Julieta

Julieta Anne Fortier

Resenhas - Julieta

Edla 01/07/2020

Não funcionou para mim
Aqui temos muito mais que uma releitura de "Romeu e Julieta" de Shakespeare, mas uma trama repleta de mistérios, investigações e história. Tudo começa quando Jules Jacobs perde a tia que criou ela e sua irmã gêmea Janice, e enquanto uma herda a propriedade e riquezas da tia, ela herda apenas uma carta que promete muitos segredos obscuros envolvendo o passado de seus pais, ambos mortos, e de sua família na Itália que é o mesmo lugar onde ela e a irmã nasceram.
A trama varia da história antiga de "Romeu e Julieta" à história da personagem. Confesso que essas mudanças de cenário em sua maioria forma beeem cansativas e quase abandonei o livro, que mesmo tendo plots interessantes não me fisgou na leitura. Foi "um parto" ler esse livro mas como não gosto de abandonar fui até o fim, não sei dizer exatamente se é bom ou não mas para mim definitivamente a história não funcionou.

Darlinha 20/02/2021

Julieta
Eu ameii muito esse livro!! Me fez rir e entrar em desespero ao mesmo tempo. Muitas revelações... Até eu fiz teorias! Estavam erradas, mas...
Recomendo muito!!

Ana Luíza 24/01/2013

Julieta - Anne Fortier
Não comecei a ler esse livro esperando que fosse bom, visto que nunca me interessei muito pela famosa história shakespeariana de Romeu e Julieta. (não me julguem, rs)
Gosto muito de livros de mistério, mas esse, inicialmente, não me prendeu muito pelo fato de eu achar que iria assemelhar-se demais com a verdadeira história. No meio do livro, já não conseguia parar de ler. Há muito mistério, muitas reviravoltas e perguntas ao decorrer da leitura.
Recomendo a quem gosta de mistério, e é claro, da famosa história de Romeu e Julieta! (aliás, estou pensando na possibilidade de lê-la novamente, já que li apenas uma adaptação, em 2011. Rs)

Cris Flessak 03/08/2011

Encantada!
A primeira vista, o livro Julieta trata-se de mais um lindo e suspirante romance, porém ele vai além! É também uma grande aventura com algumas reviravoltas e cenas de ação que te colocam dentro da trama que, diga-se de passagem, é super bem conduzida por essa autora "novata". As descrições são perfeitas; ajudam a imaginação do leitor a colocá-lo na cena, sem ser descritivo ao extremo - amei! Por vezes eu conseguia visualizar as ruas de Siena e "caminhar" pelos locais descritos junto com Julie. Já nas primeiras páginas pude perceber que gostei do estilo de escrita e virei fã de Anne Fortier!

A história alterna capítulos entre o tempo presente em que a protagonista Julie dá sequência à busca por um tesouro que sua mãe havia iniciado alguns anos atrás, e entre  um distante passado em 1340, o qual revive a história de Romeo e Julieta de um diferente - mas não menos romântico - ponto de vista. De início achei que isso pudesse distrair do foco do livro, mas não... acrescenta muito e o paralelo das histórias é mais emocionante a cada página!

Acrescente ainda uma irmã completamente irritante (principalmente nos primeiros capítulos) e um romance com um Don Juan (ops, troquei os "mocinhos"!), um ROMEU charmoso e envolvente! Tudo bem que a historinha de "ódio a primeira vista" já está bem batida, mas neste caso acho que funcionou pra mim, porque gostei do casal logo de início! A Julie é que por vezes era meio bobinha, mas dá pra relevar!

Enfim... Um livro com uma história quase conto, merecedor das 5 estrelas na minha opinião! :-)
Sandra de Oliveira 07/08/2011minha estante
Amiga, adorei sua resenha também! E amei novamente compartilhar com você uma leitura!

Também já me tornei fã dessa autora, e vamos esperar que outros ótimos livros como esse sejam escritos por ela.

Os eventos dos capítulos de 1340 foram os que mais me marcaram, achei uma ideia fantástica! Mas sim, o livro num todo é completo e muito bem escrito. Valeu a pena.

Beijos!

Léia Viana 21/01/2012minha estante
Fiquei receosa com este livro, mas toda vez que vou a uma livraria, ele fica lá "me olhando" e eu acabo resistindo e não o levo.
Tua resenha tirou minha dúvida sobre ele. Gostei e quero ler.

