To Kill a Mockingbird

To Kill a Mockingbird Harper Lee

Resenhas - To Kill a Mockingbird

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Giovana 18/04/2021

To kill a mockingbird é um dos clássicos americanos mais famosos e com razão. Scout e Atticus são personagens únicos e você torce por eles. Achei o inglês do livro um pouco difícil, cheio de regionalismo da região sul dos Estados Unidos e de broken english. Acredito que o livro seja leitura obrigatória para o ensino médio, então existem muitos sites que explicam as passagens do livro, o que achei muito legal. História agridoce, se posso dizer assim. É lindo e triste ver as crianças crescendo e entendendo as injustiças da sociedade. Mais triste ainda é perceber que anos depois ainda vemos diariamente Toms Robinsons sendo mal-tratados e injustiçados. A esperança é a criação e ensinamentos de Atticus e Calpurnia para Scout e Jem, que devem se espelhados para todas as famílias.

alexiamc 18/01/2021

Emocionante
Esse livro é incrível em tantos aspectos! Quando acabei, fiquei me perguntando por que eu não o li antes (resposta: eu odiei O Apanhador no Campo de Centeio e, por alguma razão, achei que eles fossem parecidos).
Sou formada em Direito e concluí que esse livro deveria ser, no mínimo, leitura obrigatória na faculdade.
Mas ele pode ser lido por todos, já que, no meu entender, se trata de uma história sobre amor ao próximo.
Ele é dividido em duas partes: a primeira é mais divertida, e a segunda, embora mais pesada e densa (tive que parar para refletir em vários momentos), é mais interessante.
No fim, achei um livro muito completo, o que me levou a dar 5 estrelas.

Rebecca 11/12/2020

Um clássico que já queria ter lido muito tempo antes, a história pela visão da personagem tem uma narrativa muito interessante e toca num assunto muito necessário desde sempre e especialmente hoje em dia que é o racismo

Lettuce 15/11/2020

Sinceramente demorei tá
O livro foi ótimo, eu demorei séculos pra acabar pq tava em inglês, mas né favoritei

iara 25/10/2020

Um dos melhores livros que eu já li
A escrita de Harper Lee é fluida e envolvente, com os detalhes necessários para envolver por completo o leitor. Há quem diga que a história demora de tomar forma, mas eu discordo: cada elemento, do começo ao fim, tem sua relevância.

É uma coletânea de memórias de um período pós-Segunda Guerra, e todas elas falam sobre justiça, preconceito e empatia. Tudo isso sob o olhar de uma criança (Scout) que vê problemas em se portar como uma "dama". Quando seu pai advogado concorda em defender um homem negro, ela entra em contato com essa nova realidade racial, e, sofrendo com os julgamentos de outros, é interessante ver como Scout vai desenvolvendo um caráter e uma urgência em tentar resolver as injustiças que estão acontecendo a sua volta.

Esse livro é sobre a necessidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Foi uma leitura que me deixou tão envolvida que se tornou um dos meus livros favoritos, por conta de seus personagens, cenário, escrita, mas, acima de tudo, por sua mensagem.

Jéssica 12/10/2020

Empatia
Harper Lee mostra como era a sociedade em uma cidade no interior do sul dos Estados Unidos nos anos 1930 pelo olhar de um menina branca, filha de advogado pertencente à elite municipal.
O que torna o livro interessante é o fato de a história ser narrada por uma criança. A franqueza e os questionamentos de Scout tornam evidente o absurdo dos discursos racistas, machistas e preconceituosos presentes na comunidade.
Por esse aspecto, muitos afirmam que o livro é uma defesa da igualdade. Isso, inclusive, é traduzido no título em português: "O sol é para todos".
Porém, na minha leitura, senti que o livro fala, principalmente, sobre a perda da inocência: sobre o momento em que tomamos consciência das contradições presentes nos princípios e valores sociais. É um despertar.
O título original é "To kill a mockingbird", que, em tradução livre significa "Matar uma cotovia" e, em sentido figurado, representa matar um inocente, um pecado.
Ao longo de toda a narrativa, várias inocências são perdidas e vamos tendo uma visão cada vez mais complexa da realidade e dos personagens. E, pra mim, é isso o que torna o livro fascinante e um clássico: a forma como mostra a complexidade da natureza humana e as reflexões que surgem a partir dos conflitos e das contradições. O livro em si é uma crítica social.
A grande lição do livro, a meu ver, é a necessidade de exercício da empatia. Todos somos seres complexos, produtos da nossa educação familiar e da sociedade que vivemos. E uma das formas de entender isso e reduzir o viés dos pré-conceitos é tentar se colocar no lugar do outro.
É maravilhoso! Recomendo!
Américo 12/10/2020minha estante
Eu já pretendia ler esse livro algum dia, mas com sua resenha ele com certeza vai subir na minha lista de prioridades. Obrigado

juliazanini 30/09/2020

Uma história incrível contada do ponto de vista inocente de uma criança crescendo no sul dos estados unidos. O livro também trata de assuntos muito importantes como o racismo. Demorei um pouco pra ler porque achei a linguagem difícil de ler em inglês (gírias e sotaque do sul americano) mas depois me apeguei à história. Vale muito a pena!

