Paixão simples

Paixão simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Eduardo1304 18/03/2023

Paixão Simples
Annie Ernaux conta sua própria história nesse livro
Em "Paixão Simples", a escritora francesa Annie Ernaux faz o que todos gostariam de fazer. Conta sem rodeios a sua fissura por um homem. Os segundos intermináveis que ficou esperando ele ligar, tudo o que fez e deixou de fazer por causa dele.
O livro é autobiográfico.
Maria 18/03/2023minha estante
Pensei em fazer o mesmo haha

Eduardo1304 19/03/2023minha estante
Ahahah está pensando em escrever uma biografia sobre relacionamento eu leio ?

Maria 19/03/2023minha estante
Quando for publicada enviarei um exemplar a você haha

Eduardo1304 19/03/2023minha estante
Já tem 5 estrelas garantida ?

Maria 19/03/2023minha estante
Darei início à "obra" então hahahaha

???????????

Maria 21/03/2023minha estante
Duardo, onde você encontrou esse bendito livro? Não o encontro em lugar algum :P Vi que até o adaptaram para o Cinema.

Alguém me emprestou não comprei esse livro de 2020

Eduardo1304 21/03/2023minha estante
Se tem um filme vou procurar ....

Ah, sim. Esperarei até encontrá-lo em versão para Kindle :P

Eduardo1304 21/03/2023minha estante
Eu leio 99% no Kindle, ruim que não dá para emprestar não é ?

Maria 21/03/2023minha estante
Mas dá para "compartilhar" os arquivos. Muito melhor do que um empréstimo (cujos livros podem não ser devolvidos).

Eduardo1304 21/03/2023minha estante
Quando compra da Amazon ?

Eduardo1304 21/03/2023minha estante
Ou você baixa ? Quando baixa okay, mas quando compra não ...

Baixo O.o

Eduardo1304 21/03/2023minha estante
Também baixo algumas vezes ?

Del 28/02/2024

Paixão Simples(mente) avassaladora
Segundo livro da autora que tenho a oportunidade de ler e assim como o primeiro, O acontecimento, este livro fez emergir em mim uma série de sentimentos e me fez recordar experiências similares a está descrita pela autora.

Ao relator essa paixão avassaladora por um homem casado, já mais velha, separada do marido e com dois filhos, essa mulher se entrega a este estado de paixão onde tudo o que importa é estar ao lado da pessoa amada. Alguns momentos senti um certo incômodo pq parece que o parceiro não está na mesma página que ela. Enquanto ela parece está perdidamente apaixonada, ele parece apenas envolver-se fisicamente com ela. A escrita da autora não é rebuscada, é simples mas não é simplória e faz a leitura ser bem fluida.
edu basílio 28/02/2024minha estante
concordo com você, del, é um relato que mexe muito com a gente... ?
a própria annie concorda com você também que ela vivenciou uma espécie de autoanulação (em um dado ponto ela diz "não estou narrando um caso, não estou contando uma história (que, a mim mesma, me escapa a metade) com cronologia precisa, 'ele veio dia 11 de novembro', nem aproximada, 'passaram-se semanas'. não havia cronologia para mim nesta relação, eu me dava conta apenas da presença e da ausência dele").
obrigado por partilhar seu comentário tão honesto.?

edu basílio 28/02/2024minha estante
concordo com você, del, é um relato que mexe muito com a gente... ?
a própria annie concorda com você também que ela vivenciou uma espécie de autoanulação.
em um dado ponto ela diz "não estou narrando um caso, não estou contando uma história (que, a mim mesma, me escapa a metade) com cronologia precisa, 'ele veio dia 11 de novembro', nem aproximada, 'passaram-se semanas'. não havia cronologia para mim nesta relação, eu me dava conta apenas da presença e da ausência dele".
obrigado por partilhar seu comentário tão límpido e honesto.?

Del 28/02/2024minha estante
Me despertou sentimentos mistos. É gostoso sentir esse tipo de paixão mas aos poucos vai se tornando algo insuportável quando o outro lado não está na mesma sintonia que você. Obrigado por me indicá-lo, acho que precisava ler algo assim no momento e refletir um pouco sobre algumas questões do passado. ?

