Contos de Fadas

Contos de Fadas Hans Christian Andersen...

Resenhas - Contos de Fadas

Junco 25/01/2012

Impecável!
Primeiramente, só de ver este livro numa livraria, a vontade de tê-lo surge espontaneamente, tamanha é a qualidade da edição e o esmero do material utilizado para fabricar este livro. Para completar, um preço super acessível! (Paguei R$ 19,90)

Com relação aos contos, digo que foram maravilhosamente bem selecionados e as ilustrações são um bônus valiosíssimo, afinal nos transporta à arte daquela época e a ter uma noção de como os personagens eram imaginados em tempos que não existiam Disney, televisão e afins...

Além de todo o capricho, o livro não estaria completo sem a decisão acertada de traduzir estes contos de sua versão mais original possível. Assim sendo, muitos podem até torcer o nariz para alguns contos que são bem diferentes das versões que estamos acostumados (confesso que achei alguns contos bem fracos). Mas posso garantir que é este detalhe que torna o livro indispensável para qualquer biblioteca, pois mais do que um momento de distração, acabamos tendo contato com a fonte de muitas fantasias que habitaram a imaginação de quantas gerações pudermos contar e mais até...

Para finalizar, cito Neil Gaiman no livro Coisas Frágeis 2, que li simultaneamente a este e, para minha surpresa apresentava um poema inspirado no conto Barba Azul ("A Câmara Secreta") e outro inspirado no conto A História dos Três Ursos ("Cachinhos"), ambos contidos nesta seleção... Segundo Gaiman:

"Devemos isto uns aos outros: contar histórias."

E nada melhor do que passar adiante as verdadeiras versões destes tão amados clássicos! Boa Leitura à todos...

Pâm 05/01/2012

*0*
Este livro é uma excelente pedida para as crianças. Ele traz as melhores histórias infantis - 20 para ser mais precisa - junto com imagens de obras de épocas relacionadas com algumas cenas das histórias. O interessante dele é que ele pode até atrair o público mais velho, não só o infantil. Pois a escrita dele não é tão criança. O livro também aborda uma resumida biografia dos autores das obras. O interessante são as versões que tem. A da "Chapeuzinho vermelho" por exemplo, tem duas versões no livro. Uma que as crianças já conhecem, e outra que jamais poderei contar a minha priminha de 6 aninhos. Outras versões das que a gente é mais acostumado como a da Pequena Sereia, Branca de Neve, Bela e a Fera, que são versões da Disney, no livro você vai aprecia-la de outra forma. Algumas totalmente diferente das que ouvimos - pelo menos as que eu ouvia. Mas em fim. Pra quem nunca ouviu muitas histórias infantis quando criança, tenho certeza que irá tirar muito proveito desse livro. Vale a pena lê-lo e voltar aos tempos de criança.
Aproveitando o post, não esqueçam de conferir a nova pagina "Citações" excelente e totalmente baseada sobre livros. Os leitores irão gostar muito.

visite: http://milleguas.blogspot.com

Nath Vares 02/01/2012

Uma viagem ao passado!
Logo que vi este livro praticamente me apaixonei por ele. Sempre gostei de contos de fadas, histórias de princesas e finais felizes.
"Contos de Fadas" é como uma viagem a nossa infância, aqueles tempos em que nossos pais se sentavam ao nosso lado na cama para ler histórias antes de dormir. É relembrar estes tempos bons.
E ver os originais de histórias tão conhecidas e amadas como Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel, A Pequena Sereia é fascinante. E surpreendente. Principalmente porque tais histórias pouco tem a ver com os clássicos da Disney, o que, de maneira nenhuma, tira seu esplendor e fantasia.
Mas preparem-se para derramar algumas lágrimas, especialmente se você for o tipo emorivo como eu. Especialmente nas histórias de Andersen, que é o tipo drmático e trágico.
Mas eu recomendo enfaticamente a todos os que querem sentir o gostinha da infância novamente.

