A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Everton Vidal 10/03/2020

Clássico dos clássicos da literatura fantástica, escrito por um estudioso da mitologia celta, anglo-saxã e nórdica. Trata da ambição e da busca de poder contra a sabedoria e a simplicidade. A batalha entre o bem e o mal, de certa forma eterna e interna, exacerbada no personagem Gollum, mas que cada um experimenta de alguma maneira, e que só pode ser vencida com união, confiança e altruísmo.

liaentrelivros 26/11/2023

Mellon!
Ler esse livro vinte e dois anos após a febre do filme foi uma experiência emocionante, sem dúvidas. Naquela época eu não gostava muito de ler (sacrilégio), fantasia, então, estava longe de ser meu gênero favorito! Mas os filmes, Ah! esses me fizeram voltar a fita mil vezes! hahaha.
Simplesmente encantador esse universo criado por Tolkien, ler o livro após o filme facilitou imaginar cada cena! Amei a parte de Tom Bombadil, fiquei chateada pela falta dos embates com os orcs, mas no geral, não dá pra achar tantos defeitos, né? ??????????? *pica-pau passando pano*

genni.goncalves 26/05/2023

Um estória e muitas canções
É uma aventura e tanto. Mais de 500 páginas de uma jornada rumo a um desconhecido bem conhecido: o estabelecimento do mal ou da paz. Este livro é a primeira parte e narra a caminhada até chegar aos locais de embate. Nele, muitas descrições geográficas referentes a localização (norte, sul, leste, oeste e suas variações) e descrições da natureza em si. Recomendável ler olhando os mapas da Terra Média. As trechos que mais gostei foram as descrições da natureza nas florestas e domínios élficos, (e a característica bela e etérea de seu povo) e os concernentes à linguística na estória: as línguas de cada povo. E amei a parte da estória em que Tom Bombadil e Fruta D'Ouro aparecem! Que personagens carismáticos! E Sam Gamgi, com sua profunda compaixão e lealdade, nos ensina um pouco do que deveríamos todos ser.

Alessandra @euamolivrosnovos 23/09/2020

Frodo Bolseiro sempre adorou as histórias de aventura de Bilbo sobre a Montanha Solitária, mas nada o faria sair do Condado e deixar sua vida pacata e feliz. Entretanto, desde que o Anel se libertou das mãos de Gollum, a força de Sauron e seus seguidores vêm crescendo por toda a Terra Média.

Numa brincadeira inocente durante seu aniversário, Bilbo desaparece ao colocar um anel aparentemente simplório no dedo. Mas essa traquinagem gera suspeitas terríveis em Gandalf, que o levam a concluir que a ruína e a destruição estão, contra todas as possibilidades, nas mãos de um pequeno hobbit.

Ao deixar seu lar para trás em busca de novas vivências, Bilbo lega o anel misterioso a Frodo. A descoberta do mal que ele contém obriga-o a deixar o Condado, acompanhado de Sam, Merry e Pippin.

A partir daí uma sequência de perigos e agouros começa a perseguir o portador do Anel, que precisará de toda sorte, astúcia e ajuda para não deixar que o mal tome posse desse poderoso instrumento.

Tolkien mostra em A Sociedade do Anel o porque de ser considerado um mestre da fantasia. Um livro com uma aura incrível, personagens inteligentes e diálogos belíssimos são apenas a ponta do iceberg nesse começo de grandes aventuras.

Para aqueles que só conhecem essa história pelos filmes, vale a pena rever cenas memoráveis e ligeiramente diferentes daquelas apresentadas na adaptação cinematográfica (de excelente qualidade, por sinal).

Porém, esteja preparado para uma infinidade de trechos de música e cantos, que permeiam a narrativa, e, também, muitos personagens que só se encontram nos livros.

A trama é lenta e bem descritiva mas, ao mesmo tempo, recheada de momentos icônicos e passagens épicas, dignas de uma história grandiosa.

Aconselho a leitura de O Hobbit, que já tem resenha por aqui, antes da trilogia principal. Vai agregar muito na sua experiência de leitura e torná-la ainda mais inesquecível.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos
Torby Frosty 13/10/2020minha estante
Otima resenha ?

