Maligna (Wicked)

Maligna (Wicked) Gregory Maguire

Resenhas - Maligna

1 | 2 | 3 | 4

Leonardo 31/08/2019

WICKED - O outro lado de "O Mágico de Oz"
Maligna (Wicked) é um livro do autor americano Gregory Maguire, publicado em 2006. Trata-se da história de Elphaba Thropp, mais conhecida como a Bruxa Má do Oeste, do Mágico de Oz, mais conhecido por sua adaptação cinematográfica de 1939.
Apesar de ser baseado numa história infantil, este é um livro adulto, permeado por questões políticas e religiosas e, inclusive, com descrições de sexo e violência. Oz é mostrada como um país cheio de desigualdades e injustiças.
O mérito de Gregory Maguire, e um dos aspectos que fizeram do livro um sucesso inquestionável, é o fato de ele ter problematizado questões da história original, como o fato de o Mágico ser um impostor, com atitudes bem questionáveis, e é claro, as motivações para a Bruxa do Oeste perseguir Dorothy. Afinal, quem não ficaria revoltado com a morte da irmã e a doação descarada de seus bens mais preciosos (os sapatinho de rubi) para uma estranha? Aliás, apesar de a história ter como protagonista a bruxa vista como malvada, o autor não fez questão de torná-la boazinha. Ao invés disso, explica as causas que a tornaram obcecada e amargurada. Tudo isso torna a história muito consistente.
Ele conta a história de Elphaba desde que era um bebê e, como desde então, era rejeitada por ter nascido com uma cor diferente. Em seguida, a acompanhamos ao longo de seus anos na Universidade de Shizz, onde ela conhece Glinda (que viria a se tornar a Bruxa Boa do Norte). Apesar de suas diferenças, as duas se tornam amigas. Ao mesmo tempo, a sociedade de Oz está em crise. Os Animais (animais inteligentes, falantes) estão sendo perseguidos e afastados de suas profissões. Esta é uma das questões que levarão Elphaba a se voltar contra o Mágico e todos os que o apoiam.
A maneira como Maguire insere temas recorrentes em nossa sociedade no país fictício e fantástico de Oz é fascinante. Além de conduzir impecavelmente a narrativa, ele nos brinda com uma escrita bem-humorada e sarcástica, que gruda o leitor ao livro, ao longo de muitas páginas, sem nunca se cansar.

Renata 10/04/2018

Wicked - Gregory Maguire
Neste livro, descobrimos todos os detalhes da vida da garota de pele verde que cresceu cercada de desafios e preconceitos, até se tornar uma bruxa infame uma esperta, irritadiça e incompreendida criatura que põe à prova todas as noções sobre a natureza do bem e do mal. A improvável amizade da Bruxa Má do Oeste e Glinda, a Bruxa Boa do Norte, donas de personalidades tão opostas que se tornam melhores amigas; a rivalidade das duas ao se interessarem pelo mesmo homem; e a reação ao governo corrupto do Mágico de Oz também estão no foco de Wicked.

A primeira coisa que todo mundo precisa saber antes de pegar "Wicked" para ler, é que é um livro de fantasia adulto, mesmo se tratando da estória dos personagens de "O Mágico de Oz". A estória da bruxa vai ser bem pesada e vai tratar de temas delicados, mas o livro trata-se principalmente de uma crítica política, quase uma distopia.

O livro é dividido em três partes, a primeira, Munchkins, vai contar o nascimento da Elfaba e sua infância. Vamos conhecer os pais dela, em que temos uma mãe adultera e um pai que é um líder religioso decadente. A segunda Gillikins vai retratar a vida dela na universidade de Shiz e como ela conheceu a bruxa boa, Glinda. A terceira é A Cidade das Esmeraldas, quando ela é uma jovem rebelde que luta por seus ideais. A quarta é Nos Vinkus, quando ela vai em busca de perdão e redenção depois dos seus dias de militância. E por fim O assassinato e a vida após a morte, que vai mostrar o encontro da bruxa com a Dorothy.

