Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Felipe.Teixeira 08/09/2020

Me senti envolvido na estória. A maneira de escrita do autor torna o texto bem fluido. Além disso, traz varias reflexões sobre autoritarismo e proibições de ideias.
anicca 08/09/2020minha estante
sabe, achei que o desenvolvimento não correspondeu ao valor da premissa. na minha perspectiva, faltou alguma coisa (que não sei dizer precisamente o que seria, mas que impactou o meu envolvimento).

mesmo assim, me causou horror todo o contexto do livro, sobretudo o sumiço silencioso da amiga. e pensar como isso impulsionou a mudança do protagonista... o confronto final foi eletrizante e a ideia de haver especialistas em obras há muito extinguidas foi fantástica para mim.

Mundo Tolkien 29/01/2021

fuja do prefácio(spoiler), porém não deixe de ler o posfácio
Aconselho ao desavisados que o prefácio está cheio de spoiler, porém indico a leitura completa do posfácio onde o autor revela peculiaridades muito interessante dos personagens que não costa no livro e nos trás um entendimento maior dos acontecimentos a cerca da história.

Kaw 05/05/2021

O que seria de nós sem os livros
Um universo onde os bombeiros ao invés de apagar o fogo, eles queimam livros. Uma sociedade que corre com um carro a duzentos por hora para não pensar. Conversar é uma coisa estranha. Eles preferem telas ao invés de livros. Uma garota que passa em um psiquiatra porque ela anda pelos bosques e observa pássaros. Não parece familiar?
Ray Bradbury em 1953 retratou claramente o século XXI. É um livro muito bom apesar de eu ter tido alguns problemas com a escrita do autor, achei bem confusa e cheia de metáforas. Pretendo reler algum dia quando ficar mais velha pois acredito que irei absorver mais essa história tão completa. É um livro curto mas recomendo ler com calma (o que eu não fiz). Traz muitos questionamentos interessantes sobre como nós levamos vidas tão vazias e o papel dos livros em tudo isso.

mica 13/01/2022

Não julgue um livro pela capa!!!
Livro publicado em 1953, mas que se tornou atemporal. Fahrenheit 451 é uma distopia ou como também já foi classificado, uma antiutopia.
Ray Bradbury, escreve esse livro de maneira brilhante, criticando a política e a influência da TV na vida da sociedade.
Qualquer semelhança não é mera coincidência com o presente, onde grande parte da sociedade é influenciada pelo poder das mídias sociais, deixando de exercer o senso crítico e de ter suas próprias opiniões.
A triste realidade é que, como em Fahrenheit 451, as pessoas tem deixado de valorizar os livros e estão cada vez mais se tornando alienadas... Estão apenas acreditando no que a mídia, os ditos influenciadores digitais e o governo querem que acreditem, deixando de exercitar sua própria inteligência.

Por favor leiam Fahrenheit 451!!!
Jonathan 13/01/2022minha estante
Ual.
Deu até vontade de ler.... ;)

Jaque.Barreto 29/01/2021

Resenha | Fahrenheit 451
@irmaslendo

Uma distopia incrível!

Imagina um futuro onde tudo está distorcido, as pessoas não lêem, pois não se pode mais ter livros e isso não foi imposto pelo governo, mas pela sociedade, um local onde os bombeiros não apagam incêndios, mas são responsáveis por causa-los incendiando tudo relacionado à leitura.

Uma temática tão atual, onde tudo se consome de forma rápida, através de séries, resumos, podcasts, resenhas e etc, a palavra escrita ao mesmo tempo em que conquista também perde espaço entre os jovens nessa vibe de consumismo imediato e internet.

O que podemos fazer para reverter isso?

Vejo que hoje, muitos optaram por falar a mesma linguagem dos jovens, hoje o livro está no mundo digital, nos canais do YouTube, nas redes sociais e isso só cresce, pois tudo nessa vida precisa ser reinventado e se adaptar, mas lógico sem perder a essência, sem reescrever a história.

Precisamos incentivar a leitura e o exercício da mente!

Graziella 18/04/2020

Tão atual que provoca medo
Escrito em 1953, Fahrenheit 451 fatidicamente ou não continua sendo atual e acredito que por várias décadas, se assim exposto e for possível, continuará fazendo seu ótimo trabalho com críticas à uma sociedade beirada e a caminho da robotização pelo consumo excessivo tecnológico e o desprendimento do ensinamento proporcionado pela cultura literária.

No livro a ordem natural das coisas são invertidas, os bombeiros ateiam fogo não mais apagam, e a sociedade acredita frivolamente que a história que bombeiros apagavam fogos é mentira. A polícia não defende a população, ela existe para matar os maus elementos, ou seja, as pessoas defensoras da leitura e neles estão inclusos professores, religiosos, filósofos e estudiosos importantes que perderam suas funções na sociedade de 1990, mas que decidiram honrar suas profissões lutando pelo direito de pensar.

