Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

Celso.Luiz 24/08/2017

Perfeito!
Terminei mais uma leitura para o #DesafioLivrada2017 ; desta vez, "um livro triste". E sim, estou chorando ainda enquanto escrevo sobre o livro. Perfeito! Não tenho nada mais a dizer. Maravilhosamente bem escrito, poético, profundo, honesto, verdadeiro. A narrativa do autor é diferente, foge do padrão (e, com isso, do clichê), e é extremamente eficaz. E que história tocante. Me identifiquei com Elio e com Oliver. Esse livro me fez reviver memórias antigas. Um amor antigo. E um amor não tão antigo. E fez pensar. Vai me deixar pensativo por muito tempo. A boa arte nos faz pensar e pensar faz bem. Espero que o filme, que está rodando festivais de cinema pelo mundo atualmente, estreie logo em circuito comercial e que seja tão bom quanto. Porque melhor que esse livro não dá pra ser. :)

"Twenty years was yesterday, and yesterday was just earlier this morning, and morning seemed light-years away."

rafaela1791 05/12/2022

later!
esse livro é TAO bizarro e esquisito
eu nao sei se um dia conseguirei definir se eu gostei ou odiei kkkkk mas sei la
o final me pegou um pouco, muito triste mesmo e a escrita linda quase me fez esquecer as obsessões sem limites do elio
o autor faz umas descrições muito boas do lugar tb, muito poético
(ps preciso reler um dia pra tentar entender oq eu sinto sobre ele

zoni 15/10/2017

A cena do pêssego é a minha fav 💛
Essa história é tão intensa e sincera que me fazia arrepiar em alguns momentos, os detalhes e a narração são tão bem elaborados que nos deixa totalmente apaixonado. Eu curti bastante o livro, apesar de não ter entendi muito bem. Os personagens são cativantes, e tão intensos que é fácil se aproximar da realidade deles.

Minhas expectativas estão altas para o filme, e eu estou louco para assistir. Valeu muito a pena.

Rony 23/01/2023

Me chame pelo seu nome!
Esse livro veio na "lista de leitura das férias" que monto conforme vou tendo vontade de ler literatura e que não tenha qualquer obrigação de fazer. Ler sobre Elio e como ele vai se questionar sobre sua sexualidade é bem interessante. Foi uma leitura fluída, apesar das frases longas e que me deram uma impressão de que eram os pensamentos de Elio fluindo para o papel. Como conversei com uma amiga, a última parte é bem difícil de ler porque toca no nosso emocional. No fim, foi uma ótima escolha, gostei de ter lido e conhecido o material original de um dos primeiros filmes LGBT que eu assisti.

jadebaezz 13/04/2023

A agonia do amor
?Call me by your name? fala sobre paixão sem dó do leitor. A narrativa inicia romantizando o apaixonar-se, retratando-o como algo um tanto ingênuo e que aflora, que desabrocha dentro do ser. E então, a partir disso, nos mostra a realidade nua e crua (e pelo olhar do Elio, o que nos coloca ainda mais dentro da situação). Os pensamentos do Elio e toda a trajetória que eles percorrem por páginas e páginas nos puxam pra dentro de todo o universo do livro; confesso que amei sentir isso, até me ver sofrendo ao lado do garoto. O ar nostálgico, o fato de vermos Elio e Oliver vivendo coisas tão lindas e particulares com uma promessa de um fim, os anos passando, o desfecho? Tudo se torna um caminho envolvente e carregado de sentimento. Enfim; recomendo a leitura a qualquer pessoa! Vale a pena.

maryvrose 30/01/2024

Call me by your name
?Arrancamos tanto de nós mesmos para nos curarmos das coisas mais rápido do que deveríamos, que declaramos falência antes mesmo dos trinta e temos menos a oferecer a cada vez que iniciamos algo com alguém novo. A abstinência pode ser uma coisa terrível quando não nos deixa dormir à noite, e ver que as pessoas nos esqueceram antes do que gostaríamos de ser esquecidos não é uma sensação melhor. Mas não sentir nada para não sentir alguma coisa... que desperdício!?
que livro?? n sei oq dizer apenas sinto
SOU COMO VOCÊ. EU ME LEMBRO DE TUDO.