Vitoria293 02/06/2021

Apesar de não se aprofundar tanto no romance, foi muito bom. É um livro que acontece várias reviravoltas e tem referências históricas, o que eu gostei bastante. Achei algumas atitudes da irmã da protagonista desnecessárias. Gostei como a autora intercalou a história de 1340 com o presente, dando sentido ao livro.
Foi uma ótima leitura.

Blog MDL 04/02/2018

Julie Jacobs não se acha nenhum pouco parecida com a sua irmã gêmea, Janice. Comedida e tentando ao máximo levar a sua vida de maneira tranquila fazendo o que ama, ela nunca procurou aventuras para si que envolvesse homens ou escândalos. Criada por uma tia-avó, Rose, ela nunca pensou em si mesmo como protagonista de uma história de aventura, mas quando a única referência materna que tem morre, ela se vê às voltas com revelações surpreendentes a respeito da sua origem. Isso porque ao falecer, Rose deixa um testamento onde a casa que sempre viveu ficaria apenas para Janice, enquanto que para ela só restou uma carta com um conteúdo estranho demais para que ela pudesse confiar. Descobrindo que passou a vida toda vivendo uma mentira, sua tia-avó lhe revela que o seu nome verdadeiro era Giullieta Tolomei e que a sua mãe deixará exclusivamente para ela pistas que a conduziriam até um tesouro na cidade de Siena na Itália.

Ainda que sua razão lhe implorasse para que ela não acreditasse naquilo, ela parte para a Itália ainda que esperasse que nada resultasse dali. Durante o voo acaba conhecendo Eva, uma elegante mulher de meia idade que ao saber a família da qual Julie descende, se preocupa com a sua segurança e lhe dá vívidos avisos para que tivesse muito cuidado a quem fosse revelar a sua identidade, pois para os italianos, o passado era tão importante quanto o presente. Ao chegar em Sienna, ela espera verdadeiramete que sua mãe tenha lhe deixado algo de valor, mas ao encontrar apenas papéis antigos, um livro e um diário em um velho baú no cofre do banco, seu mundo parece que vai ruir mais. Entretanto, decidida a pelo menos tentar verificar a história ali contida, ela mergulha no passado de sua ancestral de mesmo nome mesmo sem saber o porquê de suas vidas estarem tão intricadas. Mas o que ela descobre acaba levando-a até a história trágica de Julieta Capuleto de William Shakespeare. Seria tudo uma grande coincidência ou havia mais de si mesma naquele passado do que era capaz de imaginar?

"- Tudo o que dizemos é uma história. Mas nada do que dizemos é apenas uma história. Pág. 22"

Ma che bello questo libro! Se tem uma coisa que eu não sou capaz de lidar é a magia contida na história da Europa. Aquelas ruas de pedras onde você caminha sem rumo mas que acabam lhe levando para lugares encantadores é algo impossível de descrever nesse pequeno espaço. E os deliciosos cheiros vindos dos restaurantes e das casas? Sim, certamente poderia viver para sempre provando as delícias da culinária do Velho Mundo. E toda essa profusão de sentimentos inexplicáveis me invadiu enquanto eu lia "Julieta" de Anne Fortier. Como a boa descendente de italiano que eu sou, mal pude me conter diante do esplendor contido nas páginas desse livro. Eu definitivamente não estava pronta para ver tudo o que eu vi sem me apaixonar e o resultado foi claro: devorei a história com um ânsia que há muito eu não tinha. Para começar, temos a escrita deliciosa de Fortier que não só consegue caracterizar os personagens de tal modo que eles parecem palpáveis, como também, descrever os cenários de uma forma que o leitor se sente nas ruas calorosas e charmosas da bela Siena.

