Um Certo Capitão Rodrigo

Um Certo Capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

Deghety 25/03/2023

Capitão Rodrigo
Um Certo Capitão Rodrigo conta a história do Capitão Rodrigo Cambará no que é hoje o Rio Grande do Sul.
Sua história segue em paralelo e em conjunto com a Revolução Farroupilha, citando vários personagens e acontecimentos reais do período.
O protagonista é daqueles casos raros da literatura onde você simpatiza com o personagem e depois antipatiza.
Mesmo associando a personalidade do personagem ao contexto territorial e cultural, algumas de suas ações superam qualquer empatia.
Eu esperava um pouco mais do livro na questão de desenvolvimento dos personagens, mas o autor se concentrou mais no capitão. Digo isso embasado em Incidentes em Antares onde tudo é bem desenvolvimento. Porém, isso não diminui o mérito da leitura.
Excelente livro, tanto no ficcional como na abordagem histórica.

Elizabeth.Woolridg 18/02/2023

Um Certo Capitão Rodrigo
Li por motivos escolares. Esse é um livro clássico e bem escrito, não dá pra negar. Mas também é um livro de época, uma característica que me incomoda bastante devido aos comportamentos considerados ?normais? nesse contexto.
Sinto, inclusive, que o contexto histórico ?matou? a personagem de Bibiana, que parecia ser independente e inteligente, mas foi reduzida a uma mulher de família constantemente rebaixada por seu marido.
Sobre Rodrigo, nem sei o que dizer. É um personagem que despertou meu ódio genuíno desde o momento que se casou com Bibiana. Mesmo que ele seja essa pessoa contagiante e aventureira, algumas de suas atitudes são imperdoáveis.
Não é possível ?gostar? nem de personagens supostamente cativantes, como o padre Lara, por ter suas falas racistas. No geral, é um bom livro mas ao mesmo tempo é um livro de época.

Tina 15/02/2023

Capitão Rodrigo Cambará: amor e ódio
Minha história com o Capitão Rodrigo Cambará é de amor e ódio: amor pela sua autenticidade, alegria, paixão pela vida; ódio por seu espírito livre no âmbito do casamento, pela forma como trata Bibiana em muitas ocasiões, por suas bebedeiras e irresponsabilidades. Como resultado dessa equação, confesso, meu lado amoroso pesa mais: tenho um certo carinho pelo Capitão. A escrita de Érico é irreparável, simplesmente deliciosa. A história então? Um primor! Ainda mais sobre o meu Rio Grande...minha única 'reclamação' sobre a obra é que ela nada mais é do que o excerto das partes que envolvem o Capitão dentro da trilogia "O Tempo e o Vento" - O Continente. Eu esperava uma história inédita, uma aventura de Rodrigo antes de chegar a Santa Fé, sua infância, sua vida pregressa. Mas a culpa foi minha por não pesquisar! Além do mais, foi maravilhoso revisitar os pampas gaúchos dos anos 1800; faz uns bons 3 anos que concluí a leitura da trilogia anteriormente mencionada. E valeu cada palavra relida!
"Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho"! Até à vista, Rodrigo!

Renata 28/01/2023

?Buenas e me espalho?
Capitão Rodrigo consegue despertar amor e ódio em uma fração de linhas! Pra quem ama história, a junção das narrativas de guerra com a saga do capitão é perfeita!! Gosto muito da escrita do autor e do detalhamento de personagens e locais! Bônus para a edição que conta com uma linha do tempo no final dos acontecimentos do livro com os ocorridos na realidade!

gabrielsilveira 24/01/2023

Buenas e me espalho.
Não tem como eu me retratar a essa obra sem um sentimento saudosista, foi minha primeira leitura, e com o passar do tempo pude perceber algumas nuances e pontos de vista que o autor trouxe.
Ler esse livro é como assistir uma novela de época, e a forma com que Érico narra essa história você se sente de fato vivenciando toda a situação, você começa a analisar a história a partir da ótica do cap. Rodrigo.
É posso classificar esse livro como uma história épica, que trata da vida de Rodrigo e suas aventuras seus desejos e sua incansável busca por vivências, pois segundo ele viver é o seu destino.

mariapmaia 19/09/2022

Amei
Um dos meus favoritos do ano.
Embora em muitos momentos quis entrar no livro pra descer o k7 no Rodrigo, amei a história e chorei um pouquinho (inundei a casa em lágrimas). A escrita de Érico Veríssimo é algo maravilhoso e flui incrivelmente bem

Gabs 15/09/2022

Tinha tudo pra ser um 3 estrelas, mas esse final acabou com tudo e com a vontade de parar o livro por ali mesmo.

É incrível como foi relatado cada merda, mas também cada coisa boa que o cap. Rodrigo fez e todos seus pontos positivos e negativos - nisso eu não tenho anda a acrescentar.

Li por motivos escolares e não estava dando nada, eu esperava dar 3 estrelas ou até 3,5 (que é uma nota boa para mim), mas essa final me fez querer parar de ler, de ser leitora, QUE FINAL INSUPORTÁVEL, PRA QUEEEE, DO CAPÍTULO 17 PRA FRENTE NÃO TINHA A NECESSIDADEEEEE

Edmar.Candeia 07/09/2022

Viciante, como sempre (parte 2)
Serei redundante, mas não tem como evitar. Desde que começo a leitura de uma obre de Érico Veríssimo não consigo parar! É apaixonante! Dessa vez a trama me prendeu e fiquei torcendo por alguns personagens, e até magoada com outro. Somente um autor desse quilate consegue fazer com que uma ficção se torne algo quase pessoal. Ao final desta edição há uma explicação cronológica dos fatos e das obras de Érico Veríssimo. Decidi seguir a sequência, e agora vou para Olhai os Lírios do Campo, e talvez voltar ao Capitão Rodrigo.

Bruno Malini 04/09/2022

Veríssimo cria um anti-herói que não tem quem não goste do Capitão Rodrigo, mesmo quando ele toma as decisões mais erradas que alguém poderia tomar.
Cy 05/09/2022minha estante
Buenas e m'espalho!

Cy 05/09/2022minha estante
??

Maria17400 28/08/2022

Adorei a escrita do autor. É muito interessante ler a história fictícia e acompanhar os fatos da história do Brasil.
O livro tem muitas problemáticas, mas a história é envolvente.
Passei tenta raiva lendo, desde o início dava pra prever como seria o desenvolvimento do Rodrigo, mas toda vez que ele machucava Bibiana eu sentia uma dor física. Jamais seria capaz de perdoar o que ele fez

Angeline8 24/08/2022

Novamente um livro que li para a escola. Não diria ser bom.. Mas também não é ruim. Acontece que é sim uma narrativa boa, com uma linguagem mais formal (mas isso eu já esperava por ser clássico) porém eu diria ser problemático em alguns aspectos relacionados ao Rodrigo e seu relacionamento como parte de uma família. Mas tirando isso, não diria que foi um livro taaao ruim assim.. Ele é suportável digamos..