????

edu basílio 28/02/2024minha estante
???? sim. eu penso que com autoanulação e sem reciprocidade, a paixão está fadada a morrer de fome, e não em evoluir para o amor e o companheirismo.
a grande força da annie é justamente ter a coragem de se desnudar e se dissecar mesmo quando o que vai resultar disso, para a maioria das pessoas, machuca, envergonha ou até faz sofrer...

Del 29/02/2024minha estante
Sim! Penso exatamente igual a você.

Camila Felicio 18/11/2023

A primeira mulher francesa ganhadora do Nobel!
Foi meu primeiro contato com a Annie, estou há tempos esperando para ler uma
obra da autora e fui incentivada pelo Philippe que me puxa para ler em francês e como sou lisa sempre dava uma driblada porque estou enferrujada, desta vez não evitei e estou muito feliz por tê-lo feito pois conheci a autora (me encantei por certo) e surpreendentemente consegui concluir a leitura sem muito drama.
Quem nunca teve uma paixão avassaladora que atire a primeira pedra, e quem a teve entende várias partes da escrita da autora e identifica-se com vários momentos vividos e narrados pela personagem (bom a parte de não tomar banho eu achei extremamente absurda mas... - quem leu sabe do que se trata).
A personagem apaixona-se perdidamente por um dinamarquês que está a trabalho na França, e descreve as sensações que sente, entre elas: a ansiedade, o nervoso, o medo do abandono, a dúvida de ser querida, o desejo de já não estar vivendo o enamoramento, e a depressão pela perda... Entre a ansiedade e a depressão senti-me dentro daquela vivência, e fiz a imersão total e o livro ganhou um novo significado! Segundo a personagem ao nos apaixonarmos e às vezes agirmos de forma tão irracional entendemos as pessoas que outrora julgamos tolas, eu amei a reflexão e apreciei ter uma protagonista já mais velha, com uma vida consolidada, mãe e divorciada porque vi camadas extremamente fortes na narrativa, mesmo a escrita sendo seca e precisa.
Bom, mais um livraço em um novo gênero que descobri que adoro: o gênero protagonistas femininas meio surtadas (o motivo do não tomar banho ainda me gera perplexidade e não consigo não fazer julgamentos HAHAHA, eu ri de nervoso na leitura e tirei fotos para vários amigos não leitores ficarem abismados juntos comigo, porque não queria passar por aquilo sozinha).
Gleidson 18/11/2023minha estante
Gostei da sua resenha! Senti vontade de ler, principalmente por causa da parte da falta de banho. Como foi traduzido esse livro aqui no Brasil?

Camila Felicio 18/11/2023minha estante
Paixão Simples kkkkk a parte do banheiro eu tive que parar leitura pra ficar abismada kkkkkkkkk

Gleidson 18/11/2023minha estante
Vou ler esse livro pra descobrir isso. ?

Camila Felicio 18/11/2023minha estante
É curtinho kkkkkkkkkkkk Mas olha kkkkkkk

alenikollas 04/04/2023

Romance fugaz
Em "Passion simple" (Paixão Simples), Annie Ernaux nos apresenta exatamente o que traz o título, uma paixão simples, o ato involuntário de se apaixonar, sem saber como ou porque, por uma pessoa.

O livro é um relato de sua experiência, de sua paixão obsessiva por um homem. Dentro desse relato, Annie expõe como tudo girou em torno de sua paixão durante o tempo em que ela durou, sem que qualquer outra atividade pudesse desvia-la do seu pensamento por esse homem: "A partir do mês de setembro do ano passado, eu não fiz nada além de esperar um homem: que ele me telefonasse e que ele viesse à minha casa."

Sua experiência tão intensa quanto obsessiva, pode ser surpreendente ou causar certo desconforto - como viver apenas por uma paixão? - mas, ao mesmo tempo, é intima e real. Quantas pessoas não vivem um período de ansiedade em que tudo gira em torno da mesma coisa?

A escrita de Annie é maravilhosa e ela te puxa para dentro da sua experiência de uma forma tão intimista que facilmente podemos tomar como uma conhecida. Assim como para os leitores, para Annie a escrita também deve ser surpreendente: "Me parece que a escrita deve se aproximar a isso, essa impressão que causa o ato sexual, de angustia e estupor, uma suspensão do julgamento moral."
Ana 04/04/2023minha estante
??

