Um certo capitão Rodrigo

Um certo capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

Mr. Jonas 03/02/2018

Um Certo Capitão Rodrigo
Quando Rodrigo Cambará surge no povoado de Santa Fé, em outubro de 1828 - a cavalo, chapéu caído na nuca, cabeleira ao vento, violão a tiracolo -, parece chamar encrenca. Com a patente de capitão, obtida no combate com os castelhanos, é apreciador de cachaça, das cartas e das mulheres. Homem de espírito livre, não combina com os habitantes pacatos do local, mantidos no cabresto pelo despótico coronel Ricardo Amaral Neto. Mas depois de conhecer Bibiana Terra, nada convence Rodrigo a arredar o pé da aldeia. Nem a aspereza de Pedro, pai de Bibiana, nem a zanga de coronel, que não vê com bons olhos os modos do capitão. Nem mesmo o fato de a moça ser cortejada por forasteiro. Rodrigo, porém, está apaixonado, e quer casar-se. Como ele mesmo diz, não tem medidas, 'é oito ou oitenta'. Para o capitão Cambará, é matar ou morrer, num descomedimento que sugere o descortinar de uma crise anunciada. Descrente dos valores prefixados sejam eles impostos pelo governo ou pela Igreja, Rodrigo é insubordinável: 'Se Deus fez o mundo e as pessoas, Eçe já nos largou, arrependido'.

Paulo.Raphael 05/04/2021

Aventura e História!
Capitão Rodrigo é daqueles personagens que amamos e adiamos em vários momentos do livro. Obra que leva-nos a refletir sobre a história e os costumes de um Brasil do século XIX.

Jess 12/03/2010

QUE LIVRO MAIS CHATO!!!!

Jana 17/07/2022

Não li os outros volumes e nem pretendo, gosto de narrativa com contexto histórico mas essa não me prendeu. Rodrigo é o típico machista (não apenas pela época e região, é a personalidade dele e ainda hoje existem milhões de homens iguais a ele), a falta de responsabilidade e o jeito que tratava esposa e filhos me irritava e me deixava impaciente pra terminar a leitura.

Pqna 13/11/2014

Retratando a história do Brasil em meados dos anos 1830, um capitão que se arrisca para conseguir integridade da cidade onde se hospedou. Vivendo várias aventuras, romances enfim.
Uma leitura ótima

Moises Celestino 16/08/2020

Revisão do Livro...
"Um Certo Capitão Rodrigo", romance de época com fundo histórico, escrito brilhantemente pelo saudoso Érico Veríssimo, um dos melhores cronistas brasileiros. A saga de Rodrigo Cambará, contada minuciosamente com riqueza de detalhes, prende a atenção do público leitor, fãs e admiradores da obra literária do célebre autor.

HelenAndrade 13/01/2024

Um certo capitão Rodrigo de Érico Verissimo é um livro interessante e envolvente. A escrita do autor é cativante e a história prende a atenção do leitor. Embora algumas palavras possam ser um pouco difíceis de entender no início, isso não impede que a leitura seja rápida e emocionante. O personagem do Capitão Rodrigo pode causar raiva em alguns momentos, mas isso faz parte da complexidade da história. No geral, é um livro que vale a pena ler, especialmente para aqueles que gostam de tramas cheias de reviravoltas e momentos emocionantes.

Kellbet 04/10/2023

O famoso badboy. Só que ao contrário da moto ou carrão, ele aparece de cavalo e violão.
Me torci inteira pensando 'é agora', 'não vai prestar', e por aí vai.
Livro envolvente e emocionante.
O coração salta a cada episódio de confusão ou perigo.
Muito gostoso de ler. E eu fiquei com a impressão dos olhos do capitão serem claros. Mas não lembro se foram mencionados.
Acho que construí o personagem mentalmente assim. (Risos)
Adorei!
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/

Paula.Mello 05/05/2020

Capitão Rodrigo
Uma parte importante é sensacional que compõe o tempo e o vento !

Mariduana 28/05/2022

Ideia boa
? Ideia boa

? Alusões ótimas

? Escrita difícil (li para a escola)

? Muito lento

? Muito machista (ok q era a época mas msm assim incomoda)

Clauclau/Eu leio sim e daí 25/01/2024

Um Certo Capitão Rodrigo
De um lado o sentimento abusivo e autoritário,
Do outro a submissão e a espera.

Um enredo com uma aura melancólica e ao mesmo tempo alegre, mas sempre com uma atmosfera de ataque e desconfiança. Capitão Rodrigo consegue despertar vários sentimentos, mas acredito por ser um personagem com atitudes controversas e complexas, amei, odiar o capitão em certos momentos. Quanto Bibiana, consegui entender até mesmo o seu silêncio, que ficava empregnado em certas cenas, o olhar triste e angustiante de uma mulher que precisava ser surda para as novidades carregadas de maledicência que chegavam até ela referente ao seu marido. Uma personagem com atitudes tocantes e resoluta. Mas feliz ao seu modo.
Realmente, Érico Veríssimo foi um ótimo contador de história. Gostei incrivelmente do enredo, com suas nuances em cada passagem.

Recomendo.

gduda 20/03/2024

Uma novela das 21h
Gostei muito de acompanhar a trajetória de Rodrigo Cambará e também as trajetórias dos demais personagens que permeiam a sua vida através desta obra. Eu, particularmente, adoro narrativas que exploram a humanidade dos personagens, que mostram o mais profundo de sua psique com sinceridade e que, portanto, tratam o ser humano com a complexidade que possui. "Um certo Capitão Rodrigo" é com certeza uma dessas histórias e só não dei 5 estrelas porque gostaria de um final mais surpreendente.

Heloísa Delfino 15/03/2024

Obra-prima!
O livro é daqueles que te prende do início ao fim. Foi o livro que escolhi para retomar meu hábito de leitura e não me arrependo nem um pouco. Érico é tão detalhista, é tão perspicaz que transforma a história em algo vívido de uma forma linda! O livro enriquece o vocabulário e as vezes até te faz sentir analfabeto kkkk Livro com reviravoltas, personagens bem construídos, narrativa concreta e um bom recurso para aprender um pouco mais da história do Brasil.
Queria que o livro fosse muito mais reconhecido e exaltado, merece todos os aplausos e comentários positivos.
Recomendo sem pensar duas vezes.