Kafka e a Boneca Viajante

Kafka e a Boneca Viajante Jordi Sierra i Fabra

Resenhas - Kafka e a Boneca Viajante

SABI 13/08/2018minha estante
Achei esse livro surpreendente. Adorei todas as cartas que o Kafka mandou para Elsi e a imaginação que ele teve para escrever essas cartas.

Cami 15/08/2018minha estante
Achei o livro muito interessante porque o Franz Kafka quis ajudar ao próximo para que a perda de uma boneca não influeciasse no futuro de uma menina chamada Elsi.

Lorena.Romanó 15/08/2018minha estante
Gostei muito deste livro,achei muito intrigante , e achei incrível o jeito que Kafka tratou a menina(Elsi),como se fosse seu pai ,se preocupando,não dormindo,etc.

Isa 15/08/2018minha estante
Kafka e a boneca viajante é um livro maravilhoso (na minha opinião) , as cartas que Kafka / Brigída mandou para Elsi são incríveis , relatam características de alguns lugares e etc !!!!!! Eu recomendo muito este livro!

DIRCE 20/07/2023

Até parafraseei Drummond
Quando li a sinopse do livro "Kafka e a boneca viajante", pensei: preciso ler, preciso muito.
Dora Dyamant que vivia com ao Kafka conta que o autor manteve contato com uma menina que encontrou em um parque chorando porque ela perdera sua boneca.
Para consolar a menina Kafka disse que sua boneca tinha viajado e, para sustentar essa mentira , durante três semanas ele escreveu cartas para a menina se passando pela boneca.
Bem, as cartas constantes do livro, não foram as cartas escritas por Kafka e , sim, por Jordi Sierra, escritor espanhol (1945). Confesso que as cartas do escritor espanhol não chegaram a me emocionar, porém quando chegou ao final ...Ora, o final é meu.
Jordi Sierra esclarece que Klaus Wagenback, um estudioso de Kafka , fez buscas próximo ao parque para saber do paradeiro da da menina, interrogou vizinhos e até colocou anúncios nos jornais , porém não obteve sucesso.
Seria uma lenda? A história da Elsi, a menina do livro pode ser, mas a meus aquela que vou contar podem acreditar que não é, tampouco uma mentira.
Eu acho que o Kafka deve ter se materializado no ano de 1958. Só pode.
Contava, eu, com seis anos de idade e, em uma noite fria de inverno, meus pais me levaram a uma Festa Junina da igreja a qual frequentávamos e, lá, estava havendo uma quermesse - uma festa para arrecadar fundos para a igreja. As pessoas compravam rifas, uma roleta era girada , parava em um número qualquer e a pessoa de posse da rifa com o número sorteado era premiada com uma boneca. Havia um senhor que comprava muitos números e é claro que ele ganhava as bonecas. Cada boneca que ele ganhava ele dava para uma menina. De repente, não mais que de repente ele me diz: a próxima será a sua. Já deu para imaginar? E o homem ganhou mais alguma boneca? Recordo-me como se fosse hoje. Eu estava à beira de cair em um choro sentido, quando ele me disse: não fique triste, amanhã levo uma boneca para você em sua casa, onde você mora? Não sei dizer se eu sabia o meu endereço. Provavelmente não. Minha mãe deve ter dado o endereço ao senhor.
Voltamos para minha casa e minha mãe me dizia: não acredite na promessa do homem, ele só falou isso para você não ficar triste.
Mas pasmeeemmm. No dia seguinte, minha avó gritou: tem um senhor procurando a Dirce ( morávamos no fundo do quintal da minha avó) eu sai correndo e minha mãe atrás de mim ( acho que minha mãe foi um verdadeiro The Flash para conseguir me alcançar). Genteeeeeeeeee, era a boneca mais linda que eu já vira. As bonecas da quermesse eram espantalhos perto dela. O senhor não fez a promessa só para me consolar, ele fez uma promessa com a intenção de cumpri-la.
Apesar de não ter mais a boneca cheguei ao final deste relato pensado no poema Infância do Drummond:
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

Eu me permito parafrasear Drummond para dizer que minha história é mais bonita que a da Elsi.

Ana Sá 20/07/2023minha estante
Que lindeza de história, Dirce!

Helder 24/07/2023minha estante
Faz tempo que o algoritmo não faz a gente se encontrar por aqui, mas que bom que hoje rolou. Eu adoro as "cartas do Kafka". Foi um dos meus livros favoritos deste ano, mas com certeza sua história é sensacional

DIRCE 25/07/2023minha estante
Então, Ana, talvez, o Camus tinha razão quando em seu livro A Peste ele disse: "há no homem mais coisas a admirar que a desprezar". bjs

DIRCE 25/07/2023minha estante
Oi! Helder, concordo com você. São fatos assim que nos faz seguir acreditando no seres humanos, apesar do que ouvimos e vemos nos noticiários. E, obrigada.

