A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Moa 30/03/2024

Deixa muito a desejar
É a segunda vez que leio esse livro. A primeira foi lá em 2002 logo depois de ter visto o filme. Esse ano pensei em ler de novo, pra ver se gostava mais. A verdade é que o livro permanece com os mesmos problemas. Com 15 anos eu já tinha percebido e agora com 36 anos os problemas do livro só ficaram ainda mais claro.

O Senhor dos Anéis um diário de viagem. 80% do texto se resume a "estamos passando por um lugar com muitas montanhas, na frente a estrada faz uma curva brusca para a direita e lá embaixo um rio desagua na foz de outro rio, ao longe se vê as montanhas cobertas de neve e..." Ou seja, 80% da obra são descrições de paisagens.

Quando o autor decide se focar nos personagens, no que eles estão sentindo e no que está acontecendo em outros lugares e numa visão maior do todo, a obra fica interessante. Mas são trechos ocasionais que aparecem aqui e ali apenas, e assim nos tiram de um torpor e dão alguma vitalidade a um livro que no geral é maçante a cansativo.

Há dois capítulos na obra que também são culpados de um grande crime: info dumping. Uma técnica que envolve a introdução de uma grande quantidade de informações de uma só vez. É um péssimo hábito praticado por escritores amadores. Ao invés de introduzir os temas do livro de forma gradual e através de ações e eventos, o autor simplesmente faz com que um dos personagens fale tudo que aconteceu e narre longos eventos e descreva conceitos. Esse tipo de prática amadora é usada por Tolkien nos capítulos 2 da parte 1 (A Sombra do Passado) e 2 da parte 2 (O Conselho de Elrond). E isso realmente faz o livro ficar menos interessante.

Os três filmes, que foram escritor por Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens são uma obra-prima da escrita. Deveriam ser estudados em todas as escolas de cinema do mundo como um exemplo perfeito de como fazer uma adaptação. Os roteiristas consertaram todos os erros cometidos pelo autor, deram vida a personagens sem graça e ligaram fios narrativos para tornar a história mais viva e dinâmica. E tudo isso sem desrespeitar a obra original, apenas fazendo modificações que se encaixam dentro dos planos traçados pelo autor.

A trilogia de filmes O Senhor dos Anéis é perfeita e por isso pode deixar qualquer pessoa que tentar ler os livros decepcionada. A verdade é que Tolkien simplesmente não tinha habilidade para escrever livros nesse estilo. A sua grande obra é o Silmarillion, um livro escrito em um formato narrativo completamente diferente, sem diálogos e sem ter que descrever os conflitos e relações de seus personagens em detalhes. O Silmarillion lembra a Bíblia, é uma obra que tem um peso maior e descreve milhares de anos, contando desde a criação do mundo até o fim da Terceira Era

Acredito, sem dúvida, que O Senhor dos Anéis é a pior obra já escrita pelo autor. É realmente decepcionante lê-la depois de ver os filmes, porque você percebe as milhares de oportunidades perdidas pelo autor. Além da dificuldade absurda que ele tem para desenvolver personagens e relações entre eles. O personagem Aragorn, por exemplo, é totalmente sem graça nos livros, enquanto nos filmes ele é profundo, carismático e cheio de dúvidas, com um arco lindo.

Como escritor fica claro que Tolkien era uma excelente linguista. Mas ele deve ser valorizado por ter criado a base para aquilo que se tornaria a grande trilogia de filmes da história do cinema. Tolkien também foi o maior criador de universos fantásticos que já existiu. A história de Arda descrita em O Silmarillion, Os Filhos de Húrin, Os Contos Inacabados e tantas outras obras é linda. Apenas acho que quando ele se aventura na área dos romances (O Hobbit e O Senhor dos Anéis) suas fraquezas como escritor ficam muito claras.

Murilo.Castanho 30/03/2024

O livro é deveras extenso e maçante. Em contrapartida, à medida que você vai lendo, a leitura torna-se mais fluída. Não vou reclamar do detalhamento, visto que eu já sabia que é uma característica de Tolkien. É interessante assistir o filme antes de ler, para ter uma imagem mais formada sobre as coisas.

Fernando 29/03/2024

Classico
Livro sensacional embora eu tenha demorado 1 ano para terminar ele por que ele é bem devagar e descritivo e eu ficava parando para ler outros livros foi uma ótima experiência muito melhor que o filme.

Matheus 29/03/2024

Uma aventura completa
Apesar de ser um livro muito extenso, não me incomodei nem um pouco com isso porque a história é muito interessante, os personagens são cativantes e da pra ver como o autor do livro teve carinho na escrita: poemas, canções, desenhos, descrição muito bem detalhada dos locais que o grupo passa, um mapa para acompanhar a trajetória dos personagens, e uma LÍNGUA inteira que o cara criou pra o universo, é realmente impressionante.

