De Escrita e Vida

De Escrita e Vida Clarice Lispector

Resenhas - Crônicas para Jovens de Escrita e Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lilivia 18/06/2022

Reflexões profundas para todo escritor - e leitor ??
Esse livro é simplesmente maravilhoso!

Sim, a Clarice era uma mulher esperta e muitas vezes até difícil de interpretar, mas essa seleção de textos nos dá um vislumbre objetivo, embora ainda complexo, claro, "nas entrelinhas", misterioso e nítido de como ela era/pensava. E é incrível como poucas palavras podem *dizer*.

Eu simplesmente amei conhecer mais da sua escrita e de seus pensamentos. Embora não concorde com tudo, é objetivamente fantástico interpretar e colher ideias, pensamentos, razões sobre o mundo de outrem - especialmente no universo do escritor.

Com certeza é inspirador. Nem preciso dizer que grifei aqui e ali. A leitura é fluída e a edição também é boa, recomendo sem dúvida a leitura, especialmente se você também "sofre" com o prazer que é a atividade da escrita.
??

jumvillar 24/05/2022

A intuição genial
Clarice simplesmente é. Tenho medo de soar como os leitores da época que acabariam frustrando a autora genial que ela foi. Com certeza ela escreveria em sua coluna que escreve por intuição e amor mas mesmo assim, é impossível não elogiar essa fervorosa genialidade na sua escrita.
É crua e sutil, consegue ser arrebatadora enquanto delicada.
Clarice apenas transpõe suas angústias em palavras e toda vez que as leio, preciso destacá-las, e elas ecoam em minha mente por muito tempo.

Pam 01/03/2022

Primeiro livro da Clarice que termino
Estou em andamento com A paixão segundo G.H que é lindo.
Dei esse livro de aniversário pro Meu namorado pra incentivar ele a escrever mais, ele tem muito muito talento. Decidi ler antes dele pra marcar algumas coisas no livro e fazer considerações, acho que se torna um presente muito mais valorizado, é um ótimo livro sobre vida e escrita

Hayllon 17/02/2022

Minha amiga, Clarice
Sei que o que vou dizer é de senso comum, mas ainda me sinto Clarice, como se fizesse parte dela e uma parte dela existisse aqui, já a muito tempo, mesmo antes de lê-la.

Todas as crônicas presentes neste livro falaram ao meu coração e me geraram tamanha identificação com a autora, pois compartilhamos das mesmas dores, receios e questões relacionadas à vida e a escrita.

É um livro muito rápido e gostoso de ler, retratando os pensamentos mais íntimos de clarice e nos aproximando mais de sua imagem real.

Dora_Vr 08/02/2022

Uau
Nunca tinha lido um livro da Clarice. Então estava com medo de não gostar do livro mas isso não aconteceu. Simplesmente amei e já vou começar a ler outro dela, que mulher incrível...

É um livro bem rápido e fácil de ler, eu poderia acabar em 1 dia mas tinha coisas para fazer, quem quer entrar nesse universo dela, eu indico esse pois é um bom livro para conhecer sobre ela e a escrita dela, já fui avisada que os livros dela são difíceis de entender, estou ansiosa para descobrir.

Não dei 5 estrelas pq fiquei triste q acabou (motivo besta pensando assim, depois eu mudo).

Hana 29/01/2022

Crônicas Para Jovens: de escrita e vida
Espero em Deus não viver do passado. Ter sempre o tempo presente e, mesmo ilusório, ter algo no futuro.

Seven 21/01/2022

Apaixonante
Sou bem suspeita para falar sobre Clarice, porém, com certeza esse livro foi tão cativante que me fez lembrar de uma parte de mim que tive medo de ter esquecido. Clarice fala com uma paixão sobrehumana sobre a escrita, sobre toda dor e toda alegria de ser escritora. Escrever é um parto, belo e doloroso, e há muito esqueci o poder das palavras.
É o tipo de leitura que me trouxe suspiros, por me sentir acolhida pelos pensamentos de Clarice, e me identificar tantas vezes, como também escritora, em todo o multiverso de sentimentos que rodeia a todos com a benção amaldiçoada que é a escrita.

Bruna 18/01/2022

Felizmente li o livro errado
Comecei esse livro pensando que era um dos livros do vestibular da UFSC, porém descobri depois de terminado que era outrokkkkk Levarei isso como destino.
Fiquei completamente apaixonada por esse livro, pelas crônicas e contos. Me fez refletir, pensar e chorar. Como artista me senti muito tocada e extremamente íntima da autora.
Ela escreve de uma forma incrível que te faz não querer tirar os olhos nem por um segundo. É uma escrita que te puxa para dentro do texto! Amei demais.

Jhennifer Leão 16/01/2022

Conhecendo Clarice
Um bom livro para começar a conhecer a autora. Aqui são reunidas várias crônicas que Clarice publicava em uma coluna de jornal.

sf:) 30/12/2021

simplesmente Clarice
nada de muito grandioso pra comentar, somente satisfação. eu me identifiquei mais e mais a cada página e eu sinceramente queria que esse fosse um livro infinito.
eu acredito que a Clarice deixou com muito gosto a sua marca, e não só nas suas obras mas como nas pessoas, e em mim. com certeza é uma escrita que eu nunca vou me enjoar e que eu nunca vou esquecer. se eu pudesse eu dava 10 ou mil estrelas pra isso, mas não posso. então é o seguinte: leiam Clarice, mesmo a poesia não sendo do seu habitar natural ou mesmo não conhecendo, simplesmente leia, porque eu mesma já vi muitas pessoas comentando que as obras ou tal livro não é ruim, mas que também não é tudo o que diziam, e por fim, é uma experiência.

então é isso,?

yaxmiins 30/12/2021

Não leio Clarice, ela me lê.
Estou cada vez mais certa de que existe uma Clarice em mim, pois não é possível alguém me conhecer, me descrever e falar dos meus sentimentos tão bem quanto ela fala. Livro incrível, como tudo dela.

elisa.andrade 27/10/2021

?Eu quero renascer sempre. E na próxima encarnação vou ler meus livros como uma leitora comum e interessada, e não saberei que nesta encarnação fui eu que os escrevi.?
Nada se iguala a Clarice.

vee 01/09/2021

parecia que eu estava lendo meus pensamentos
Simplesmente perfeito o jeito que a Clarice fala de sentimentos que eu não consigo botar em palavras. O jeito que ela se expressa se conecta com as minhas crises, meus anseios e meus desejos. Com certeza voltarei para reler essas crônicas maravilhosas!

Rinaldo 27/08/2021

De escrita e vida
Clarice Lispector aborda o ato de escrever da maneira peculiar que ela via o mundo. Crônicas que nos fazem pensar e refletir sobre o escrever e o ler também.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6