Andrey 21/04/2018

UMA OBRA DE ARTE
Apesar dessa foto bem simples, não se precipite a ponto de pensar isso também do livro. “Me chame pelo seu nome” passa bem longe de ser simples. Com uma carga emocional muito forte, ele é realista e mostra como o destino pode ser cruel.

A história se passa na Itália dos anos 80, com o clima agradável e tranquilo do verão. Oliver, um escritor e professor americano foi convidado a passar uma temporada de verão na casa da família do jovem Elio. Isso acontece porque os pais de Elio sempre recebem um convidado nessa época do ano, com o objetivo de que este possa – além de desfrutar do verão italiano – acompanhar a tradução de um manuscrito seu que será publicado no país e ajudar o pai do jovem com as suas pesquisas acadêmicas.

Elio está de férias, e divide seu tempo entre leituras, transcrições de músicas, e ainda pratica no seu piano, e, assim como nos anos anteriores, já está acostumado com os convidados de seus pais. Entretanto, no momento em que o americano chega, ele já percebe que aquele verão será diferente. As primeiras palavras de Oliver já têm grande influência sobre Elio, que começa a aprecia-lo e analisar cada detalhe dele, abrindo espaço para o que se tornaria uma paixão de verão.

O livro tem um quê agridoce, assim como o relacionamento do jovem italiano e do professor americano. Além disso, ele é bastante imersivo, uma vez que é narrado em primeira pessoa por Elio, sendo possível mergulhar nos pensamentos e devaneios do jovem. Considerando isso, você consegue entender e as vezes até prever os movimentos e comportamentos de Oliver, justamente pelo fato de Elio observar e analisar todos os aspectos em volta do americano com tamanha voracidade, empenho e desejo.

Ambos personagens principais são extremamente bem construídos e possuem características únicas. Nesse sentido, é prazeroso ver a relação dos personagens crescer de forma natural e realista, e ver também como ela toma um rumo imprevisível, forte e arrebatador, capaz de deixar qualquer leitor que tenha entregue seu coração à história de Elio e Oliver, com lagrimas escorrendo pelo seu rosto.

site: https://www.instagram.com/dreybooks/
Bernardo.Baethgen 09/06/2018minha estante
respeitosamente só discordo em uma coisa: o livro é amargo, trágico! maravilhoso!!! mas o gosto é muito amargo!

Ueslei 09/11/2022

Diálogos
O livro se arrasta durante muito tempo, até parece metáfora para a vida que, por vezes, pensamos não mudar. Do nada, após o diálogo, lindíssimo, sobre afeto, entre pai e filho, a história flui como uma garrafa lançada ao mar. O coração palpita às lembranças do amor; palpita na verve de nossa própria experiência e amar nunca pareceu tão difícil, apesar de não ter sido dito que seria fácil. Me chame pelo seu nome, me chame de você.
O amor constrói barreiras ou são as barreiras que constroem o amor?
Livro bonito!

Vinijgc12 07/08/2020

better than the movie
It's way better than the movie, but I whish the book was a little a longer because things were a little rushed. The first part could be smaller too, it's shown a lot of background but the story itself is rushed

analaurita0 29/09/2022

sai traumatizada
O livro ruim meu deus, fui tão inocente na recomendação da minha amiga que sai traumatizada. A cena do pêssego até hoje me assombra.

Isa lê as vezes 17/09/2020

Com cordium, somente isso
O coração dos corações, como disse o próprio Oliver. No começo, não achei que me interessaria tanto pela história ou eplo romance dos dois. Mas não foi apenas isso, não foi somente um amor de verão, foram memórias, foi uma vida completamente diferente, e eu pude sentir cada uma das pontadas que ela pôde espetar em mim. Não tenha nada muito complexo a dizer, somente que repensei tudo que já pude sentir na minha vida dentro daquelas 200 e poucas páginas.

