A Batalha do Apocalipse

A Batalha do Apocalipse Eduardo Spohr

Resenhas - A Batalha do Apocalipse

Marci 04/12/2017

Nada sobre o livro, só não é meu tipo preferido de leitura.
Abandonei.
Lay 07/12/2017minha estante
Eu já li quase todos. Gostei bastante

Marci 07/12/2017minha estante
Talvez eu deva insistir na leitura.
Ouço falar tão bem deles. rs'

Junior.Castilho 29/10/2017

Universo bem criado
O livro é muito bom. Bem escrito e seu enredo é bem amarrado. Recomendo.

Binho 21/10/2017

REZE PRA NÃO ACABAR
EDUARDO SPOHR CONSEGUE CRIAR UMA ATMOSFERA DE AÇÃO QUE NOS PRENDE DO INICIO AO FIM MESCLANDO SERES MITÍCOS (ANJOS, DEMÔNIOS ETC) UM VERDADEIRO PASSEIO PELA HISTÓRIA DO MUNDO COM PERSONAGENS QUE NOS TIRAM O FÔLEGO E SURPREENDE A CADA NOCO CAPITULO UMA TRILOGIA QUE VALE APENAS CONFERIR.

Armando.Marques 02/10/2017

Impressionante!!
A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr, foi para mim uma grata surpresa. Como ouvinte do NerdCast há anos, já conhecia o Eduardo Spohr, sabia que era escritor, mas pensava que todos os elogios do pessoal do Jovem Nerd eram por causa da amizade e pelo fato de no começo, serem eles que vendiam o livro.
Estava eu “garimpando” no Submarino.com, quando vi uma oferta dos quatro livros dele, A Batalha do Apocalipse e a trilogia Filhos do Eden, pelo preço de um livro só, não sou fã deste tipo de fantasia mas pensei em dar uma chance para ele, afinal eram 4 livros de 500 páginas cada, e já “conhecia” o autor.
O livro tem mais de 580 páginas e ainda assim pensei que poderia ter sido mais desenvolvido, a história é bem cativante, tem personagens bastante interessantes, plot-twists assombrosos, romance, e ação frenética do começo ao fim. Spohr utilizou, nesse livro, um número elevado de “flashbacks”, recurso esse, que pessoalmente não gosto, mas os deste livro me agradaram muito, acho que podiam ser menores, mas os personagens e conflitos apresentados nesses trechos são muito cativantes, deixando a impressão que poderiam facilmente serem livros separados.
Essa obra tem algumas falhas, mas como esse é o título de estreia do autor, não acho sejam suficientes para estragar a leitura. Ele exagera nos títulos dos personagens, talvez querendo mostrar a grandeza e importância desses indivíduos, mas acho que passou um pouco do limite. Os diálogos simplórios, não acho que sejam ruins mas poderiam ser mais desenvolvidos. E para mim o maior deslise desse livro, são alguns personagens que são bens desenvolvidos mas quando chega o climax de sua participação, são descartados como figurantes.
Já a ação… É BOA PRA C@#$&¨!!!!!!. Lembra as épicas batalhas de obras como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, entre outras. Lutas devastadoras, montanhas de corpos caídos em batalha, rios de sangue são espalhados na (vejam só) “batalha do apocalipse”. Enfim, gostei bastante do livro, indico para todos e já estou correndo para ler os próximos.

Jefferson 20/08/2017

Universo incrível mas faltou coragem do escritor
O começo do livro realmente é muito bom, mas me parece que o escritor se perde com tantas idas e vindas.
Parece que com a enrolação do lá flashbacks faltou "espaço" para a conclusão, com batalhas que deveriam ser grandiosas resumidas a meia página.

Tinha tudo para ser bom, mas foi decepcionante.
DI 31/08/2017minha estante
Concordo plenamente!