Lilian 12/08/2020

Excelente
Ótimo livro para iniciar o diálogo sobre racismo.
Meta: paternidade como a do Atticus ??

Zé Libonati 14/07/2020

Scout sapeca
Scout é uma menina sapeca, livre e sortuda de ter um pai que luta por justiça, numa Alabama injusta, hipócrita e preconceituosa do anos 1930 (ou 20?). Não é um clássico à toa.

Anamariamourag 30/06/2020

Uma leitura essencial para qualquer bom leitor! Nos trás diversas discussões importantes do ponto de vista de uma criança, retratada em uma cidadezinha do Alabama, em 1930. Se você está na dúvida, leia!

André Milhorança 25/06/2020

Um passeio entre os mistérios da infância e as responsabilidades da vida adulta
Lembra quando você era criança e o negócio era ficar o maior tempo possível na rua brincando? E você conhecia a vizinhança inteira, e criava lendas urbanas sobre as redondezas, e sabia de todo o cronograma de acontecimentos da rua? Então, "To kill a mockingbird" é contado pela personagem Jean Louise Finch, mais conhecida como Scout, quando ainda era criança.
É a partir da visão e dos mistérios de ser criança que a autora Harper Lee decide contar os acontecimentos recentes em Maycomb. Scout e seu irmão Jem perderam a mãe muito cedo e agora são criados pela babá negra Calpurnia e pelo pai, Atticus Finch. Ele é advogado e, recentemente, foi nomeado para defender o caso de Tom Robinson, um homem negro que foi acusado de um crime.
O romance vencedor do Pulitzer, em 1961, te situa no estado do Alabama, nos EUA, e te mostra como os moradores de Maycomb passam a encarar Atticus de um jeito diferente, por defender um homem negro. As crianças não entendem porque os negros são tratados de maneira diferente apenas por terem pele de tom escuro.
Se você deseja ler um romance que te faz pensar nas boas histórias que você já viveu, em como nossas vidas são afetadas pelo local em que moramos, e como defender nossos princípios e valores faz parte de quem somos, será ótimo ler "To kill a mockingbird". A liberdade de julgamentos trazida pelas crianças me fez pensar que os adultos criam gavetas para tudo! Uma linda obra que discute o racismo de maneira leve e potente.

cams 29/05/2020

"It is a sin to kill a mockingbird"
This book is fantastic! Honestly, I don't even know how to start writing this review. This definitely is asked to be read on schools because it is simply fantastic!
When you read a book from a children's perspective, you don't read it expecting much; but it simply breaks all your expectations.
This is the type of book you read and makes you think about childhood and try to remember when or how your innocence was stolen from you. It shows how precious is to care for the innocence of a child and how it is a sin not to do so.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

O sol é para todos, Harper Lee – Nota 9/10
Esse é um dos livros essenciais da literatura norte-americana. O pano de fundo é uma cidadezinha do Alabama, extremamente racista, na década de 1930. Nela, um advogado, Atticus Finch, assume a defesa de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. E a sua escolha traz sérias consequências para a reputação de sua família. Os cidadãos de Maycom não conseguem entender como Atticus pode defender um homem negro, da mesma forma que faria com alguém branco. Só essa breve descrição já deixa claro que o livro aborda temas extremamente sensíveis e que causam repugnância. De fato! Mas o que torna a leitura tão interessante é que a narradora é uma garota de apenas 8 anos, Scout, a filha do advogado. São temas como racismo, intolerância e justiça a partir da visão ingênua e inocente de uma criança. Scout não consegue entender o porquê da revolta de seus vizinho e dos demais colegas da escola, quando, na verdade, seu pai só está fazendo seu trabalho. E é no meio dessa dificuldade de compreensão que entram os ensinamentos de Atticus. Seu pai tenta transmitir o seu conceito de justiça, com a ideia de que todos são iguais e merecem ser tratados com tal. As críticas dos demais moradores de Maycomb não permitirão que ele passe por cima de seus valores. Uma das cenas mais interessantes do livro é o julgamento de Tom Robbinson, o acusado pelo estupro, e as reações de Scout com o desenrolar da sessão. Com uma narradora tão jovem, a obra, que trata de temas extremamente sérios, acaba revelando uma narrativa simples e acessível.

Por curiosidade, tamanha a relevância da obra que, em seu último discurso como presidente dos EUA, Obama fez questão de citar um de seus trechos: "You never really understand a person … until you climb into his skin and walk around in it."

site: https://www.instagram.com/book.ster
Michelly 11/03/2020minha estante
Fiz o pedido desse livro hoje. Espero gostar

Silvinha 10/12/2019

The Chyllum
Um dos melhores livros que eu já li, com um dos personagens mais corretos e amados da literatura. Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo!!!!

site: https://www.youtube.com/watch?v=yqfxqrVHAx8&t

1 | 2 | 3 | 4 | 5