Uma das coisas que mais me impressionaram nesse livro foi a capacidade da autora de descrever um período histórico com tamanha desenvoltura. Fiquei o tempo inteiro presa às páginas e ansiando desesperadamente para saber mais detalhes acerca da história da primeira Giulleta Tollomei, bem como, o que havia acontecido para despertar a rixa da família de Romeo Marescotti. É importante lembrar que diferente da obra de Shakespeare, há uma terceira família, no caso, os Salimbeni, que dão o tom a toda uma trama de drama e tragédia. O toque do universo das artes foi algo que me deixou ainda mais encantada, pois vemos como a vida do Maestro Ambrogio se entrelaça com própria história desse casal que tenta de tantas maneiras encontrar uma forma de ficarem juntas. Esse aspecto histórico é muito latente na trama e temos vários flashbacks para poder entender como tudo isso se reflete na vida e na origem de Julie, o que só torna tudo muito interessante pois somos levados a ver passagens secretas, estranhos rituais, disputas emocionantes e tantas outras acontecimentos que transformam a trama em algo riquíssimo de ser acompanhado.

"Agora compreendia que Frei Lorenzo sempre estivera certo. "O mundo mortal é um mundo de pó", costumava dizer. "Onde quer que pisemos, ele se esfarela bem embaixo de nossos pés e, se não andamos com cuidado, perdemos o equilíbrio e despencamos pela borda, caindo no limbo." Pág. 242"

E quando não estamos na Siena dos sangrentos palios, estamos acompanhando Julie que se encontra em um período de sua vida onde nada parece estar certo. Lutando para descobrir a verdade ocultada pelos segredos que sua família sempre manteve, ela ainda tem que lidar não só com a presença de um misterioso homem que faz seu coração bater mais forte, como também, com a sua irmã Janice, que aparece repentinamente e faz o possível para não deixá-la em paz. Sendo bem sincera, a personalidade da Julie foi o que mais me incomodou na história. Enquanto que vemos uma Giullieta extremamente forte e disposta a lutar contra tudo e todos, a nossa sucessora está mais para uma donzela em perigo. Sem contar que por vezes é de revirar os olhos a maneira como ela é teimosa e birrenta. Apesar disso ter me incomodando bastante durante a leitura a ponto de eu tirar meia estrela da nota final, tenho que afimar uma e outra vez que esse livro é algo espetacular! Não se deixem abater por uma mocinha difícil de engolir porque todo o resto vale tanto a pena que é fácil esquecê-la diante da presença forte dos demais personagens. Sem sombra de dúvidas, é um dos meus livros favoritos!

Comentários acerca da edição:
A edição que eu li não está mais disponível para venda e foi substituída em 2014 por outra cuja capa eu acho belíssima. Infelizmente, ela veio no formato econômico e por isso não possui orelhas e há algumas diferenças na diagramação, bem como, no tamanho do livro. Ainda não conferi pessoalmente e em decorrência disso não sei dizer se essa questão afeta ou não a leitura, de qualquer forma, pelo conteúdo do livro acredito que valha a pena adquirir mesmo assim.

site: http://www.mundodoslivros.com/2017/01/resenha-julieta-por-anne-fortier.html

Dy 07/07/2011

Sensacional
Sem sombra de dúvidas, este é um dos melhores livros que já li.
A narrativa é perfeita, nos envolvendo do início ao fim do livro.
Uma história repleta de mistérios e romance.
A forma como a autora descreve os lugares nos faz viajar e realmente querer estar em Siena, junto com os personagens, participando de suas aventuras.
Amei de paixão, e fiquei triste quando a história chegou ao final.
Vale a pena. Recomendo!

Carol 21/04/2011

Muitas páginas de amor, tragédia, aventura, mistérios, intrigas, contradas, piazzas... (Open Page)
Depois de muitas páginas de amor, tragédia, aventura, mistérios, intrigas, contradas, piazzas, e ruas históricas de Siena, o que muito me fascina e que me atraiu assim que puis os olhos na capa belíssima, fico sem saber até por onde começar essa resenha.

"Duas famílias, uma antiga maldição,
um amor quase impossível..."

Julie Jacobs vai a Siena – verdadeiro local onde se desenrolou a trágica história de Romeu e Julieta – após ler uma carta deixada por sua tia Rose, que acaba de falecer, dizendo que ela é na verdade Giulietta Tolomei e que ela deve ir a Siena, onde irá encontrar um valioso tesouro antigo da família.

Ao chegar a Siena, Julie conhece Eva Maria e Alessandro Salimbeni, e faz amizade principalmente com a senhora distinta que se dispõe a ajudá-la no que precisar. Logo ela descobre que numa cidade pequena, a sua origem e seu sobrenome são tão importantes hoje quanto eram antigamente.