Daniela.Laiz 29/03/2024

Tem que ter paciência o livro é muito minusioso , bem escrito ,terminei em uma semana ,mas pra quem não está acostumado com calhamaços pode pensar que seja maçante

Guilherme.Parada 29/03/2024

Fã do filme e do livro
A obra de Tolkien é sem igual. O Senhor dos anéis é um clássico da literatura que atrai qualquer leitor. A casa página lida, você espera que vai acontecer algo novo e surpreendente e o autor não nos decepciona em nossas expectativas.

gan_nathalia 27/03/2024

Atendeu as expectativas
Não curto fantasia, mas fiquei curiosa pelos livros e filmes serem aclamados. Não curto os filmes por serem longos e parados. O livro começa com humor e impolgante, vai explicando as coisas aos poucos, mas achei o final um pouco arrastado. Detalhes que não fariam diferença na história, mas como se trata de Tolkien que descreve tudo faz sentido dentro do universo. Outra coisa que eu não gostei foram as notas de rodapé citando anexos que se encontram no último livro, assim se vc não tiver a parte III em mãos, não dá pra consultar a nota e acrescentar mais o contexto. Deveriam ter feito algo no final apenas pras essas notas.

osanchito 26/03/2024

Não tem como. Tolkien ou vc ama ou vc odeia. Mais uma vez li e dessa vez foi pra um clube do livro no canal Tolkien Talk e nossa? que gostoso ler desde Outubro um capítulo por semana e ir dando uma outra dinâmica pra história!

Borboletário 25/03/2024

Comitiva do anel
Sério, que experiência, que imersão, que universo! Tolkien É realmente um gênio e meio que por mais que você escute isso de várias pessoas, você precisa viver a experiência pra ficar abismada também KKKKKKKKK

Foram 20 dias lendo, meio que a minha única leitura do mês e não me arrependo nem um pouco, o mês foi bem corrido, mas que leitura fenomenal. O Frodo é bem diferente do que eu lembrava dos filmes e gostei mais dessa versão, achei mais bolseiro do que lembrava

Amei quem estava na sociedade do anel e acho que nada supera esse final, tô com As duas torres aqui em mãos para começar

Humor: me sinto tão vitoriosa!!!!!!

Leandro.Argentini 24/03/2024

É clichê, mas os livros são sempre melhores. Me sinto mais imerso e abraçado pela história a cada página lida.

LuciAli0 23/03/2024

Esse é um livro com uma linguagem um pouco mais rebuscada e a história acaba sendo um tanto quanto lenta em meio a tantos detalhes, mas sinceramente passei a adorar a escrita do Tolkien. Confesso que acabei parando no meio do livro, pois ainda não tinha me acostumado totalmente com a escrita e estava ficando cansativo, então quando peguei ele de novo não parei de ler.
A história é cheia de milhares de curiosidades e detalhes sobre o mundo e os personagens que, como qualquer livro de fantasia, te deixam totalmente perdido no começo, e quando você começa a entender passa a te encantar.

Raina.Carrion 23/03/2024

A estrada para adentrar em um grande universo
A escrita se torna gradativamente descritiva, revelando paisagens e sociedades deslumbrantes.
No entanto, como o autor não trabalha a amizade dos hobbits antes da jornada, as demonstrações de lealdade incansáveis soam levianas e superficiais.
O livro só engata quando os inúmeros nomes de lugares tornam-se sólidos por servirem de palco para a jornada, situando o leitor nesse novo mundo e lhe dando pertencimento. Além disso, o grande mal ser tão abstrato dificulta que os sentimentos de medo dos personagens ultrapassem as folhas e atinjam quem lê.
Em suma, o primeiro volume desperta a curiosidade e o desejo de se aprofundar nas diferentes espécies apresentadas e suas relações. É uma obra inicial que não há reviravoltas que não fossem previsíveis ou grandes acontecimentos.

vazecho 22/03/2024

Resenha - A Sociedade do Anel
O primeiro livro da trilogia Senhor dos Anéis é uma leitura imprescindível para leitores de fantasia. Aqui a criatividade de Tolkien é liberada completamente, e o autor não poupa páginas para descrever os cenários fantásticos onde se encontram os Hobbits. A história acaba perfeitamente, de forma angustiante e deixa o leitor louco para ler As Duas Torres.

Julio.Fsioli 22/03/2024

Perfeito??
É magnífica toda a jornada desde o hobbit até aqui. É ótimo ler e complementar a historia nao mostrada nos filmes, todos os detalhes, os diálogos e as aventuras. Fico impressionado como a imaginação de Tolkien era excepcional, uma obra prima atemporal. Peter jackson tbm foi maravilhoso em transmitir nas telas toda essa trama, com pequenas mudanças que ao meu ver tbm encaixaram bem no cinema, algo que somente ele foi capaz de fazer.
Recomendo muito, e daqui um tempo lerei a parte 2, as duas torres. Amo muito esse mundo??
edu basílio 22/03/2024minha estante
bacana demais quando saímos encantados assim de uma leitura ??

Camirota 21/03/2024

Sem título possível para explicar uma obra de Tolkien.
Tolkien é definitivamente o pai da fantasia, suas histórias são diferentes de tudo o que já li, e não vi alguém que já leu e não gostou.
Eu já gostava de O Senhor dos Anéis pelos filmes, fazia alguns anos que estava com os livros na estante e finalmente peguei para ler (leitura coletiva com O Lar da Agatha ajudou hehe), hoje não me lembro tanto dos filmes para comparar os detalhes, vou reassistir para lembrar.
Definitivamente é muito interessante ler mais sobre os Hobbits, tão subestimados em seu mundo, gostei muito da parte da festa, dessa vez muito esperada, e da marcante frase de Bilbo Bolseiro: ?Não conheço a metade de vocês a metade que gostaria, e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem.? hehe
O portão de Moria parece mágico e belo só de ler a descrição, e quando chegou a parte do ?You shall not pass? eu fiquei em choque.
O começo foi um pouco denso e cansativo, e só por isso não dei as 5 estrelas, muito tempo caminhando na floresta sem acontecimentos grandes, mas depois dessa parte a leitura engatou e estou ansiosa para saber o que acontece nos próximos e com a comitiva do Portador do Anel, ninguém mais ninguém menos que Frodo Bolseiro.