A escrita é excelente, clara e objetiva e se mantém no ritmo do início ao fim, o conceito pode parecer um absurdo, mas acredito que não esteja tão distante da nossa realidade. E assim como em 1984 e Admirável Mundo Novo, Ray Bradbury propõe a nós o divisor de águas que o Governo pode levar aos menos intelectuais, aos que não possuem acesso as verdadeiras informações e aos que não possuem o estímulo crítico para compreender a inversão de valores. O constante pavor do silencio levou a população a manter-se ligada a televisão e o cérebro na programação.

O livro não segue a estrutura de um livro comum, é dividido em três partes: A lareira e a salamandra, A peneira e a areia e O brilho incendiário. Seu epilogo e posfácio são descrições autorais e um resumo sobre os desfechos que poderiam acontecer com as personagens e algumas modificações entrelaçadas a desabafos sobre como ocorreu a publicação do livro, sua preparação para o teatro e posteriormente ao cinema.

Das demais curiosidades apresentadas, as personagens principais do enredo levam nomes revolucionários: Montag é o nome de uma empresa fabricante de papel, e Faber, produtora de grafite, ou seja, lápis e papel que escrevem. Algo que estava proibido durante a ditatura de 1990 no romance proposto pelo livro. Fahrenheit 451 é também a temperatura de combustão do papel, acredita nisso?

Até hoje quando me perguntavam qual era o meu livro preferido eu não sabia me posicionar, mas certamente agora tenho um e fico extremamente agradecida pelo conhecimento adquirido por mais essa obra da literatura.

site: https://apanhadoresdementes.blogspot.com/2020/04/resenha-fahrenheit-451.html

Jean Henrique (@jeanhsc) 08/09/2020

Fahrenheit 451
Minha primeira distopia. A história nos traz uma reflexão necessária. Causa perplexidade imaginar as situações do livro acontecendo na realidade. Livro de fácil e rápida leitura. Recomendo!

Lulu:)) 17/11/2022

Um livro atual por mais que seja antigo
O livro é muito bom, os personagens são indentificaveis, o que deixou minha experiencia lendo o livro ainda melhor.
A história é extremamente atual, parece que é um livro escrito nos últimos anos, o fluxo da história é bem rápido, não tem como vc se entediar na leitura, li o livro a um tempo ja e ainda lembro de detalhes da história, o que faz ter certeza que sou completamente apaixonada nesse livro.

maryaquii 29/01/2022

Genial
talvez não tenha me fisgado de primeira por eu ter lido bem pausadamente, mas sem dúvidas é um livro genial. o prefácio é muito bom; a coda e o posfácio também nos traz certa curiosidade. conhecer um pouco do processo de criação de Fahrenheit 451 pelas palavras do próprio autor foi interessante e irresistível, como se estivesse lendo seu diário.

quero reler com toda certeza. e quando isso acontecer espero não me esquecer de trazer comigo um marca texto e alguns post-its.

Karina 29/10/2020

É muito curioso o quanto essas ficções deixaram de ser ficções, dado os acontecimentos dos últimos anos. Esse livro é um retrato disso. Atual e com reflexões necessárias. Destaque pra personagem Clarissa, que mesmo breve na narrativa, deixa contribuições e reflexões importantes.

arthbooks 27/10/2020

Defenda o livro
Escrito na década de 50, o escritor se preocupava com o rumo que a sociedade e as tecnologias estavam indo (algo que é preocupante ainda hoje). Pós-guerra e depois dos regimes totalitários, o autor falava sobre a censura dos livros e a repressão do "pensar". Apesar de ser uma leitura um pouco cansativa, gostei bastante do livro, com alguns personagens interessantes, como a Clarisse, me fez refletir muito!

Stephanys27 28/11/2023

Esse livro me trouxe várias reflexões sobre como nos comportamos hoje. Acho que o arco com o professor podia ter sido melhor explorado.
Fiquei um pouco perdida no final, achei meio corrido.
Mas num geral foi uma experiência muito boa e válida.

Taísa 16/06/2022

Livro com altos e baixos. Teve momentos cansativos de leitura e outros extremamente interessantes. Mas traz reflexão importante acerca da importância dos livros. Me surpreendeu a posição do autor quanto a questão das minorias. Algo que me fez refletir acerca de como é possível encontrar similaridades dentro das divergências

Letícia Rocha 16/11/2020

Uma obra super atual
''O sol ardia todo dia. Queimava o Tempo. O mundo se precipitava num círculo e girava sobre seu eixo e, de qualquer modo, o tempo já estava ocupado queimando os anos e as pessoas sem nenhuma ajuda dele. Assim, se ele queimava coisas com os bombeiros, e se o sol queimava o Tempo, isso significava que tudo queimava.''
Um livro com referências que permitem uma reflexão do cotidiano e das relações humanas e, destas com a tecnologia e o meio, no qual há uma busca insaciável pelo entretenimento. Partindo da ideia de que existe uma necessidade em se completar e nunca se contentar e, ao mesmo tempo uma busca em absorver as coisas de modo rápido e prático, muitas vezes, não havendo um pensamento crítico. Uma obra muito importante que deve ser lida e relida em qualquer época.