Maligna (Wicked)

Maligna (Wicked) Gregory Maguire

Resenhas - Maligna

1 | 2 | 3 | 4

Fernanda 06/10/2012

Todos conhecem ou ouviram falar do clássico "O Mágico do Oz". A tocante história da menina que chegou num tornado numa terra estranha, e só queria voltar pra casa. Com o auxilio da Bruxa Boa do Oeste, ela concluiu que a solução era recorrer ao Mágico de Oz para pedir ajuda. Juntamente com seus amigos: um Espantalho, que queria um cérebro, um Homem de Lata, que queria um coração e um Leão Covarde, que queria coragem, Dorothy seguiu na estrada de tijolos amarelos. Ao encontrar o Mágico, ela recebe um pedido em troca de sua ajuda: "Mate a Maléfica Bruxa do Oeste"... Lembraram?

Muito bem, este livro nos conta essa história... Só que de outro ponto de vista.
"A história é contada de tantas maneira, dependendo de quem narra, e do que o interlocutor precisa ouvir de cada vez! (...)"
"Wicked" é a prova em prosa que tudo é questão de perspectiva.
"Maligna" (no português) traz a versão da Bruxa Má do Oeste.
Conhecemos suas dificuldades desde a infância até sua idade madura, onde ela encontra Dorothy.
Elphaba (ou Elfinha para os íntimos) sempre teve uma vida complicada. O fato de ela ter nascido verde e com dentições monstruosas surpreendeu (desagradavelmente, devo constar) seus pais e trouxe marcas para o futuro de todos. Sua aparência e sua criação a fez uma garota de personalidade ácida e um humor irônico e esses fatos refletem em sua forma de agir.
Como se não bastasse a vida em si, sua sociedade atual está passando por momentos difíceis.
O Mágico é uma espécie de ditador em Oz, e muitas injustiças estão ocorrendo. A diferença social entre munchkins, quadlings, winkies e Animais espelha muito a sociedade em que vivemos hoje. Elphaba é uma ativista e, como tal, não aceita a situação e age.

O autor, Gregory Maguire, foi genial em fazer essa alusão com a nossa sociedade.
Aconteceu de eu esquecer que estava em Oz e me via neste mundo (doente, corrupto, injusto) atualmente. As questões políticas, no contexto de Oz, são tratadas de forma realistas e realmente geniais.
"Wicked" é um livro deliciosamente complexo. O embasamento em "O Mágico de Oz" pode ser um engano perigoso para os desavisados.
Alguns clássicos infantis tem muito de subliminar nas entrelinhas, e talvez o supracitado livro tenha um pouco dessa característica. Ainda sim, o li na biblioteca da escola, no ensino fundamental e, acreditem, é extremamente diferente desta obra.
O ponto de vista da Bruxa é (desculpa, Dorothy, mas é verdade) mais inteligente e bem estruturado. São levantadas até algumas questões filosóficas que nos fará pensar sobre os conceitos de bem e mal.
“Pessoas que afirmam que são más não são habilmente piores que o resto de nós... É com gente que afirma ser boa, ou, de qualquer modo, melhor que o resto de nós, que você deve se acautelar...”
É realmente um livro surpreendente e (o único termo que me vem à mente é:) genial.

Ao conhecer a vida, família, amigos (alguns surpreenderão, inclusive), amor e todos os conflitos envolvidos a respeito de Elphaba, ou a Bruxa Má do Oeste, somos obrigados a fazer outro julgamento de caráter que é impossível fazer em “O mágico de Oz”, pois lá ela é a Bruxa Má e ponto.
"Wicked" é um arquivo precioso para analisarmos um lado que ignorávamos.
Acredite, você nunca mais verá Oz da mesma maneira.

