Paixão simples

Paixão simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Eddy4 07/01/2024

Paixão simples
Esse livro me fez refletir de um jeito tão lindo e confuso. Eu amo o conceito de amor entender sobre e este livro com certeza me fez perguntas que quero saber as respostas algum dia e me deu respostas pra perguntas que eu nem sabia que tinha.

talilittle 07/01/2024

Bom ritmo
O livro tem um bom ritmo, mas achei a história média? passei raiva por ela se submeter a um relacionamento merda, ainda que saiba que esse tipo de paixão arrebatadora acontece.

annie tem uma escrita primorosa e adorei ter tido, finalmente, contato com a autora!

Ana:) 07/01/2024

Eu nunca vou esquecer esse livro
é muito humano e feminino o jeito que ela descreve os sentimentos, eu nunca vou deixar de comparar com meus próprios sentimentos de obsessão por um tonhão... eu entendo você Annie.

Ana 09/01/2024

"Aquilo que a sua existência, por si só, me trouxe. Uma espécie de dádiva invertida". Esse relato de amor (autobiográfico) da autora Anne Ernaux é visceral e traz uma inquietude tão grande na escrita que faz também com que a libertação da sua mente, principalmente, em relação a esse amor incompatível seja de uma fortaleza com a qual eu, por vezes, identifiquei-me. Ressalvadas as devidas proporções. Libertar-se, mesmo numa espécie de dádiva investida, é, ainda assim, libertar-se. Lindo livro. Lembrou-me de algum modo de "O amante" de M. Duras. Eu recomendo - e muito - essa leitura feminina e que deveria atingir qualquer gênero.

ariennegiulia 10/01/2024

"Paixão Simples" aborda uma relação extremamente apaixonada, obsessiva e intensa com um homem casado, mas na verdade mostra o que a paixão faz a uma pessoa. E a paixão retratada nesse livro não se refere apenas a uma pessoa específica.

Ernaux faz uma declaração ao ato de escrever. É um amor gigantesco que escorre das páginas e se renova em uma ardente paixão a cada novo texto.

Um verdadeiro choque de realidade!

kaoprust 11/01/2024

Cara, comecei a ler por indicação da livresenhas, achei que eu ia me identificar com a personagem e com esse Q de dependência emocional que tinha na proposta da sinopse. Só tenho a dizer que, meus amigos, levei um belo de um tapa na cara no plot da história, foi sensacional.
Esse livro é leve e te da uma lição de moral sobre os ciclos da vida. Achei legal a proposta, bem curtinho e direto.

Vitorin 11/01/2024

Ai a paixão?
Vi diversas pessoas falando desse livro ano passado e nunca tinha lido nenhum ganhador de nobel (que eu lembre) então tava super animado pra ler.
Amei a leitura, mesmo sendo um livro pequeno é bem elaborado, fala sobre a paixão e como ela é linda e ótima de ser sentida mas ao mesmo tempo pode nos tirar o chão, nos fazer cometer loucuras, acho que só quem ja viveu uma paixão arrebatadora vai entender 100% a autora, e eu amei!!!

Vic feitoza 11/01/2024

Só me instigou a ler qualquer coisa que ela tenha publicado. Maravilhoso e extremamente bem escrito, no livro ela narra de forma brilhante a exata sensação de se apaixonar loucamente, daquelas paixões que você não consegue pensar em outra coisa. Devo ter marcado umas 15 frases de um livro con 64 páginas.

"Fico me perguntando se, na verdade, não escrevo para saber se os outros fizeram ou sentiram as mesmas coisas que eu, ou então para que achem normal senti-las."

Pelo amor, muito reallllllllll, tô apaixonada

Laís Rocha 11/01/2024

Meu primeiro contato com a autora e foi uma boa experiência, é um livro curtinho onde a autora narra sua paixão por um homem mas não é qualquer paixão e si, por um homem casado e o quanto ela fica totalmente refém dessa paixão ao ponto de mais nada importar, só aquele sentimento. Durante ao relato sobre esse relacionamento, ela vai divagando sobre outras questões relacionadas a sua visa como carreira, escrita, mulher entre outros. Achei a leitura bem interessante e a escrita da autora me encantou

Kasimoes 13/01/2024

Simples
O que mais gostei foi que ela era inundada pelos ?pensamentos mágicos? como se eles pudessem prever ou alterar o futuro. Algo infantil mas por vezes recorrente na vida.

BemVitu 13/01/2024

Estou encantado por este livro. É incrivelmente curto, a ponto de eu começar e terminar no mesmo dia. A história gira em torno de uma mulher culta, aparentemente viúva, com filhos já crescidos, que se vicia em um homem casado. É uma paixão arrebatadora, exagerada, comparável à poesia de Neruda. De fato, a experiência para mim se assemelhou à leitura de poesia. Acredito que o livro seja autobiográfico. Quero muito ler outros trabalhos da autora.

Lurdes 15/01/2024

Aí, Annie Ernaux... Que bom saber que você, uma mulher tão inteligente, poderosa e racional, já se entregou a uma paixão desvairada, de tirar o fôlego, tirar o apetite, tirar o chão, tirar a razão.

Quem nunca?

Quem já não passou por este estado de semiconsciência, em que tudo gira em torno do objeto de nossa paixão?

Annie compartilha conosco este período em que ela ficou completamente entregue a este sentimento por um homem estrangeiro, casado, que nem sempre estava disponível, mas era desejado, lembrado, adorado 24 horas por dia.

Sua rotina era esperar seu telefonema, planejar o encontro e, tão logo este acabasse, iniciar a espera pelo próximo. Nada mais parecia ter importância.

"O tempo todo me assaltava o desejo de terminar, para não ter mais que ficar à mercê de uma chamada, para não sofrer mais, e logo imaginava o que viria com o término: uma sequência de dias sem nada para esperar."

Ela tenta analisar como chegou a este ponto e planeja sair desta dependência obsessiva, mas a sensação é sempre esta: a de que sem ele não vai restar nada, nem mesmo a espera.

Mais uma vez a autora nos nocauteia com sua escrita, tão cirúrgica.
Recomendo este, como todos os outros dela.

O que seus livros tem de pequenos em tamanho, tem de imensos em profundidade.

Nanicas 15/01/2024

É um livro tão curto mas tão gostoso de ler. Ele realmente aborda como a obsessão e paixão feminina é de forma crua e objetiva. Recomendo à aqueles que já amaram loucamente e que acham que foram os únicos a ser assim. Me identifiquei horrores!

louisevfh 15/01/2024

É muito bom ler um livro que mostra que nós, em nossas obsessões românticas, não estamos sozinhas - como retrata a própria narradora, que tenta encontrar sinais de que ela não é a única a viver o vício em alguém.

kanejwraith 16/01/2024

Incrível
"Quando eu era criança, o maior luxo para mim eram os casacos de pele, os vestidos longos e as mansões à beira-mar. Mais tarde, passei a achar que o luxo era ter uma vida intelectual. Agora me parece que é também a chance de viver uma paixão, por um homem ou por uma mulher."