De repente, vinte anos atrás era ontem, o ontem era hoje de manhã, e hoje de manhã estava a anos-luz de distância. E essa história pode prender em minha vida da mesma da mesma maneira que Oliver se prendeu em Elio, e Elio em Oliver. Acho que, no final, o maior ato de amor que podemos fazer por alguém, é os chamar pleo nosso nome.

Douglas Brilhante 13/07/2022

Filme versão estendida!
?Nas semanas em que estivemos juntos naquele verão, nossas vidas se tocaram apenas de raspão, embora tenhamos cruzado para a margem do outro lado, onde o tempo para e o céu desce à terra e nos dá aquela porção do que é divinamente nosso desde o nascimento.
Nós olhamos para o outro lado. Conversamos sobre tudo. Mas sempre soubemos.
Encontramos as estrelas. E isso nos é dado apenas uma vez.?

Genteee, ?.
O livro é tão bom quanto o filme. Se tivesse que escolher um, acho que seria uma das poucas vezes que escolheria o filme, mas apenas porque acho que acertaram em tudo nele, na escolha dos personagens, nas atuações, na edição e na trilha sonora, o que deixou tudo muito redondo.

Para quem amou o filme, o livro (que foi perfeitamente adaptado) traz um 3838 bônus. A minha review desse livro é:

?É O FILME VERSÃO ESTENDIDA (principalmente para aqueles que querem saber o que aconteceu depois daquele final).

A outra coisa é..
Esse livro ou filme merece ser lido/assistido nem que seja só por esse ?monólogo?/cena do pai do Elio, que demonstra da forma mais foda, linda e emocionamente, o amor incondicional de um pai e a aceitação sem julgamento de seu filho se tornar sua própria pessoa.

luaraaap 11/08/2023

Não me convenceu
Eu amei o jeito que a história é contada, o jeito que o elio vê as coisas e narra elas, como não é exatamente linear já que ele ta lembrando de tudo do futuro e por isso tem alguns pulos ou retrospectivas. mas também me incomodei demais com várias coisas, especialmente a dinâmica de poder entre os protagonistas, que embora seja citada algumas vezes, nunca de forma suficiente pra ficar claro que seja uma crítica, o que me faz crer que não é, e, muito pelo contrário, o autor apoia tais relacionamentos.

existem diveeersas passagens onde a dinâmica de poder fica muito óbvia, e ainda assim parece romantizada, o que me incomoda. torço pra que tenha sido uma falha de interpretação minha e não o objetivo de fato.

algumas cenas foram dolorosas de se ler, outras divertidas e outras eu tive que me segurar pra não largar o livro de tamanha vergonha alheia. definitivamente o livro me fez sentir muitas coisas e isso no geral foi positivo, mas não sempre.

no fim, não posso dizer que o livro é ruim ou que eu não gostei, mas passa longe de ser um favorito. tem seus defeitos e não são poucos, mas não me arrependo de ter lido. tem algumas passagens muito belas.

gabi 20/04/2021

Virou meu livro favorito
Eu comecei vendo o filme desse livro, e ele nem me surpreendeu tanto (só a fotografia, a fotografia é extraordinária), mas já tinha criado afeto por ele. Quando li o livro, simplesmente me apaixonei, cada detalhe e a evolução do relacionamento deles... Impecável. E não, Oliver não é 10 anos mais velho que Elio. Leiam, não irão se arrepender.

AllandaS 10/11/2023

Péssimo autor
Até gostei dos personagens e da química entre eles, o cenário é lindo pela descrição maaas que leitura péssima, não sei que ideia foi essa do autor de ficar colocando um monte de fala em italiano no meio da leitura e não colocar a tradução no roda pé. Não fui informada de que tinha que aprender o outro idioma para poder ler, eu fiquei perdida boa parte da leitura. Não sei se no traduzido está assim também mas no original ele simplesmente solta o outro idioma e eu não vou ficar parando para traduzir no google. Resolvi ir para o audiobook e o narrador ler em italiano também, fui ver o filme e também tem o italiano, mas não incomodou porque colocaram LEGENDA, custava ter uma nota de roda pé? nota dó