Guardians

Resenhas - Guardians - Volume 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

priboltao 13/06/2013

Resenha publicada no blog Bunny Books
Recebi o livro Guardians 1 pra ler em um booktour promovido pela autora (acho que tá rolando mais um booktour, vai lá) e o livro chegou pra mim quando eu estava naquele período de "mimimi não quero blogar". Assim como livro da Luene (que resenho em seguida, Lu!). Ma'vam'devagar.
Guardians tem essa vibe meio Cavaleiros do Zodíaco, e a ilustração de capa e algumas ilustrações internas são em estilo mangá. Meu primeiro pensamento - ó o preconceito literário - é que teria uma pegada mais infantil. Engano meu. É muita ação num livro só.
A protagonista, tecnicamente, é a Anne, uma brasileira, já adulta, que vive uma vida de princesa na torre - super rica e bem educada, mas não tem ideia de como funciona o mundo lá fora. A história começa quando dois guardiões caem de para-quedas na casa dela (não literalmente) logo depois de ela ser atacada por um youkai (um demônio de outra dimensão). Eles explicam para ela que, hey, surpresa, ela é uma guardiã e eles tem todos que correr para o Japão (!!!) para fechar a barreira entre o mundo humano e o mundo dos youkai, antes que mais deles venham tocar o terror do lado de cá.
Bom, tudo no susto. Como eu disse, muita ação. Não simpatizei de cara com a Anne, minha favorita era a Shermine Shermie. Quando eles chegam ao Japão vamos, aos poucos, conhecendo os outros guardiões, de outros signos. São 12 no total (um pra cada signo, duh) e também tem a Sophie, que era a antiga guardiã de Áries (meu signo yay), da geração anterior de guardiões, que serve de "guia" da nova geração.
Vou confessar que a princípio fiquei um pouco desorientada com o livro. Quando um livro tem muitos personagens, minha tendência é ter vontade de pular páginas - até porque, o livro varia os pontos de vista, de um personagem para outro. E eu ficava querendo pular logo pro ponto de vista dos meus personagens preferidos :p
Mas isso tudo acaba sendo bem relevante porque, desde que a Anne chega no Japão, você percebe que tem algo errado na parada. Quando estamos vendo as coisas pelo ponto de vista da Sophie, ela dá informações que não condizem com o ponto de vista dos guardiões. Cheguei a voltar umas páginas, porque não fazia sentido. Ela insiste em desprezar a Anne e dizer pelas costas dos guardiões - exceto o seu namorado, que certamente sabe de alguma coisa - que aquela menina obviamente não é a Guardiã de Câncer, como alega. Sophie, aliás, não é como um baú de segredos, ela é um contêiner de segredos. Sua filha, Hikari, tenta a todo custo entender as atitudes esquisitas da mãe, mas no meio de todos esses dramas familiares (tem um bocado de dramas amorosos no livro também, apesar do que eu disse antes) ninguém tem exatamente tempo sobrando para terapia: o portal do mundo youkai está se abrindo cada vez mais e eles não tem mais tempo de se preparar e nem de esperar que a energia das novatas desperte.
Bom, eu acho que eu até sei qual é - opa, quais são - os grandes segredos da Sophie que podem desandar a missão dos Guardiões, mas a Luciane fez a coisa de um jeito que eu não tenho mais certeza de nada. Ela dá um monte de pistas, mas ao mesmo tempo, fiquei me perguntando se aquilo fazia sentido. E como eu disse - quando você menos espera, quando você está lá, preocupado com o andamento de algum drama dos guardiões, de repente, BAM, ataque youkai. Isso só mostra que a barreira está se abrindo cada vez mais, o tempo está diminuindo e os guardiões ainda não resolveram os problemas entre si o suficiente para que consigam trabalhar em equipe para fechar a barreira.
(Notem que até minha resenha está em ritmo acelerado - eu escrevo isso sacudindo os pés sem parar. Eu li o livro todo nesse empolgação.)
Enfim, não tem muito mais o que eu possa dizer sem dar spoiler. Minha vontade É de dar spoiler, esse foi o tipo do livro que li e fiquei me roendo pra comentar com alguém que tivesse lido.
Bom, essa resenha está enorme então aqui vai o "tl;dr": vale muito a pena e o final vai te deixar se roendo pra ler o próximo. A história vai te dando elementos para criar teorias e de repente você vê que não tem páginas suficientes para terminar a história E revelar todos os segredos (claro que não, é uma saga). Eu só tô esperando acalmar a tormenta das contas pra comprar o meu.