Ingridy Rayane 04/12/2011

Um livro incrível
Um desses livros para você ler, guardar, reler sempre que precisar: os contos de fadas não têm idade.
Esta antologia contém alguns dos mais celebrados clássicos contos de fadas da história da literatura retirados de suas fontes originais sem apresentar alterações. Além disso, ele é ricamente ilustrado com belas figuras de desenhistas incríveis, como Arthur Rackham, Walter Crane e Gustave Doré.
Não conhecia várias das histórias apresentadas, e me surpreendi com a história da "Pequena Sereia", que se tornou uma das minhas prediletas. Outro conto interessante é o da Pequena Vendedora de Fósforos.

Andrea 15/08/2011

Meu maior incentivo pra comprar esse livro foi o fato de, por incrível que pareça, não conhecer boa parte dos "contos de fadas". E, dos que conheço, ou é só de nome ou por filmes. Mas isso que eu me lembre. Posso tê-los ouvidos quando criança e esquecido.

O livro em si é lindo. A Zahar tem todo um cuidado com as suas edições. Tem várias ilustrações e uma mini-biografia dos autores.

Dos contos, quero destacar três: Chapeuzinho Vermelho de Perrault e seu final dark; o desfecho d'A Pequena Sereia (que poucos autores hoje em dia teriam coragem de escrever); e o conto A Princesa e a Ervilha, que é tão nonsense que virou meu favorito!

Livrinho mágico. Me fez ter vontade de assistir todos os filmes!

Feferrareis 28/07/2011

#Resenha: Contos de Fadas
O livro é composto com todas as histórias infantis já ditas e contadas durante toda a nossa infância, enquanto digo todos, isso inclui seus avós e pais.

Durante muito tempo o romance era feito para entreter adultos, apenas. Eram escritos com fatos violentos como assassinatos, atos sexuais, mutilação, covardia e tortura. E apesar de causar tal repulsa pela sociedade, essas histórias faziam tanto sucesso que muitas crianças gostaria de ter a oportunidade ler e, por motivos óbvios, era impedidas.

Por esse motivo os contos de fadas foram criados. Contos que antes era somente feitos para adultos, foram transformados em histórias infantis, até se tornarem no que conhecemos hoje. Os mais conhecidos adaptadores foram os Irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, que nós mostraram contos como A Bela Adormecida e Rapunzel.

Os contos entregues pela Editora Zahar são os adaptados, claro. Nele podemos ver a verdadeira natureza dos autores, pois foram feitas poucas adptações na hora da tradução, por isso ficamos mais próximos da época em que foram feitos. Uma linguagem mais antiga é utilizada.

Para a apresentação do livro, temos Ana Maria Machado:

“Como a maioria dos leitores, tive meu primeiro contato com contos de fadas ainda antes de saber ler. Uma alegria imorredoura de minha meninice nasceu do fato de que contar histórias para as crianças era um ritual que fazia parte do quotidiano de minha família.”

Os contos de fadas são pequenas narrativas que todos deveriam ler pelo menos uma vez na infância, adolescência, outra na juventude e novamente quando adultos, por que em cada fase de sua vida, você vivências situações diferentes e nota o por que de tal personagem estar agindo de tal forma.

Mel 25/07/2011

Esse é outro dos livros que considero especiais, primeiro por ter ganhado de alguém que gosto muito, segundo pelo próprio conteúdo - por adorar contos de fadas.
Neste livro, além de notas informativas sobre os autores dos contos, tentou-se resgatar a versão original das histórias, que foram alteradas com o tempo para melhor se adaptarem à literatura infantil. Apesar de muitos finais não serem felizes como os que esperamos após assistirmos tantas adaptações de Walt Disney, cada conto tem seu significado (a própria Ana Maria Machado cita nas primeiras páginas o livro Psicanálise dos Contos de Fadas, que expõe tais significados) e todos são muito interessantes.
Para quem gosta de Contos de Fadas, eu indico para que conheçam os contos em sua forma original.