Fernando.Klinger 15/08/2018minha estante
undefined

Fernando.Klinger 15/08/2018minha estante
null

Ioná 01/10/2010

Garota privilegiada
Por muito tempo este livro perambulou pelas estantes da biblioteca sem que eu dedicasse a ele um segundo olhar.
Para ser sincera, eu nem lembrava que a biblioteca tinha este livro.
A professora Sueli, ao ler os primeiros capítulos me deixou curiosa, e ao arrumar a estante, hoje, encontrei-o.
Nao resisti e o li inteiro. Creio que atropelei o andamento que ela pretendia dar as aulas na próxima semana, mas nao segurei a curiosidade.
Que menininha privilegiada!
Ter uma colecao de cartas, escritas por Kafka, pouco antes de sua morte.
E pelo que se pode apreender, ela nunca soube que o autor daqueles textos era um escritor de grande expressao mundial.
Quisera eu ter dado esta sorte.
Amei a historia.

JosA.EFernanda 28/06/2017minha estante
Como faço para lê-lo? como consigo o PDF dele?

Hélio Rosa 13/01/2021minha estante
Quero ler!

Júlia 24/03/2021

O livro é rápido, mas longe de ser simples. A sensibilidade do autor deu vida as cartas de Kafka. Permitindo ao leitor (re)vivenciar e elaborar entre as páginas o luto e a despedida da infância.
Vítor 24/03/2021minha estante
EU ADORO A TUA ESCRITAAAA

Júlia 25/03/2021minha estante
Aff brigadaaaaaa ??

Ladyce 11/02/2017

Em 2007 o Ministério da Cultura da Espanha deu a esse livro o Prêmio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. Desde então a publicação tem recebido atenção não só do público infanto-juvenil, mas sobretudo do leitor maduro, aquele que também sonha com um lado suave do escritor checo Franz Kafka, conhecido por obras angustiantes, de cunho surrealista como A metamorfose e O processo. A razão é simples não conhecemos toda a obra de Kafka, mesmo ele tendo morrido aos 40 anos em 1924.

Há ainda manuscritos de Kafka que não foram destruídos após sua morte, como o escritor havia instruído seu testamenteiro Max Brod. A ordem foi, na verdade, prontamente desobedecida. E alguns livros publicados. Mas nem todos. Estima-se que haja centenas de obras acabadas ou não, sem publicação. Hoje, são fruto de uma interminável batalha entre as atuais herdeiras e o estado de Israel. Além disso, Kafka, que era conhecido por muitos casos românticos, deixou em poder de sua última amante uma série de cadernos e cartas que foram confiscados pela Gestapo. Tudo isso suscitou através de décadas muitas teorias fantasiosas sobre o que restou. Entre elas estariam algumas cartas que Kafka escreveu de consolo a uma menina que ele encontrou chorando, num parque de Berlim. Ela estava triste com a perda de sua boneca. Essas cartas, que nunca foram encontradas, fazem parte das lendas do remanescente legado do escritor. Baseando-se neste causo romântico Jordi Sierra i Fabra escreveu a deliciosa e lírica narrativa de "Kafka e a boneca viajante".

Firmemente apoiado nos relatos de Dora Diamant, última companheira de Kafka, que mencionou a existência das cartas, o autor tece uma história comovente, criativa e delicada de um "carteiro de bonecas" que recebe e lê as cartas que Brígida, a boneca fujona escreve para Elsi, a menina inconformada, de diversos lugares do mundo.

Jordi Sierra i Fabra entrelaça dados conhecidos da vida de Franz Kafka com o romance das cartas e o resultado é uma obra fina, sutil, sensível e agradável. Um relato em que o jovem leitor aprende um tantinho sobre o autor checo e pode se encantar com a história de Brígida.

A obra ganha muito com as ricas ilustrações de Pep Monserrat.
Arinaldo Costa 04/09/2017minha estante
Excelente sua resenha! Aguardo o livro chegar pelos correios e posteriormente vou comentar as impressões da leitura.

Priscilla Akao 29/09/2017minha estante
Gosto de resenhas que acrescentam informações relevantes, assim como as suas .
Li por sua causa, e gostei muito. Obrigada!

