Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

KindleandCoffee 27/05/2023

Um livro muito comentado, principalmente por coaches. É uma leitura interessante, porém, ao meu ver, não é um livro onde devemos ler uma sequência de páginas! Simplificando o nome da obra de Marco Aurélio, meditação são conclusões trazidas pelo autor, de modo que aconselho a quem queira se aventurar na obra a ler um pensamento por dia, de modo que possa refletir sobre o que foi dito! Impressionante o quão atual pode ser a obra!

Dan 18/05/2023

Legal, mas repetitivo
O livro é bom, mas por serem reflexões (meditações) para ele mesmo, acaba que muitas ideias são repetidas. Pra quem curte, consegui achar bastante de Taoísmo no pensamento de Marco Aurélio, o que achei muito interessante! Porém, tive de abaixar um pouco a nota porque chegou no capítulo 8 e eu já queria estar no 12 para acabar logo.

(essa foi a segunda vez que pego esse livro pra ler. Na primeira, parei por conta de também ter achado repetitivo).

Pedro.Goncalves 02/05/2023

Amor Fati
Em meu antebraço direito está tatuado em minha pele: Amor Fati. E, se antes essa frase permanecia presa a minha pele, hoje é, a minha mente. Tendo em vista, sua profundidade filosofia cunhada nesse livro.
  Na leitura desse clássico estoico, deparei-me de  início com um livro filosófico que foge à regra. Quer isso dizer, a obra, como o nome revela, é uma série de ponderações do imperador romano para consigo mesmo. Nesse sentido,  abarca série de reflexões fundamentais ao quotidiano, e sempre pautada pelos princípios estoicos de resignação e dever ético-moral.
  Ao debruçar-me diante do prazer de ler essa obra, de imediato percebi o seu caráter didático; em que somos ensinados a viver uma vida plena, aproveitando cada instante ante a iminência da morte e aprendemos a mantermos-nos dispostos ante toda a realidade e ou adversidade. De tal forma, a se amar a vida plenamente e tudo que ocorre nela.
  As inúmeras reflexões feitas por Marco Aurélio são essenciais para a nossa atualidade, não apenas por apresentar o caminho para a paz imterior, mas, porque nos demonstram que iguais problemas psiquicos enfrentados pelo nosso mundo são recorrentes a existência humana. E, a muito tempp tenta-se resolvê-los
Portanto, recomento a leitura com algumas ressalvas, e essas são: acredito que se deve ter um conhecimento prévio sobre os fundamentos estoicos, bem como a base da filosofia ocidental; a fim que se posso de fato apreender toda mensagem do livro. Além disso, ser simpático à cultura oriental e seus ensinamos é, também, importante;pois poder-se-á analisar as similaridades entre o estoicismo e o budismo por exemplo.
Logo, espero que aqueles que pretenderem lerem o livro o leiam, uma vez que seus princípios para uma vida tranquila, ao meu ver, são primordiais a todos que se valerem deles e pô-los em prática.

Guiga 30/04/2023

Recomendo a leitura para quem busca algumas reflexões e se incomodar (no bom sentido) com a superficialidade que vivemos no dia a dia.

Apesar de me flagrar em alguns momentos reprovando a percepção maniqueísta, entendo que nada mais é do que a prática da simplicidade pregada pelo Imperador.

Anotei muita coisa e provavelmente essa resenha terá edição, pois foi uma leitura muito proveitosa, daquelas de organizar os pensamentos (e ate um pouco da perspectiva de vida)

Wtfmurilow 29/04/2023

Aprendi muita coisa
Da mesma forma que aprendi muito, tem muita coisa descartável. Entendo o porquê ter partes descartáveis, o intuito é apenas apresentar às visões do autor em seu digamos, diário. Vou reler depois minhas anotações, tem muita coisa boa aí

Dionisius 21/04/2023

Não era para ser um livro publicado
Repleto de visões hoje consideradas datadas e com muita influência da religião da época, achei difícil extrair do texto as boas ideias a respeito do estoicismo.

