Kafka e a Boneca Viajante

Kafka e a Boneca Viajante Jordi Sierra i Fabra

Resenhas - Kafka e a Boneca Viajante

marina 17/12/2020

Super fofo!
Eu li ele para um trabalho da escola e realmente gostei, os capítulos são bem curtinhos, a leitura fluiu bastante, o livro tem quotes maravilhosos, meu livro tá todo marcado aqui
A história é muito fofa, quando eu li o q o Kafka fez pela menina eu senti uma paz, como se a humanidade pudesse ser melhor
Enfim Amei

Milena300 07/12/2020

Merece 1000 estrelas
"As pessoas e as bonecas são feitos de sentimentos e emoções que é preciso ir usando aos poucos".

Sierra fez um trabalho surpreendente com esse pequeno conto, tão infantil, puro e delicado!

É com certeza uma história que esperamos que tenha 500 páginas, mas que perderia toda a magia com as várias linhas que o autor nos faz ficar imaginando/refletindo.

Amei, maravilhoso, vai ficar pra vida. ?

Milena300 07/12/2020

Merece 1000 estrelas

Amei, maravilhoso, vai ficar pra vida. ?

Perassoli 14/10/2020

Um carteiro de bonecas salvador de vidas
?O bonito de crescer é que a cada dia acontecem coisas novas, e a vida é um presente. ?

Jordi Sierra i Fabra nos apresenta uma obra literária maravilhosa, cheio de amor e esperança. Ele narra uma história que aconteceu com o escritor Franz Kafka em 1923, já doente e perto de sua morte.

Sentado num banco em um parque, Kafka vê uma menina chorando. Achando que ela estava perdida, ele se aproxima e pergunta o que aconteceu. Ao saber que ela chorava por ter perdido a boneca, começa a inventar uma história: ele era um carteiro de bonecas; as bonecas viajantes enviavam cartas para que ele entregasse às suas antigas donas.

De início, ele nem pensou que a menina Elsi acreditaria, mas ele não podia decepcionar aqueles olhos brilhantes tão inocentes e esperançosos. Assim, ele passa a escrever, todas as noites, cartas onde a boneca Brígida contava o que estava fazendo viajando pelo mundo.

O modo como a história é narrada nos traz emoção. É lindo ver o que um homem faz para amenizar a dor de uma menininha que perdeu sua boneca tão amada.

Conforme você lê, começa a se perguntar até onde vai essa mentira, como ele pretende encerrar essa situação ? e é isso que o próprio Kafka carrega em seus pensamentos. Você acompanha toda a trajetória de sua mente para salvar uma criança e se salvar também.

Um livro leve, de leitura muito rápida, que te faz ficar feliz e acreditar que ainda pode existir pessoas boas no mundo. Se puder, leia!

? ? Você deu vida a uma insólita fantasia, querido.
- Não, a única coisa que eu fiz foi recuperar um ser humano. ?

Stella F.. 10/10/2020

Maravilhoso!
O nosso conhecido autor de Matamorfose, O Processo e outros livros aclamados conhece Elsi, no parque Steglitz, ao vê-la chorar com a perda de sua boneca, Brígida.
Fica sensibilizado e para não deixá-la traumatizada por essa perda resolve ser o "carteiro de bonecas". Ao vê-la em um choro desesperado, fica aflito e resolve intervir na história dessa menina.
"Por que a dor infantil é tão poderosa?"
E aí começa uma amizade e a escrita de pequenas cartas onde Brígida, a boneca, fala de suas aventuras em diferentes cidades e países como Paris, Veneza e por último Tanzânia.
Kafka se agarra a essa escrita como se fosse um dos seus grandes livros, que não haviam feito sucesso e que tinha pedido a um amigo que os destruísse quando ele morresse. O amigo não o fez.
"A carta tinha sido um parto. Com dor. Um parto carregado de espinhos com a melhor das intenções: devolver a paz à alma de uma menina ferida."
Nessa época Kafka já estava com uma grave tuberculose e estava afastado de sua função como corretor de seguros e logo depois de funalizar as 17 cartas da boneca, falece.
Sua companheira da época, Dora, contou essa história das cartas, mas elas nunca foram encontradas e nunca se soube quem era a menina. Virou uma lenda!
O autor, Jordi Sierra i Fabra recria as cartas e faz com que saibamos um pouquinho dessa história tão fascinante!

vasilisamorozko 07/10/2020

Um Livro Encantador
"A única coisa que sabia, por intuição, era que as crianças destilavam egoísmo. Fazia parte de sua própria inocência. Egoísmo por precaução, por senso de sobrevivência, por necessidade."