Mauricio R. Ben 28/06/2011

O outro lado de OZ.
Maligna é completamente diferente de sua versão ao musical Wicked.É realmente uma história mais aprofundada e detalhada da vida de Elphaba a Bruxa má do Oeste.
O livro nos mostra assim como no musical de como é ser tratado diferente por uma cor,um defeito,nos mostrando discriminação da sociedade,como que ser diferente tive-se um preço,que realmente não deveria existir,mas que infelizmente existe e consiste a aparecer ainda entre uma sociedade.
Maligna também nos fala de Romances falsos,devido a falta de atenções em relações a vários personagens,assim como Milena,mãe de Elphaba. Com dois homens diferentes,nasceram assim,uma filha de cada pai,e dizendo depois a seu esposo que as crianças eram dele por receio e medo.Também assim como a mãe.Elphaba tem um caso com Fiyero que possui uma mulher em uma cidade ao extremo de OZ,Sarima.
Um conto,não sendo de fadas,mas de bruxas nos mostrando realidades que acontecem em nosso dia a dia.História realmente para adultos,textos que crianças não devem chegar nem perto.
Maligna,ensina,emociona não de uma forma fantasiosa como em sua versão para musical,Wicked.Mas,de uma forma em que aprendemos a amar e a respitar as diferenças entre nós e as outras pessoas.Também nos lembrando que injustiças,podem levar alguém a desatres que nunca foram para essa pessoa.
Maligna vai te ajudar de alguma forma,assim como me ensinou,que é possivel destruir qualquer obstaculo que nos impeça de alcançar aquilo que desejamos e sonhamos para as nossas vidas.

AmadosLivros 07/06/2011

Blog Amados Livros:

regi @bookiane 08/04/2011

"Ninguém é bom demais"
Wicked (Maligna, na versão em português), de Gregory Maguire.

Um livro pra quem ama ou odeia "O Mágico de Oz". Antes de qualquer coisa, é preciso dizer: é outra obra, é outro autor, é outra perspectiva. É o "direito de resposta" da bruxa verde malvada do oeste, Elphaba.
É impossível olhar o original de L. Frank Baum com os mesmos olhos, porque lá nós somente somos capazes de olhar a bruxa com maus olhos, perguntando "mas porque ela quer fazer mal à pobre garotinha, gente?". Não sabemos de onde ela vem, quais suas intenções, nada de sua vida. Ela é colocada como má e pronto, nós engolimos isso, e se o Mágico tem questões inacabadas com ela, ela realmente é um problema.

Eu nunca achei exatamente que O Mágico de Oz fosse uma obra unicamente infantil, mas Maligna é muito mais profundo e mais adulto. Tem dramas, tem passagens cômicas, de tudo um pouco. Maguire faz críticas à sociedade de uma forma no mínimo divertida. Mas o mais marcante mesmo é a discussão sobre o bem e o mal - o que eles são, no que se difereciam. Uma passagem do livro para ilustrar: "é com pessoas que afirmam que são boas, ou pelo menos melhor do que o resto de nós, que você tem que ser cauteloso."

Nós aprendemos a gostar da Elphie conhecendo sua vida, as dificuldades que passou, as loucuras da família (a mãe, uma mulher linda e, digamos, carente; e o pai, um pastor fanático; sem falar da irmã Nessarose, mais tarde conhecida como a bruxa malvada do leste, assassinada pela casa de Dorothy) e dos amigos (Glinda, a bruxa boa do sul e suas amigas "patricinhas" na Universidade de Shiz, os rapazes que andam com elas, especialmente Fiyero, personagem determinante para a segunda metade do livro), o quanto ela sempre se esforçou, o quanto ela defendia seus ideais, e como tudo isso foi afetando sua personalidade. Ela nem imaginava que seria bruxa, nunca assistiu às aulas de feitiços na universidade, estava mais ocupada com sua juventude subversiva.

Ver a terra de Oz por uma ótica política é uma experiência diferente, algo que nunca nos passou pela cabeça. A diferença social entre os munchkins, winkies e quadlings, a briga entre as classes, entre os homens e os Animais - e também os animais, assim, com letra minúscula -, a ditadura de Oz.

A contracapa da versão original em inglês traz algumas pequenas críticas do livro, e a primeira que li, e ao terminar concordei totalmente foi a seguinte: "Guarde um lugar na estante entre Alice e O Hobbit - esse lugar é bem merecido".
Acontece que o livro merece mesmo esse lugar.

Elwing 22/12/2010

Sinceramente?
Prefiro o musical...