Anna Gabby 14/04/2013

Uma aventura incrível, com pitadas de humor!
Guardians conta a história de 12 guardiões de diferentes nacionalidas que precisam lacrar uma fenda entre o mundo humano e a dimensão youkai. Mas os youkai não vão assistir apenas, né? Eles tentam matar os guardiões para que a energia dos signos morra e a fenda se abra permanentemente. Além disso os Guardiões precisam aprender a conviver uns com os outros e a lidar com os problemas entre eles.
Cada guardião como as pessoas do dia a dia tem uma formar diferente de te conquistar, Hikari é muito animada, Maurício é divertido, Sniper é hilário, Maire é fofa... Acho que deu para entender rs Eles são irritantes em alguns momentos e em outros dá vontade de abraçar.
A narrativa feita pela Luciane é muito boa, pois nos dá uma visão mais ampla da história, de um jeito que sabemos e não sabemos o que está acontecendo. Nesse primeiro livro ela nos mostra um pouco sobre os guardiões dando visão e espaço para todos, e deixando várias coisas no ar para que especulemos (mil conspirações passaram na minha mente rs). Por se tratar de uma trilogia, muitos assuntos ficaram em aberto.
Para quem não sabe o livro é ilustrado pela Ana Claudia Coelho. São ilustrações belíssimas ao estilo mangá. Elas mostram algumas das cenas, por mim poderiam ter posto mais hehe Olhando os desenhos da Ana Claudia, até eu fiz uma pequena reprodução dos Guardiões, não tão bons quanto os dela, mas eu já fiquei feliz ^-^ Na parte de imagens vou colocar duas ilustrações da Ana Claudia para vocês sentirem o clima.
A diagramação do livro é simples, as folhas são brancas e a fonte tem um tamanho regular. Como a narrativa da Luciana tem vários cortes a cada um deles temos uma barrinha divisória com os símbolos dos 12 signos do zodíaco. A capa, mais um ilustração da Ana Claudia, traz os 12 guardiões e sua "líder" Sofie Gautier, ex-guardiã de Câncer.
Eu indicaria o livro para quem gosta de aventuras, o livro tem várias cenas de lutas. Ultimo comentário é que se você gosta de conhecer outras línguas ao final do exemplar há um vocabulário com as expressões de outros países usados pelos personagens, as línguas são o francês, italiano e japonês, é claro :)
Já encomendei meus três volumes de Guardians, preciso saber o resto da história!!!

Caroline 14/03/2013

Guardians.
A narrativa inicia-se com ação. Shermmie, cabelos castanhos escuros, não gosta de brincadeiras, séria e Maurício, moreno bronzeado, o galã e brincalhão. Respectivamente guardiões de Leão e Touro salvam Anne Soares, 22 anos, de um monstro, conhecido por youkai. Vindo de outra dimensão. Como assim, Carol?

Segundo contam o mundo foi divido em duas dimensões, a que vivemos e outra completamente diferente com monstros, existindo uma barreira invisível que as separam, só tem um problema, não se encontra totalmente lacrada. Essa é uma missão para aos guardiões, doze humanos com energia de um signo do zodíaco que juntos são capazes de lacrá-la. Legado passado de pai para filho.

Anne é a guardião de câncer, Shermmie e Maurício a convencem a se unir a causa e partem para o lugar onde a divisa se encontra, e esse local seria? O Japão, precisamente Nihon Desu!

