Eu e Outras Poesias

Eu e Outras Poesias Augusto dos Anjos

Resenhas - Eu e Outras Poesias

Joachin 04/12/2012

É preciso ainda desvendar os vários símbolos semânticos e os significados da poética soturna engendrada pelo paraibano Augusto dos Anjos, que é, sem dúvidas, um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos. Mais do que os versos clássicos, me chama a atenção esse trecho de "Solilóquio de um visionário":

Para disvirginar o labirinto
Do velho e matafísico Mistério,
Comi meus olhos crús no cemitério,
Numa antropofagia de faminto! (p. 62)

Segundo as palavras de Orris Soares, o adolescente Augusto dos Anjos, de tão enfermiço e tímido, lembrava "um pássaro molhado, todo encolhido nas asas, molhada na chuva". Augusto dos Anjos representa o lado sombrio do cientificismo finissecular e apresenta uma enorme intimidade com uma angústia de implicações existenciais profundas, na qual é notável sua obsessão pelas imagens da carne sendo submetida aos mais variados processos de putrefação após a morte.

21eyes_ 02/11/2012

Augusto dos Anjos vem para escancarar na cara da sociedade que poesia não é só entretenimento.

Raphael 23/08/2012

Genial e bizarro
Ótimo livro, parece coisa de doido, mas quando se lê com atenção, você fica tão imerso que, depois que acabar de ler, precisa de um pouco de contato humano pra ter certeza que você ainda está vivo.

Valéria 12/03/2012

Delicioso de ler em voz alta, bem teatralmente. Escatológico, autêntico, clássico.
Erânio 06/05/2019minha estante
Esse é o típico livro para se ler em voz alta. Sem dúvida!
Cada verso torna-se uma espécie de mantra, invocação mágica ou mística! Singularíssimo!

Anna Duzzi 17/05/2011

"Eu e Outras Poesias" ilustra porque Augusto dos Anjos é um dos maiores tesouros da literatura em versos no Brasil.

joedson 15/12/2010

EU
verme maior que marte e vênus
o eu ergue-se do seu cadáver
mostrando o mais que é menos

gothmate 24/04/2010

Livro de Cabeceira
Leio todos os dias um dos poemas, sem nunca cansar.
Sem dúvida alguma, o melhor poeta já nascido em solo brasileiro.

JosivalJunior 12/02/2010

Poesia transgressora
Eu e outras poesias é uma coletânea dos melhores poemas de Augusto dos Anjos, um poeta que foi por vezes considerado transgressor pela academia por utilizar em seus poemas uma linguagem forte, carregada de simbolismo e palavras 'nao líricas', como: escarro, verme, putrefação. Porém, sua poesia é carregada de significado, cheia de emoção e realismo, além de ser autobiográfica em alguns poemas, como: "Ao meu filho morto" e "Debaixo do Tamarindo". Ele consegue, em sua poesia, expôr o ser humano em toda sua essencia, o mesmo sendo tido muitas vezes como 'monstro'. É uma poesia diferente de todas as poesias convencionais, mas apaixonante da mesma forma.

Luciana Mara 23/12/2009

Li porque fui obrigada a ler na escola há uns 7 anos atrás.

Desculpe, mas não gosto de poesias.

tatiana 11/11/2009

Esse livro só abriu-me o olhos para a realidade: Não suporto poesia.

wrodrigues 01/11/2009

O maior poeta brasileiro
"...Como os velhos Templários medievais,
Entrei um dia nessas catedrais
E nesses templos claros e risonhos...

E erguendo os gládios e brandindo as hastas,
No desespero dos iconoclastas,
Quebrei a imagem dos meus próprios sonhos!"

Últimos tercetos de VANDALISMO, o melhor soneto escrito em língua portuguesa.

Apesar de deste espaço ser de uma resenha, qualquer coisa que eu disser sobre este monstro literário será aquém do que ele merece. Tanto na originalidade, quando na métrica ou na profundidade das idéias, em tudo ele se supera.

AUGUSTO DE CARVALHO RODRIGUES DOS ANJOS - O MAIOR POETA BRASILEIRO!

Mara Vanessa Torres 05/09/2009

VISCERAL!
Augusto dos Anjos está na lista dos meus autores preferidos. Ele é sagaz, visceral, direto, funcional e passional. Eu poderia passar o dia enumerando adjetivos, mas Augusto não precisa disso.

Sua criticidade transforma poesia em denúncia velada (denúncia comportamental, eu diria). Fantástico! ;)