Becky Cunha 07/02/2010

Eu detestei esse livro com todas as minhas forças. Eu sou fã de "O Mágico de Oz", e achei um absurdo que Gregory Maguire tenha destruído toda a magia e a atração de Oz em um livro tão cheio de maldade, de corrupção, de sexo, de traição, de MUITA coisa ruim!
A história é confusa, com personagens vazios e sem atrativos, uma narrativa sem graça e um mundo totalmente destruído. Se eu quisesse ler um livro sobre um lugar fodido por alguém maligno que só quer disfarçar a sua falta de poder sendo corrupto e psicótico, eu iria ler sobre alguma ditadura, tipo a do Brasil!
E achei uma afronta o autor ter tido a brilhante idéia de dar prosseguimento ao seu fracasso e escrevendo "O filho da bruxa". Claro que chamaram ele de gênio brilhante, que deu continuidade à uma saga e blablbalba. TOLICES! Disseram a mesma coisa de "Peter Pan Escarlate", que é uma baboseira atrás da outra. Poupe-me.
NekoYuna 29/06/2010minha estante
Calma moço... Esse livro deixa bem claro que ele escreve, sem a menor intensão de degradar o conto original. Ele apenas deseja evoluir a história para um patamar mais adulto. Entendo que não concorde com o desenvolvimento que ele usou mas n precisa ser tão dramático

Matheus Nunes 25/06/2021minha estante
Faço das suas palavras as minhas. Você foi até generosa dando 2 estrelas. rs

Lucas Rocha 14/12/2009

Magnífico!
Li esse livro duas vezes, e devo admitir que da primeira vez que li achei ele um tanto quanto sem graça. Tão sem graça que nem mesmo consegui acompanhar a história, passando os olhos sem sequer prestar atenção ao que lia.

Mas então me perguntei: como, em todos os sete céus, um livro ambientado em Oz e tão bem criticado pode ser ruim?

Insistente que sou, reli o livro. E posso dizer que foi a melhor coisa que podia ter feito. O livro é incrível!

O livro trata da história da Maléfica Bruxa do Oeste, desde seu nascimento conturbado até seu fim. Com destaque para a adolescente e a fase em que vai, pouco a pouco, sendo moldada para se tornar a criatura esverdeada que tantas crianças temem.

Não é, contudo, um livro sobre uma vilã ou sobre suas vilanias. É uma história, sobretudo, humana, que trata sem nenhuma sombra de maniqueísmo uma das personagens mais cultuadas da literatura e do cinema mundiais.

Um livro para ser lido e relido e relido. Altamente recomendado!
Yuri.Carvalho 11/04/2016minha estante
Procurei esse livro em português... Mas simplesmente esgotou.... Você vende? Por favor, gostaria muito... Trabalho no musical desse livro, em cartaz no teatro Renault em SP

mura 05/11/2009

Livro bem interessante.
A história da bruxa do leste do Mágico de Oz.
No início é meio chato, quase desisti, mas depois a história começa a ficar legal.

Nikki 02/09/2009

muito chato
foi preciso muita força de vontade pra eu terminar esse livro.
o começo é podre, ai quando ela encontra o carinha fica até legal
e o final é uma merda. --'
Yuri.Carvalho 11/04/2016minha estante

Cel 15/08/2009

surpreendente!
Confesso que o começo é mesmo ruim,se vc não ter muita força de vontade acaba desistindo, mas a história em si é muito boa!
Esse livro me fez ver o outro lado da história de Oz. A maléfica Bruxa do Oeste não é nada má.
Com um enredo interessante a história enrola-se em torno da original, embora tomando a orientação oposta.
Achei a história bem construída, e engana-se quem pensa que é um livro infantil, pois disso não tem nada.

veja mais no meu blog:

Rafael 15/06/2009

Por Deus, a idéia deste livro foi sensacional! E se engana quem pensa que se trata de uma babaquice para adolescentes. É um livro para adultos, bem escrito, que não tem quase nada a ver com O MAGICO DE OZ. Aliás, pra ser bem sincero, a Dorothy só aparece no final.
A história da bruxa má do oeste é maravilhosa!!! Adorei este livro, gostei muito mesmo

Claudinei 12/05/2009

Não sei porque não consegui me prender a este livro!!!

1 | 2 | 3 | 4