#3 - Sabe quando você encontrar aquele livro que cada frase acalma sua alma e aquece seu coração? Então, e o que temos aqui, a escrita é tão leve e adorável - me perguntando agora se uso muito a palavra "adorável" nas minhas resenhas - que te prende da primeira a última página. Quando li eu até fiquei com vontade de começar a escrever cartas - e agora estou fazendo, experiência relaxante alias - porque me pareceu algo tão mágico, eu não sei explicar.

Mas enfim sobre a história:

Eu achei o ato de escrever cartas de uma boneca para uma menina muito puro e gentil, parece meio banal mas quando você para e pensa sobre a última coisa legal que você fez para um desconhecido, eu espero que não seja como eu e chegue a conclusão de "putz faz tempo né?", pois a gente tem que lembrar que fazer o bem apenas por fazer o bem engrandece a alma, e nós tornam pessoas muito melhores.

E sim, não que eu tenha me tornado a samaritana depois de ler, longe disso, mas não tem como ler as palavras aqui e não ficar com a sensação de querer fazer algo de bom apenas por fazer e isso que é importante a se tirar de livros tão encantadores como esse.

Então se minha recomendação for de alguma valia por favor leia esse livro!

Kessia.Henrique 08/08/2020

O livro é tão delicado e bonito, mostra a inocência das crianças de um jeito muito doce e poético. A leitura é rápida e fácil.

Tati Vizú 07/08/2020

Livro emocionante
Um dos livros mais lindos e sensíveis que já li. A escrita é fluida e permite uma fácil imersão na narrativa.

Beth 03/08/2020

Lindo
História muito simples mas linda.

?Tudo que você ama, você eventualmente perderá, mas, no fim, o amor retornará em uma forma diferente? .

MaryHaseUeta 27/07/2020

Uma linda fábula moderna
Uma fábula moderna que combina empatia e imaginação em uma história surpreendente entre Kafka, uma menina e sua boneca.

Ângela Bittencourt Cardoso 27/07/2020

Bem tocante
Um ano antes de morrer, Franz Kafka ao encontrar uma menina aos prantos em um parque de Berlim, porque havia perdido sua boneca, resolve dizer a ela que esta havia decidido viajar. Sendo assim, ele começa a escrever cartas para a menina dizendo que a bonequinha havia lhe enviado de algum país em que estava durante sua jornada pelo mundo. Muitos anos depois, quando a menina já estava adulta, ela encontra dentro da boneca uma carta dele que dizia ?tudo que você ama provavelmente será perdido, mas no final o amor voltará de outra forma?. Baseado nessa história, relatada pela última companheira dele, Jordi escreve esse livro. É maravilhoso e tocante. A menina, certamente, era um ser extremamente sortudo.

Kelly Martinez 20/07/2020

Eis aqui uma história baseada em fatos contados por Dora, última companheira de Kafka, nos idos de 1923, do encontro do autor alemão com uma menininha, numa praça em Berlim. Nada aqui se comprova, a não ser pelos relatos dela, Dora.
Mesmo sem qualquer traço de verdade, eu me permiti acreditar em tudo: nos diálogos, nas cartas escritas por Kafka, nos encontros matinais, nas viagens de Brigida, a boneca.
Jodi Sierra se apossou da história com muita prosperidade e delicadamente descreveu o encontro lindo de duas almas quebradas ( de um lado Kafka perdia a luta contra a tuberculose e de outro Elsi, a menininha, perdia sua boneca estimada, companheira de longa data), que juntas conheceram a esperança.
Sorte de Elsi. Sorte de Kafka.
Findei o livro com lágrimas nos olhos e com sorriso no rosto.
Que história linda.Sorte a nossa por esse encontro.

Italo204 14/07/2020

Frases que resumem o livro pra mim :)
"Salvar uma menina não era salvar o mundo?"
"... porque o tempo não existe para além do amor"
"Eu a ensinei a ser feliz"