Definitivamente não era um livro escrito com o propósito de ser publicado ou ser uma introdução ao estoicismo.
Em múltiplas passagens, vemos uma conversa de Marco Aurélio consigo mesmo. Pensamentos perdidos que, questiono eu, Marco Aurélio não planejava que fossem publicados.

Gostei bastante de entender mais sobre a sociedade romana e seus pensamentos vigentes. Fiquei surpreso com inúmeros deles, achando que a sociedade romana era mais próxima da nossa do que de fato era.

Não recomendo a leitura para leigos. Achei bem difícil acompanhar a sequência de pensamentos e os argumentos do imperador.

Sobre a edição: está boa sim. Simples, com algumas notas de tradução muito boas, e outras 100% inúteis (como falar a mesma frase em grego, por exemplo).

Vinicius 20/04/2023

O livro que todos deveriam ler
Meditações de Marco Aurélio é aquele livro que todos deveriam ler. Porém, indico sua leitura apenas para aqueles que já possuem uma certa bagagem no mundo literário, pois sua leitura não é nada fácil, e pode ser desanimador para quem tá começando agora e já ir de cara neste livro.

Meditações não é uma biografia, nem uma história contada de outro autor sobre a vida de Marco Aurélio. Meditações é um diário, onde o próprio imperador escrevia para si mesmo. Nele são trazidos o seu modo viver, como enxergava a vida e de como governava seu reinado, tudo isso de acordo com a filosofia que Marco Aurélio foi educado desde criança: o estoicismo.

A filosofia estoica é muito abordada na obra, mas não profundamente, apenas o suficiente para entendermos melhor essa filosofia tão falada atualmente.

Se eu indicaria esse livro para alguém? Com certeza. Se você busca conselhos sobre a vida, como lidar com seus medos, os percalços do cotidiano, pessoas que nem sempre querem seu bem e até, como encarar a morte, você encontrará tudo aqui, com Marco Aurélio e com sua visão filosófica estoica.
Pumps 05/05/2023minha estante
Estou lendo.A filosofia estóica me interessa muito.

Jaque 18/04/2023

Ótimo manual de conduta estóica
Sem dúvida é uma obra necessária e precisa que demonstra na prática os comportamentos de uma vida estóica.

Porém recomendo que quem se interessa pelo estoicismo leia primeiro uma introdução, e se possível outras obras estoicas antes dessa.

Pelo fato de Marco Aurélio colocar seus ensinamentos na prática, muitos conceitos estoicos ficam nas entrelinhas e para as pessoas que não tem conhecimento no estoicismo pode acabar voando e não entendendo nada.

Adriano.Mark 14/04/2023

Filosofia para compreender nosso propósito de vida
Marco Aurélio ensina em seus diários pessoais como entender nosso propósito dentro de um propósito muito maior estabelecido por Deus, Natureza e o Universo. Trata a ansiedade e o medo da morte pelas falsas crenças e juízos que adquirimos durante a vida

Alecson.Machado 05/04/2023

O diário de um imperador
"Meditações" é uma coleção de pensamentos e reflexões escritas pelo imperador romano Marco Aurélio, que governou o império no século II d.C. O livro foi escrito como um diário pessoal do imperador, que buscava conselhos e inspirações em suas próprias reflexões sobre a filosofia estoica.

O livro é dividido em doze livros, que abrangem temas como a natureza humana, a ética, a virtude, a morte, o universo e a relação entre o homem e o cosmos. As reflexões de Marco Aurélio são um guia para a busca de uma vida plena e virtuosa, baseada em valores como a coragem, a justiça, a moderação e a sabedoria.

O tom das reflexões é calmo e sereno, mesmo diante das dificuldades da vida. Marco Aurélio se preocupa em refletir sobre a própria conduta e busca ser um exemplo para os outros, sempre com humildade e respeito. As meditações são uma tentativa de alcançar a tranquilidade interior, mesmo em meio à turbulência do mundo.