Ana 04/04/2023minha estante
Que resenha maravilhosa

maviis_ 07/12/2023

Incrível como nenhuma experiência é única.
Resolvi ler esse livro, e confesso, foi uma ótima decisão. Nunca li algo assim, foi o meu primeiro contato com a autora, mas já adianto que a experiência superou as minhas expectativas.
Acho que o que mais me encantou foi o fato de ser um tema real, que quase ninguém fala sobre, um tanto polêmico até.
Querendo ou não, todos nós passamos ao longo de nossas vidas por essa fase, nos apaixonamos loucamente por alguém e no fim percebemos que aquilo nem faz sentido,mas que mudou o nosso ser completamente. Nos pegamos tão obcecados por alguém ao ponto de aquilo mudar rotinas, hábitos, outras relações, e até a forma como pensamos. No livro,ela fala sobre isso, como essa obsessão pode atrapalhar sua vida, como no final de tudo você não vai mais ver sentido nas coisas sem aquela pessoa, e eu achei isso muito real. Além da desvalorização de si e a valorização extrema do outro, viver para o outro, o esperar pelo outro ao ponto de se perder. Achei muito importante ela ter descrito as sensações,a angústia, a ansiedade, o ciúme e o medo de ser deixada.
Falando sobre a escrita, eu achei muito boa, de fácil entendimento e contínua.
Acredito que todos deveriam ler.

"Evitava situações que pudessem me tirar da minha obsessão."

"Aquilo que depois sempre acabamos descobrindo, imersos em estupor e angústia: que o homem que amamos é um completo estranho."

" Quanto mais dias passassem sem que ele me procurasse, mais tinha certeza de ter sido abandonada."

" Meu desejo era não fazer nada, além de esperá-lo."
Francine122 08/12/2023minha estante
que escrita linda, maria!!!! fiquei com vontade de ler o livro

maviis_ 08/12/2023minha estante
obrigada linda

Milena.Berbel 28/09/2023

"Não explicar minha paixão, só quero mostrar o que ela é"
A história narrada neste livro pertence à autora, mas é perfeitamente possível se reconhecer em alguma parte dela porque Annie Ernaux tem esse dom de transformar um relato pessoal em uma experiência quase que universal. Ela deixa de lado os detalhes mais supérfluos pra focar exatamente naquilo que poderia tornar a sua vivência a mesma vivência de qualquer outra pessoa.

Aqui não importam tanto os fatos, as circunstâncias, nem importa quem é o objeto do seu desejo, mas essencialmente como é viver nesse estado de paixão. Nessa quase perda de si mesma. Ela se expõe naquilo que é mais íntimo no seu sentir, na sua experiência de se apaixonar, com toda a honestidade, e o quadro é absurdamente humano (e um tantinho sufocante, eu diria).

Já quase perto do final ela escreve: "Fico me perguntando se, na verdade, não escrevo para saber se os outros fizeram ou sentiram as mesmas coisas que eu, ou então para que achem normal senti-las".

Acho que esta frase diz muito sobre essa obra.
Eu adorei o livro!
Ana Sá 28/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Milena!

Milena.Berbel 29/09/2023minha estante
Obrigada, Ana!

antuan_reloaded 29/04/2023

[8/10]
Acredito que escrever sobre histórias de amor deva ser algo difícil, visto que envolve a possibilidade do rompimento. Se essa história é sobre um amor interdito, talvez deva ser mais difícil ainda. Aqui, a certeza é inevitável.

Em "Paixão Simples", o que no começa como uma paixão avassaladora culmina em uma degeneração doentia. Aos poucos, a narradora definha com a certeza da impossibilidade, mas enganando-se quanto ao que poderia ser.

Decidi ser breve, tal qual o relato em questão. Não vou fazer uma resenha destacando pontos de incômodo, apesar de existirem, irei apenas transcrever, por fim, certo momento em que Annie Erneax foi grandona demais como escritora. Leia-se:

"Para mim não havia essa cronologia em nossa relação, eu só conhecia a presença ou a ausência. Estou apenas acumulando as manifestações de uma paixão que oscila o tempo todo entre 'sempre' e 'um dia', como se este inventário pudesse me dar acesso à realidade dessa paixão."
Kaylo0 29/04/2023minha estante
ah megrah resenhah

antuan_reloaded 29/04/2023minha estante
Amou?

