Um Sopro de Neve e Cinzas

Um Sopro de Neve e Cinzas Diana Gabaldon

Resenhas - Um Sopro de Neve e Cinzas - 1ª Parte

Fernanda631 29/08/2023

Um Sopro de Neve e Cinzas (Outlander #6 único)
Um Sopro de Neve e Cinzas (Outlander #6 único) foi escrito por Diana Gabaldon.
Claire e Jamie. Brianna e Roger. Jovem Ian e Rollo. As aventuras dessa família e de vários outros personagens continuam nesse sexto romance da série Outlander, Um Sopro de Neve e Cinzas.
A Cordilheira já é uma propriedade bem estabelecida agora. Jamie é quase um laird para as pessoas que vivem em suas terras. Claire é reconhecida e procurada por ser uma excelente curandeira. Roger não pode mais cantar porém a perda de sua voz fez com que ele se voltasse mais para sua espiritualidade e decidisse se tornar um pastor, o que faz com que ele tenha um bom relacionamento e controle sobre os novos colonos protestantes que chegam cada vez mais à Cordilheira. E por fim temos Brianna, o que dizer sobre essa mulher, Bree passa os dias cuidando do Jemmy e usando sua mente de engenheira para tentar trazer comodidades como fósforos, canos de água quente, seringas e afins para a dura vida do século XVIII.
Como inimigos de toda a tranquilidade bucólica da Cordilheira temos a Revolução, Stephen Bonnet, que tem tirado o sono dos Frasers desde o quarto livro da série e o recorte de jornal que noticia a morte de Claire e Jamie em um incêndio.
O ano inicial é de 1773, o livro, dividido em um prólogo, doze partes e dois epílogos, tem como abertura o momento em que Jovem Ian escuta um grupo de homens passando próximo ao local onde estava na floresta e precisa se esconder, levando-o a ter uma conversa com Deus, e o encontro dos Frasers com uma cabana queimada cheia de cadáveres em algum lugar da colina. Quando retornam à sua casa, uma reunião com o Major Macdonald os aguarda, trazendo notícias de novos colonos escoceses e um convite para Jamie tornar-se um agente entre os índios.
Como em todo romance dessa série, novos personagens surgem e dentre eles está Bobby Higgins, enviado com uma carta para Jamie por Lorde John, Bobby havia sido marcado como assassino no rosto, condenação que Lorde John considerava injusta. Infelizmente, Bobby é ameaçado pelos Browns e seu comitê de segurança que não acreditam em sua inocência e não querem um homicida nas redondezas, ansiosos por mostrar efetividade em suas ações. A decisão de Jamie de tornar-se um agente indigenista, então, apesar dos possíveis riscos, ocorre justamente para impedir que Richard Brown o seja.
Tentando descobrir mais sobre a guerra que está por vir, Jamie conversa com Roger sobre o que ele sabe que vai acontecer, o que o leva a lembrar-se de uma vidente que conhecera em Paris e que havia lhe dito que ele iria morrer nove vezes antes de ir para o túmulo.
Dentre as trocas de correspondências entre Lorde John e os Fraser, Brianna recebe fósforo, uma substância que havia requisitado ao amigo, para que pudesse fabricar palitos de fósforo, facilitando assim o processo de acender qualquer fogo que fosse necessário. Um dos pontos que eu gosto muito em Brianna é esse seu lado “inventora/construtora”. Ela consegue facilmente trazer seus conhecimentos de química e física do século XX, além de sua habilidade com desenho para melhorar a sua vida e de toda a sua família, mesmo que isso a faça ser vista como “estranha” pelas pessoas das redondezas. Um exemplo, além dos fósforos, é sua tentativa de fazer Robin McGillivray montar as armas que ela havia desenhado, conhecimento incomum até para meninas de sua época. Ela mostra seu lado progressista com orgulho e não dá ouvido aos comentários maldosos. Obviamente, isso vem um pouco de Claire, entretanto, as “inovações” trazidas por Claire ao século XVIII, são no geral, relacionadas à medicina, como a sua produção de penicilina que se inicia em Tambores do Outono e as tentativas da criação de éter em Um sopro de Neve e Cinzas para poder adormecer os pacientes em quem precisa realizar cirurgias, como a de apendicite que ela faz em Aidan McCallum.
Também não é possível deixar de lado a influência que o conhecimento de Frank sobre a volta de Claire ao passado fez com que ele ensinasse coisas incomuns à sua filha para uma mocinha da cidade dos anos 60- com receio que ela também viajasse- como andar a cavalo e atirar. Brianna é uma mulher bastante independente, assim como sua mãe e isso ao longo desse livro, acaba influenciando seu casamento com Roger, que não é tão moderno quanto Jamie, no quesito adaptar-se à individualidade de sua esposa.
Eu entendo que a diferença maior é que para Brianna foi muito mais fácil encaixar-se no dia a dia de Fraser’s Ridge do que para ele, e isso faz com que ele se sinta inútil diante dela, enquanto Jamie nunca enfrentou esse problema. O desejo de Roger de tornar-se ministro finda por lhe dar um propósito que facilita a comunicação entre o casal, pois permite a Roger encontrar sua própria independência e sentir-se mais útil dentro de sua comunidade. Brianna mostra à lealdade que tem ao marido estando pronta para apoiá-lo em sua escolha de carreira e se dispondo a ajudar no que for preciso para que ele seja bem-sucedido.
Quando penso na série Outlander me maravilho em pensar como a história se expandiu e se desdobrou de forma tão surpreendente e grandiosa. Ao passar pelas pedras com a Claire pela primeira vez nunca seriamos capazes de imaginar a aventura que iriamos viver na Escócia, na França e no Novo Mundo, no século XVIII e no século XX. Toda emoção que esses livros transmitiram, os personagens que conhecemos,
Me chama no WhatsApp

