De Escrita e Vida

Resenhas - Crônicas para Jovens de Escrita e Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

lavAnia 25/04/2023

Necessário
Reli ele pela segunda vez, com a versão física para anotar alguns pensamentos que tive, e em toda leitura eu tiro algo a mais. Clarice Lispector nos encanta com seu tato, é como se nos tornassemos um só durante a leitura, e por isso ela é uma das minhas escritoras preferidas. Livro fácil de ler, mas você tem que extrair o máximo que puder, e muitas pessoas não conseguem enxergar além do que lhe é dito.

liviagaion 11/04/2023

O ato magnífico de escrever.
A clarice, como autora, descreve toda a sua paixão pela escrita enquanto prende todos nós, como leitores, em uma leitura profunda e ao mesmo tempo rápida. esse livro vai além dos contos sobre escrituras, pois sinto que a cada capítulo ela nos dá uma lição de vida implícita e a amo por isso.
também sou muito grata a ela por enfatizar, ao decorrer do livro, o quão terapêutico é o ato de escrever e por me fazer escrever mais uma página no meu diário imediatamente após o término dessa leitura.

Iaemori 11/04/2023

Todos os amantes de literatura e da escrita deveriam ler
Coletânea de textos da escritora Clarice Lispector. A obra apresenta uma seleção de cartas, entrevistas, ensaios e fragmentos de seu diário que oferecem uma visão intimista e reveladora sobre a vida e obra da autora.

O livro é uma verdadeira aula de escrita, com insights e reflexões que vão desde o processo criativo até a relação do escritor com o seu ofício e com o mundo. Clarice fala sobre a importância da solidão, da observação e da imaginação na escrita, além de abordar temas como a linguagem, a identidade e a busca por um sentido na vida.

Textos ricos em detalhes e sentimentos, revelando a personalidade complexa e fascinante da autora. A leitura é fluida e envolvente, tornando-se uma experiência enriquecedora tanto para escritores quanto para leitores em geral.

Além de ser uma obra fundamental para quem deseja conhecer mais sobre a escrita e a vida de Clarice Lispector, é uma obra atemporal que oferece insights valiosos para quem busca entender a condição humana.

Você que tá vendo essa mini resenha, eu juro que vai se apaixonar ainda mais por essa mulher ??

Charleees 27/03/2023

Eu poderia ter lido as 141 páginas deste livro em uma tarde, ou uma madrugada qualquer, mas não é 'qualquer' tempo que se pode dar a um livro assim.

Foram sete dias em companhia de suas crônicas, lendo-as e relendo-as quantas vezes fossem necessárias, não por serem herméticas, mas pelo simples fato de eu precisar relê-las, e lendo-as pude assim conhecer Clarice mais de perto, coisa que não senti lendo suas biografias, pois como ela mesmo disse na crônica adeus, vou-me embora! "ao escrever crônicas aos sábados 'Sinto-me tão perto de quem me lê"' e eu senti isso, tão próximo que não dar para acreditar em sua ausência...

Marquei praticamente o livro todo, isso porque há frases, trechos, crônicas inteiras que me traduziram, que me fez transcender por alguns instantes...

"É na hora de escrever que muitas vezes fico consciente das coisas, das quais sendo inconsciente, eu antes não sabia que sabia".

"É como se o pacto com Deus fosse este: ver e esquecer, para não ser fulminado pelo saber".

"Ao passo que amar eu posso até a hora de morrer. Amar não acaba. É como se o mundo estivesse à minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera".

São coisas tão lindas, tão geniosas que eu poderia ficar relendo-as para sempre...

* Resenha de Junho de 2015

emilyn.coutinho 26/03/2023

Meu primeiro livro de clarice, já lhe admirava muito antes de ter a oportunidade de ler esse livro.
clarice escreve com a alma e a humanidade, ela é tão transparente, complexa e por demais autêntica. como eu viveria em um mundo que não teria as obras de clarice lispector?

Charlotte 23/03/2023

Mudou a minha visão sobre a escrita
Nesse livro temos um vislumbre do processo criativo da autora onde ela expõe a importância da escrita não apenas como seu trabalho mas como uma dádiva do ser. Achei incrível como as palavras podem comunicar tantas coisas e ser tão importantes. Muito bom, super recomendo.