Alessandra @euamolivrosnovos 14/10/2020minha estante
Obrigada!!

eliasmmarinho 18/07/2021

FASCINANTE
Amo os filmes há anos, porém nunca tinha lido a obra original. Levei quase 2 meses para concluir, não por ser longo, mas por ter muitas informações a assimilar.
Quando falam que Tolkien é muito descritivo, não falam de brincadeira, porém há suas vantagens, como ser totalmente coberto pela magnificência da história criada e não ter a tristeza de dizer "queria saber mais sobre isso/esse ou aquilo/aquele"
O livro consegue ser mais fantástico e emocionante que o filme, mas isso já era de se esperar.
Leitura obrigatória para todo fã de Tolkien e/ou O Senhor dos Anéis.

Nathy 06/04/2021

É impossível ler O Senhor dos Anéis e não se teletransportar para a Terra Média e viver todas as aventuras junto com as personagens!
A Sociedade do Anel é dividido em dois livros que nos introduz ao Frodo, sobrinho de Bilbo Bolseiro, e a uma nova narrativa que é destruir o anel Um impedindo os propósitos do inimigo. Se fosse simples destruir esse anel, a história teria somente duas páginas e não os 6 livros que ela realmente tem.
Frondo então, seguindo os passos do tio em O Hobbit, é designado para a árdua tarefa de ser o Portador do anel e levá-lo até onde é necessário para a sua destruição. Ele viaja junto com seus amigos hobbits pelo Livro I e depois com uma comitiva no Livro II, trazendo novos personagens ótimos e também com seus interesses. Suas aventuras passam por lugares tranquilos e também por lugares extremamente perigosos, sempre tentando estar na frente do inimigo e não ser capturados ou mortos.
Amei que li O Hobbit antes de entrar em O Senhor dos Anéis! Além de já ter uma noção um pouco melhor do mundo e não ficar tão perdida, achei fantástico os personagens que retornam ou são citados e eu pude falar ?ah esse eu conheço!!?.
Tolkien escreve sobre jornadas, então os dois livros são sobre caminhos, obstáculos, amizade, traição, novos lugares, novos perigos, provações, capítulos longos só de contação de história antiga, capítulos longos só indo de um lugar para o outro e por aí o autor vai dando cada vez mais detalhes e delineamento para a imagem desse mundo fantástico e de todas as sua criaturas.
Ás vezes fica sim maçante e é difícil sair do lugar, mas quando você acha que não vai acontecer nada, uma reviravolta aparece te trazendo de volta com tudo e você não consegue mais parar de ler.
O Tolkien é o rei da fantasia e ele prova isso de modo maravilhoso em cada página, em cada parágrafo, em cada frase. Lendo, eu consigo ver como suas histórias serviram de inspiração para tanta gente que escreveu depois dele.
Indico para quem gosta de fantasias e de criações de universos incríveis, não tem como se arrepender de ler esse livro!

Claire Scorzi 20/02/2009

Tolkien é responsável pela criação de um 'universo' fantástico, pois é meticuloso: criou vários povos distintos, a mitologia deles, costumes, e até uma lingua...
O problemão dele é que Tolkien fica tão empolgado com o mundo que criou que não se preocupa com o ritmo narrativo: ele não tem esse importantíssimo elemento. O resultado é que eu quase larguei "A sociedade do anel" de tão chato que estava; sem agilidade para contar a história, nem a melhor delas aguenta muito tempo. Eu insisti, mas foi difícil. E não achei essas coisas ao terminar.
Alessandro232 18/03/2023minha estante
No começo é um pouco enrolado, mas depois que a jornada de Frodo é iniciada o livro engata e ganha ritmo. Aí o que vem pela frente é uma grande aventura, com muitos perigos pela frente. Vale muito a pena acompanhar Frodo e a sociedade do Anel!

Stella 22/03/2021

Como descrever Tolkien?
Um autor que consegue te transportar pra outro mundo e é capaz não só de criar mapas, canções e diversos personagens com tantas características únicas, mas que ainda cria estórias cativantes, envolventes e repleta de aprendizado.
Eu amo autor e sua genialidade que serviu de inspiração pra tantos outras grandes obras posteriormente.

