Paixão simples

Paixão simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Bookster Pedro Pacifico 22/09/2023

Paixão simples, de Annie Ernaux
Depois que li “Os anos”, Ernaux se tornou uma daquelas autoras que eu quero ler tudo! E foi só “Paixão simples” aterrisar no Brasil, que furou a fila das leituras. Com apenas 68 páginas, Ernaux compartilha conosco a experiência de se apaixonar. Aquela paixão que tira nosso chão, como um buraco negro que suga todos os nossos pensamentos e energias.

E, diferentemente do que vemos em livros sobre paixão, a autora não narra a sua primeira experiência, quando ainda era jovem. Em “Paixão simples”, vemos Ernaux mais velha, divorciada e mãe de dois filhos se apaixonou por um homem casado. O medo de não ser correspondida ou de perder aquele homem leva a autora para uma sensação de desespero. Um medo que persegue e que toma conta da razão.

Gostei muito pela forma precisa com que Ernaux descreveu o estado de paixão, que oscila entre sentimentos bons e o pavor da perda. Não vou falar mais, porque é um livro para ser sentido, em que a história por trás é simples - como fica claro no próprio título da obra.

Nota 9/10

Siga o @book.ster no instagram para mais resenhas!

site: https://www.instagram.com/p/Cwv5gp6r5w7/
Bairral 22/09/2023minha estante
O Jovem, também é um livro intenso. São menos de 40 páginas

Andressa1227 27/01/2024minha estante
Alguém me ajuda! Tem muito hot?

Amanda Azevedo 27/01/2024

"ousada, franca, autônoma e livre"

Nunca fui uma pessoa muito entregue a paixões. Sou bem resistente, aliás. E se isso é bom ou ruim? Não sei. Acredito que sempre tem os dois lados. Eu achava que essas paixões avassaladoras acometiam as pessoas na juventude, quando estão mais dispostas a correrem riscos. Mas mais que isso. Eu associava paixão à imaturidade, porém depois de ler esse livro, eu comecei a repensar esse ponto. E penso que a paixão está mais ligada a coragem.

Esse livro da Ernaux mostra que não tem idade. Que a paixão pode vir, avassaladora, mesmo depois de alguns anos e várias experiências vividas.

Annie Ernaux foi a primeira escritora francesa a receber um Nobel de Literatura. A escritora foi laureada com o prêmio em 2022. "Paixão simples" foi publicado pela primeira vez em 1992 e chegou aqui no Brasil em 2023, pela Editora Fosforo.

Este livro é um breve relato, onde ela narra os efeitos de uma paixão que ela viveu. Já divorciada, mãe de dois filhos. Ela se apaixona por A., (é assim que ela se refere a ele o livro inteiro) um diplomata, casado.

A Rachel Cusk, também escritora, escreveu um ensaio muito interessante sobre Ernaux. Nele, ela aponta como pode existir um aparente paradoxo nesse livro. Porque ao mesmo tempo em que ela está escrevendo sobre uma paixão, ela tem uma escrita desapaixonada.
Desapaixonada no sentido de ser bastante objetiva, crua, direta. Annie consegue colocar as coisas como elas são. Sem floreios. É a sua vida. Parte da sua vida. Da sua vivência, ali, no papel.

Annie conta que no período em que estava apaixonada por esse homem, é como se ela vivesse no automático e seus dias se resumiam a ficar à sua espera. Como até a passagem do tempo ficava diferente pra ela.

A narrativa de Ernaux (que traz a sua própria vida) me chama a atenção, principalmente, pela sua coragem de ser livre. De se mostrar nas palavras. Seus livros parecem compor uma parte importante da sua própria existência. Como se suas experiências necessitassem também nas páginas de um livro.

Você não precisa ler Annie Ernaux porque ela recebeu o prêmio Nobel de Literatura. Ou ama-la ou repudiá-la por isso. Leia na medida do seu interesse se é uma literatura que faz sentido pra você.