O livro é uma obra atemporal, que apresenta ensinamentos úteis para a vida em qualquer época. Suas reflexões são profundas e inspiradoras, e apresentam um caminho para a busca da sabedoria e da virtude. "Meditações" é uma leitura recomendada para todos aqueles que buscam uma vida mais plena e significativa.

Mariana.Vilanir 04/04/2023

O livro que me libertou para viver e não apenas existir
⁠“Não é a morte que um homem deve temer, mas nunca ter começado a viver.”

A morte sempre foi para mim um grande temor e durante a minha adolescência, me paralisou, tornando-me uma jovem extremamente medrosa e cautelosa. Ao mesmo tempo que não enxergava motivo na vida, também, sentia muito medo da morte. Com o passar dos anos fui me acostumando a caminhar de mãos dadas com esse medo. Até que então, recentemente me deparei com a filosofia estoica. Iniciando com Sêneca em “Sobre a brevidade da vida” e então com as meditações de Marco Aurélio. Num primeiro momento essas leituras me atormentavam, porque a todo parágrafo, vinha à tona o meu maior medo. A ideia de que a qualquer momento, eu posso ter um fim, me agoniava. Porém, ao mesmo tempo que me atormentaram, também me libertaram. Tudo que hoje está vivo, um dia não estará mais. E está tudo bem, a natureza se renova. A morte é inevitável e entendi que por isso devemos nos limitar a pensar em como podemos viver da melhor forma o tempo que nos foi destinado. Cada um de nós possuem seus valores do que significa aproveitar cada minuto do seu tempo de vida. E todos os dias busco, conscientemente refletir sobre se a forma como vivo converge com o que eu valorizo.

O diário de Marco Aurélio, inclusive, foi um grande aprendizado, pois apesar de ser o homem mais poderoso de seu tempo, era também um ser humilde, que diariamente pensava sobre a sua finitude e buscava todos os dias ser uma pessoa melhor, praticando a bondade, humildade e o autocontrole. Penso que seu diário era até mesmo uma forma de reforçar para si os valores que lhe motivavam. “Não importa o que alguém diga ou faça, minha tarefa é ser uma pessoa boa.” Acredito que ele tenha morrido com a consciência tranquila de que fez tudo que estava ao seu alcance para ser uma pessoa boa, justa e sábia.

cami56 03/04/2023

é impossível terminar esse livro sendo a mesma pessoa qnd começou, aprendi mt coisa apesar de ter pouquíssimas paginas e refleti demais tb (to bilu teteia) a forma como foi traduzida me deixou c ressaca e demorei um pouquinho p terminar mas tirando isso é pika dms sô

Meirelles4 03/04/2023

Rico porém repetitivo.
Marco Aurélio traz boas mensagens virtuosas e outras nem tanto. Porém sua leitura de vida é até hoje atual. Sobre o livro em si, o fato de compilar 12 livretos do imperador acaba deixando a narrativa muito repetitiva, muitas palavras e pensamentos de Marco Aurélio são escritos diversas vezes só que de maneiras diferentes nas 127 páginas. Uma compilação com 50 páginas já bastava para entender seus pensamentos.

Gazolla 01/04/2023

Imperador, filósofo e o cara
Marco Aurélio foi o último dos "três Imperadores bons", perdendo a linhagem da bondade pro próprio filho, Cômodo. Neste livro, é apresentada boa parte da filosofia estoica do homem, além de seus pensamentos como governante.

É totalmente visível o talento poético do mesmo, ainda mais impactante dado a ser por parte de um homem com tamanho poder, onde imagina-se que não exista mais espaço para nada além do orgulho, mas Marco Aurélio era diferente.

Suas visões de mundo são fantásticas, sua interpretação das leis naturais e universais são ainda melhores, para os filósofos, curiosos e historiadores, tal livro é um prato cheio.