A escrita do Gregory Maguire é muito deliciosa e quando você pega o ritmo, não consegue mais parar de ler. Claro, que os primeiros capítulos são mais arrastados, afinal, estamos sendo introduzidos naquele universo e algumas explicações tem que ser dadas, mas com o tempo você se acostuma com tudo e se envolve com a estória.

As personagens do livro são muito bem construídas, mas a estrela de Wicked é a Elfaba, uma personagem feminina forte, que se incomoda com as injustiças, não se cala quando precisa reivindicar, que luta por seus ideais, mas ao mesmo tempo uma mulher atormentada pelo escarnio e o desprezo que lhe dedicaram, apenas por ela ser diferente. Claro que temos várias personagens interessantes, Glinda a patricinha arrogante, Nessarose a falsa santa, Fiyero o príncipe infeliz no casamento arranjado, Boq e suas paixões, Liir a criança que só quer ter um pai. Todos cheios de camadas bem amarradas.

O livro tenta explicar a origem do mal, mas acredito que não foi só isso, o livro explicou sobre incompreensão, preconceito, a indiferença e a manipulação. Elfaba não foi a origem do mal, mas todos que estavam a sua volta sim..

Artax 17/05/2017

Você é daqueles que gosta de ver o outro lado da moeda? A segunda versão? A versão do malvado? Então Maligna vai ser uma leitura fantástica.

Eu tinha visto O Mágico de Oz várias vezes quando pequenininha, sonhava em ter os sapatinhos vermelhos da Dorothy e morria de medo da Bruxa do Oeste. Ela era feia, malvada, e...verde. Resolvi assistir de novo depois de véia, e olha só. Enxerguei uma história com tendências intolerantes e preconceituosas...A Dorothy me pareceu uma bobona, a Glinda uma falsa e as pessoas muito cruéis, ficando extremamente felizes e saltitantes com a morte de uma pessoa. Isso não me parece justo nem com o mais cruel dos criminosos.

Divagações pessoais à parte, o mundo de Oz me pareceu um ambiente muito fértil pra uma história mais elaborada. Aí chegou o Gregory Maguire e fez minha felicidade. E se a Bruxa do Oeste, Elphaba, na verdade fosse injustiçada pela sociedade por causa da sua aparência? E se o Mágico de Oz fosse um ditador? E se Oz vivesse sob um regime autoritário que prega a intolerância aos seres ditos "inferiores", os Animais (com A maiúsculo)? E se a Elphaba fosse uma rebelde revolucionária, lutando contra esse regime, sendo perseguida pelo governo como uma ameaça à sociedade?

Pois é, é isso mesmo. Não é demais? Junto com esse diferencial, a narrativa é muito bem escrita, com detalhes que fazem do mundo de Oz um lugar muito mais interessante que a história original. A protagonista é a Elphaba, uma pessoa com boas intenções e muito mal interpretada. A Glinda é uma patricinha fútil e mimada, a Dorothy não serve pra nada a não ser causar problemas...E por aí vai. É o outro lado da moeda, um lado muito mais interessante.
regi @bookiane 18/05/2017minha estante
Wicked é mozão

Artax 19/05/2017minha estante
SIM

Natynaty 22/09/2016

Muito além de uma história sobre as bruxas de Oz, muito além de um musical da Broadway, muito além de tudo o que se pode imaginar.
Uma trama sobre política carregada de misticismo e religiosidade.
Com certeza esse livro vai mudar sua visão em relação a tudo o que conhece sobre Oz.