A partir disso a história começa a se desenrolar, aventuras, lutas, treinamentos. Primeiro livro que tenho o prazer de ler, que se passa no Japão e com ilustrações. Sim, apresentam-se algumas ilustrações que tornam a leitura o mais real possível.

Cada guardião tem uma personalidade que lhe é característico. O enredo é sustentado de modo que você não consegue largar, entrelaçado de seres sobrenaturais, ficção, problemas sentimentais e vividos por adolescentes, as revelações e quase amores me deixaram louca. Em certo momento os personagens soltam palavras em japonês. Não se assuste, nada que atrapalhe, no final do livro tem um glossário.

Incomodou-me momentos em que a Anne surtava ou ficava com medo. Não simpatizei com ela, minha preferida é a Shermmie. E claro, a guardiã de aquário, Live, indiana, seu jeito é engraçado.

Tive a impressão de que o final correu um pouco e poderia ter durado mais, quando vi já tinha chegado à última página. Pelo visto terei que comprar o segundo e terceiro volume, preciso saber o que irá acontecer.

Quero deixar registrado meu agradecimento à autora por me propiciar a chance de conhecer seu trabalho.

Passagem que achei engraçada:

[...] - Ele é bonito... - Ela sorriu - Muito bonito! Sofie olhou para a filha com o canto dos olhos.
- Você estava morrendo, mas não deixa de reparar num rapaz bonito? Hikari riu ainda mais.
- Eu estava morrendo, mas ainda não estava morta. [...]

Camila 14/03/2013

Resenha postada em: http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br

Recebi esse livro através do book tour da escritora, nossa parceira, Luciane Rangel. E como fiquei feliz pela oportunidade de lê-lo.
Guardians conta a história de doze jovens guerreiros com uma missão: fechar a fenda da barreira que divide a nossa dimensão. As dimensões são dividas por barreiras invisíveis e cabe aos guardiões mantê-la lacrada para impedir que seres malignos, os youkais, se infiltrem entre os seres humanos. Os guardiões desde muito tempo protegem o nosso planeta e essa responsabilidade é passada de pai para filho. Todos eles possuem poderes de acordo com seus signos e elementos regentes.
A história tem início com Anne, uma jovem brasileira, muito rica e cheia de temores e carências, uma típica donzela em perigo. Em sua festa de aniversário, Anne é atacada por um youkai e é salva por dois dos guardiões, Shermmie (Leão) e Maurício (Touro). Eles revelam que a garota é na verdade a guardiã de Câncer e a convencem a segui-los até o Japão onde os demais irão se reunir para lacrar a barreira que divide a dimensão youkai. Mesmo não estando muito convencida ela parti para o Japão, afinal ela não tem muito a perder, sem amigos, sua mãe faleceu quando ela ainda era muito nova e seu pai a odeia.
Ao chegar no Japão, Anne, Sharmmie e Maurício conhecem Hikari (Áries), Hayato (Sargitário), Maire (Libra), Micaela (Gêmeos), Quiang Li (Capricórnio), Sniper (Escorpião), Ryan (Virgem), Eric (Peixes), Live (Aquário) e Sofie, antiga guardiã de Áries e atual responsável pelo grupo.
Assim que chega ao Japão, Anne sente a hostilidade de Sofie e sofre muito com isso. Ela ainda não despertou seu poder e isso só a deixa cada vez mais em dúvida se ela realmente é a guardiã de Câncer, além disso, ela é a menos preparada, já que todos receberam treinamento de seus pais os últimos guardiões e ela nem sabe de quem herdou a herança guardians, se é que realmente herdou.
Além dos conflitos internos da Anne, outros conflitos surgem entre os demais membros do grupo. Primeiro, são doze pessoas muito diferentes entre si que precisam aprender a conviver em harmonia, coisa que não acontece. Segundo, eles deveram correr contra o tempo: restam cerca de três meses para fechar a barreira, mas antes três das guardiãs precisam despertar seus poderes Anne, Hikari e Live, e ainda os demais precisam sincronizar seus poderes: fogo-água, terra-ar, já que um anula o poder do outro.
Uma história super envolvente, simplesmente não conseguimos largar o livro até o final. É sempre a mesma história: "só mais um capituluzinho...".
Confesso que me surpreendi muito com história, especialmente, pelo fato de ter tantos personagens. Meu medo seria que a autora não conseguisse sincronizar a história com tantos personagens, mas meu receio foi completamente desfeito já nos primeiros capítulos. Os personagens são apaixonantes e não adianta, não tem como não se identificar com seu signo: I ♥ Sniper!
E o que falar sobre as ilustrações? Amei! Ficamos a cada páginas ansiando por mais algumas delas, meus parabéns a ilustradora. O melhor de tudo é que você fica o tempo todo tentando identificar os personagens na capa do livro.
Mais um livro nacional de qualidade! Se recomendo? Que pergunta! O livro está mais que recomendado. Não vejo a hora de ler os próximos volumes, esse pelo menos, vou correndo adicionar aos meus favoritos!