Faceof 08/10/2023minha estante
Recebe os macho casa portando banheiro nao para e Playstation 5 conectado com iPhone

Faceof 08/10/2023minha estante
Paladina da moral mas uma...

Faceof 08/10/2023minha estante
Nojo de gente asim pior que mamãe ajuda ainda

Recebe

Faceof 08/10/2023minha estante
Quer ser o que quiser você tem direito mas não me envolva nas suas porquices pq não terminou

Faceof 08/10/2023minha estante
Era só terminar não se esconder e ser uma canalha

Faceof 11/10/2023minha estante
Ia na aabb pra combinar

Faceof 12/10/2023minha estante
Bloqueia pq esconde

Faceof 17/10/2023minha estante
...

Thaisa 23/08/2018

Me deixou com ressaca literária...
Ao mesmo tempo que acho maravilhoso falar sobre os livros de Outlander, também acho extremamente difícil. Sempre fico muito ansiosa pela leitura e cada vez que mergulho nesse universo criado por Gabaldon, uma balbúrdia de sentimentos me atingem e o prenúncio de uma bela ressaca literária aparece já na primeira página lida.

Poucos são os livros que conseguem me envolver completamente com a leitura e Outlander faz parte dessa listinha. Pra mim, o mundo, os personagens e os acontecimentos são tão marcantes que por diversas vezes preciso lembrar a mim mesma que isso é ficção. Estou tão acostumada com Jamie Fraser, Claire e sua família que me sinto parte daquela história. É como se eu estivesse inserida naquele ambiente, como parte do cenário, sendo uma observadora onipresente e ao mesmo tempo participativa. Conseguem entender o tanto que me envolvo com a trama?

Vi algumas pessoas comentando que o livro seis é muito parado, é difícil de ler, é cansativo... Bom, concordo com a parte da obra ser mais parada que as anteriores, mas apenas com isso. Realmente a ação não é algo muito presente nas 1168 páginas, mas o enredo tá cheio de momentos de tensão e muito importantes para o desenrolar de tudo.