Ana Saka 17/06/2016

Leitura nada amigável.
Terminar esta leitura foi um exercício de persistência. A narrativa é injustificadamente arrastada, o autor se prende a detalhes que em nada colaboram para o enredo, cansando muito o leitor. Uma pena, pois a idéia é muito boa e ele criou um interessante background para Elphaba. Outro porém foi que ao se alongar em determinados fatos, algumas questões básicas e importantes ficaram sem resposta, como por exemplo o porque de Elphaba ser sensível à água ou sua relação com o relógio do dragão. Para um livro dedicado ao público infanto-juvenil (de acordo com a classificação na ficha técnica do livro) trata de assuntos bem pesados e sombrios, além de possuir cenas de sexo em demasia pro meu gosto.

Rogéria 13/04/2016

Wicked, Gregory Maguire
Meta 2016: Um livro que se passe em um universo com magia
Livro: Wicked, Gregory Maguire

"Você não pode separar a sua vida particular da política."

"Quando os tempos são de provação, quando o ar está cheio de crise, aqueles que são mais fiéis a si mesmos são as vítimas."

"E quanto à Bruxa? Na vida de uma Bruxa não há depois, no para sempre de uma Bruxa não há felizes; na história de uma Bruxa não há palavra final. Ela estava morta, morta e enterrada, e tudo que restou dela foi a carapaça de sua fama maldosa."

"Wicked", de Gregory Maguire, é o livro que deu origem ao famoso musical da Broadway e conta a história da famosa Bruxa Malvada do Oeste do universo de "O Mágico de Oz". Neste livro conhecemos o passado da Elphaba, a Bruxa do Oeste, e também de outros personagens do livro, como a Glinda, o Mágico de Oz e Nessarose, a irmã da Elphaba que morreu quando a Dorothy caiu com sua casa em cima dela.

Mas mais do que um conto de magia sobre bruxas, "Wicked" é um retrato de uma sociedade similar à nossa, com golpes de estado, preconceito latente, fundamentalismo religioso e opressão popular. Em meio a esse cenário conhecemos Euphaba, uma criança que estava fadada a ser estigmatizada, pois inexplicavelmente nasceu verde, com dentes afiados e uma séria alergia à água. Filha de um pastor fundamentalista e de uma mãe frustrada, Euphaba cresce sem carinho algum, causando estranheza por onde passa até chegar à faculdade, onde se engaja na luta pelos direitos dos Animais (animais que pensam, falam e se comportam como humanos). A dura realidade dos acontecimentos e injustiças que rodeiam a sociedade de Oz vão moldando o caráter de Euphaba, que pouco a pouco vai se transformando e assumindo sua identidade de Bruxa Malvada do Oeste - embora, estritamente falando, ela não seja má, pelo contrário, na maioria das vezes ela errou tentando fazer o certo, mas as forças contrárias a ela eram tão fortes que nada dava certo. O final já conhecido trouxe a morte da Euphaba do jeito mais terrível e estúpido possível, e o que fica em nós é o sentimento de profundo desperdício de uma pessoa inteligente, sensível, forte, mas que se perdeu em meio ao caos e as injustiças sociais que a cercavam, e que foi classificada como vilã por aqueles que cometiam atrocidades muito maiores que ela, e contra as quais ela tanto lutava.

É um livro forte, que ora prende o leitor, ora se torna um tanto enfadonho - principalmente nos momentos em que Euphaba soa mais perdida -, mas que merece ser lido. Só fica o alerta para o risco de identificação com Euphaba, que, a mim, foi inevitável.

Fimbrethil Call 11/04/2016

Divertido
Bom livro, muito divertido e interessante. Tem horas em que ele fica chato, prolonga muito as cenas, mas não compromete demais.

babisenberg 11/02/2016

ideia interessante
Achei a idéia do livro super interessante, mas achei o livro meio massante e definitivamente não é um livro infantil. Só terminei de ler por pura curiosidade, não é um livro que flui com muita facilidade.
Yuri.Carvalho 11/04/2016minha estante
Procurei esse livro em português... Mas simplesmente esgotou.... Você vende? Por favor, gostaria muito... Trabalho no musical desse livro, em cartaz no teatro Renault em SP

Rogéria 13/04/2016minha estante
Yuri, se você ler livro digital, tem ele em ebook para baixar. Foi como consegui achar!

