Um Certo Capitão Rodrigo

Um Certo Capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

Angeline8 24/08/2022

Novamente um livro que li para a escola. Não diria ser bom.. Mas também não é ruim. Acontece que é sim uma narrativa boa, com uma linguagem mais formal (mas isso eu já esperava por ser clássico) porém eu diria ser problemático em alguns aspectos relacionados ao Rodrigo e seu relacionamento como parte de uma família. Mas tirando isso, não diria que foi um livro taaao ruim assim.. Ele é suportável digamos..

Ju 20/08/2022

livro nacional é sempre válido, ne? escrita um pouco difícil mas história boa! depois q pega o ritmo, é difícil de parar. vale a pena ler pelo lado cultural

Dan 22/07/2022

Buenas e me espalho!
Que surpresa inesperada. Eu nunca tinha ouvido falar de Érico Veríssimo, muito menos do Capitão Cambará.
A linguagem é acessível, a história é excitante. Os parágrafos são imprevisíveis.
A cada frase eu não sabia se daria risadas ou se alguém puxaria uma faca.
Me senti um habitante de Santa Fé e foi um presente acompanhar esta história.
Super indico!

Jana 17/07/2022

Não li os outros volumes e nem pretendo, gosto de narrativa com contexto histórico mas essa não me prendeu. Rodrigo é o típico machista (não apenas pela época e região, é a personalidade dele e ainda hoje existem milhões de homens iguais a ele), a falta de responsabilidade e o jeito que tratava esposa e filhos me irritava e me deixava impaciente pra terminar a leitura.

Sofia.Cunha 08/07/2022

Um certo capitão Rodrigo é a perfeita mistura de história e ficção. Érico Veríssimo foi sagaz demais em cada página. Não vejo a hora de ler O tempo e o vento por inteiro.

Min 22/06/2022

Vosmecê é um homem impossível.
"Não tinha meio-termo: com ele era risada ou choro, beijo ou bofetada, festa ou velório."

Desde as primeiras linhas esse livro chama muito a atenção, é com certeza muito bem escrito e ambientado, com seus personagens únicos, carismáticos e fortes.

O nosso Capitão é a figura mais emblemática que já conheci, um ser muito chamoso (?), valente (bruto) e extremamente volátil. Ele nos leva ao frenesí de sentir muita simpatia e tremendo asco. Outra grande personagem pra mim é a Bibiana, mulher de fibra que até o fim foi fiel as suas convicções.

Um dos pontos altos de toda a narrativa são as longas conversas entre o Padre Lara e Cambará, porque eles juntos são uma dupla muito esquisita e sai cada filosofia quando eles discutem algo. É uma história intensa que te envolve, em pouco tempo você já sente ser parte da vila também, e que te expõe aos mais variados dilemas, com um final pungente que fica marcado na memória!

Carlos_Junior 19/06/2022

muito bom
Muito boa leitura, eu lembro de ter lido a uns 10 ou 15 anos atras, recomendo e deu ate vontade de ler denovo

jansxuxus 30/05/2022

entendo que é um clássico, e que tem sua importância histórica, mas eu não gosto do estilo de escrita e de narrativa do érico veríssimo, só li por causa da escola.

Mariduana 28/05/2022

Ideia boa
? Ideia boa

? Alusões ótimas

? Escrita difícil (li para a escola)

? Muito lento

? Muito machista (ok q era a época mas msm assim incomoda)

kauê 23/05/2022

livro delicioso
li por causa da escola, que livro bom!!!!! fiquei incomodado em diversas cenas com umas falas problemáticas, mas entendo que o livro foi escrito na década de 60, uma época bem diferente. recomendo. chorei no final.

sebasia 03/05/2022

Livro carregado de machismo, mas que retrata bem como funcionava a vida no Rio Grande do Sul na Independência. A história até pode ser boa se levar em conta o contexto social, mas é quase impossível ler e não sentir raiva do protagonista pelo seu comportamento extremamente machista.

Gabriela 09/03/2022

Divertido, doloroso e emocionante
Este livro conta todo o episódio referente ao personagem Rodrigo Cambará, um dos mais bem-quistos da série de livros ?O Tempo e o Vento?. Devido à popularidade de Rodrigo, foi feita uma edição à parte em que podemos acompanhar apenas a trajetória do Capitão.

Divertido porque Rodrigo Cambará, com seus dizeres audaciosos e seu bom humor, nos conquista imediatamente. Sua relação com o Padre Lara é repleta de diálogos que caminham entre o divertimento e a profundez, levando o leitor a questionamentos de diversas naturezas. Fiel aos seus princípios, Rodrigo os defende com garra e sorriso no rosto.

Doloroso porque este personagem, que se apresenta com tanto carisma, tem seu arco de queda. Este ponto, para não dar spoilers, evito comentar muito. Rodrigo Cambará desce do topo da mais alta colina até o fundo de um poço escuro e frio, levando consigo pessoas que o amavam e o queriam bem; mas tem, de alguma maneira, sua elevação após a provação.

Emocionante porque não teria como não sê-lo. Uma história de amor e guerra, com personagens bem construídos sem serem descritos ao extremo, com diálogos impecáveis e indispensáveis ao curso da história, com metáforas de partir o coração e marejar os olhos. Eu já sabia o final da história, mas chorei como se estivesse me deparando com ele pela primeira vez.

Capitão Rodrigo Cambará, de espada em punho, sorriso aberto e violão a tiracolo, conquista até mesmo aqueles que se recusam a serem conquistados.

Maikom.Abreu 09/03/2022

Show
Um Certo Capitão Rodrigo é o exemplo de que a literatura é necessária. As histórias alheias tem muito a nos ensinar, mesma aquelas que são fictícias, nesse aspecto a leitura de boa literatura se torna indispensável! Indico fervorosamente esse livro!

Sabrina 06/02/2022

Capitão Rodrigo...
Segundo livro do Erico Veríssimo que leio, autor que está seguindo para ser um dos meus favoritos.
Um Certo Capitão Rodrigo se passa em uma vila, com duas família protagonistas e um padre. Em uma narrativa simples e cheia de paixão, Veríssimo nos faz sentir o cotidiano de Santa Fé em todos os seus aspectos. O Capitão Rodrigo de Cambará é um espetáculo à parte que odiamos e amamos assim como os moradores de Santa Fé. Em poucas páginas Veríssimo nos entrega uma história forte que nos faz refletir por muito tempo sobre como julgamos os nossos...
Gabi sz 07/03/2022minha estante
Quantos personagens importantes tem? Vc sabe? Por favorr ?