Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

isa eaton 12/09/2023

"Os que não constroem precisam queimar."
Uma obra extremamente cativante, interessante e que provoca reflexão em qualquer um que esteja lendo. Possui pensamentos filosóficos impactantes e personagens que despertam o seu interesse, assim como o seu enredo e cenário.

A distopia que narra o desprezo pela leitura dentro de um regime totalitário, que se tornou um lema anti-intelectual que revelou a opressão no mundo pós a Segunda Guerra Mundial, mostra como a ação de ler deixou de ser vista como um ato inócuo, mas sim instigante para rebeliões do povo.

A construção do personagem principal, Guy, foi simplesmente fantástica. Ler ele partir de um homem igual todos os outros no livro, agindo de acordo com as regras impostas na sociedade, para alguém interessado no conhecimento, ousado e com sede de mudança, foi uma loucura, um verdadeiro exemplo de abertura dos olhos através da saída da ignorância. Ao momento que ele começa a questionar a moralidade de seus atos e seu trabalho, até quando ele se dá conta das pessoas envolvidas com literatura ao seu redor, o bombeiro nos surpreende pelo seus entusiasmo desenvolvido ao decorrer do livro.

A crítica passada pelo livro, sobre a conformidade de um regime, quer dar destaque a importância da literatura e do conhecimento, do pensamento crítico e da capacidade de pensar por si em tempos de opressão. A constante presença de telas e pessoas surreais, robotizadas e dominadas pela ditadura, nos faz refletir a cerca da nossa sociedade atual.

Apesar de já ter visto o contrário a respeito da obra, achei a leitura fluída e extremamente interessante, apesar de um pouco maçante em algumas partes. Uma distopia fantástica que abre nossos olhos para a nossa realidade, e que instiga o pensamento do começo ao fim, que foi incrivelmente poético.

"Onde lançam livros às chamas, acaba-se por queimar também os homens."
Deyvson2 12/09/2023minha estante
Livro incrível! Minha melhor leitura do ano passado!

Tamara Ferraz.As3Artes 24/10/2023

Uma história atual
O autor nos conta uma história distópica e totalitária. Um livro com uma história atual. Como você reagiria em uma sociedade que bombeiros queimam livros? Eu não consigo imaginar um mundo sem livros. A narrativa distópica do livro é sobre proibição da cultura. O livro me fez questionar sobre estudo, trabalho, relacionamentos, vida social. Uma leitura interessante, um verdadeiro clássico.

Francisco M. 12/08/2022

uma classico moderno que precisa ser refletido
Acho que fiquei instigado a ler esse romance a muito tempo, muito tempo mesmo .. acho que foi pelo filme da década de 60 que vi passar numa roda de discussão sobre poesia .. bem o livro é escrito de uma maneira simples de linguagem fácil e cheio de gírias e figuras de linguagem que o mantem mesmo atual após tanto tempo.

Bradbury usa o pretexto da paixão pela tinta no papel (livros) para nos fazer refletir sobre a guerra e seus perigos. Senti-me num iceberg lendo esse livro, os meus olhos enxergavam certo trecho ou citação e sempre no fundo da minha cabeça pensava: "ai tem mais..." o livro de Ray Bradbury não sobre livros mais sobre leitores e pessoas que amam absorver conhecimento com tinta impressa e formar opiniões, ideias e teorias simplesmente com palavras muitas vezes que passam despercebidas no nosso cotidiano...

Só não gostei do final... me lembrou muito o Sob a Redoma de Stephen King .. mas de resto é um ótimo romance ...

Maria 13/09/2021

Faltou páginas, acho
A proposta do autor é ótima, o que ele quer passar é de uma importância imensurável. Mas, tenho que dizer que a história foi contada rápida demais, não conseguiu aprofundar em nada em relação aos personagens, no sistema politico, social da história, tudo foi superficial no meu ponto de vista. Acho que faltou paginas no livro, o autor podia ter feito um universo dentro desse livro. Mas a mensagem ficou e isso vale mais que tudo, então leia e pense apenas em nisso, a mensagem.
Maria 13/09/2021minha estante
*isso* erros de uma bombeira

Maria 13/09/2021minha estante
*isso* erros de uma ex-bombeira

Monica.Fusco 18/12/2020

Fahrenheit 451
Uma das mais famosas distopias. Achei um livro bom e diferente de tudo que já tinha lido!

Vih___ 08/04/2022

Terminei
Ler esse livro foi algo magnífico,inexplicável,acho que todo mundo deveria le-lo.Foi impossível não me emocionar.
No começo o livro foi um pouco chato,mais conforme tudo foi avançando eu vi o universo criado como um mapa em minha mão,concerteza essa distopia marcou algo em mim.
Lucimaura.0 08/04/2022minha estante
Tem uma escrita fluída ou é mais cansativo?

Vih___ 08/04/2022minha estante
O começo é bem cansativo mais depois a leitura vai fluido

Mateus.Sampaio 15/04/2021

Super recomendo para todos
Há muito tempo não lia um livro sequer, quando fui convencido a ler Fahrenheit 451. E vi que de certa forma o que acontece nos livro aconteceu dentro de mim de alguma forma. E isso fez com que nascesse um grande leitor faminto dentro de mim. Só tenho que agradecer a quem me convenceu, ao Ray e a essa obra maravilhosa!!!

natalya 28/03/2021

Fahrenheit 451
Eu imaginava ser um livro muito bom, mas ultrapassou todas as expectativas. Um livro pequeno em páginas e enorme em críticas! Tanto por trás dos personagens e do enredo, leitura super fluída e super necessária, eu recomendo demais! Eu sinto que tem muito do montag em mim, e fico feliz em saber que conheço muitos outros em meu meio também!