Orphic 10/03/2024

????
Que história linda, por mais curta que seja, não foi uma história tão rápida.
Amei cada pequeno capítulo.
Eu imaginei tudo com a mais perfeita calma.
Kafka foi tão maravilhoso para uma criança, se ele tivesse sido pai, acho que teria sido o melhor pai.
apucarana 10/03/2024minha estante
só foi tao curta por causa de uma questao contratual. o livro era pra ter mais 200 paginas mais ou menos.

isabookzl 09/06/2021

Lindo!!!
Este livro é maravilhoso! A historia é muito bem construída, com frases maravilhosas e personagens incríveis. Gostei ainda mais quando soube que era baseado em fatos reais.
Lindenberg 09/06/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos. ?

Francisco.Chico 13/08/2018

KAFKA E A BONECA VIAJANTE
O livro Kafka e a Boneca Viajante, tratasse de uma garota chamada Elsi que perdeu sua boneca Brígida, então Kafka soube do fato e começou a mandar cartas, para dizer que Brígida estava viajando. Ele conta os percursos que ela fez pelo mundo todo. E no final do livro ele da uma boneca nova para Elsi e diz que Brígida se casou.
ligia 14/08/2018minha estante
Kafka e a Boneca viajante é um livro, em minha opinião, muito bom.
Se trata de um escritor doente chamado Franz Kafka que em um de seus passeios matinais no parque Steglitz encontra uma pequena menina triste chamada Elsi, ela está triste pois perdeu sua boneca, Brígida, então Franz começa a escrever cartas para Elsi não levar a perda de sua boneca como um trauma para o resto da vida. Descubra o final lendo o livro.

Ana 11/08/2022

Não tenho como explicar o quanto esse livro significa para mim. Eu o guardo a sete chaves? Cada viagem, cada história, cada emoção? Nada se compara a essa obra de arte!
Lindenberg 14/08/2022minha estante
???

Adriana 23/05/2023

Um livro lúdico e mágico, recomendo essa leitura ? para os pais lerem juntos com seus filhos pois, este livro estimula a imaginação, criatividade e brincadeiras através deste.
Incrível ?
Amei a sensibilidade do autor.
Ana Brolio 31/05/2023minha estante
Se você for de São Paulo, tem um musical inspirado nesse livro, gratuito na Fiesp. Fui e é muito bom.

Clarinha 13/08/2018

Kafka e a boneca viajante :D
Esse é um ótimo livro, e indico para todos os que quiserem ler uma grande aventura real e com todos os anseios da humanidade. ;3
Clarinha 13/08/2018minha estante
Desculpe, Aline! Eu não sabia como comentar e tive que fazer uma resenha! Mas agora que aprendi irei usar mais!!!

Deka 09/05/2010

s2
Adorei a compaixão de Franz Kafka, um escritor,com a carreira em decadência, passeando pelo parque, vê uma menina chorando, e descobre que ela havia perdido sua boneca. Não aguentando ver o sofrimento da menina ele diz que é um carteiro de bonecas e que a boneca da garota estava viajando e que ela lhe enviaria cartas. Franz, como é escritor inventa as cartas todos os dias e leva para a menina. Muito fofa a história e tem um final, muito bem elaborado.

Leticia2513 03/05/2024

Por mais carteiros de bonecas
Muito da história de "Kafka e a boneca viajante" é falso. Mas é algo que o próprio escritor da obra afirma, já que ele não foi nenhuma testemunha da situação, apenas dos relatos da última namorada do Kafka.

Mas o que é inegável é a beleza dessa história que apesar de não totalmente real, tem muita verdade. É interessante ler sobre autores já mortos porque sempre vai ter uma dúvida na nossa mente sobre quem era ele como pessoa e não como escritor. Admiro o Franz profundamente, de todo o meu coração, porque quando ele escreveu "A metamorfose", ele escreveu um pouco sobre ele, um pouco sobre mim e um pouco sobre milhares de pessoas que se identificam com o Gregor Samsa.

Esse livro é tão lindo que enquanto eu lia ficava pensando que o homem que admiro foi uma pessoa muito boa de verdade. Acho que quase ninguém faria algo assim, ninguém teria a ideia e a disposição de impedir o trauma de uma criança. E acho que se a gente tivesse mais carteiros de bonecas, nosso "eu" criança seria mais feliz.

Lu Lima 05/03/2013

Boa, mas lenta
Esse livro é sobre um homem que conta para uma menina que ele é o carteiro de bonecas, depois que a boneca dela se perdeu. Ele disse que a boneca dela viajou e ele está escrevendo cartas para a dona como ele fosse a boneca. Eu gostei desse livro, é uma história criativa, mais as vezes eu acho que ficou lento e chato. O livro as vezes não tinha muito ação.