Bookster Pedro Pacifico 22/09/2023

Paixão simples, de Annie Ernaux
Depois que li “Os anos”, Ernaux se tornou uma daquelas autoras que eu quero ler tudo! E foi só “Paixão simples” aterrisar no Brasil, que furou a fila das leituras. Com apenas 68 páginas, Ernaux compartilha conosco a experiência de se apaixonar. Aquela paixão que tira nosso chão, como um buraco negro que suga todos os nossos pensamentos e energias.

E, diferentemente do que vemos em livros sobre paixão, a autora não narra a sua primeira experiência, quando ainda era jovem. Em “Paixão simples”, vemos Ernaux mais velha, divorciada e mãe de dois filhos se apaixonou por um homem casado. O medo de não ser correspondida ou de perder aquele homem leva a autora para uma sensação de desespero. Um medo que persegue e que toma conta da razão.

Gostei muito pela forma precisa com que Ernaux descreveu o estado de paixão, que oscila entre sentimentos bons e o pavor da perda. Não vou falar mais, porque é um livro para ser sentido, em que a história por trás é simples - como fica claro no próprio título da obra.

Nota 9/10

Siga o @book.ster no instagram para mais resenhas!

site: https://www.instagram.com/p/Cwv5gp6r5w7/
Bairral 22/09/2023minha estante
O Jovem, também é um livro intenso. São menos de 40 páginas

Andressa1227 27/01/2024minha estante
Alguém me ajuda! Tem muito hot?

Rafael.Montoito 31/12/2023

Paixão avassaladora
Em apenas 60 páginas, Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura de 2022, destrincha as diversas camadas de uma paixão proibida.
Neste pequeno relato autobiográfico, a autora conta o romance que teve com A., homem casado, estrangeiro, que viveu na França por algum tempo; ela conta sobre como ele consumia seus pensamentos, que pareciam só existir para ele, e seu tempo, já que ele era a medida de tudo: "há uma semana o vi"; "há quinze horas estávamos juntos"; "mês passado vim neste lugar na companhia de A." etc.
Apaixonada, Ernaux percebe que até os objetos triviais de seu apartamento ganham outro significado depois que A. os toca, ela lhe escreve cartas que não pode enviar, ouve sua voz mesmo quando está sozinha, e outros devaneios que toda pessoa que já esteve fortemente apaixonada já experienciou.
A potência da obra de Ernaux está, deste modo, na universalidade: senti-me atravessado por vários de seus relatos, pois já senti amores e desesperos parecidos, e também já fiquei à mercê do tempo que parece não passar entre um encontro e outro, ou quando a paixão acaba.
Com escrita direta e cirúrgica, a autora nos faz pensar que, quando nos apaixonamos, abrimos portas - e exceções - desconhecidas de nós mesmos, e nisso pode-se dizer que todas as pessoas que se apaixonam se igualam, pois o "eu" individual de cada um desaparece, para dar lugar ao simples instinto comum a todos.
aline203 14/01/2024minha estante
Amei a resenha. É isso aí mesmo.

Amanda Azevedo 27/01/2024

"ousada, franca, autônoma e livre"

Nunca fui uma pessoa muito entregue a paixões. Sou bem resistente, aliás. E se isso é bom ou ruim? Não sei. Acredito que sempre tem os dois lados. Eu achava que essas paixões avassaladoras acometiam as pessoas na juventude, quando estão mais dispostas a correrem riscos. Mas mais que isso. Eu associava paixão à imaturidade, porém depois de ler esse livro, eu comecei a repensar esse ponto. E penso que a paixão está mais ligada a coragem.

Esse livro da Ernaux mostra que não tem idade. Que a paixão pode vir, avassaladora, mesmo depois de alguns anos e várias experiências vividas.

Annie Ernaux foi a primeira escritora francesa a receber um Nobel de Literatura. A escritora foi laureada com o prêmio em 2022. "Paixão simples" foi publicado pela primeira vez em 1992 e chegou aqui no Brasil em 2023, pela Editora Fosforo.

Este livro é um breve relato, onde ela narra os efeitos de uma paixão que ela viveu. Já divorciada, mãe de dois filhos. Ela se apaixona por A., (é assim que ela se refere a ele o livro inteiro) um diplomata, casado.