Em Um Sopro de Neve e Cinzas acompanhamos o dia a dia dos personagens na Cordilheira dos Frasers e em paralelo a isso todos os acontecimentos que culminam na guerra de independência da colônia. O fato do livro ser mais "lento" e de não ter muita ação é totalmente compreensível e necessário. As coisas podem parecer lentas e não sair do lugar, mas cada coisinha ali narrada é muito necessária para o que vem em seguida. E querem saber de uma coisa? Tudo que a Diana escreveu no livro seis poderia não ter ligação nenhuma com o que virá no livro sete que ainda assim eu iria querer ler o livro!

Sobre o enredo  não tenho muito mais o que falar além do que já está na sinopse. O que posso dizer é que coisas que ficaram em aberto nos livros anteriores se resolvem, coisas chocantes acontecem e o final do livro, as últimas 200 páginas, deixam qualquer um com o coração nas mãos e com muita curiosidade pra saber o que vem a seguir. Gente, não sei como irei aguentar esperar pra ano que vem!

Como sempre Diana Gabaldon me surpreendeu com sua capacidade de encaixar pontas soltas e trazer acontecimentos que pareciam sem sentido (dos livros anteriores) para o presente e explodir em nossa cara com um "uau! Então era isso!".

Mesmo sendo um livro com pouca ação, é extremamente necessário e envolvente. É uma leitura marcante, dolorosa e tão apaixonante que as 1168 páginas acabaram sem eu sentir e garanto que se tivessem mais mil páginas as leria com muito prazer.

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2018/08/resenha-outlander-um-sopro-de-neve-e-cinzas-de-diana-gabaldon/
Fernanda 25/08/2018minha estante
(spoiler)

Estou na metade do livro 6 e nao to achando parado nao. O livro 5 eu achei bem parado, especialmente a parte 1. Achei que a autora tinha perdido a mao do suspense e do drama.
Mas tanta coisa ja aconteceu nesse livro 6 que eu não sei como alguem pode achar parado. Incendios, um quase aborto, nascimento de um anao, passagem de Bonnet, Claire estuprada(que foi tao ruim quanto o sofrimento de jaime, sendo portanto algo bem marcante), a historia finalmente contada do Jovem Ian, aparecimento de mais um viajante. "invenção" do éter, feiticos, sra bug fazendo justiça.

Em comparação ao livro 5, o 6 ja teve muitos eventos.

Thaisa 26/08/2018minha estante
Eu concordo com você. Achei que muitas coisas aconteceram nesse livro. Um monte de coisas marcantes e tensas. Acredito que o pessoal tá achando a leitura parada por conta do ritmo da narrativa que apesar de ter muita coisa acontecendo, não dá aquela sensação de ação. Eu sinceramente gostei muito do livro da forma que está.

Ivette 10/10/2018minha estante
Terminei hj e tô aqui louca.pelo próximo livro tbm kkkk
Concordo sobre o livro ser mais parado, mas mesmo assim é gostoso de ler. Sofri muito com os acontecimentos envolvendo a Claire, me incomoda muito ver como era a vida das mulheres naquela época. Agora esperar o próximo.

Tamara 24/01/2019minha estante
Thaisa, entendo perfeitamente esse sentimento de participar do livro, hoje de manhã acabei o livro cinco parte dois, e escrevi a mesma coisa, que com essas descrições, que são incômodas para alguns, para mim faz eu me sentir sentada lá na casa deles, observando tudo, e sinto como se os conhecesse como conheço a palma da minha mão. Estou aqui em um super dilema se eu leio o seis agora, se seguro mais um pouco, porque não quero ficar sem Outlander para ler até chegar o sete.

Gabs. A 09/03/2021

Surpreendente e magnânimo!

Mais uma aventura maravilhosa, do meu casal favorito... Sem palavras para descrever o tanto de coisas que acontecem nesse livro, impossível se cansar ou ver a história se repetir em algum momento.

Mesmo sendo o sexto livro, a história só fica melhor e nos pegamos cada vez mais apaixonados por Claire e Jaime! ❤
Bianca 10/03/2021minha estante
Que reconfortante ler isso, fiquei empacada um bom tempo no quarto livro ?