Psiquè - pelamente.wordpress.com 03/07/2017

A Batalha do Apocalipse - Eduardo Spohr
O primeiro comentário a fazer é: Para gostar deste livro, deixe de lado seus dogmas, crendices, laços com histórias bíblicas e tudo o mais que te prenda à religião ou realidade. É uma fantasia, não tem compromisso com a realidade. No entanto, vários relatos do livro condizem com fatos históricos! Pode pesquisar!
Dito isto, devo voltar a falar sobre a minha real admiração por este autor brasileiro. Se existem outros com esta categoria em nossa literatura, sinalizem, adoraria lê-los.
Para os praticantes (ou ex-praticantes) de RPG, este livro é um prato cheio. Acredito até que a história formou-se à partir de longos jogos desenvolvidos por Eduardo e seus amigos.. e chegou a um ponto tão complexo e com personagens tão bem construídos que ele disse para si mesmo que valeria um livro... Bem, isso é um devaneio meu..mas talvez seja verdade.
Conheci este livro através do comentário de dois amigos, e percebi que eu já tinha um arquivo do livro em pdf mas até então não tinha tido interesse pelo título e também não conhecia o autor. Acreditava até que não se tratava de um autor brasileiro. Depois da ótima recomendação que recebi fui procurar quais livros dele eu tinha e ler algumas resenhas e sobre a vida do Spohr. Encantei-me e coloquei na "lista".
O personagem central desta história é Ablon, um Anjo Renegado que foi "expulso do céu" e condenado à viver na Terra após uma revolta contra a tirania empregada sob o comando do Arcanjo Miguel.
Após a criação do mundo, no sexto dia, Deus cai em sono profundo para descansar e os Arcanjos passam a governar os céus pela liderança de Miguel. Spohr não economiza com a descrição das hierarquias de anjos e seus poderes individuais.
Após sua queda, Ablon começa uma verdadeira Saga pela Terra acompanhando a história do mundo, aguardando o juízo final, o dia no qual o Soberano Deus irá acordar e fazer justiça quanto às maldades do Arcanjo Miguel para com os humanos. Miguel é extremamente "ciumento" no que diz respeito ao amor de Deus pela raça humana, o poder do livre arbítrio e o poder da alma.
A jornada do nosso herói Ablon nos faz refletir sobre amizade, determinação, garra, fé e é claro o "maldito" instinto humano de autodestruição. Tantas guerras, cobiça, soberba...
Não posso deixar de ressaltar o hilário Lúcifer retratado no livro, o Arcanjo caído que aproveita-se da revolta liderada por Ablon e "divide" o reino dos céus em dois levando consigo os anjos sedentos de poder, desgarrando-se na tentativa de criação de um novo reino.
Para as pessoas que gostam de fantasia e livros épicos eu recomendo este, no entanto se você não tem o hábito de ler, leia outros títulos antes de começar este. (É só uma opinião...), pois o vocabulário e as insistentes viagens no tempo sem anúncio farão um leitor com pouca intimidade "perder-se" na leitura e provavelmente irá desistir ou reclamar da história sem perceber esta falta de intimidade.
A 3ª Guerra Mundial, a Guerra Nuclear tão anunciada, será mesmo a grande Batalha do Apocalipse? O Juízo Final? O fim do Mundo? Será que ainda conseguiremos reverter os danos e caos que estamos causando ao mundo?.. Recomendo! Boa leitura!

Vanessa 25/06/2017

Boa história, mas podia ser melhor
A ideia principal é muito boa e interessante, mas são muitas voltas ao passado, muitas descrições históricas que não acrescentam de verdade a história do livro, o que torna a leitura entediante, poderia ter sido mais resumido nessas partes e dedicado maiores detalhes para o final que ficou meio vago.

