Eu e Outras Poesias

Eu e Outras Poesias Augusto dos Anjos

Resenhas - Eu e Outras Poesias

Nágela Soares 12/07/2020

O poeta da morte! Eu amei... Seus versos se caracterizam por introduzir no gênero poético termos mais científicos e fúnebres, sempre com um tom mais pessimista e com uma poetização do horrível.

Literatura & outros blues 15/04/2015

Toma um fósforo, acende teu cigarro e leia Augusto dos Anjos!
Schopenhauer escreveu que “a morte é a musa da filosofia” – Augusto dos Anjos tinha essa frase tatuada em sua pele. “Eu e outras poesias” não é um livro para pessoas sensíveis. O poeta martela este lugar-comum: em um curtíssimo intervalo de tempo, somos apenas uma porção de carne - carne que escarra, carne que sangra, carne que vai virar comida para vermes, etc. Mas de tanto martelarmos chegaremos à náusea de Augusto dos Anjos e perceberemos que não ali não é lugar-comum, é antes um campo hostil destinado aos fortes. O "Eu e outras poesias" fala basicamente da “Psicologia de uma vencido”, que apanhou da vida (do amor, pelo que parece) e agora se depara com a morte.

Eu, particularmente, não gosto do poema metrificado ao qual o poeta ainda se sentia preso, pois acredito que a poesia está bem além de uma fôrma preestabelecida, de rimas, de outras questões de sonoridade. Até confesso que encontrei em Baudelaire satisfação, mas ainda assim creio que a poesia está além da fôrma. Agora me pergunto o que é que há de tão atrativo neste livro de poesia do Augusto dos Anjos? A resposta é seca: A liberdade. Numa época em que os poetas ficaram rotulados na história de Parnasianos ou Simbolistas pelos temas abordados, vem este poeta e, de forma inescrupulosa, grita sua angústia nua e cruamente. Ele foi o único poeta de renome nacional que não fez parte de uma escola literária (os pré-modernistas não é uma escola). E o que há de grandioso nisto? Ser grande de forma original, pois geralmente os escritores não fazem nada mais do que se copiarem – Daí vem a história para rotulá-los de “tal” e “tal”.

Bem, em meu livro de poesia “Crás!”, escrevi um soneto (apesar de não gostar muito de soneto) dedicado ao Augusto dos Anjos, abordando o fazer poético, e aqui quero compartilhar aos admiradores da obra do genial Augusto dos Anjos:

poema-escarro

A Augusto dos Anjos

o que é um verdadeiro poema
senão manchas de sangue?
é isso mesmo – o poeta tosse sangue

mancha tua folha com café
e ainda não serás poeta

é uma longa jornada mas
é isso mesmo – o poeta tosse sangue
(07/05/14)

Isa 30/01/2022

?Acostuma-te à lama que te espera!
O homem , que , nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera?
Os poemas desse livro são extremamente profundos, Augusto dos anjos poeta inclassificável traz um pouco de cada movimento literário.

calebefernands 16/02/2021

Não tive uma boa experiência
Antes de me crucificarem, quero dizer que esse foi o meu primeiro livro de poesias, e eu não sou expert em toda essa área estrutural dos poemas (faz muito tempo mesmo desde a última vez que estudei sobre isso). Basicamente tudo que eu for falar aqui é a minha experiência PESSOAL.

Talvez por este ser o meu primeiro livro de poesias + o primeiro livro de literatura brasileira que eu leio em anos, eu acabei tendo esse impacto (que não foi muito forte) com a escrita de Augusto. Apesar de todo o vocabulário cientifico e detalhado, a maioria dos poemas não foram de difícil compreensão (com exceção de alguns que eu não entendi, e só prossegui com a leitura). Enquanto lia os poemas fiquei bastante surpreso, porque eu jamais pensei que algumas palavras conseguiriam rimar umas com as outras, e nesse quesito não posso deixar de falar: Augusto dos Anjos mandava bem demais.

Também acredito que por conta da forma ligeira que eu estava lendo, acabei que não aproveitando tanto o livro - achei o tema extremamente cansativo, não pelo autor abordar o sofrimento e a dor, mas pelo fato de o assunto ser bastante repetitivo durante (quase) o tempo inteiro. Confesso que durante a leitura, me senti mais envolvido com Augusto em si, do que com seu livro. Quando descobri que ele morrera com 30 anos, deixando apenas uma única obra, fiquei bastante triste.

Enfim, não estou dando 3 estrelas pelo fato de "Eu e Outras Poesias" ser ruim, longe disso. Mas a verdade é que não foi uma leitura que "falou comigo", e provavelmente se não fosse uma leitura essencial pra vestibular, eu não teria comprado esse livro. Talvez como já aconteceu comigo outras vezes, esse só foi um livro que eu li num momento errado e provavelmente mudarei minha opinião num futuro próximo.

"Dizes que sou feliz. Não mentes. Dizes
Tudo que sentes. A infelicidade
Parece às vezes com a felicidade
E os infelizes mostram ser felizes!"

livrosmortificados 07/04/2023

Obcecada por um poeta do sec passado
· poeta "parnasiano" porem identificado como pré-modernista.
· expressionismo, gotico, pessimismo, melancolia.