Andrea 08/02/2016

Esqueça O mágico de Oz e conheça Elphaba, a Bruxa Má do Oeste.
Em mundo repleto de fanatismo religioso e superstições, o nascimento de uma menina verde não é visto com bons olhos... E assim, Elphaba, nossa futura "Bruxa Má do Oeste" crescerá estigmatizada por sua cor e por suas fortes convicções ateístas e humanitárias.
Nesse livro, que podemos considerar como uma alegoria de nossa própria sociedade, Gregory Maguire mostrará um outro ponto de vista da história de Oz, cheio de intrigas, conspirações e sensualidade. Nossa protagonista não é, de maneira nenhuma, uma vilã! Ela apenas luta pelos direitos dos Animais (animais racionais que se comunicam como os humanos) que foram retirados pelo terrível Magico de Oz, esse sim um vilão monstruoso.
A Oz que o autor nos traz é uma civilização tal como a nossa, a diferença é que magia e ciência andam juntas e misturadas e um fato engraçado é que Elphaba nem queria ser uma feiticeira, na verdade ela sempre achou que não tinha jeito para a coisa! E o que falar de Glinda, minha gente? Nossa! No inicio do livro você tem vontade de bater nela a todo momento! Apesar de que com o tempo ela melhora um pouquinho...
Ao longo de toda a narrativa vemos os esforços de Elphaba serem colocados por terra por causa da ignorância e do preconceito dos habitantes de seu reino. Quando a jovem Dorothy e seu cachorrinho Totó chegam... Ai nós já sabemos que o fim de nossa heroína está muito próximo...
Maligna é um livro obrigatório para todos os adultos que leram O Mágico de Oz quando crianças e se você ainda não leu, comece pela história na nossa "Não Tão Má Bruxa do Oeste" e decida em qual delas acreditar...

Everton.Ribeiro 23/06/2015

Será que sou a única pessoa do mundo que não gostou deste livro e do que o autor dele fez com o O fantástico mundo de Oz??? Livro meio cansativo, mas vale pelo final. É de dar pena da Bruxa Má do Oeste...

Rusbis 04/08/2013

Confira a vídeo-resenha de "Wicked: Maligna" do Gregory Maguire no canal de literatura Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=xVGSnjx1EBc

Mariana 15/01/2013

Maligna de Gregory Maguire
A verdade é que eu comecei esse livro sem esperar nada dele e até tendo a impressão de que seria uma leitura chata e infantil, já que falava de um universo popularmente infantil como Oz. Eu não poderia estar mais enganada. Esse não é um livro para crianças e aqui não serão encontradas coisas bonitas, mágicas e esplêndidas. Aqui serão encontradas rebeliões, líderes imperfeitos, diretoras de escola controladoras, medidas de opressão e assassinatos. A primeira coisa que eu pensei quando me dei conta disso foi que definitivamente, não estávamos mais na conhecida Terra de Oz.

Maligna conta a história de Oz a partir da visão de Elphaba, nascida verde e com dentes afiados na Terra dos Munchkins, no leste. O livro acompanha parte da infância dela, sua adolescência em uma escola no norte, seu período na Cidade das Esmeraldas quando uma jovem adulta e sua instalação na Terra dos Winkies, no oeste, onde assume o papel da Maligna Bruxa do Oeste.

Eu adorei o livro quando percebi a que ele veio. Gregory Maguire não queria nos mostrar a mesma Oz que Dorothy tinha visto; ele não queria nos mostrar mágica, belezas naturais, munchkineses vivendo felizes ou bruxas apenas fazendo o mal. Ele quis nos mostrar uma terra como as outras, sujeita a golpes de governo, medidas preconceituosas e cidadãos lutando pelo que achavam certo. Essa Oz que Gregory me apresentou conseguiu me fascinar de tal maneira que a Oz verdadeira me parece apenas uma fanfic. Não estou menosprezando a obra de Frank Baum, mas acho que Gregory quis escrever uma Oz para adultos, tanto que sexo, traição e conversas revolucionárias são constantes nesse livro; E essa versão complexa de Oz faz muito mais sentido quando se tem vinte e dois anos.

