mayra.Mattoso 22/03/2024

O livro narra a história de um grupo de meninos entre 6 e 12 anos que ficam presos numa ilha. É uma mistura de aventura e terror que nos deixa curiosos desde o início, a gente vai vendo a situação piorando a cada capítulo e que os piores sentimentos da natureza humana podem se instaurar mesmo em crianças.

Nando Borges 19/03/2024

Um bando de crianças violentas numa ilha
Bem, é basicamente isso. O enredo todo é esse. Não se explica como é porque foram parar numa ilha e alguns ficam violentos e comentem atrocidades o tempo todo. Não gostei, duas estrelas.

Jansen 18/03/2024

Uma obra de muito valor, apesar de confusa. Na quarta parte, aproximadamente, ficou muito confuso. Os meninos perdidos, os líderes enlouquecidos, e uma confusão na ilha enfumaçada onde andar ficou difícil e o leitor meio perdido. De repente aparecem do nada adultos embasbacados sem entender o que se passava.
É uma história pungente, que nos assola com a capacidade que temos para nos perder e cometer desatinos. São crianças, o que é mais preocupante ainda. É triste saber que carregamos esta tendência em nossa mente. E assim são construídas as ditaduras e o mundo torna-se pior. É um livro para se ler e pensar.

Heloah2 18/03/2024

Sinceramente não gostei muito, no começo foi bem interessante mas pro meio até o fim deixou a desejar.

maltchik/ 18/03/2024

"O fim da inocência, pela escuridão do coração humano."
Eu tenho um defeito que preciso corrigir: a expectativa. Venho percebendo que ela "atrapalha" minha experiência e avaliações em alguns livros e com esse n foi diferente.
Depois de ler na sinopse: "...sobre a natureza do mal e a tênue linha que separa a civilidade da barbárie." Eu esperava algo muito mais visceral e explícito do que se apresentou durante a leitura. Juntando isso com grandes partes de descrição de cenário e de como funciona a natureza esse livro n me agradou muito.
Mas acredito que seja muito pessoal essa minha avaliação e que a história funcione muito bem pra outras pessoas. Afinal é muito bem escrito e muito eficaz nos temas que aborda.
AliJu 18/03/2024minha estante
Eu tenho receio de ler esse porque minhas expectativas são altas por ele também, tenho aqui e sempre adio

tha_rbrandao 18/03/2024minha estante
Também compartilho do mesmo ?defeito?! Num geral, evito ler a sinopse ou tentar entender muito o enredo do livro. Ler despretensiosamente acaba que, na maioria das vezes, trás várias surpresas positivas e uma boa recompensa no final.

maltchik/ 18/03/2024minha estante
AliJu, recomendo, é uma boa história. Só pra mim n é tão gore e aterrorizante como eu gosto e queria que fosse. Se vc n tem esse gosto meio "perturbado" como eu kkk acredito que vai gostar bastante

maltchik/ 18/03/2024minha estante
Tha_rbrandao, pois é, vou começar essa tática tb. O saldo vai acabar sendo mais positivo. Pq quando a expectativa se cumpre é muito bom, mas o contrário...

Thiagxsilva 18/03/2024

Obra de arte.
Impressionante as ferramentas que o Golding usa pra criar essa narrativa, cada passo da história apesar de lenta, escancarava pouco a pouco a ideia do absurdo que é a mente envolvida pelo poder e pela selvageria. A chegada na ilha e a camuflagem do desespero de estarem sozinhos sendo substituídas pelo senso político de vivência e sobrevivência democraticamente confortável para todos. Incrível como as palavras vão se encaixando com o momento vivido na história, e a gente vai esquecendo que são apenas crianças, que nunca imaginaríamos que teriam pensamentos tão perversos e duros, mas que a escrita nos faz entender que a situação faz o homem, sendo ele inocente ou não. Verdadeira obra de arte, apesar da escrita ser altamente complexa em alguns momentos, mas acredito que seja mais uma falta de capacidade minha, que um defeito do autor.
Obra de arte, Nobel altamente justificável.

Elineuza.Crescenci 16/03/2024

Editora Alfaguara – SP - 2021
Avaliação: 4/5
Início da Leitura: 11/03/2024 Término da leitura: 16/03/2024

Autor
Nasceu na Inglaterra em 1911.
Foi ator, músico, professor e escritor.
Trabalhou para a Marinha Britânica na Segunda Grande Guerra.
Seu primeiro livro foi Poems e foi publicado em 1935.
Em 1983 foi laureado com o Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra.

Sobre o livro
Primeiro romance do autor e foi publicado em 1954.
Um grupo de garotos, durante a segunda guerra mundial, fica numa ilha depois de um acidente de avião.
A história mostra quão pequena é a distância entre a civilidade e a selvageria.
Os garotos têm idades diversas sem a presença de adultos.
O conhecimento que eles possuem para manterem a vida é muito restrito.
A ilha e os destroços do avião não dispõem de alimentos suficientes para um longo período de sobrevivência.
As lideranças que surgem, não são estáveis e os conflitos surgem quando se estabelecem as tarefas mais elementares.
O livro quer o tempo inteiro mostrar como coordenar, liderar, governar um grupo tão diverso e mantê-los vivos e ilesos até o resgate final.
A história surpreende. É chocante, mas flui pela linguagem utilizada.
Há anos vi o filme e fique chocada. Nunca havia lido o romance.
No final do ano passado ganhei o presente de uma querida amiga.
Gostei e recomendo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/03/2024-marco10-leitura-anual-42-o-senhor.html

Lucovosky 15/03/2024

Pura psicologia das massas
O homem nasce mau? O Estado torna os homens bons? Essa clássico da literatura inglesa escrito por William Golding nada mais é do que uma imaginação do estado de natureza "Hobbesiano"

nicks_s 15/03/2024

Top livros que preciso reler com outra cabeça
Esse livro fala por si só, é emocionante, chocante e necessário. um tipo de livro que se encaixa em qualquer sociedade, sendo assim atemporal, muda sua percepção e compreensão de mundo e da formação humana.
uma grande alegoria ao quão fácil e excitante é se render aos extintos, conta uma estória aparte sobre a segunda guerra, sendo uma analogia a própria, onde um grupo de crianças comuns acaba numa ilha deserta dependendo de si só, mostra o quão fútil e forjado pode ser o início de um conflito capaz de acabar numa guerra sanguinário, como a "libertação" de certos princípios pode levar a ruptura de outros, e o quão irracional é base dos sistemas de imposição de poder, sendo por que intimida mais e não pelas qualificações.
vemos também uma ausência de certo e errado, mostrando como tudo pode ser questão de ótica e disseminação.
foi uma leitura bem cansativa e demorada, por mais curta que seja, mas não acho que a causa seja alguma espécie de falha ou mau uso da escrita, pelo contrário, mesmo sendo um tipo muito contemplativo de escrita, na questão do ambiente ao redor, o que não me atrai tanto, mas sim uma falta de preparo minha para essa leitura