Vanessa 25/06/2017

Boa história, mas podia ser melhor

Danylo 13/06/2017

Fantástico universo fantástico! E brasileiro!
A Batalha do Apocalipse conta a história de um anjo renegado, caçado pelo paraíso e pelo inferno, odiado por arcanjos e abandonado por Deus. Tudo o que motiva esse exílio e tamanha privação ao anjo, foi ter seguido a sua natureza como querubim, a casta guerreira dos celestiais, lutando pelo que acreditava.
Spohr criou um universo gigantesco, com regras bem definidas capazes de dar conta da coexistência de praticamente todas as lendas, crenças e seres imagináveis. A trama gira em torno da mitologia cristã, mas não se resume a ela. Na verdade a conecta a todos os mitos da humanidade dando certa justificativa para a sua existência no nosso imaginário. E esse é um ponto de mérito do escritor, sua profunda pesquisa aliada a certa capacidade imaginativa, permitiu um universo único e fascinante, com toques de muitos outros que já vimos por ai, é bem verdade, mas ainda assim único. Foi o ponto que mais me agradou no livro.
Os personagens sofrem com um certo problema de carisma, é comum que alguns se sacrifiquem sem nos causar grande efeito emocional, outros nos convencem por quantidade de aparições, não por qualidade. Mas existem aqueles que despertem ao menos nossa curiosidade e torcida.
A história é envolvente, descrições cuidadosas de momentos históricos e suas associações com o divino e demais formas de sobrenatural, chamam a atenção. Usando bastante do recurso de flashback, somos apresentados e reapresentados (com mais profundidade), ao mesmo tempo, a personagens, relações entre personagens e civilizações. Entender como um anjo pode ser tão odiado, como Deus pode permitir que tudo isso ocorra em baixo de seu nariz, e quais as relações dos ocorridos celestiais com os mundanos, nos prende. Ou ao menos nos incita curiosidade.
Um bom livro, com um bom final.

Cassinha 29/05/2017

A batalha... pelo carisma.
Impossível gostar de um livro que você não consegue simpatizar com nenhum dos personagens. A ideia é boa? Com certeza. Mas não gostei. Achei narrativamente chato apesar de todo apelo histórico e falta carisma nos personagens. O livro parece um roteiro de cinema. A gente não se apaixona mas também não odeia ninguém.

Marcos Costa 12/05/2017

O livro é um bom entretenimento, percebe-se claramente a influência de animes/mangás e tem um cenário muito interessante.

Por outro lado, o final me decepcionou bastante, achei morno perto do que esperava e pelo entusiasmo que o livro me despertou em boa parte do percurso da leitura, tanto que o li muito rapidamente.
Jefferson 20/08/2017minha estante
O final também me decepcionou bastante.

Camila Silva *** Aster Verbatim 07/05/2017

A Batalha do Apocalipse...
Livro: A Batalha do Apocalipse
Autor: Eduardo Spuh
Páginas: 586
Editora: Verus

Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o juízo final.
Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedom, o embate final entre Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.
Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heroicas, magia, romance e suspense.

A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo é um livro escrito pelo jornalista brasileiro Eduardo Spohr, publicado em 2007 pelo site Jovem Nerd, em 2009 pelo selo editorial criado pelo site e em 2010 pela Verus. A trama tem como protagonista Ablon, um anjo renegado condenado a vagar no mundo dos homens por ter revoltado-se contra o Arcanjo Miguel, e Shamira a Feiticeira de En-Dor, que o ajuda na jornada histórica até o apocalipse. (Fonte: Wikipedia).
Com um total de 586 páginas, o livro se divide em 3 partes intituladas A Vingadora Sagrada, A Ira de Deus e a Flagelo de Fogo.

Primeiramente é extremamente necessário que saibam que essa obra é de um autor BRASILEIRO!!!! E segundo, para quem gosta de temas bíblicos, anjos, demônios, fantasia, apocalipse, magia e etc... está no livro certo.
Em uma entrevista ao programa Jô Soares, o autor disse que a capa é de um alemão, ao qual entrou em contato e pagou pelos direitos, Stephan Stölting.