Ramon 26/03/2023

...
"Enquanto a maioria da população não andar por aí citando a Magna Carta e a Constituição, tudo bem"

"E quando nos perguntarem o que estamos fazendo, poderemos dizer: estamos nos lembrando. É aí que, no longo prazo, acabaremos vencendo"

Daniel Pedrosa 20/03/2021

O fim da leitura ?
Um clássico que precisa ser lido por quem é fã de ficção. questões políticas e sociais estão claramente embutidas nesta excelente história.
Será que a leitura esta sendo sistematicamente destruída pelas diversas mídias tecnológicas dos tempos atuais?
Ray Bradbury já levantava esta questão a mais de 60 amos.
Confira resenha completa por vídeo no link:

Debora.Oliveira 09/03/2022

Assustadoramente atual!
Sempre posterguei a leitura desse livro por achar que seria muito difícil a compreensão, porém fiquei surpresa com tantas associações que fiz com a realidade que vivenciamos em pleno 2022.

Como um livro de 1947 pode trazer tantos fatos da nossa atualidade? Que visionário escrever algo tão profundo e voltado para as alienações que percebemos todos os dias! Vivemos o momento da instantaneidade, queremos resumos e que tudo seja feito na maior brevidade possível.

Em algumas momentos viajei nesse livro? Com certeza! Mas a mensagem final é muito clara e forte! Adorei a experiência!

Quote favorito:

"Existe mais de uma maneira de queimar um livro. E o mundo está cheio de pessoas carregando fósforos acesos."

lsonkwan 08/07/2021

a narrativa deste livro me lembrou muito 1984 (talvez por seguirem o mesmo "rumo" de narrativa), mas confesso que essa me agradou mais, por os personagens terem mais vida e a história não ser tão arrastada, mas mesmo assim não me comprou... mas o final me agradou por ser uma coisa aceitável, nem tão utópico (cof cof 1984), mas nem tão cruel. não é um livro ruim, só não é pro meu gosto
Wanessa Lina 08/07/2021minha estante
Minha atual leitura

Aline Oliveira 04/02/2022

Leitura pra Refletir
Publicado em 1953 e parece que foi escrito ontem.
O autor apresenta um mundo em que, após a segunda guerra mundial, o governo totalitário proíbe o uso de livros.
E como consequência temos uma sociedade rasa, em que seres humanos não precisam pensar, apenas seguir o fluxo do que é ditado. Tudo que vai contra isso é eliminado.
Temos pessoas que aceitam destruir livros, conversas mais profundas, relacionamentos mais profundos, se convencendo de que aquilo alí é o normal. O importante é o prazer imediato e as futilidades vendidas como importante.
(Ler resumo de tudo é legal, quanto mais rápido melhor)
Detalhe chocante: Informações manipuladas, pessoas acreditando sem questionar (até porque não acessam informação relevante) e vida que segue, qualquer semelhança mera coincidência.

Apesar de entender que a história vai se repetindo e que a percepção do autor veio de uma sociedade da década de 50, é preocupante a semelhança do livro com o que vivemos atualmente e o fato de que é muito fácil piorar e seguir esse caminho de destruição.
Alice Aras 20/02/2022minha estante
Sim, quando li o livro pela primeira vez também fiquei um tanto chocada com as semelhanças com a nossa sociedade. No fim, precisamos estar alertas sempre.

alencgustavo 08/07/2022minha estante
Olá, vc já leu o livro "1984" de Orwell?

alencgustavo 08/07/2022minha estante
Tem uma pegada nesse sentido aí

Aline Oliveira 09/07/2022minha estante
Ainda não li, mas tá na fila. ? Pretendo ler em breve, adoro essa vibe distopia.

alencgustavo 09/07/2022minha estante
Pois tá recomendado... tá no meu top de livros q mais chamaram minha atenção.

djani 17/09/2020

Li esse livro pois ele estava nos textos de apoio para uma redação sobre o tema "desafios para formação de leitores proficientes", mas percebi que poderia usar ele em diversos temas: intolerância, totalitarismo, industria cultural...sua crítica social é em vários parâmetros e infelizmente, mesmo publicado após a segunda guerra mundial, permanece atual. Leitura rápida e de fácil compreensão, recomendo muito.

ana 22/02/2022

Faz muitos anos que meu avô morreu, mas se você levantasse a tampa de meu crânio, por Deus, você encontraria, nas circunvoluções de meu cérebro, as marcas profundas de seus polegares. Ele me tocou. Como eu já disse, ele era escultor. "Odeio um romano chamado
Status Quo!", disse-me ele. "Encha seus olhos de admiração", dizia ele,"viva como se fosse cair morto daqui a dez segundos. Veja o
mundo. Ele é mais fantástico do que qualquer sonho que se possa produzir nas fábricas. Não peça garantias, não peça segurança, jamais houve semelhante animal. E se houvesse, seria parente do grande bicho-preguiça pendurado de cabeça para baixo numa árvore o dia inteiro, todos os dias, a vida inteira dormindo. Para o inferno com isso", dizia ele, "balance a árvore e derrube o grande bicho-preguiça de bunda no chão?.
abookaholic 22/02/2022minha estante
O carpe diem é poético mas pouco prático. Todo mundo quer segurança e estabilidade, faz parte das necessidades básicas.