Em meio a um cenário em fase de modificação (já que o Mágico aterrisou em Oz, deu um golpe de estado, assumiu o governo e está modificando as coisas a seu bel prazer), cresce Elphaba. Quando adolescente, ela é mandada para uma escola no norte, onde conhece Glinda e uma amizade conflituosa nasce entre as duas. Elphaba é uma rebelde e não tem medo de dizer o que pensa. Ela lê o dia inteiro, não suporta água, não encontra razões para flertar ou namorar e parece ter nascido com o talento de bater de frente com os professores e a diretora da escola. O que podia ser uma combinação perigosa, funciona perfeitamente na protagonista, porque essa é a bruxa do oeste, ela diz o que pensa, ela se preocupa consigo mesma e ela não sente amada.

Uma coisa que abrilhantou mais ainda a história é Elphaba ter os motivos mais pálpaveis para ter se tornado quem se tornou. Eu acredito que tenha sido a mágoa e a rejeição que a tenham tornado amarga e egoísta. Elphaba não nasceu assim, ela cuidava da irmã, gostava de Glinda, tinha uma amizade bonita com Boq e um romance intenso com Fiyero... Ela perdeu essas pessoas pelo caminho e isso a tornou fria e distante. Como eu disse ali em cima, Elphaba é uma rebelde e essa rebeldia a torna uma revolucionária quando jovem adulta. Não preciso esconder que lutar contra um sistema opressor para com as minorias é uma coisa que eu admiro e Elphaba luta contra o governo do Mágico e sua medida que manda os Animais voltarem a ter uma forma primitiva, sendo que eles falam, pensam e são intelectualizados.

O livro ainda mantém uma discussão interminável sobre o bem e o mal, coisa que eu entendo como muito relativa. Eu tenho essa visão sobre o bem e o mal e mesmo diante do final do livro, ainda tenho para mim que Elphaba não se tornou má e que a palavra "bruxa" para ela, nada mais era do que um título dado a uma feiticeira e não um contrato com a maldade. Uma coisa que eu li na aba do livro e que fez um completo sentido é que a Elphaba de Maguire está para a Terra de Oz como a Morgana de Zimmer Bradley está para a Távola Redonda. Zimmer Bradley fez Morgana ser compreendida e humanizada através de As Brumas de Avalon e Gregory Maguire fez a mesma coisa e, de quebra, transformou Elphaba em uma das minhas personagens de ficção favoritas.

Definitivamente, essa não é mais a Maligna Bruxa do Oeste que conhecemos.

www.cometadeideias.blogspot.com

Luiz Rodrigo de 19/12/2012

O livro que eu acabei de ler ontem a noite e não posso dizer que amei, nem que odiei. O argumento a mim não foi nenhuma novidade . Eu realmente esperava que a maldade da bruxa , não era realmente malvada e sim mal interpretada. O que eu diria que se adequado bem ao relativismo deste mundo de hoje.
A pesar disto o livro não é ruim, e para ficar melhor é bom ler antes o original do Lyman Frank Baum , pois apesar de algumas diferenças com o texto do Mágico de Oz , o escritor Gregory Maguire , faz singelas inserções da aventura da Dorothi, mas do livro não do filme.
Um aspecto que me deixou irritado com o livro é que a historia se inflamava mas não concluía, caindo como uma calmaria no mar manso.
Mas foi um bom período na terra de Oz, não tem como ficar indiferente com a Elphaba, a titia bruxa. Agora já estou de volta no mundo da Algaësia acompanhar a última aventura de Eragon.

1 | 2 | 3 | 4