Admiro e seguirei admirando mulheres que acreditam no poder e na verdade da sua arte.
Rachel Cusk usou alguns adjetivos pra Ernaux que eu não poderia escolher melhores: ousada, franca, autônoma e livre.
Maria19421 27/01/2024minha estante
Resenha incrível, não vejo a hora de ler esse livro!

@limakarla 28/04/2023

É tão maravilhoso pensar que ainda existem tantos livros da Ernaux para serem publicados no Brasil, ter a certeza de que ainda tenho muito dela para ler, muitas histórias para mergulhar e me apaixonar profundamente. Melhor ainda é saber que ela está viva, ativa, sendo celebrada enquanto ainda existe nesse plano.

Os livros da Ernaux são todos interligados de alguma forma, por ser uma autora autobiográfica em seus livros, um ou outro fato de um livro anterior acaba sendo citado e isso é uma delícia, é uma sensação de completude, de continuação mesmo. É tão íntimo, tão pessoal! Simplesmente espetacular a forma como a escrita dela te faz querer ler sem parar, um desejo intenso de ler muito mais sempre é despertado em mim.

Vi 14/12/2023

Me sinto muito amiga da Annie Ernaux, é como se estivéssemos na mesa de um bar abrindo nossos corações com as informações mais obscuras.

Lavinia166 23/02/2024

(se perder)
Há alguns dias mergulhei nesta leitura de literatura francesa, uma autobiografia escrita por Annie Ernaux. O enredo gira em torno de sua história marcada por uma paixão avassaladora, vivenciada após um divórcio e com filhos já crescidos, por um estrangeiro casado descrito apenas como "A.". Apesar de sua narrativa concisa, a escrita é extraordinariamente expressiva, transportando-nos para o cotidiano obsessivo e apaixonado dessa mulher. A presença de "A." a faz sonhar acordada, consumindo-a de tal forma que ela se entrega completamente, revivendo incessantemente os momentos compartilhados. Chega ao ponto de negligenciar os filhos distantes, de postergar tarefas simples como tomar banho, aguardar ansiosamente por seu telefonema, e até mesmo de visualizá-lo nas ruas entre estranhos. É uma paixão que transcende sua existência, a ponto de desejar a queda do avião se já não fosse revê-lo. O enredo é marcado por uma montanha-russa emocional, onde a presença, ausência e memórias de "A." se entrelaçam, tornando-se mais intensas do que seria uma narrativa de amor, justamente por retratar um sentimento proibido. A sinceridade desta obra me encantou, pois retrata de forma crua os sentimentos mais íntimos de uma mulher, especialmente em relação a paixão: mistura loucura e desejo, um delírio cotidiano.

Karla542 14/04/2024

É um bom livro, leitura fluida e rápida. O livro é bem curto. Uma história que dá pra prendar a atenção.

Del 28/02/2024

Paixão Simples(mente) avassaladora
Segundo livro da autora que tenho a oportunidade de ler e assim como o primeiro, O acontecimento, este livro fez emergir em mim uma série de sentimentos e me fez recordar experiências similares a está descrita pela autora.

Ao relator essa paixão avassaladora por um homem casado, já mais velha, separada do marido e com dois filhos, essa mulher se entrega a este estado de paixão onde tudo o que importa é estar ao lado da pessoa amada. Alguns momentos senti um certo incômodo pq parece que o parceiro não está na mesma página que ela. Enquanto ela parece está perdidamente apaixonada, ele parece apenas envolver-se fisicamente com ela. A escrita da autora não é rebuscada, é simples mas não é simplória e faz a leitura ser bem fluida.
edu basílio 28/02/2024minha estante
concordo com você, del, é um relato que mexe muito com a gente... ?
a própria annie concorda com você também que ela vivenciou uma espécie de autoanulação (em um dado ponto ela diz "não estou narrando um caso, não estou contando uma história (que, a mim mesma, me escapa a metade) com cronologia precisa, 'ele veio dia 11 de novembro', nem aproximada, 'passaram-se semanas'. não havia cronologia para mim nesta relação, eu me dava conta apenas da presença e da ausência dele").
obrigado por partilhar seu comentário tão honesto.?