~moonluny 13/05/2023

Apesar da linguagem rebuscada e da descrição extremamente detalhada o livro em si é muito bom, recomendo muito aos que gostam de fantasia e magia e principalmente os que gostam de livros com mapas. Para leitores iniciantes eu não recomendo muito, creio que seja necessária muita paciência.

Isadora.Tassinari 20/08/2022

A sociedade do anel
Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até às Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.
Bruno 20/08/2022minha estante
Amo, amooo, amooo

Paloma.Nobre 20/08/2022minha estante
Qual a ordem de leitura? Tentei começar por esse mas achei confuso...

Bruno 20/08/2022minha estante
O Sillmarilion, o hobbit, o senhor dos aneis.

Raphaella.Saintclair 24/03/2021

Que livro maravilhoso,não pensava que iria amar tanto esse livro como eu amei,a escrita do Tolkien é muito bonita,os personagens são todos muito carismático
Maria Terra 24/03/2021minha estante
Estou lendo "O Hobbit" e estou apaixonadaa

Raphaella.Saintclair 24/03/2021minha estante
Eu quero muito ler o Hobbit

Nazli.Dias 16/04/2023

Com os clássicos não tem erro
Clássico da fantasia, Senhor Dos Anéis é uma leitura lenta e arrastada, mas para aqueles que são pacientes flui muito bem. Com alguns poucos momentos épicos aqui e ali, o livro parece ser apenas uma construção do que vem a seguir.
Gabriel1994 17/04/2023minha estante
Eu diria que A Sociedade do Anel é a primeira parte do livro que faz a transição da pegada de O Hobbit para o que vem de fato a ser Senhor dos Anéis em Duas Torres e Retorno do Rei. Tolkien usa toda sua engenhosidade prolixa para destoar entre o início aventuresco e infanto juvenil e o que vem a seguir é a passagem desse estilo para alta fantasia de respeito.

eelis 01/08/2021

????????,3/ 5?? A sociedade do anel
Acho que vou dar uma resumida ne toda a leitura.

Não vou mentir ent.. sim a leitura em muitas MUITAS partes é super arrastada e cansativa, é também composta de muita coisa nova como um imenso começo pra um universo totalmente novo.
Eu por exemplo já desisti de saber todas as localizações etcs do que o livro se refere, fiquei muito perdida em inúmeras partes, principalmente quando se tratava do anel ou a explicação de tudo sobre ele.
Os capítulos são gigantes. O tanto de página que tem no capítulo já tinha me desanimado muito em ler o livro, sem deixar de contar que tem vezes que a leitura realmente é bem fluida mas outras vezes que a leitura parece que vai te deixar de ressaca literária por um ano kkk (sem meme)
Entretanto todavia o livro com o seu tema é muito bom por sinal kkk, eu jurava que iria odiar por conta da leitura arrastada mas não.
Achei o livro bem interessantes em umas partes, consegui (ainda bem ?) me conectar um pouco mais na história e entender o que tava acontecendo pq foi difícilkkk
Não trato o primeiro livro como um livro ruim, trato como um livro realmente melhor do que eu tinha esperado, não superou todas minhas expectativas pq acho que enrolou em algumas partes e descrição de cenários que eu fiquei bem (???) mas ok.
Espero que o segundo livro não tenha tanta enrolação e que a escrita seja mais fluida?? Kkk enfim foi isso?

Madu | O corvo livros 02/10/2020

Apenas uma aprendiz
No que diz respeito ao universo criado por Tolkien na literatura eu sou apenas uma iniciante, tanto que minha história com essa primeiro volume foi complicada, iniciei em 2015, larguei e só retornei agora em 2020. Na primeira tentativa achei chato e muito descritivo, na segunda continuei achando descritivo demais, no entanto, após finalizar a saga, vejo que era necessário e o quanto contribui para a minha experiência tão positiva com a trilogia.
Para quem quer ler: não desanime! Pode apenas não ser o momento adequado, e tudo bem! Depois você volta.
Mas depois que você consegue passar da metade desse toda a narrativa flui melhor. Acredite!