Eu e Outras Poesias

Eu e Outras Poesias Augusto dos Anjos

Resenhas - Eu e Outras Poesias

Manu 02/07/2022

Eu e outras poesias ? Augusto dos Anjos.
O ato de nomear, em primeiro momento, "Eu", é porta aberta para a alma de Augusto dos Anjos. Era ele em cada entrelinhas, verso e rima, pois sabia falar de seu âmago; ao mesmo tempo que é crítica, pois falava, também, de uma sociedade inteira.

A melancolia nos rege.

elly 06/06/2022

Augusto, ??olta vida
No começo, a leitura foi um pouco difícil por conta da linguagem BEMM complexa. Mas no decorrer do livro, foi tipo? EXTASIANTE ? as poesias são perfeitas, melancólicas e muito boas de ler !

Anderson 10/04/2022

Esta obra reúne a composição poética de Augusto dos Anjos, admirado e aclamado por sua poesia que destoa do convencional, para a época em que viveu, especialmente falando do conteúdo. O livro se divide em três partes. "Eu", "Outras poesias" e "Poemas esquecidos". Nas duas primeiras prevalecem o característico estilo do autor: linguagem do campo científico, superlativos e uma visão pessimista do humano. Em "Poemas esquecidos", cujas composições apresentam as datas de publicação, vemos um poeta ainda jovem, trazendo temas mais "leves", mas já desenvolvendo as características que marcariam sua poesia na nossa literatura.

eupoetizo 09/04/2022

Certamente e convicta de que estive lendo um dos maiores escritores e poetas da minha amada Paraíba.

Teté 24/03/2022

Sabia que Augusto dos Anjos tendia bastante ao pessimismo mas não achava que era tanto kkkkkkkkk
Leitura de poesias é sempre mais complicado pra mim rs

ane 07/03/2022

Odiei muito meu deus
Sim, eu sei que devemos ler e gostar dos clássicos brasileiros mas gostar desse aqui é forçar tanto que quase caga. Eu li pra aula de literatura e eu defendo ATÉ MINHA MORTE que as escolas tem que parar de cobrar esses clássicos tediosos, porque me desculpe não é a partir desses livros que jovens de 12 a 18 anos vão ter gosto pela leitura. Não estou generalizando porque tem alguns muito bons e que exaltam a cultura brasileira mas juro por Deus que quando eu digo que tive pesadelos ao ler esse, eu não estou dizendo no sentido conotativo. Eu realmente tive uma noite pertubada por causa dele!! Mas enfim se você é super fã da literatura classica brasileira você vai gostar. #faleitoleve

bibioslivrosecia 28/02/2022

Gostei mas cansei
Vou falar só a verdade nessa resenha, as poesias são muito bem elaboradas e construídas, é muito legal observar o quanto o autor é ligado em coisas mais científicas na poesia, grifei vários trechos, gostei mesmo, mas a leitura não rendeu nem um pouco, parecia que eu nunca ia conseguir terminar de ler, o que acabou transformando um livro ótimo em uma leitura maçante, sem dinâmica. Recomendo apenas a quem gosta de poesia bem escrita e tem paciência pra aguentar a leitura.

verônica 07/02/2022

Finalmente usei conteúdos de biologia para algo que não tivesse haver com estudos.
Gostei mais das poesias do começo que pelo que percebo são as mais conhecidas.

Isa 30/01/2022

?Acostuma-te à lama que te espera!
O homem , que , nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera?
Os poemas desse livro são extremamente profundos, Augusto dos anjos poeta inclassificável traz um pouco de cada movimento literário.

Rafaela 23/01/2022

Primeira vez que li Versos Intimos na escola fiquei impactada com Augusto dos Anjos e comprei o livro logo que pude. As poesias parecem muito complexas e morbidas, mas é uma experiencia tentar ler o livro todo.

Douglas Finger 17/11/2021

Poesia de alto nível
Reler este livro de poesias 15 anos depois foi uma experiencia interessante. Posso dizer com tranquilidade que na primeira vez eu não tinha entendido nada? trata-se de poemas de altissimo nivel. Só quem realmente gosta de se aventurar no mundo das poesias que iria gostar de Augusto dos Anjos, pois o texto é muito desafiador e complexo. Aprendi uma infinidade de palavras novas? e isso aconteceu em absolutamente todos os poemas! A lingua portuguesa no ano de 1912 era riquíssima e o autor soube explorar muito bem.
Augusto, que morreu muito jovem, só escreveu este livro de poesias e depositou nele toda a sua erudição e genialidade. O texto possui uma estetica agradavel; métrica típica do parnasianismo em alguns poemas; sonetos ritimados e etc. mas uma densidade que pode não agradar a grande maioria? Entao não é uma leitura que eu recomendo.

João 04/11/2021

Morte
A complexidade dos poemas de Augusto dos Anjos talvez seja a maior de sua arte. Não me causa, efetivamente, o afeto poético que tenho por outros poetas, mas Augusto dos Anjos soube me impressionar.

Gui202 20/09/2021

Percebesse uma grande e profunda melancolia no Augusto...
Certamente deverei me lembrar de ler ele daqui a alguns anos... Tem uma maturidade nesse livro muito forte com a qual eu ainda não posso me entrosar, é um livro muito...adulto, no sentido mais melancólico...
Ainda não tenho vivências o suficiente para adentrar a minha alma em suas poesias.
Algusto se mostra completamente desesperançoso e suicida, não no sentido de KKKK EU VOU ME MATAR mas de "Ah ok, é isso, a vida não tem mais sentido e vejo a morte nos meus olhos".
Podemos perceber uma depressão forte e continua nos trechos... Talvez pela morte de seu filho, coisa a qual ele sempre faz referência nos trechos... ou um descaso total com a humanidade, que vem sido tão decepcionante, fala também da morte do pai e tem fixação na sua própria.

Um de meus poemas preferidos abaixo, e o qual mais me conectei:

A ÁRVORE DA SERRA
-- As árvores, meu filho, não têm alma!
E esta árvore me serve de empecilho...
É preciso cortá-la, pois, meu filho,
Para que eu tenha uma velhice calma!
-- Meu pai, por que sua ira não se acalma?!
Não vê que em tudo existe o mesmo brilho?!
Deus pôs almas nos cedros... no junquilho...
Esta árvore, meu pai, possui minh’alma!...
-- Disse -- e ajoelhou-se, numa rogativa:
“Não mate a árvore, pai, para que eu viva!”
E quando a árvore, olhando a pátria serra,
Caiu aos golpes do machado bronco,
O moço triste se abraçou com o tronco
E nunca mais se levantou da terra!

Naty 04/09/2021

Dizem que é o poeta mais original brasileiro, um dos primeiros livros de poesia que eu leio, gostei de alguns poemas (o do morcego) mas outros não me agradaram tanto....
Se planeja lê-lo, boa sorte...