Gabs. A 11/03/2021minha estante
Nao desiste não, juro q ele só melhora!?

Luana 17/01/2022

O melhor da série!
Meu deus que livro incrível. De todos os Outlanders até aqui, esse é o que mais acontece coisas e surpresas que eu nem imaginava. Li rapidinho.
Reginato 17/01/2022minha estante
Luana, esse livro é a história da 5ª temporada de Outlander?

Luana 17/01/2022minha estante
Siim, acho que ele pega um pouco da 5 e da 6

thabooks 13/06/2020

Tão complexo!
Como sempre todas as perguntas em detalhes são respondidas.
Do início até a metade, teve tanto sofrimento para os personagens principais que quase desisti, sério. Não aguento mais ver eles sofrerem ;( da metade para o fim teve tanta aventura que não queria parar de ler por nada. É sempre uma relação de amor e ódio com Outlander.
Débora 16/06/2020minha estante
Tb sinto isso. Tanta coisa ruim acontece com eles, parece q nunca vai acabar... hahaha

thabooks 17/06/2020minha estante
Haha nem tenho mais psicológico pra isso. Quando você pensa que tá tudo bem é porque algo trágico está para acontecer.
Quando um se recupera, aí vai lá o outro... haja coração. Kkk

Claire Scorzi 09/01/2011

Bebês, traições, sofrimentos... e Amor
Outra vez, um grande livro. Aqui acompanhamos os anos imediatamente anteriores à declaração de independência americana em 1776. Claire, Jamie, Brianna, Roger continuam tocando suas vidas em Fraser's Ridge, e enfrentando inimigos inesperados, violência e alegrias comuns a todos nós.
A galeria de personagens se amplia e também se contrai; assim como os protagonistas, somos levados a 'rever' nossas idéias sobre algumas figuras. Há personagens impressionantes - Tom Christie se destaca, e o acúmulo de traições sofridas tanto por Claire como por Jamie é uma forte marca nessa sexta aventura. Os amigos (com felizes exceções) revelam-se falsos, e os aliados, dissimulados com segundas intenções. O ódio e o ressentimento estão presentes e explorados num episódio doloroso justo na 1ª parte: como uma pessoa pode ter guardado tanta, tanta raiva? Cheguei a pensar que não ia conseguir ler o dito episódio; li salteadamente, tentado não me chocar, tentando me anestesiar ante o sofrimento de uma personagem querida - mas consegui ler, e admiro Gabaldon por sua narrativa: enxuta sem ser superficial dá a medida do horror da situação sem soar sádica; e o que acontece depois nos mostra o estofo da personagem: sua coragem; sua grandeza; sua determinação em não ser destruída pelo que acontece.
Enfim, ninguém - quase ninguém - é o que parece em "Um sopro de neve e cinzas".
Lis Brasil 08/07/2011minha estante
Muito boa resenha

Elisangela0 03/03/2022

Adorei....
Considero o melhor livro da série. Um calhamaço delicioso de ler. É a primeira vez que leio o livro antes de ver a série, que a propósito terá a estreia da sua 6a temporada na próxima semana, e a experiência foi maravilhosa porque, ao contrário dos outros livros, não saber o que iria acontecer aumentava a emoção lê-lo.

O livro é recheado de diversos novos e importantes arcos na história de vários personagens bem como o desfecho de alguns não concluídos anteriormente o que tornaram a historia fluída e envolvente além de aumentar a nossa empatia com os protagonistas e vários personagens que se tornam cada vez mais queridos. Como foi bom torcer por Fergus e Marsali, sofrer com Ian, ficar apreensiva com a história da Brianna e Roger, adorar ver as invenções de Brianna (queria ver mais) , rir muito com a porca, o gato Adso e as crianças, ficar de queixo caído com Lizzie, Jocasta e Ducan, odiar Malva e principalmente os Browns, suspirar pelo amor e cumplicidade de Jaime e Claire e principalmente sofrer muito, muito.... muito com a Claire. Como essa mulher sofre nesse livro OMG.... E o meu coração ficou apertado com esse final.... Não vejo a hora de começar o sétimo calhamaço, mas antes vou assistir a série.
Ana 03/03/2022minha estante
Também amei esse. ?