Alinde 16/05/2011

Maravilhosa "volta à infância"
Pelo título, pode-se perceber que sim, são as histórias que ouvimos e lemos e vemos adaptações desde pequenos. A caixa da livraria até ficou surpresa quando eu disse que não é pra presente. Não mesmo, tenho fascínio por contos de fadas desde muito pequena, e o meu amor não diminuiu com os anos. Lógico que o primeiro público alvo são as crianças, mas mesmo adultos sem filhos podem comprar sem medo: com apresentação de Ana Maria Machado, em que fala sobre a importância dos contos de fadas e apresenta um breve histórico de sua assimilação no Ocidente como literatura, o livro oferece ainda mais. Cada "autor" conta com uma pequena biografia sobre si, o que já é plus para os adultos. As ilustrações são de clássicos da ilustração, o que faz uma apaixonada por ilustração, como eu, ficar muito feliz. Pra finalizar, os contos não são adaptados para ficarem politicamente corretos, ou parecidos com a versão Disney, (lindas mas pasteurizadas): são traduções dos originais, como recolhidos nos séculos XVIII e XIX junto à tradição popular. E tudo isso por um livro em formato de bolso (com preço acessível) e capa dura. Eu ficaria muito feliz se Perrault, Andersen e outros tivessem uma edição brasileira a altura: só conheço uma com contos recolhidos e recontados pelos irmãos Grimm.

Mah 20/02/2011

Um livro pra se ter na estante, pra leituras, releituras e consultas!

Um exemplar mágico que há de cativar quem o ler! :D

HADA MOON 14/02/2011

SONHO
Foi um sonho ler esse livro que diz as mais originais fases das hitórias, encantador, mas não muito p/ crianças pequenas.. com situações de degolações, sangue e outros..
Vale muito a pena ler! Será meu livro de cabeceira!
Besos, Debby.

Zambe 21/01/2011

Contos de Fadas
Um leitura muito gostosa, alguns contos são exatamente como os que minha mãe contava quando criança e alguns outros são completamente diferentes, como o da Pequena Sereia que eu estava acostuma com aquela história da Disney. Também conheci um conto novo que é da Pele de Asno que nunca tinha ouvido e do Barba Azul que sempre tive medo mas não sabia o porquê.

A Chapeuzinho Vermelho apresenta duas versões, uma com final trágico e outra com final feliz.

A Bela e a Fera é uma linda história independente do como como é contada.

Um dos meus contos preferidos é da Princesa e a Ervilha, e A Pequena vendedora de fósforos que sempre gostei mas acho muito triste.

Sem dúvida é um livro pra ler e reler diversas vezes.

Evy 22/01/2011minha estante
Eu também acho muito triste A Pequena Vendedora de Fósforos, mas tem a sua beleza mesmo assim!
Eu conheci vários novos contos nesse livro que é um charme, não é?
Bjos!

Czar 14/12/2010

Contos de fadas são atemporais e devem ser lidos por todos, em qualquer idade e em qualquer século.

Dessa edição os meus contos preferidos são os do Hans Christian Andersen, principalmente A Pequena Sereia (final trágico sim, mas poderia ser bem pior) e A Pequena Vendedora de Fósforos (incisivo).

Entre Perrault e Grimm, Chapeuzinho Vermelho está apresentado em 3 versões diferentes, não tem como desagradar ninguém.

É engraçado que mesmo voltados às crianças os contos sejam repletos de barbaridades, mas acredito que muito seria perdido sem esse lado macabro.

Um livro muito bonito e acessível, quem dera mais editoras brasileiras fizessem o mesmo tipo de trabalho cuidadoso sem ter que nos assaltar durante a compra.
Lu 10/04/2013minha estante
Concordo com você, tem muita coisa horrível nos contos, e vários trechos eu pulo ou amenizo enquanto leio para meu pequeno ! Aos poucos vou deixando mais realista.

FNEVES 09/11/2010

Todos deveriam ler...

Muito legal. Através deste passamos a conhecer na integra (quase, pois não se sabe ao certo de tanto que os contos faram editados e contados de gerações a gerações) aquelas historinhas que se houve tanto quando se é criança e um pouco sobre os autores. Autores que se perguntarem ninguém saberiam seus nomes, mas, entretanto seus contos são os mais conhecidos, lidos e contados por todo o mundo.

Os contos que mais gostei ou e que mais me marcaram foram: o espertalhão “O gato de botas”; “Barba azul” que achei muito macabro; o lindo conto de Leprince de Beaumont “ A Bela e a Fera”; outro espertalhão “ João e o pé feijão” e outro lindo com “A pequena Sereia”.