Vanessa Sueroz 12/02/2013

O livro conta a história onde existe uma barreira entre o mundo dos humanos e o mundo dos youkais e esta barreira esta se rompendo ‘misturando’ os dois mundos.

Doze pessoas na Terra recebem a missão de proteger a Terra contra os youkais e manter a barreira protegida e ‘de pé’, esses guardiões são passados de geração para geração ao redor do mundo, os últimos guardiões que tentaram chegar a barreira estavam apesar com onze dos doze companheiros e o processo além de ter muitas perdas não foi tão bem sucedido e com o passar dos anos a barreira se enfraqueceu novamente.

Hoje a missão é juntar os novos doze guardiões e lacrar definitivamente a barreira, porém não é tudo tão fácil quanto parece. Os novos guardiões ainda são novos e alguns deles ainda não possuem o poder do seu elemento do zodíaco para ajudar, muitos não tem treinamento adequado e ainda por cima eles têm incompatibilidade nos elementos, ou seja, o poder a agua e do fogo se anulam o que esta dificultando ainda mais as coisas.

Não vou contar muito sobre os personagens sobre iriamos ficar aqui até manhã, são muitos personagens como vocês já podem perceber, afinal são doze guardiões, fora os personagens secundários.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/guardians/

Adriana 13/05/2012

Olá queridos! Hoje a resenha é super especial, pois é de um livro que eu aguardava a tempos e também se trata de uma obra diferente do que eu estou acostumada a ler, além de ser escrita por uma autora nacional (super querida)! O livro chegou até mim através de Book Tour.

Um adendo… Para quem não sabe, um BT é organizado por determinado blogueiro / autor / editora como uma forma econômica e prática de levar ao conhecimento de diversos leitores a sua obra. O livro viaja por todo o país e cada participante é responsável pelo cuidado com o exemplar e envio para o próximo participante.

Primeiramente, queria agradecer a autora pela oportunidade concedida a nós, blogueiros, de lermos sua obra. Adorei participar deste BT, apesar de todos os atrasos e problemas. Afinal, mesmo com eles, valeu super a pena.

Dito isto, vamos ao livro… Guardians era uma obra que eu desejava ler a muito tempo e que foi uma grata surpresa. Todas as expectativas que eu tinha em relação à trama foram superadas! Luciane Rangel mostrou que tem muito talento, criatividade e potencial. O livro é rápido de se ler (li em um dia) e deixa o leitor ávido por mais.

Anne é uma garota rica, mimada e que nunca teve uma vida propriamente dita. Sua mãe morreu quando ela era criança e seu pai não dá a mínima para ela. Em um belo dia, e de forma bastante singular devo dizer, ela descobre que é a guardião do signo de câncer e que sua missão, juntamente com os guardiões dos outros signos do zodíaco, é fechar uma barreira cósmica que separa esta dimensão da dos monstros chamados youkais que vem invadindo a Terra.