edu basílio 28/02/2024minha estante
concordo com você, del, é um relato que mexe muito com a gente... ?
a própria annie concorda com você também que ela vivenciou uma espécie de autoanulação.
em um dado ponto ela diz "não estou narrando um caso, não estou contando uma história (que, a mim mesma, me escapa a metade) com cronologia precisa, 'ele veio dia 11 de novembro', nem aproximada, 'passaram-se semanas'. não havia cronologia para mim nesta relação, eu me dava conta apenas da presença e da ausência dele".
obrigado por partilhar seu comentário tão límpido e honesto.?

Del 28/02/2024minha estante
Me despertou sentimentos mistos. É gostoso sentir esse tipo de paixão mas aos poucos vai se tornando algo insuportável quando o outro lado não está na mesma sintonia que você. Obrigado por me indicá-lo, acho que precisava ler algo assim no momento e refletir um pouco sobre algumas questões do passado. ?

????

edu basílio 28/02/2024minha estante
???? sim. eu penso que com autoanulação e sem reciprocidade, a paixão está fadada a morrer de fome, e não em evoluir para o amor e o companheirismo.
a grande força da annie é justamente ter a coragem de se desnudar e se dissecar mesmo quando o que vai resultar disso, para a maioria das pessoas, machuca, envergonha ou até faz sofrer...

Del 29/02/2024minha estante
Sim! Penso exatamente igual a você.

Eduardo1304 18/03/2023

Paixão Simples
Annie Ernaux conta sua própria história nesse livro
Em "Paixão Simples", a escritora francesa Annie Ernaux faz o que todos gostariam de fazer. Conta sem rodeios a sua fissura por um homem. Os segundos intermináveis que ficou esperando ele ligar, tudo o que fez e deixou de fazer por causa dele.
O livro é autobiográfico.
Maria 18/03/2023minha estante
Pensei em fazer o mesmo haha

Eduardo1304 19/03/2023minha estante
Ahahah está pensando em escrever uma biografia sobre relacionamento eu leio ?

Maria 19/03/2023minha estante
Quando for publicada enviarei um exemplar a você haha

Eduardo1304 19/03/2023minha estante
Já tem 5 estrelas garantida ?

Maria 19/03/2023minha estante
Darei início à "obra" então hahahaha

???????????

Maria 21/03/2023minha estante
Duardo, onde você encontrou esse bendito livro? Não o encontro em lugar algum :P Vi que até o adaptaram para o Cinema.

Alguém me emprestou não comprei esse livro de 2020

Eduardo1304 21/03/2023minha estante
Se tem um filme vou procurar ....

Ah, sim. Esperarei até encontrá-lo em versão para Kindle :P

Eduardo1304 21/03/2023minha estante
Eu leio 99% no Kindle, ruim que não dá para emprestar não é ?

Maria 21/03/2023minha estante
Mas dá para "compartilhar" os arquivos. Muito melhor do que um empréstimo (cujos livros podem não ser devolvidos).

Eduardo1304 21/03/2023minha estante
Quando compra da Amazon ?

Eduardo1304 21/03/2023minha estante
Ou você baixa ? Quando baixa okay, mas quando compra não ...

Baixo O.o

Eduardo1304 21/03/2023minha estante
Também baixo algumas vezes ?

13marcioricardo 08/12/2023

Miga, sua louca..
Annie teve um caso com um homem casado. Já divorciada, foi experimentar uma paixão ardente que a deixou louca. Louca de desejo, como só a paixão faz. Obra rápida de ler, talvez o livro mais curto de Annie. Foi bom ver uma mulher falar sobre o tema.

Joel.Martins 27/06/2023

"Descobri que podemos ser capazes de tudo: desejos sublimes ou mortais, falta de dignidade, crendices e condutas que julgava insensatas nos outros uma vez que eu própria não havia experimentado."