A Rachel Cusk, também escritora, escreveu um ensaio muito interessante sobre Ernaux. Nele, ela aponta como pode existir um aparente paradoxo nesse livro. Porque ao mesmo tempo em que ela está escrevendo sobre uma paixão, ela tem uma escrita desapaixonada.
Desapaixonada no sentido de ser bastante objetiva, crua, direta. Annie consegue colocar as coisas como elas são. Sem floreios. É a sua vida. Parte da sua vida. Da sua vivência, ali, no papel.

Annie conta que no período em que estava apaixonada por esse homem, é como se ela vivesse no automático e seus dias se resumiam a ficar à sua espera. Como até a passagem do tempo ficava diferente pra ela.

A narrativa de Ernaux (que traz a sua própria vida) me chama a atenção, principalmente, pela sua coragem de ser livre. De se mostrar nas palavras. Seus livros parecem compor uma parte importante da sua própria existência. Como se suas experiências necessitassem também nas páginas de um livro.

Você não precisa ler Annie Ernaux porque ela recebeu o prêmio Nobel de Literatura. Ou ama-la ou repudiá-la por isso. Leia na medida do seu interesse se é uma literatura que faz sentido pra você.

Admiro e seguirei admirando mulheres que acreditam no poder e na verdade da sua arte.
Rachel Cusk usou alguns adjetivos pra Ernaux que eu não poderia escolher melhores: ousada, franca, autônoma e livre.
Maria19421 27/01/2024minha estante
Resenha incrível, não vejo a hora de ler esse livro!

Rogers.Silva 24/01/2024

Simples? Acho que não!
"Perguntar se ele 'mereceu' ou não isso tudo não faz nenhum sentido. E constatar que essa história começa a ser para mim tão estranha quanto se tivesse acontecido na vida de outra mulher. Descobri do que podemos ser capazes de tudo. Sem saber, ele estreitou minha conexão com o mundo".

Annie Ernaux entrega aqui outro livro polêmico, intenso e sem nenhum medo de ser honesto. Por vezes foi muito difícil ler uma mulher tão promissora se submeter ao limite da submissão e humilhação por um homem que não a respeita.

Mas, enfim, é uma experiência que precisamos nos confrontar, tanto quanto foi para a autora escrever e expor algo tão íntimo com tanta honestidade, sem medo de julgamentos.
Lais.Black 28/01/2024minha estante
Me incomoda o tanto de "literatura" escrita por mulheres com essa narrativa. Não porque esses livros não podem existir e sim porque o inverso não existe. Nunca li um livro de mulher sobre mulher que realmente houvesse de forma genuína o famoso "empoderamento feminino".

voandocomlivros 04/05/2023

💘 "Continuar a escrever é também adiar a angústia de entregar o texto para outros lerem."

Annie Ernaux escreve excepcionalmente, mais do que isso, ela coloca a alma no papel, sua narrativa é simples, honesta e ousada, então sempre tenho o dobro de satisfação ao lê-la.

Diferente do que aconteceu comigo em "Os Anos", em "Paixão Simples" Annie Ernaux me conquistou na hora, me agarrou desde as primeiras páginas e depois que me soltou, quando cheguei ao final do livro, estava sem fôlego.

💘 "Via o dia à minha frente, não tinha planos. Apenas a sensação de que o tempo não me conduziria mais a lugar nenhum, somente me fazia envelhecer."

"Simples paixão" é uma joia de texto, que, em apenas 60 páginas, expressa tanto e com tanta intensidade. Como a paixão, embora total, pode ser simples, baseada apenas nos momentos com a pessoa amada, o “antes” e o “depois” são apenas momentos subordinados a eles. Assim são as várias qualidades do homem, suas faltas, o clima, cada coisa e cada fato.
Não sei como Ernaux pode descrever tudo com tanta clareza, agora parece que vejo todas as paixões do mundo com outros olhos, posso representá-las com muito mais facilidade, como se tivessem um núcleo comum: esse viver como uma queima consciente , frio à primeira vista , mas na realidade destrutivo.

💘 "Não quero explicar minha paixão - o que me levaria a considerá-la um erro ou um transtorno do qual seria preciso me justificar -, só quero mostrar o que ela é."