Sollyane 09/06/2021minha estante
Tava a procura de uma resenha completa para mostrar pra minha mãe que só assiste a série é já tá ansiosa pra saber o que acontece. Obrigada

Ana Cristina 02/11/2020

Não gostei
Foi o livro com a história mais arrastada de toda série. Não gosto de livros que a gente só fica motivada no final!
Ketolli 30/12/2020minha estante
Vixe! ??

Ale_Oliveira_Faria 02/01/2023

Cansativo
Na minha opinião, esse é o livro mais fraco e cansativo da saga até agora. Muitas descrições desnecessárias, parecem fritas para encher linguiça.
Levei anooos, literalmente, para terminar. Perdi as contas de quantas vezes abandonei, mas como sou brasileira e não desisto nunca, terminei finalmente.
Bora partir para Ecos do Futuro, esperando que ele seja bem melhor.
Ale_Oliveira_Faria 06/01/2023minha estante
*feitas

Manymony 30/11/2021

Livro e seis e seguindo?
Como pode hein? Ainda impressionada com a criatividade da autora, essa tem assunto!
Claire segue se aventurado, chorando, sofrendo, ajudando, sofrendo mais, e assim por diante.
Estou querendo muito terminar, mas tb não quero, da pra entender?
Que venha o último ?
Jack 09/12/2021minha estante
Claire Fraser sofre como ninguém nesse livro.

Fábio 11/08/2020

Essa seriie consegue me prender de um jeito que não sei explicar, dos seus momentos mais agitados ate a monotonia do dia-a-dia
Marjorie.Leonardo 11/09/2023minha estante
Eu não sei nem oque dizer tão lindo, tão apaixonado!! Os dois enfrentando todos os problemas que são muitos juntos dês de o começo,eu assisti a série é sem dúvidas a favorita de minha mãe e a minha hahaha

Ana 29/01/2022

Arrisco dizer que esse se tornou o meu segundo livro favorito da série até agora (o primeiro obviamente é o livro 1), e me sinto mal pois os personagens passam por coisas horríveis nesse livro (estupro, sequestro, tentativa de suicídio, assassinato etc). Claire sofre demais nesse livro, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Mas esse livro teve um ritmo de leitura bastante envolvente, do início ao fim, e as reviravoltas foram muito interessantes e significativas. Teve momentos doces entre J&C, entre família, com os netos principalmente, teve também momentos divertidos como Adso roubando perucas e a porca branca tocando o terror com as visitas.

Claire e Jamie seguem sendo o melhor casal da literatura e se você discorda, discorda aí na sua casa. ?
Bruna3223 29/01/2022minha estante
Jamie e Claire são os melhores!!

Gomor 21/07/2020

Achei a história meio parada se compararmos com a série. A parte final é mais emocionante e há mais ação. Acho que a escritora se perde em detalhes desnecessários e nem há tanta história a contar.
Elania 09/09/2020minha estante
Tb acho que fala coisas que não precisa. Desde o 5

Joao.Almeida 21/04/2024

Ler mais um volume de Outlander sempre é um grande evento para mim. Conheci esse universo primeiro pela série e tornou-se algo muito especial. Aqui, somos relembrados constantemente sobre o conflito que está por vir, a ansiedade se faz bastante presente e fico inconformado que Claire e Jamie não conseguem desfrutar da vida em paz...

O livro é bastante dinâmico, com cenas sobre o dia a dia, os procedimentos inusitados de Claire e os conflitos sociais. Foi uma leitura prazerosa e nem se percebe quantas páginas avançamos. Estou me segurando para não começar o próximo título. Além disso, a obra também traz um conteúdo mais denso envolvendo agressão sexual. Mesmo sabendo antecipadamente pela série, foi muito duro ler e ficou ressoando em minha mente por dias. É interessante e assustador como conseguimos nos conectar com os personagens e sofrer com eles.