O poeta segue todas as "regras" de metrica e rima parnasiana porem ao mesmo tempo quebta tudo isso falando da morte e do apodrecimento humano (tanto fisico quanto mental).
Muito da filosofia de Schopenhauer esta presente na sua poesia, esse pessimismo em relação a sociedade.
Agusto usa de um humor morbido diversas vezes, o verme que aparece constantemente em diversos poemas como uma especie de divindade (como em o "Deus-Verme"), unico ser feliz.
Enfim eu amo poesia gotica e morbida, definitivamente Augusto dos Anjos se tornou um dos meus poetas favoritos.

@diariodeumaletrologa 21/02/2023

Genial, brilhante, singular, Augusto é único!
Um livro que merece ser lido, conhecido, apreciado, divulgado. "Eu" é uma daquelas obras que precisam ser enaltecidas pela originalidade do poeta, autor que faleceu cedo, aos 30 anos. "Eu" não é uma obra individual, mas coletiva e traduz as angústias de vários "eus", para além das do eu lírico ou das do autor.
O paraibano explora o léxico científico, emprega versos decassílabos, às vezes com apenas duas palavras, sua poesia apresenta traços de várias escolas literárias, permanecendo sempre moderna. A poesia de Augusto é sonora, musical, são textos não somente para os olhos, também para os ouvidos, impossível não ler em voz alta, recitar enquanto lê.

Ricardo 12/04/2014

O fodão.
Já tinha lido alguns poemas do Dos Anjos e até baixado o livro em PDF, mas não tinha encontrado tempo pra lê-lo por completo, mas assim que encontrei ele em ''carne e osso'', comprei e li todo. O que posso dizer? Dos poetas que li até agora, independente da nacionalidade, o Dos Anjos é meu preferido. Além do mais,meus poemas tem uma certa similaridade com os dele (os lances ora pessimistas, ora belos), sendo que posso ser considerado uma versão sem o estudo que o Dos Anjos teve, assim como sem a inteligência que ele usava pra ajeitar as palavras no papel.É realmente uma maravilha quando você encontra um escritor que parece escrever exatamente o que você pensa/está sentindo no momento.Dos Anjos é foda.

Marcela 01/08/2013

Não me esqueço
[SOLITÁRIO]
Como um fantasma que se refugia
Na solidão da natureza morta,
Por trás dos ermos túmulos, um dia,
Eu fui refugiar-me à tua porta!

Fazia frio e o frio que fazia
Não era esse que a carne nos contorta...
Cortava assim como em carniçaria
O aço das facas incisivas corta!

Mas tu não vieste ver minha Desgraça!
E eu saí, como quem tudo repele,
- Velho caixão a carregar destroços -

Levando apenas na tumba carcaça
O pergaminho singular da pele
E o chocalho fatídico dos ossos!

joedson 15/12/2010

EU
verme maior que marte e vênus
o eu ergue-se do seu cadáver
mostrando o mais que é menos

dudoca 21/08/2023

Sinceramente? nunca mais dnv, apesar da experiência única e de todos aqueles poemas tocantes, é de se admirar sim, e muito, é uma negatividade sem fim.
mórbido, pessimista, escatológico, complexo, tocante, sombrio entre outras coisas, não fluiu tão bem pra mim quanto achei que iria, jurei que iria adorar, mas no fim, não tive uma leitura prazerosa, diria até que foi cansativa, mas foi bastante curiosa, então é, acho que valeu a pena.

helena 20/07/2022

coveiros, fome e outros ensaios
eternas poesias incompreendidas, mortas e famintas. difícil de ler e digerir, e te segura por um só fio de lucidez restante.

enfim, genial.

Dos Anjos 18/01/2009

O Moderno em Augusto.
Considerado um dos precursores/continuadores da modernidade em poesia, o livro Eu e Outras Poesias, trás um poeta visceral, pessimista e ao mesmo tempo clássico, que através de termos apoéticos, linguagem científica e oxímoros vários, dá continuidade ao que começou Baudelaire, passando por Rimbaud, Mallarmé,etc.Leitura Obrigatória e recomendamos para estudo: Augusto dos Anjos - Toda a Poesia(Ferreira Gullar)Editora Paz e Terra-1976.

Ingrid.Pardinho 12/12/2020

Na poesia de Augusto dos Anjos a dor se torna arte
Augusto dos Anjos era um grande poeta, extremamente melancólico e profundo, não poupando palavras para demonstrar sua dor.

JosivalJunior 12/02/2010

Poesia transgressora
Eu e outras poesias é uma coletânea dos melhores poemas de Augusto dos Anjos, um poeta que foi por vezes considerado transgressor pela academia por utilizar em seus poemas uma linguagem forte, carregada de simbolismo e palavras 'nao líricas', como: escarro, verme, putrefação. Porém, sua poesia é carregada de significado, cheia de emoção e realismo, além de ser autobiográfica em alguns poemas, como: "Ao meu filho morto" e "Debaixo do Tamarindo". Ele consegue, em sua poesia, expôr o ser humano em toda sua essencia, o mesmo sendo tido muitas vezes como 'monstro'. É uma poesia diferente de todas as poesias convencionais, mas apaixonante da mesma forma.

tatiana 11/11/2009

Esse livro só abriu-me o olhos para a realidade: Não suporto poesia.