Os personagens são bem construídos e cada um tem suas particularidades. Ao contrário de quase todas as pessoas das quais li comentários sobre o livro, gostei muito da Anne e entendo demais os motivos de ela ser assim. Achei graça do jeito mimado e estabanado dela, além de sentir muita pena quando Shermmie ou algum outro personagem implicava com ela.

Em determinados momentos senti dificuldade de acompanhar as cenas e isso teve relação direta com o número elevado de protagonistas. Colocar tantos personagens principais enriquece a obra, mas também a torna um tanto confusa. Temos gente demais com seus fatos de vida, suas personalidades diferentes e seus papeis na trama para serem assimilados ao mesmo tempo.

Como disse, gostei da Anne e já não fui muito com a cara de Sofie. Também achei Hayato um ótimo personagem! Senti falta, entretanto, de romance no livro. Sim! Vocês já sabem que sou uma romântica incurável…

O livro foi uma experiência fantástica porque, como eu já disse, é bem diferente do que eu estou acostumada a ler. Essa foi uma mudança muito bem-vinda . Com toda certeza vou querer acompanhar os próximos volumes da trilogia para saber que rumos a história tomará.

Tenho de ressaltar a beleza da edição. As ilustrações de Ana Claudia Coelho ficaram fantásticas e adorei os símbolos dos signos que marcam as divisões nos capítulos. Não encontrei erros de revisão ou gramática e, além disso, deixo os meus sinceros parabéns à autora por utilizar uma linguagem formal na hora de narrar a história (a exceção é um determinado personagem que tem sua fala marcada por expressões que servem para caracterizá-lo, nas quais não vi problema). Vocês também já sabem o quanto me irritam casos onde é usada uma escrita “estilo internet” ou então onde as palavras são escritas da forma como falamos e não dentro da norma culta.

Para encerrar, devo dizer que esperava um final mais “conclusivo”, digamos assim, deste primeiro volume de Guardians. Ficamos com tudo para se resolver nos próximos livros e eu (particularmente) prefiro obras que mesmo fazendo parte de uma série contenham um desfecho para saciar parcialmente a curiosidade do leitor. Esse foi o principal aspecto que fez o livro perder uma estrela na minha avaliação.

Resenha em: http://mundodaleitura.net/?p=3471

Aione 24/03/2012

Um livro que mistura ação, drama, comédia, ilustrações e, o melhor, astrologia, só poderia ter resultado em uma leitura agradável e diferente. Em terceira pessoa, a história é conduzida segundo a ótica de diferentes personagens, focando em cada momento em uma nova faceta do enredo e, dessa maneira, permitindo uma visualização mais ampla do mundo particular de cada guardião, bem como da instrutora e ex-guardiã, Sofie Gautier.
Esse primeiro volume da trilogia é bem introdutório, servindo para apresentar os guardiões, sua função e dever contra o mal, e a história, de um modo geral. Dessa maneira, começamos a ver o desenrolar dos fatos e não necessariamente um desenvolvimento completo deles. Esse ponto, ao final do livro, acabou não me agradando tanto, porque senti que a história terminou de maneira um pouco abrupta e incompleta, já que a maioria dos mistérios foi deixada para ser resolvida nos próximos volumes.
Certamente o ponto alto para mim foi o desenvolvimento das personagens baseado nos signos astrológicos. Para quem gosta do tema, é bem interessante notar as semelhanças entre as características de cada personagem com seu correspondente signo, ainda que essa ligação não seja feita de maneira direta. Assim, talvez esse fato passe despercebido àqueles que não gostam da temática.
Ainda, o humor na história é notável, bem como a escrita bem conduzida de Luciane Rangel. Tais fatores aliados resultaram em uma leitura rápida e fluida. Aliás, parabenizo a autora por seu ótimo trabalho de revisão, quase não notei erros enquanto lia Guardians.
Além do final, outro fator que não me agradou muito foi a sensação de superficialidade em alguns momentos da história, ocasionada, principalmente, por dois motivos: o primeiro se deve ao relacionamento entre os guardiões. Não consegui sentir uma grande conexão entre eles. É claro que seria difícil ela existir nesse primeiro volume, já que a maioria dos guardiões mal se conhecia. Porém, os laços entre eles começam a ser desenvolvidos aos poucos, mas tal desenvolvimento me pareceu um pouco superficial. Devo ressaltar, entretanto, que essa pode ter sido a intenção da autora, exatamente para mostrar o quanto essa geração de guardiões ainda precisa aperfeiçoar os relacionamentos entre si. O segundo motivador dessa minha sensação foi a inserção de momentos mais dramáticos na história. Achei que não foram tão bem desenvolvidos e narrados como os momentos de humor, causando em mim uma impressão um pouco artificial. Esses trechos acabaram destoando do restante da história enquanto eu lia.
De qualquer forma, a leitura foi agradável e interessante e recomendo a todos que gostam de ação, boas doses de humor e mistérios e, principalmente, aos admiradores da astrologia. Muito obrigada, Luciane, por ter possibilitado minha leitura através de seu Book Tour!