"Paixão Simples" aborda uma relação extremamente apaixonada, obsessiva e intensa com um homem casado, mas na verdade mostra o que a paixão faz a uma pessoa. E a paixão retratada nesse livro não se refere apenas a uma pessoa específica. Ernaux faz uma declaração ao ato de escrever. É um amor gigantesco que escorre das páginas e se renova em uma ardente paixão a cada novo texto.

💘 "Eu achava que a escrita deveria se aproximar dessa impressão provocada pela cena do ato sexual, desse sentimento de angústia e estupor, da suspensão de julgamento moral."

Sua lucidez, com tanto talento e com tanta coragem, dão vida e força às palavras. Ela nasceu para escrever. Fico encantada e honrada quando me deparo com tais textos. Porque, ao lê-los, eu me renovo... me desconstruo... me encontro. E, de fato, é por isso que amo o poder da literatura, por esse dom inestimável de me devolver a mim mesma de formas tão diferentes.

💘 "Eu era apenas o tempo passando por mim."

Absorvi suas palavras e vivi em seu livro. Espero que você também tenha essa oportunidade. Pois Ernaux mais do que ninguém, dá nome e reestaura o ordem das coisas. Como não amar lê-la?

site: https://www.voandocomlivros.com/post/paix%C3%A3o-simples-resenha
Karamaru 29/07/2023minha estante
Que resenha incrível. Parabéns!

Malphys 14/01/2024

Paixão Simples fala sobre a paixão na sua forma mais real e pura. O livro traz, como o título do livro sugere, uma visão da paixão sem filtro, com a capacidade de nos conectar por mostrar como perdemos a noção da realidade quando o assunto é paixão (mesmo quando sabemos que estamos sem noção). Paixão Simples traz o sentimento de todas as fases da paixão que não vira amor. a euforia do começo, o desespero e a angústia das interrogações de uma paixão não correspondida, a antecipação do fim, o sofrimento e a negação quando o fim chega, e lucidez instantânea ao superar a paixão.

muito bom.
Alê | @alexandrejjr 16/01/2024minha estante
Bela síntese, Marcela!

Aléxia 29/05/2023

A vida privada das mulheres intensas
A metalinguagem da Annie Ernaux me fascina porque você tem a sensação de estar acessando um texto privado ao qual você não teria o direito de ler. Um pouco por isso, me parece sempre que tudo que ela escreve é muito sincero.

Ela diz 'fico me perguntando se, na verdade, não escrevo para saber se os outros fizeram as mesmas coisas que eu, ou então para que achem normal senti-las. E até mesmo para que as vivam, por sua vez, sem lembrar que um dia leram em certo lugar alguma coisa sobre o assunto'.

Depois, ela se distancia do texto, como se a experiência vivida não fosse mais a dela. Nem a memória, nem a escrita - como se ela vivesse para poder escrever depois, como diz em outro livro.

Essa hiper consciência sobre o próprio projeto de escrita e até do que se vive poderia se transformar num jogo - como se ela pudesse de propósito querer viver experiências pra poder escrever depois.

Mas não é o caso de Paixão Simples. Ali, ela simplesmente vive por um homem. Um homem casado, com quem teve um caso quando ela já era divorciada e com dois filhos. E mesmo assim, sua percepção sobre o mundo é drasticamente nova: ela só conhece sua presença (felicidade) e sua audiência (espera). Tudo remete ao próximo momento com ele e, quando tudo passa, tudo remete à memória.

Li essa experiência com um certo descolamento, num dia triste em que não consegui identificar. Mas não deixo de pensar que deve ser um alívio você estar num estágio de paixão tão absoluta e descobrir que de fato alguém pode gerar em você um sentimento de pertencimento.

PS 1: essa história seria muito mais cruel se ela fosse millenial.

PS 2: shoutout para todas as mulheres apaixonadas e intensas que já sofreram com um ghosting.
Alê | @alexandrejjr 17/06/2023minha estante
Eu não sei do que eu gosto mais, Aléxia: se do texto ou do título. De qualquer maneira, obrigado por compartilhar tuas impressões conosco aqui do Skoob.

Leandxavier 27/04/2024

Ainda bem que tem poucas páginas senão eu teria desistindo.
Não suporto mulher que só pensa em macho.