Os Tolomei foram uma das famosas e influentes famílias de Siena assim como os Salimbeni ,e sempre existiu uma rivalidade entre elas. Giulietta pertenceu à família Tolomei, no entanto Romeo fazia parte de uma terceira família, os Marescotti.

É claro que Julie não acredita que essa rivalidade pode continuar existindo até quando começa a ser seguida.

Não preciso dizer – de novo – que amei o livro não é? Lista de favoritos now! Como Julie é a Giulietta de hoje, logo começamos a esperar ansiosamente pelo Romeo atual – e dá-se início às teorias.

Não sou uma especialista em romances históricos, muito menos na obra de Shakespeare, mas a narrativa da autora me conquistou logo nas primeiras páginas por ser simples e fácil de entender – o que difere da maioria dos romances desse gênero – e, mesmo assim, não perde o tom característico dos diálogos históricos.

A narrativa de Julie se completa com a do diário de Maestro Ambrogio onde descobrimos os acontecimentos de 1340 – e como tudo começou. Todos os mistérios, e o destino de um amor não permitido – mesmo sabendo do final trágico -, não te deixa parar de ler! E confesso que várias vezes diminui o ritmo para ler mais devagar e não terminar muito cedo a leitura.

E ao final do livro a respostas para as minhas perguntas: O que é real e o que foi criado por Anne? Foi feito um grande trabalho de pesquisa antes de o livro ser escrito, o que me deixou ainda mais encantada com tudo. É claro que a autora faz algumas menções sobre fatos inventados por ela e agradecimentos para os que a ajudaram em suas investigações.

Antes de fazer essa resenha, procurando sobre a autora, achei algumas fotos dos locais citados em Julieta no site oficial do livro, - são como as descrições de Julie *_*. Você pode vê-las aqui. Há também um mapa de Siena e uma linha do tempo superlegais.

Infelizmente Anne Fortier não escreveu mais nenhum livro, mas, pensando pelo lado que Julieta foi lançado ano passado, fico na expectativa de que ela esteja fazendo novas pesquisas para um próximo livro, que irei comprar sem pensar duas vezes! (risos)

@babi.teixeira 25/10/2021

O livro tem uma ideia bem interessante e te prende por um tempo, mas acho que depois perde a noção e fica bem genérico. É uma leitura rápida, boa para passar o tempo.

Poly 25/11/2021

Shakespeare não iria gostar disso.
É tão bom saber que Romeu e Julieta não foi afinal criado por Shakespeare, e sim que na verdade sua versão mais antiga vem de Siena, muito antes do escritor querer copiar sua versão. É um livro que fisga desde o começo e nos mostra algo que já deveríamos saber: Romeu e Julieta de Shakespeare não é romance, e sim uma história trágica.
Mas para quem quer dar uma segunda chance para essa história, vai perceber que esse livro atual é bem melhor, cheio de intrigas e impossível largar.

3/45 marcações:

"Tamanha beleza nunca deveria morrer ? disse ele, com a voz terna. ? Até a morte abomina seu ofício esta noite."

"Tu acreditas que o grande amor traz em si as sementes de grandes sofrimentos. Bem, talvez tenhas razão. Talvez as pessoas sensatas evitem uma coisa para ficar a salvo da outra, mas eu preferiria ter meus olhos queimados em suas órbitas a nascer sem eles."

"Já amei antes? Não, tenho certeza;
Pois nunca havia eu visto tal beleza."

Amanda Soares 21/02/2018

Um amor de livro. Muito bem escrito, estruturado e planejado. Anne Fortier consegue prender a atenção do leitor do início até o fim em Julieta. Uma coisa que me chamou a atenção é a forma como a autora descreve de maneira tão rica a cidade de Siena, mostrando que ela teve todo um cuidado com essa obra, buscando estudar sobre a cidade e sua história antes de escrevê-la, ainda que sua mãe tenha colaborado muito com esse estudo. Fiquei apaixonada pela Siena retratada pelo olhar de Anne Fortier, como também pela história de Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti. Quanto a organização do livro, ela alterna os capítulos entre a Siena do século XIV (a maior parte no ano de 1340 pra ser mais específica) e a Siena do século XXI e eu particularmente achei isso muito bom pq deixou a leitura bem fluida e dinâmica, dando ao leitor a sensação de estar lendo dois livros muito bons que se completam ao mesmo tempo. Quanto aos personagens, eu diria que a maior parte deles são uma caixinha de surpresas, pois estão sempre nos surpreendendo quanto às suas histórias de vida, personalidades e identidades. Enfim, Julieta é um romance com muita aventura e reviravoltas envolvidas, que acredito que a maior parte das pessoas que o lerem não irão se decepcionar assim como eu não me decepcionei.