JAssica.Leituras 04/03/2023

É possível admirar ainda mais uma escritora que te comove desde os 15 anos de idade? sim, esse livro é prova disso. O amor e a importância que Clarice dá a escrita é encantador e o quanto ela se doa ao que faz, me vez amar mais uma vez a escrita de Clarice.

cecí 20/02/2023

MDs
Me sinto tão como ela que me assusta! me sinto como se tivesse sido vista, ouvida ou até mesmo como se eu tivesse falado e ela escreveu. que presente é poder abrir um livro dessa mulher e sentir tantas coisas.

Jamily.Martins 11/01/2023

Muito, muito bom!
Eu gosto muito de ler as crônicas de Clarice Lispector, suas palavras me encantam, terminei o livro no mesmo dia que eu comecei, com certeza lerei algum dia todos os outros

@books.com.gi 04/01/2023

Resenha.com.gi: (insta: @books.com.gi)
"De escrita e vida" é uma coletânea de crônicas de Clarice Lispector que tem como foco o cotidiano do fazer poético. Isto é, abrange desde pequenos afazeres ou acontecimentos rotineiros até sua própria experiência como escritora.

Opinião.com.gi:

Nota: 3.5 / 5 ?

"De escrita e vida" surpreende por sua simplicidade e por suas frases potentes. É mágico como Clarice Lispector consegue transformar algo que passaria despercebido no cotidiano em uma reflexão que ficará na cabeça do leitor por horas. No entanto, por ser um livro inteiramente segmentado em crônicas, a leitura não é contínua, pois, apesar de possuírem o mesmo tema, a maioria dos textos não possuem uma correlação direta. Minha recomendação seria ler as crônicas como uma leitura complementar e esporádica, para que seja possível desfrutar de cada mensagem inspiradora que elas oferecem.

Thaís Senra 26/12/2022

De Escrita e Vida
Eu não gostava muito de ler crônicas, achava elas rasas, incompletas... mas a minha opinião mudou bastante com esse livro. Clarice consegue captar todas as emoções que quer passar em poucas linhas. Lendo esses textos, senti-me em uma conversa com a autora.
É um livro super rápido de se ler e que você não vai querer largar!

madu :) 21/11/2022

bom começo
um livro que te dá mais vontade de mergulhar a fundo nas obras de clarice, vale super a pena. é lindo ver como a escrita pra clarice foi sua salvação e sua maldição, seu salva vidas mas tbm sua âncora.

Eduardo Rockwell 10/07/2022

Clarice...
Meu primeiro contato com a autora foi nos contos "O Triunfo" e "Obsessão", disponíveis na amostra do Kindle para seu livro "Todos Os Contos" (que pretendo comprar muito em breve.).

Ambos foram capazes de me mostrarem do que se tratava sua literatura. É simplicidade, mas que te leva fundo, te guia por um caminho que ao findar... Você não vai saber se entendeu mesmo kkkkk mas tirou algo daquilo tudo, sentiu uma dose da loucura.

Dito isso, peguei esse livro numa biblioteca online após uma vontade repentina de ler uma obra rápida de sua autoria, de fácil compreensão. Ainda estava na dúvida se me agradava mesmo trilhar os caminhos que ela se propõe a guiar-nos. E cheguei a conclusão que sim, me agrada. Mesmo que por diversas vezes não entenda muito do que se é transmitido ? de uma maneira que AINDA ASSIM consigo compreender.

Gostei das crônicas, estava realmente procurando por esse tema, algo sobre a escrita, e recebi isso e mais um pouco. Não de forma didática, mas da forma como só Clarice poderia comunicar. As dores e alegrias de seguir o ofício, e mesmo assim é mais que isso, é não linear, é da alma e da vida. É da arte.

Leia. Só posso te pedir isso. Não posso indicar e não vou. Clarice também é sensibilidade.

skuser02844 07/07/2022

Um livro com pequenos textos da Clarice, ótimo para quem quer começar a ler suas obras e entender um pouco mais como funciona sua escrita. Foi o meu segundo contato com a autora, e eu particularmente amo sua complexidade e como ela coloca um pouco de si em cada página. Mas percebi que prefiro mais suas histórias do que apenas seus textos e crônicas soltas.

Beka 22/06/2022

Inesperado
Apenas abri o Kindle e comecei a ler, quando me dei conta havia terminado, me instigou a ler mais obras de Clarice Lispector.
brunaponce 23/06/2022minha estante
????