????? a nota é proporcional à história do livro.

Meu primeiro contato com a autora @annie.ernaux_ foi simplesmente VISCERAL.

letty28 21/02/2024

?Ele me disse ?você não vai escrever um livro sobre mim?. Ora, mas não escrevi um livro sobre ele, nem sobre mim mesma. Apenas expressei com palavras ? que talvez ele nem leia, e que não são destinadas a ele ? o que a existência dele, por si só, me trouxe.?

Jonathan Vicente 17/06/2023

Nobel de Literatura
A abordagem apresentada pela autora em todo o conceito do livro é de muito prazer e emoção, a paixao apresentada pela autora que de certa forma mostra em todo o livro uma abordagem erotica porem de forma soft e apaixonante. Gostei demais!

aline203 19/07/2023

É como dizia Marília Mendonça: "E o preço que eu pago é nunca ser amada de verdade (...) Amante não tem lar..."

Fico boba como os livros de Annie Ernaux são curtos mas tem tanta informação e são tão objetivos e fortes. Cada livro é um tapa na cara.
Tem uma escrita fluida e te chama para dentro da conversa.
Adorando cada um deles.

regifreitas 10/06/2023

PAIXÃO SIMPLES (Passion simple, 1991), de Annie Ernaux; tradução Marília Garcia.

Depois de O LUGAR, esta é minha segunda incursão na obra da Nobel de Literatura de 2022, a francesa Annie Ernaux.

Em PAIXÃO SIMPLES temos o relato sobre o breve relacionamento que ela teve no final dos anos 1980 com um homem casado. Uma relação marcada pela espera de um telefone, pela suspensão das atividades do dia a dia para ficar apenas no aguardo de algum contato, de um mínimo de atenção por parte desse homem. Acompanhamos tão somente os pensamentos obsessivos dessa mulher; sobre o homem não sabemos praticamente nada. A intenção de Ernaux, aqui, parece ser a de explorar os limites da paixão e suas consequências.

A narrativa, contudo, não oferece uma análise profunda ou perspicaz sobre o assunto, nada do que outros já não tenham dito ou escrito a esse respeito. A tentativa de preservar a todo custo a identidade desse homem faz com que a obra seja uma toada monótona sobre os breves e intensos encontros do casal mas, principalmente, em como isso repercute na vida dessa mulher entre os intervalos de tais encontros.

Segundo a sinopse da editora, trata-se de uma das obras de Annie Ernaux mais adoradas pela crítica e pelo público. Mas, se não me desagradou, tampouco me arrebatou como o propagandeado. De O LUGAR gostei um pouco mais.

Entretanto, nenhuma das duas leituras conseguiu me convencer, ainda, sobre o mérito de a autora ter sido agraciada com o mais renomado prêmio literário existente. Como a Academia já provou diversas vezes, para cada García Márquez e Saramago eles cometem um Mondiano e um Naipaul. Aguardemos o julgamento do tempo.

Bela 01/07/2023

Primeiras impressões
Escolhi Paixão Simples para ser minha introdução às obras de Annie Ernaux e confesso que tinha expectativas altas por conta do Nobel de Literatura.
Porém o que encontrei não foi impressionante. São relatos muito bem escritos de sua breve paixão por homem estrangeiro e casado, mas que não me pareceram profundas reflexões.
Acredito que vale a leitura, pretendo inclusive ler mais livros dela, porém não sei se esse é a melhor escolha para uma introdução ao mundo de Annie Ernaux. É uma leitura rápida, nada complexa (o que é ótimo) e pouco específica, tanto que chega a ser generalista e quase monótona.
Destaco uma passagem que gostei e que resume o livro: ?Descobri do que podemos ser capazes, ou seja, de tudo: desejos sublimes ou mortais, falta de dignidade, crendices e condutas que eu julgava insensatas nos outros uma vez que eu própria não as havia experimentado. Sem saber, ele estreitou minha conexão com o mundo.?