Natalia 03/11/2012

(http://www.paginas-encantadas.blogspot.com)
Comprei o livro na livraria Nobel, quando fui na tarde de autógrafos que a Luciane promoveu. Ou seja, além de ter tido ~aquele~ contato físico com o exemplar, ainda pude bater um papo com a autora e garantí-lo autografado por ela. A capa é envernizadinha e os desenhos são uma gracinha, elementos esses que me garantiram mais vontade de ler o livro e uma fascinação instantânea (já viu que está de parabéns né dona Ana Claudia? por ele). Infelizmente, o tempo não costuma ser meu amigo, então demorei um pouquinho para começar a leitura da obra, mas agora que o terminei, posso dizer o que achei.

Para começar, me encantei com a maneira que Luciane se relaciona com os personagens e os coloca ali como se fossem um de seus melhores amigos. A maioria deles é muito simpática, o que faz você se aproximar de cada um como se estivessem ali do seu lado (e quem disse que não estão? Humm). Me identifiquei um pouco com Anne, Maurício, Hikari, Mic, Maire e Live, porém, quem me ganhou mesmo foi a Shermmie. O jeitinho nervosinho, as respostas na ponta da língua... Ela é muito parecida comigo, adorei!

Outro ponto que admiro, também com relação aos personagens, é sua quantidade e a maneira com que você não consegue esquecer nenhum deles. É incrível, funciona totalmente! Como Harry Potter, você se vê rodeado por uma considerável quantidade de personalidades e manias diferentes, mas não se perde. E cada um é mais distinto do que o outro, o que rende passagens bem engraçadas que fazem você rir enquanto lê. Ponto para a Luciane!

Quanto a história, achei o enredo muito bem desenvolvido. Só fiquei com raiva do final, pois me deixou muito curiosa. Preciso adquirir a continuação, oh my. Outro ponto positivo é que o leitor percebe o quão difícil é a vida dos guardiões. Não é só ter uma energiazinha dentro do corpo e sair esmagando youkais por ai (tá bem, Hikari?), leva tempo e trabalho, os treinos são cansativos e nem sempre eles saem vencendo. As revelações são muitas e fiquei morrendo de pena da Anne, tadinha, eu não ia saber o que fazer na pele dela.

Enfim, já deu pra perceber que esse é um dos meus livros favoritos né? Se você não leu ainda, compre, leia, se emocione. Recomendadíssimo aos otakus e fãs de histórias que tem a ver com universos paralelos e personagens que nasceram em países diferentes. Sou hiper-fã e já estou vendo maneiras de comprar o meu colar com o signo de touro, hehe.

1 | 2 | 3 | 4 | 5