Maria.Luiza 09/01/2022

Eu lutei com esse livro por mais de 8 meses, e finalmente consegui terminar!!

O livro é verdadeiramente excelente, e sua história cheia de mistérios, romance e as maravilhas da Itália nos fazem ficar atentos em cada página! Uma leitura que valeu cada dia lutando contra meu bloqueio literário!

Liliane.Vitoria 30/01/2022

III.I- "Que é que há num nome? O que chamamos rosa. Teria o mesmo cheiro com outro nome"
Julieta é um livro muito muito bom, é isso.
No começo a leitura tava bem ok, no meio tava muito boa e no final foi excelente.

O coitado do livro tava há uns bons 4 anos empacado, não sei porque passei tanto tempo para desfrutar dessa leitura. Pensei que fosse somente uma releitura de "Romeu e Julieta", famosa obra de Shakespeare. Mas JULIETA superou todas as minhas expectativas.

#30/01/2022 5⭐ (Primeira leitura perfeita de 2022)

Lea 13/03/2015

Comecei a leitura imaginando se tratar de apenas mais uma história de amor, daquelas super-românticas, mas me enganei. Tem romance sim, mas tem muito mais: ação, suspense e aventura!
A autora nos apresenta outra versão da história de Romeu e Julieta. No decorrer da leitura, acompanhamos duas histórias simultaneamente. Uma do presente e outra do passado. Sofremos e vibramos com as duas.

Como a sinopse já nos mostra, Julie viaja para a Itália para descobrir a verdade sobre seu passado e encontrar um suposto tesouro deixado por seus pais. Na Itália ela vive uma aventura cheia de suspense depois de encontrar um livro e outras pistas que sua mãe lhe deixou. Em meio a essa aventura, Julie não sabe em quem pode confiar. Ela conhece Alessandro, por quem sente atração, mas também não sabe se pode confiar nele.

Julie terá muitas surpresas e revelações ao longo da história. Os momentos finais são surpreendentes, com muita ação e a maior revelação de todas. Li algumas resenhas que comparavam o livro ao "Código da Vinci", algumas partes até lembram um pouco, só que "Julieta" é mais direcionado às mulheres por causa do romance, um elemento muito presente em toda a narrativa.

Blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

caos 17/09/2021

Uma mistura inebriante de máfia italiana, tragédia shakespeariana e desavenças familiares.
O que dizer sobre Julieta? Definitivamente meu livro de romance preferido!

A escritora e historiadora Anne Fortier traz uma nova roupagem à clássica tragédia de Romeu e Julieta, trazendo personagens femininas fortes e letais. O enredo se alterna entre a vida de Julie Jacobs, uma professora de teatro de 25 anos que vai à Itália após a morte de sua tia em busca de informações sobre a vida de seus pais; e a história trágica e violenta de Giulietta Tolomei que procura vingança pela assassinato de seus pais, tendo Romeo como seu justiceiro e amante, uma história real de violência e rixas familiares narrada por Frei Lorenzo. Porém, Julie acaba descobrindo um parentesco distante com a mocinha mais famosa da literatura e a partir daqui passa a correr perigo, tanto pela sua linhagem quanto pelas descobertas que faz sobre sua família e a herança deixada por sua mãe.

E não podia faltar o romance, certo? Pois bem, Julie acaba precisando a ajuda do capitão da polícia Alessandro Santini que não acredita na história dela, mas resolve dar uma chance quando percebe que ela está verdadeiramente em perigo. Os dois têm muitas desavenças e intrigas, mas acabam se envolvendo amorosamente. Enfim, recomendo esse livro para quem gosta de enemies to lovers, máfia italiana, investigação policial e muitas referências a Shakespeare!