Call Me By Your Name

Call Me By Your Name André Aciman

Resenhas - Call me by your name

Kaylani.Lisboa 06/05/2021

Ameiii, depois eu vi que o filme seguiu muito bem mas no livro tem bem mais falas

Manu 09/05/2021

Me chame pelo seu nome é incrível em todos os sentidos ?humanos?. O livro leva o quesito ?paixão? e suas consequências nas pessoas de forma muito realista, mantendo muito claro a imaturidade do personagem enquanto jovem que lida com sentimentos controversos e sexualidade pela primeira vez. É incrível ver o personagem se sentido empurrado a viver um amor sem ter como ?frear? e aprender com isso enquanto cresce. Ao mesmo tempo, é muito bom ver o lado ?romance? de fato, que faz o leitor ficar ávido pelo que se sucede. Incrível.

bentinho0 16/06/2021

o dia em que um capítulo destruiu a minha vida.
meu deus eu estou destruído, destroçado acabado, dilacerado, esculhambado, quebrado! O final do livro é muito mais interessante que o livro todo!!!

Priscilla 09/07/2021

a leitura mais envolvente do ano
eu amo o ponto de vista de um adolescente com tudo a flor da pele, eu sinto falta dessa enxurrada de sentimento. a troca de olhares, o toque despretencioso que pode nao significar nada e pode significar tudo. e mesmo quando adulto a adolescencia é uma bagagem que carregamos né, nossos medos, desejos, realizaçoes. esse livro me trouxe tudo de volta.

flavisym 26/09/2021

Não gostei, é muito problemático, o que salvou pra mim foi só o estilo da escrita
Romantiza umas coisas muito ???

Guilherme389 04/03/2023

Canto?fantasma
é muito estranho como esse livro, ao mesmo tempo que merece 5 estrelas pela obra de arte que é, merece 2½ pelo quão problemáticos alguns pensamentos do elio são. mas mesmo assim fazem parte da atmosfera de call me by your name que eu, por algum motivo, sou apaixonado. pretendo reassistir o filme agora que eu li o livro e tenho certeza de que vai ser uma experiência surreal ver as cenas sabendo quais eram os pensamentos que passavam pela cabeça do elio, problemáticos ou não. não recomendo esse livro pra alguém que pretende ler antes de ver o filme. acho que todos deveriam assistir o filme antes e, caso gostarem, ler o livro e se aprofundar na arte que é me chame pelo seu nome.

espero que ninguém veja essa review, só precisa colocar em palavras o que eu senti quando terminei de ler o livro.

letresenhas 25/10/2021

Surpreendente
Me apaixonei pela história, é uma coisa totalmente poética, não imaginei que seria assim, muitas vezes fiquei cansada de ler e quis pular cenas, mas a verdade é que esse livro te marca de alguma forma, mesmo que você crie uma relação de amor e ódio você é incapaz de soltá-lo até terminar.
Acho que é a primeira vez que tenho uma relação tão complexa com um livro e com um universo.

favspiper 10/01/2022

sinceramente eu achei que seria melhor, não sei se a minha frustração foi pq eu depositei muita expectativa por causa do filme (o filme é uma obra de arte, eu amo demais) mas esse livro não funcionou tanto pra mim, achei algumas partes bem bizarras

thei 22/01/2022

É bom sofrer com o Elio
(vou colocar que tem spoiler caso alguém não tenha assistido o filme ainda).

O começo do livro não me agradou tanto por conta dos flashbacks e as vezes sentia que tava perdendo algo no meio da leitura.

O início do romance me envergonhou um pouco porque kkkk meu deus Elio. Eu não passaria tamanha humilhação.

Mas foi bom vivenciar a reciprocidade, o encantamento, a paixão. O luto.

Preciso admitir que fugi do luto, não é algo que me deixe confortável, contudo a passagem foi boa, importante pro Elio superar o Oliver e pra quem leu também.

Voltei a ler recentemente e CMBYN, apesar de ser uma leitura pesada em certos pontos, foi ótimo pra me tirar da ressaca.

Importante ressaltar que a diferença de idade é algo escroto e que a cena do pêssego é traumatizante demais.

Níco 03/07/2022

Oliver, Oliver, Oliver. Élio, Élio, Élio.
Simplesmente uma historia de desejo trágica. Você mergulha na história, é algo mágico. Mas se preparem para ter um bloqueio literário, porque o final desse livro te quebra

dorazzy 25/07/2022

?Me chame pelo seu nome e eu chamarei você pelo meu.?
O livro conta os acontecimentos que ocorrem quando a família de Elio hospeda Oliver e o ajuda a lidar com a papelada acadêmica.

Eu já havia assistido o filme e tinha gostado bastante da história, gostei tanto que se tornou um dos meus filmes de conforto e com o livro não foi diferente, mas a indicação da Bel Rodrigues me motivou a iniciar a leitura, e eu não me arrependo.

A escrita do livro é envolvente, às vezes pequenas ações são descritas em muitas linhas, e não soa cansativo, pelo menos não soou pra mim. Acho que essa é uma das razões que me fizeram gostar tanto do livro: a escrita. É pura poesia, e isso me manteve imersa no livro até terminar, mas já aviso que depois dessa leitura provavelmente uma ressaca literária lhe espera.

Também tem o fato de ser uma história LGBT que soa completamente natural, assim como deve ser. Eu poderia falar que a bissexualidade do Elio não foi bem explorada, mas ao meu ver, essa já era uma questão resolvida pra ele e não fazia sentido ele se envolver com outra pessoa que não fosse o Oliver, já que o foco é o relacionamento dos dois. As cenas de sexo são descritas com muita naturalidade, assim como a atração dos dois, e isso também se tornou um outro ponto alto do livro. A diferença de idade dos dois é algo que me deixa bastante incomodada.

Me Chame Pelo Seu Nome é um livro de pura poesia, que me deixou completamente encantada e mais apaixonada pela história. ?

Vitor.Hugo 01/05/2023

O último parágrafo
?Se você se lembra de tudo, eu quis dizer, e e realmente gosta de mim, então antes de ir embora amanhã, ou quando estiver prestes a fechar a porta do táxi e já tiver se despedido de todos os outros e não houver mais nada a ser dito nesta vida, então, só desta vez, vire para mim, ainda que de brincadeira, ou como um adendo que significaria tudo para mim, e, como fez naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome.?