Se vocês quiserem, claro, ao final do livro, após a página 571, tem um glossário com os principais termos usados e criados pelo autor para esse mundo maravilhoso (recomendo ler antes de iniciar a leitura do livro).
Toda a trama se alterna entre passado, presente e possíveis futuros no ponto de vista de alguns personagens. Essas alternâncias são de grande importância para sabermos o porquê de os fatos estarem acontecendo da forma que estão.

Os principais personagens da narrativa:
-Ablon, o Anjo Renegado ou também chamado de Primeiro General: é o protagonista do livro. Com o passar dos anos na terra, Ablon viajou por diversos cantos do mundo, sempre escapando de diversos perigos. No momento presente do livro, Ablon está no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, e torna-se o líder de uma grande conjuração de anjos.
-Shamira, a Feiticeira de En-Dor: tendo sido treinada desde cedo nas artes da magia e da necromancia, Shamira conheceu Ablon quando o mesmo a salvou de seus perseguidores na Babilônia. Desde então, ambos se ajudam como podem a cada vez que se encontram.

Você encontrará também uma divisão de castas angelicais: querubins (os guardiões\guerreiros), Serafins (os administradores políticos), Elohins (os principiados - guia dos homens), Ofanins (anjos da guarda), Hashmalim (julgadores das almas dos mortos), Ishins (governantes das forças elementais), Malakins (vigilantes -neutros).

A história inicia-se com a criação do universo e da terra por Deus e que em seu sétimo dia, descansou. Iremos entender os papeis dos Arcanjos Miguel, Gabriel e o Anjo Caído Lúcifer. Ablon, o Anjo Renegado é um observador de toda a história da terra desde quase o inicio dos tempos, quase juntamente com Shamira, a feiticeira de En-Dor.
Depois da criação dos homens, ainda vivemos no sétimo dia, sendo governados agora pelos arcanjos, Miguel, o Príncipe dos Anjos, herdeiro do título por ser o primogênito; Uziel, comandante dos exércitos de querubins (assassinado por Miguel na primeira cena); Rafael, que se exilou após a briga de seus irmãos; Gabriel, Mestre do Fogo, que, alguns anos antes da história começar, rebelou-se contra o Arcanjo Miguel. Lúcifer, a Estrela da Manhã, é agora Príncipe do Sheol (inferno), depois de sua insurreição contra os arcanjos e queda do paraíso. Assim, o livro passa a narrar a vida do querubim Ablon, oscilando entre momentos do passado e do presente, às vésperas do Dia do Ajuste de Contas, a famosa Batalha do Armagedom o qual vai decidir o futuro da humanidade, do planeta e de todos os seres que nele habita.

Não tem como dizer mais, pois serão spoilers, mas já dá para ter uma ideia dessa história com um tema que todos conhecemos, mas de uma complexidade e características que fazem dessa história única.

Segue algumas frases:

'Os fracos usam as armas; os fortes, o diálogo."
“- Acreditar no impossível é a chave para entender os segredos do universo."
“- A mente e lógica, general, – contestou – O coração e irracional”
“Lamentos não mudarão nada. O que está feito está feito.”
“É o ódio. Ele obscurece nossos valores e nos empurra à ruína.”
“A força dos sábios está, justamente, na capacidade de se aproveitar do imprevisível, de enganar o oponente e ataca-lo no ponto mais fraco, de fingir debilidade e depois investir feito leão”

site: asterverbatim2015@blogspot.com.br

Kawane 04/05/2017

História realmente incomum, do início ao fim, rica em detalhes que prendem a atenção.Como o autor descreve histórias do passado, do presente e do futuro, é compreensível que ocorra algumas confusões e dificuldades na interpretação. Com o decorrer da história, pegamos carona com o anjo, em suas aventuras, lembranças e batalhas. De tirar o fôlego!

wolfz 02/05/2017

Incrível em todos os sentidos
O livro que me apresentou à essa escrita divina do Eduardo Spohr e que me fez valorizar e esperar muito mais dessa geração da literatura nacional.